Scar Tissue

Scar Tissue Anthony Kiedis...

Resenhas - SCAR TISSUE

Rafa 16/02/2021

Sexo, Drogas e Rock and Roll - Literalmente e de modo visceral
Anthony Kiedis é um personagem único, membro-fundador de uma das maiores bandas do Rock mundial e há mais de 35 anos reinventa estilos, se adaptando constantemente, mas sempre mantendo sua raízes obscuras e ecléticas intactas.
Uma vida inteira conturbada, repleta de acidentes, incidentes, percalços e desafios, onde AK sempre buscou aproveitar cada momento de sua vida, não importa o quão desgastante isso possa ser. A vida alucinada tinha um preço (alto) e Anthony pagou com gosto e sequer se arrepende de algo.

Toda a trajetória de amadurecimento (musical, sexual e químico) são detalhados muito bem, com uma escrita simples e que demonstra muita sinceridade.

Idas e vindas da banda, o início pouco promissor mas sempre intenso, começou`à ganhar espaço na cena punk de LA. Os membros foram trocando, mas Flea e AK permaneciam na busca do quarteto ideal... A perda do brilhante Hillel Slovak, o ingresso de Chad e o achado do prodígio guitarreiro John Frusciante.

A escalada do sucesso até Blood Sugar Sex Magik, leve decepção no One Hot Minute e apogeu no Californication.

Trajetória incrível e que vale à leitura em cada parágrafo.

AK fecha a biografia com uma passagem que resume bem tudo que lemos: "Depois de todos esses anos dos mais varidos abusos, de bater em árvores a 130 km/h, saltar do alto de prédios, passar por overdoses e doenças hepáticas, sinto-me melhor do que dez anos atrás".
Tudo isso após sua recuperação (derradeira) do vício das drogas (após inúmeras tentativas), no qual Anthony não se arrepende em ter vivido.

AK cantava o que vivia e sempre escreveu muito bem. Talvez toda essa vida conturbada e alucinante, possibilitaram o RHCP alcançarem um sucesso tão estrondoso!

Cainã 24/03/2020

Fantástico
É fantástico ver como foi a vida do vocalista de uma das minhas bandas favoritas. Uma vida repleta de farras e dificuldades, mas que o amor pela música perseverou.

Leticia.Santoss 28/02/2021

Personagem vs. Pessoal Real, a biografia de Anthony Kiedis
Antes de mais nada preciso dizer que esta minha leitura teve muitos altos e baixos. Dentro e fora do livro. Não me sentia concentrada o suficiente no começo desta leitura para mergulhar fundo nas memórias do vocalista de uma das minhas bandas preferidas. Estar no contexto de uma pandemia mundial não ajuda muito, sua mente fica um pouco bagunçada e você tem tempo para refletir sobre uma porção de coisas que afetam o seu julgamento de absolutamente tudo. Por que raios eu estou falando tudo isso logo de cara? Bom, apesar de não precisar, já estou me justificando pelos momentos em que me decepcionei com Anthony. E não foi pelo seu histórico com drogas. Honestamente, você fica mais surpreso com as bandas de rock que não tiveram um histórico de abuso. O que me decepcionou mais a respeito dessa pessoa, foi a sua relação com as mulheres. O comportamento imaturo, os relacionamentos abusivos de todos os lados e, o envolvimento com menores de idade. Porra, isso me pegou demais. Volto a dizer, neste período de reflexão “forçada”, me peguei pensando no que tem de errado com tudo e com todos (e tem muita coisa errada). Talvez não tenha sido o melhor momento para ler este livro, e apesar dos momentos de leitura enfurecida versus o abandono total do relato eu terminei de lê-lo. E posso dizer, que mesmo com os altos e baixos o considero um bom livro.
Agora você deve estar pensando: sua louca incoerente. Você acabou de falar da sua decepção com o cara e agora está elogiando o livro? Ok leitores, eu posso explicar.
Temos uma tendenciosa visão dos artistas, especialmente os criadores das coisas que mais amamos, neste caso a música. Por exemplo, quando li a biografia do Ozzy, reforcei ainda mais esse “personagem” que ele é. Essa pessoa que não parece ser real (ele estar vivo depois de todas as infames histórias que li só reforça ainda mais essa ideia). Apesar de todo o abuso de drogas e umas coisas bem politicamente incorretas, Ozzy segue sendo para mim esse personagem idealizado, que eu sempre achei que fosse. Colocando sobre estar ótica, o livro do Anthony não me trouxe mais um personagem que eu conheci e cultivei através dos videoclipes da MTV e das suas letras que nem sempre fizeram sentido para mim, ler sua história me trouxe a pessoa Anthony, com todas as suas cicatrizes e a sua história de dependência de drogas. Um ser imperfeito que lutou durante anos contra o seu maior inimigo, ele mesmo.
Na mesma medida que eu senti uma “romantização” do barato, eu vi a antagonização das drogas. Literalmente altos e baixos em diferentes aspectos. Não sei o que é usar drogas, mas realmente imagino pelos seus relatos que estar chapado é algo minimamente eufórico, e um dos principais motivos pelos quais é tão difícil deixar essa sensação para trás. O vivenciar de altas aventuras, a invencibilidade, o poder (imaginário) sobre sua vida. A descrição que Kiedis faz sobre suas “viagens” faz com que o entendamos. Eu me senti triste ao ver recaídas e mais recaídas, e que às vezes só a vontade de mudar e ter que se ama por perto, apesar de essencial, não basta. Essas pessoas, como Anthony, que não conseguem uma passagem de volta precisam ter algo a mais.
No livro ele se descreve como um cara normal. Nada de “sou um ótimo cantor” ou “sei compor como ninguém”, ou ainda “sou um ótimo músico”. Ele fez o melhor que pode para conseguir fazer o que ama. Red Hot é democrático em seu processo criativo, sempre foi, mesmo com as trocas de integrantes (Anthony e Flea se mantendo desde o início). E isso é muito bom de ler. Amar o que se faz e fazer com quem se ama é fundamental para fazer dar certo, mesmo que você não tenha a voz do Freddie Mercury.
Quanto ao relacionamento de Anthony com as mulheres, pode não ter sido o melhor de todos, mas eu espero muito que ele tenha amadurecido com essas experiências e entendido as problemáticas envolvidas. Apesar de ter ficado um pouco decepcionada em ver o humano por trás do artista, também fiquei muito feliz em saber que esse humano (imperfeito para um caralho) existe e que sem ele, a banda não seria tão boa.
Red Hot Chili Peppers me marcou durante o desenvolvimento do meu gosto musical, sempre quis ir a um dos shows e contemplar essa energia caótica que eles apresentam em suas músicas, em seus vídeos e em suas vidas.

Bruno.Vieira 08/03/2021

Muito bom!
O livro traz uma constante luta com as drogas, misturado com lapsos de criatividade e esperança! Sou fã da banda e a leitura traz uma realidade difícil de perceber de fora.

Juliana.Lima 29/04/2021

Ambiente de música é ambiente de droga - Rogerinho do Inga
Relato bem interessante de quem lida com a dependência de drogas, fama e relacionamentos. Mas também destacando a importância de fazer boa música, se divertir com os companheiros de banda. Pra quem curte uma biografia musical, é uma boa!

Jubspeixoto 26/04/2020

Além do vocalista do RHCP
Amava RHCP na adolescência, conforme o tempo passou meio que parei de ouvir tanto, mas ao ler o livro é voltar em memórias minhas e conhecer mais um artista que vc admira para c*. Então recomendo a leitura, o Anthony Kiedis é incrível, gostei da escrita, vc devora.
Mas ele não fica focado tanto nas datas e sim nos fatos importantes para ele, mas te atualiza.

Carolina 17/03/2024

é muito emocionante ler esse livro, ler tudo o que esse cara ja passou, seus altos e baixos, os álbuns sendo feitos e sua recuperação.

esse livro é definitivamente um sentimento.

João Gabriel 27/05/2024

Verdadeiro de uma maneira que desperta muita curiosidade
Baixei esse livro tem um tempao e me "preparei" muito pra ler. Pq ja imaginava q a vida do Anthony fosse muito maluca, pelo pouco que eu sei sobre o red hot. Mas mesmo assim fui pego supreendido, de como a vida dele foi COMPLETAMENTE maluca de uma maneira que nao tem como nao ficar atraído. Desconfio muito desse conceito de "autobiografia", mas dado o excesso de verdades tristes que ele expoem de si mesmo, eu consigo ver bastante verdade no que ta ali. De parte ruim, fica os relacionamentos bordeline pedóf*los dele.

Manu 17/09/2023

Um mergulho profundo na conturbada vida do Anthony Kiedis
Parece que quanto mais você lê sobre seu artista favorito, mais potente vira sua admiração por ele. E assim foi o resultado dessa leitura: além de entender todo o contexto das suas produções junto com os outros membros do RHCP, fui me apaixonando mais ainda pela banda.

Esse livro ou te faz fã ou mais fã ainda do Anthony e do RHCP ??

Rodrigo 04/07/2021

Bela leitura
A obra mostra, em paralelo, a história do RHCP e a trajetória de vida de Anthony Kiedis, principalmente no que diz respeito à sua relação com as drogas.
Ótima leitura. Indispensável para os fãs da banda. Excelente para quem tem problemas com dependência química e busca um exemplo de compreensão e resiliência, sem julgamentos nem culpa

Dani 04/06/2024

Scar tissue
Eu tenho dificuldade em achar biografias envolventes, mas essa foi uma grata surpresa. É aquilo que esperamos da vida de qualquer astro do rock. Porém, o escritor soube trazer um lado mais vulnerável de Anthony que é pouco mostrado por ele e por todos. Apesar de muitas vezes ter um conteúdo pesado, é uma leitura prazerosa.

Byanca.Cristina 20/10/2018

História de vida.
Relato de uma vida cheia de altos e baixos, Scar Tissue nos leva a refletir sobre a pessoa real que existe por trás das celebridades.
Anthony passa por sua juventude nada convencional, suas idas e vindas pelo vício das drogas, seus relacionamentos conturbados, e claro, sua carreira como vocalista do Red Hot Chili Peppers, banda icônica que criou com seu amigo de escola Flea, que atua como baixista.
O livro é cativante, prende a atenção do leitor, e passa uma lição importante sobre como somos capazes de passar pelas maiores dificuldades quando temos amor e companheirismo, mas principalmente, quando temos força de vontade.

acaroldoslivros 17/04/2021

Intenso e interessante
Para quem gosta do universo da música, esse livro é sensacional. Cheio de altos e baixos e detalhes interessantes dos bastidores da banda.

Tiago.Muniz 03/02/2019

Sexo, drogas, drogas, drogas, drogas e rock n roll
Pra quem assim como eu ma biografias, essa é uma que você precisa ter!! Um ícone! Explica como e pq compôs seus sucessos, muitas notas sobre suas letras!! Vc não vai se arrepender!