Coragem

Coragem Rose McGowan

Resenhas - Coragem

Alguém 30/12/2022

Isso é Hollywood, senhoras e senhores!
Se você quer continuar acreditando na fantasia de Hollywood ser um lugar fantástico que guarda todos as maravilhas onde você vai sentar em uma roda de conversa com o Brad Pitt e Tom Hanks comendo um churrasco, não leia esse livro!
MacGowan traz seu passado à tona e revela tudo que há de pior na indústria cinematográfica, como os julgamentos e as críticas incessantes que destroem o psicológico das atrizes. Desde histórias sobre casos de abuso até surtos de ansiedade e desenvolvimento de depressão por tentar se manter no padrão feminino das telas de cinema, o livro traz a vida conturbada dessa mulher que passou por infinitos problemas durante seu estrelado na calçada da fama.
Céus! E olha que eu só contei uma parte pequena do você pode esperar dessa história. Leia agora!
Além de falar sobre problemas da indústria do cinema, essas páginas também abordam bastantes questões feministas e o papel que a sociedade deve desempenhar para que casos como a de Rose não aconteçam mais.

Júlia Tinti 07/03/2022

É triste ler tudo isso, ver como a indústria cinematográfica pode ser tão suja e colocar as mulheres em uma situação tão baixa..
Importante bater obras como essa que mostram a realidade, falam tudo que acontece e abre os olhos de cada um que ler tudo isso.
Uma obra necessária!

Mirian.Lima 03/01/2022

Merda de mundo machista cego
Vivemos em uma sociedade em que todos os gêneros deveriam viver em harmonia porém, a sociedade é machista, cega, mulheres são abusadas e fecham os olhos, a frase que todo mundo usa só mais uma mulher, p*** não é só mais uma mulher, é uma mulher e por isso não se deve ficar cegos diante de tamanhos absurdos. Sociedade de merda que diz uma coisa e faz outra, hipócrita, nojenta.
Mulheres querem ter o mesmo direito que os homens, não ser submetidas a abusos e ainda ser chacota.

Joelma.Valverde 29/12/2021

Leitura necessária
Foi difícil para mim ler porque ela estava contando fatos tão tristes, surreais e reais sobre como estamos muito imersas nessa lógica do corpo feminino para a sociedade. Um corpo que é vendido e acessado a qualquer custo. Vários fatos causam tristeza, nojo e repulsa. Eu indico a leitura e a acho extremamente corajosa por trazer tudo a tona.

Gabrielly308 26/09/2021

Coragem é um manifesto empoderador que relata a vida de Rose McGowan, me surpreendeu bastante, muito envolvente e inspirador. Rose demonstra sua coragem para mudar de vida e reverter o futuro programado pra ela, uma mulher incrível que incentiva a valorização ao feminismo e como cada ser humano deve fazer sua parte para ir em busca da igualdade entre os gêneros.

M£R¥ 20/09/2021

Um Soco no Estomago!!!
Incrivelmente corajosa, o título do livro faz juiz ao nome dado a ele, porque simplesmente não é pra todo mundo não! Chega ser a assustador os fatos narrado alguns momento cheguei até sentir náuseas, parar de ler e colocar a mão na boca e respirar fundo para continua, e pensar será que estou assistindo ao um filme? Em meio a tanto glamour que muitos sonhar que esse mundo de Hollywood é maravilhoso, chega ser até duvidoso pensar tudo que acontece de fato nos bastidores, tantas vezes assistindo filmes e series cheguei sentir vontade de participar desse mundo achar como seria legal trabalhar como atriz, todos parecem ter liberdade de ir e vir para onde quiser. Hoje após o relado da Rose tenho uma conspecção e convicção diferente de tudo que pensava e realmente acendeu uma luz vermelhar de alerta para quem se apoia e quem acompanhar nesse mundo dos "Poderosos". Só posso lhe dá meus sinceros agradecimentos por não deixa mais tantas pessoas cegas sem saber o que realmente acontece nesse mundo paralelo. Obrigada Rose Parabéns pela sua Coragem!!
Ella.andreza 11/04/2024minha estante
Realmente, o livro é bem pesado, mas vale super a pena ler.

@gugugb 27/07/2021

Autobiografia da atriz Rose Mcgowan, uma pessoa relevante, fora da casinha pré-fabricada de Hollywood e que realmente tem algo a dizer!
Aqui não há nada romanceado (os abusos são descritos em detalhes), nomes são citados e os podres do alto escalão são expostos sem máscaras.
Indispensável para os amantes dos bastidores do cinema americano.

Larissa 21/03/2021

Coragem é o que precisamos todos os dias.
Importante: Contém gatilhos.

Leitura difícil e necessária.Autobiografia intensa cheia de dor e sofrimento. Leia se estiver bem, pois vai encontrar situações desconfortáveis, algumas vezes será necessário parar digerir, respirar fundo para continuar.
Acho que a principal mensagem que deixa é que é necessário falar, dizer logo se acontecer algum ato de assédio, estupro e que ainda acontece e muito de mulheres serem rebaixadas pelo seu gênero.

Steph 08/06/2020

É muito admirável a coragem que Rose teve para revelar todas as histórias absurdas e abusivas pela qual passou na vida pessoal e profissional. É realmente uma inspiração para que as mulheres não se silenciem perante injustiças. Já sabia de algumas personalidades que causaram, mas Rose revelou mais alguns nomes e histórias que com certeza sempre lembrarei na hora de ver na tela.

Anna 02/08/2019

Não leia
Sabe quando você vê a pessoa pela primeira vez e não vai com a cara dela? Então, foi esse o meu caso para essa leitura: antipatia à primeira página.
Pela sinopse, tinha tudo para ser uma história interessantíssima, mas pelo contrário. Super repetitivo e maçante, um dos piores livros que li.

Fernanda 14/07/2019

A autora da obra, Rose McGowan, é conhecida majoritariamente por sua trajetória como atriz. Ela atuou em várias produções, onde destaco o filme "Pânico" e da série "Charmed", que passava nos anos 90 e a obra "Coragem" é seu grito de liberdade. Publicada recentemente pela HarperCollins Brasil, essa auto-bibliografia veio para romper com toda imagem ilusória que Hollywood inspira, afinal, ela esteve lá.

A atriz foi uma das primeiras a denunciar os assédios e violências vivenciados pelas mulheres na industria e vai fundo ao falar sobre suas experiências pessoais; Vocês devem recordar que em 2017 houveram diversos relatos e com o surgimento do movimento #MeToo também aconteceram várias manifestações em eventos importantíssimos. Assim, fomos estimulados a conhecer essas histórias e, sobretudo, a falar sobre elas. É um debate relevante que precisamos seguir discutindo e Rose McGowan nos provoca de forma brutal.

Em "Coragem", ela compartilha sua vida com nós, leitores, desde sua infância na Itália, junto a uma seita que seus pais faziam parte, perpassando por sua adolescência e seus sérios conflitos familiares até chegar em Hollywood e em sua prisão dourada. É uma narrativa direta que, claramente, não tem a pretensão de ser gentil. Ela conversa diretamente com o leitor e, sobretudo, com nós, mulheres. Afinal, não importa em qual posição estamos na sociedade - de anônima à atriz famosa - somos alvos de violências cotidianas.

É notório, pelo teor narrativo da obra, que a autora está revoltada. E quem pode julgá-la? Sua vida inteira foi um campo de batalha onde ela constantemente era derrotada. Em "Coragem", Rose McGowan usa suas palavras, junto à sua história de vida, para expor toda a misoginia e machismo que está permeado em vários aspectos sociais, inclusive no mundo encantado de Hollywood.
É uma leitura muito válida que traz reflexões interessantes a cerca de aparências, influências e mentiras; com o destaque relevante da vitória (enfim!) que a autora conseguiu sobrepor sobre essas questões.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2018/06/eu-li-coragem-rose-mcgowan.html

Suelen 01/08/2018

Conheci Rose McGowan na minha adolescência, quando zapeava os canais da TV a Cabo e acabava parando no canal que passava Charmed. Nunca fui de assistir filmes de terror, então não fazia ideia de que ela tinha estrelado Pânico e outros longas do gênero. Para mim, ela sempre foi a Paige Matthews, uma das irmãs Halliwell da série das bruxas de São Francisco. Depois que a série acabou, nunca mais a vi em outros trabalhos ou procurei saber sobre, devo confessar, ela nunca foi minha “Halliwell” favorita. Algum tempo atrás vi uma entrevista com ela, mas nada esclarecedor.

Quando recebi o livro fiquei um pouco receosa, uma vez que já tinha sido bombardeada por diversos comentários estereotipados sobre ela – meu julgamento estava bastante comprometido, e agradeço ao livro por ter mudado completamente minha visão sobre Rose. A forma com que ela narra sua vida no papel é tão envolvente que, depois que você começa a leitura, é quase impossível parar. Motivo 1: você não vê o tempo passar. Motivo 2: você quer cada vez mais saber um pouco mais sobre sua vida. Se esses eram os objetivos, ponto para ela!

Resumindo bem por cima, McGowan nasceu na Itália e cresceu em uma seita religiosa, a “Meninos de Deus”. Sua infância foi, basicamente, cruel demais, com pessoas sendo levadas à loucura quando acumulavam poder demais e eram colocadas em pedestais. Ela teve que viver na sombra do poder, da arrogância e do machismo extremo de seu pai e dos seguidores da seita. Quando cresceu um pouco mais, Rose se mudou para os Estados Unidos, onde tinha a esperança de que tudo mudaria para melhor. Não mudou – piorou, inclusive. Ela viveu pulando de casa em casa, com o pai, com a mãe, com a tia ou simplesmente na morando na rua. É incrível saber a força que ela teve em si mesma para sobreviver e seguir em frente. Para mim, que tive uma infância tranquila, foi um pouco chocante acompanhar cada causo contado, porque na minha cabeça criança nenhuma deveria passar por 2% do que ela passou.

Sua vida em Hollywood começou cedo, na adolescência. Um ponto interessante na obra é o jeito que ela compara a seita em que cresceu com o modo como foi apresentada ao mundo dos famosos. Em Hollywood, Rose percebe que tudo é praticamente igual ao que ela experimentou em sua seita religiosa, com a diferença que agora ela estaria diante das câmeras. É bem difícil descrever as coisas a que ela foi submetida: culto do corpo, reuniões com o intuito de promover sua carreira de modos “obscuros”, etc. Em nossa ingenuidade, em algum momento da vida brincamos sobre as atrizes que supostamente fazem o “teste do sofá”, mas após ler tudo o que ela coloca no texto, somos chamadas a refletir no quão errado e absurdo é esse sistema.

Algumas partes do livro são tensas. O leitor não precisa ter muita experiência de vida para entender o que está escrito nessas páginas e ter empatia pela atriz. Não são necessários nomes para identificar seus agressores. Os relatos dos abusos sofridos, tanto sexuais, quanto psicológicos, são de estremecer e causar incômodo. É muito bom ver artistas mostrando o mundo em que vivemos, porque Hollywood nada mais é do que uma bolha machista e patriarcal com muito poder e dinheiro. O “Monstro” retratado no livro ficou bastante conhecido após campanhas lançadas por atrizes contra diversos tipos de assédios recentemente. O que Rose passou provavelmente aconteceu diversas vezes com outras atrizes e mulheres que entraram ou queriam entrar no mundo do showbiz nos EUA. É apavorante.

O livro é curto, direto, forte e honesto. Não tem essa de passar a mão na cabeça de ninguém, o que é bastante compreensível, já que esta é a intenção da obra: mostrar a realidade e a história de alguém que sofreu desde criança, que se reergueu e se reinventou. O clímax de tudo é quando ela “acorda” e chuta o pau da barraca, abrindo o jogo e revelando todas as histórias que viveu. Rose falou e foi ouvida.

Escrever sobre biografias é sempre difícil, com “Coragem” foi um pouco mais. É mais “real”, mais duro, mais pessoal. Nele, McGowan fala de forma poderosa, faz com que sintamos a sua dor e sua raiva. Faz-nos ser menos julgadores com o próximo.

Acho que qualquer pessoa que deseja saber um pouco sobre o que acontece por trás das câmeras em Hollywood deveria ler este livro. Acho que meninas/garotas/mulheres deveriam ler este livro. Acho que todo mundo que se interessa sobre a luta das mulheres contra abusos, assédios, sejam sexuais, de poder ou que seja, deve ler este livro. Com a leitura vem uma lição de que temos que ter coragem. Muita coragem. E amor próprio para lidar com diversas situações. Definitivamente um texto que deveria ser indicado e lido por todos.

Rose McGowan é atriz, diretora, cantora, empresária, feminista e uma das precursoras do movimento #MeToo, que luta contra violência sexual e assedio e oferece suporte às vitimas, e CORAJOSA!

site: http://up-brasil.net/livros/resenha-de-livro-coragem-rose-mcgowan/

Jessica Correa - Blog Modernagem 23/07/2018

Coreagem - Um verdadeiro manifesto feminista
CORAGEM é um verdadeiro manifesto feminista contra o abuso que as mulheres – sejam elas atrizes, produtoras, roteiristas etc. – passam em Hollywood e um abrir de olhos para que as mulheres em todo mundo ganhem voz e sejam respeitadas.

O ano de 2017 foi uma gigantesca onda que jogou para a margem as terríveis coisas que as mulheres sofrem e sofreram nas mãos de grandes nomes da indústria, revelando o quando elas são diminuídas e tratadas como inferiores para manter seus empregos e fazerem o que amam.

E Rose McGowan tomou coragem para apresentar sua história em uma narrativa autobiográfica dos momentos mais alegres e tristes de sua vida e carreira, destacando os fatos que a levaram das capas de revistas ao fundo do poço.

Ao longo de 288 páginas, Rose conta de uma forma leve e de coração aberto – como se estive conversando com um amigo – os detalhes de sua dura infância, a adolescência conturbada e a vida adulta impregnada dos olhares e julgamentos da indústria cinematográfica.

Desde as primeiras páginas entendemos como a autora conseguiu passar e superar cada obstáculo em sua vida, utilizando sua força e vontade de sobreviver para se destacar no mundo dos homens.

Quando chegou a Hollywood ela acreditou que estava no topo, mas o abuso sexual que sofreu de um dos maiores produtores de cinema da história – e seu chefe – a fez perder o rumo e a vontade de seguir em frente.

Após passar por todas as dificuldades possíveis e trabalhar duro para garantir seu lugar no universo paternalista, ela ganhou coragem e contou com a ajuda da internet para revelar os males que rodeiam o glamouroso mundo do cinema.

A leitura de CORAGEM foi uma experiência extremamente revigorante, que permitiu que entendesse o quanto o somos enganados pela indústria cinematográfica e de entretenimento, por termos apenas uma visão limitada das coisas. E como mulheres de todo o mundo devem ganhar voz para combater o universo sexista e opressor que abraça os diversos mercados de trabalho.

site: http://www.blogmodernagem.com.br/2018/04/resenha-coragem-rose-mcgowan-harper.html