Ensaio sobre a lucidez

Ensaio sobre a lucidez José Saramago

Resenhas - Ensaio sobre a Lucidez

Aline 16/01/2024

Um livro cansativo que te conquista pelo final!
A leitura foi difícil pois o livro é diretão, sem parágrafos ou número de capítulos o que me fez enlouquecer cada vez que o marca página caia do livro pois não sabia mais onde tinha parado kkk o livro é um prato cheio pra quem gosta de discutir política (eu não gosto), mas minha gente, que final foi esse??? Eu realmente não esperava, mas pensando bem, isso é o que realmente acontece por aí...

Marcelo.Pedroni 20/12/2023

Mais um grande título de Saramago
A dita sequência do icônico Ensaio sobre a cegueira é digna do nome e não fica atrás, quiçá em alguns pontos.
Para quem leu o primeiro livro, fica evidente que este se trata de um paralelo com o ocorrido, mas que agora aborda o tema mais político e menos o lado de sobrevivência humana.
Até por este fator, este livro é muito mais palatável e agradável que o anterior.
Mantendo o mesmo estilo de escrita e de desenvolvimento de diálogos, cenas e entre cenas, o autor abusa da necessidade de concentração do leitor para que não se perca.
Em muitos momentos usa de digressões para simular (ou para ser mesmo) um narrador que, assim como nós, também divaga durante uma história narrada.
Estes aspectos, novamente torno a frisar, são características da escrita de Saramago, tornando-o icônico, único e as vezes, complexo.
Mas voltando à trama, o livro traz boas reflexões e traz elementos que instigam o leitor a superar as barreiras da escrita (e o português de Portugal) para descobrir os pormenores que em suma são e não são ditos.
Vale bastante a leitura!

Eduardo 15/12/2023

O mais puro Saramago!
Texto irônico, genialmente escrito. Sem dar spoilers, o livro com o final mais seco, direto, violento e metafórico ao mesmo tempo. Deixou-me revoltado, assim como os melhores títulos do autor. Recomendo para quem tem estômago forte e deseja refletir sobre o lugar do estado e quem o comanda.
Rafa569 04/01/2024minha estante
Acabei de ler agora e realmente o final é bem seco. Aquele tiro me fez largar o livro na mesa e pensar "então é só isso mesmo? Rápido assim, do nada?"

Thiago275 12/12/2023

Impiedoso
Publicado pela primeira vez em 2004, Ensaio sobre a Lucidez funciona como uma espécie de continuação para Ensaio sobre a Cegueira, de 1995. Embora as histórias sejam bastante diferentes, as tramas se passam no mesmo universo e reencontramos alguns personagens que já haviam aparecido no livro lançado na década de 1990.

Aqui, em um domingo de eleições municipais, 70% da população da capital desse país sem nome resolve votar em branco. Aturdidas, as autoridades resolvem cancelar as eleições e realizar uma nova votação dali a uma semana. Resultado: 83% de votos em branco.

É de se pensar que um Governo lúcido tomaria medidas sensatas para descobrir o motivo de tamanho descontentamento, mas o que ocorre é o contrário: as autoridades, num misto de paranoia e sede de vingança, começam a tomar medidas cada vez mais desesperadas, como abandonar a capital. Somente lendo o livro até o fim descobrimos se o resultado disso será a barbárie ou a ordem.

Ensaio sobre a Lucidez é um livro de certo modo profético, na medida em que Saramago demonstra, em uma história com toques de absurdo, que o Poder, ao buscar defender uma pretensa “democracia” e “soberania popular”, pode acabar tomando medidas autoritárias. Afinal, o conceito de “democracia” pode mudar a depender de que lado da trincheira você está.

Apesar de ser interessante pela ligação entre a epidemia de cegueira branca e a epidemia de votos em branco, achei o final da história bastante impiedoso. Mas, no fim, entendo o autor. Na defesa do Poder pelo Poder, a última coisa que podemos esperar encontrar é lucidez.

Bruna 01/12/2023

Uma quase realidade
O livro é bom e atual! Incrivelmente poderia ser retratado agora.. Não li o Ensaio sobre a Cegueira, muito citado no livro, mas fiquei curiosa.
Temos aqui uma reflexão politica e a ação de uma sociedade que se mantem unida. O final mostra como podem vir a ser as ?soluções? de atitudes como a retratada no livro. Quase um ciclo sem fim?
Um clássico com cunho politico que vale a pena ser lido.

Nati 25/11/2023

Mais uma obra fascinante de Saramago
Confesso que não sou aquele tipo de pessoa muito ligada a assuntos políticos. Para ser sincera, tenho até certa dificuldade em compreender muitas coisas relacionadas ao tema. Acho chato, fico com raiva quando procuro saber mais. Sinto uma certa limitação para ser mais exata.
Quando peguei o Ensaios sobre a lucidez para ler, que vi que o tema era voltado para política, quase desisti. Ainda bem que não o fiz. Apesar de o desenrolar ser sobre manobras políticas, consegui absorver bem. Tive alguns insights, e ao terminar a leitura senti raiva do desfecho. Mas me dei conta de que o que foi retratado ali, não foi nada mais do que a realidade que nos cerca.

Eu gosto de ler Saramago, gosto da escrita, da suas críticas subentendidas em suas obras.

A próxima leitura será ?Ensaio sobre a cegueira?. Ele mencionou algumas vezes a obra, principalmente no final. Fiquei curiosa.

Enfim? Valeu muito a pena a leitura!

bea 19/11/2023

2 ESTRELINHAS
Me sinto um tanto mal por ter dado apenas duas estrelas para o Saramago, principalmente se levar em consideração que Ensaio Sobre a Cegueira é um dos melhores livros que já li na vida.
Mas infelizmente, eu me decepcionei com Ensaio Sobre a Lucidez.

Apesar de conter diversas metáforas atuais, humor genuíno e uma ótima escrita, eu confesso que fiquei bastante entediada em determinadas partes, o fato do livro ser pequeno não foi o suficiente pra me conformar, cada capítulo parecia mais longo que o anterior.
Houveram, sim, algumas partes que foram boas, mas não sustentaram o que a obra resultou num todo.

E falando em resultados, esse final me deixou extremamente angustiada, e aposto que fará o mesmo com quem leu Ensaio Sobre a Cegueira. Me livrando da responsabilidade de expor spoilers, só digo uma coisa: eu gostaria que não tivesse acabado assim.

Ao todo, é sempre bom conhecer novas obras desse autor tão único e excepcional. Seu talento não é diminuído em nenhum momento, na verdade é, repetidamente, apontado. Principalmente quando notamos o que ele faz quando escolhe o prelúdio posto no início do livro, para o capítulo final. Um gênio.
JurúMontalvao 19/11/2023minha estante
??

Kah 18/11/2023

É bom, mas difícil
Eu acho interessante as propostas do autor, mas a leitura é dificultada pela escrita do mesmo. Sei que estamos formatados para ler de uma forma e tudo mais, e que ele tem uma forma única de escrever, mas não gosto de ler Saramago.

Gostei da história, gostei do desenvolvimento dos personagens e tudo, mas em geral não gostei do livro, principalmente pela escrita. Acredito que muitos devem gostar, mas sinceramente não é para mim.

Talvez futuramente eu esteja "evoluída o suficiente" para ler Saramago, mas até lá, minha nota permanece essa, enquanto não desenvolvo o tipo de inteligência para gostar de ler Saramago.

Carol749 29/09/2023

Uma fantasia surrealista com ares muito sombrios, esse livro faz um paralelo com o ensaio sobre a cegueira do autor e nesse a lucidez que deveria trazer algo de claro e iluminado traz junto consigo um movimento obscuro

Gabriel 18/09/2023

Eu adorei o livro, porém achei q ia para um outro caminho, e acabou indo para um mais subjetivo é diferente do esperando

Karisma 16/09/2023

Meu primeiro livro do Saramago
Não sei ao certo o porquê, mas sempre senti um receio em ler Saramago ou qualquer outro mestre literário. Mas resolvida a superar essa situação escolhi o livro que me chamou a atenção e bom, se eu tive algum receio, depois de umas 15 páginas já não restava nem resquício.

Durante essa leitura, tive que estreirar minha relação com o dicionário, afinal foram muitas palavras pesquisadas e em algum ponto pensei que não conhecia o português, nem suas regras gramaticais e tudo o mais que o elabora.

No que tange a leitura, o mestre demonstra que o sistema eleitoral é capaz de gerar um romance incrível, enfim, evitarei dizer mais.

Att.
Kárisma

Mariannah 02/09/2023

Esperava mais
O livro é interessante e traz reflexões importantes sobre a democracia, a liberdade de expressão e o poder político. Mas, sinceramente, eu esperava muito mais, senti que ele só ficou bom de verdade a partir da metade.
Contudo, o final do livro é realmente mto bom e vale a pena sofrer um pouquinho no começo.