Scar Tissue

Scar Tissue Anthony Kiedis...

Resenhas - SCAR TISSUE

Mau Uchikawa 31/05/2020

Caraca!!!!!
Pra quem imagina que a vida de rockstar é muito louca e cheia de altos e baixos, tá certo.... Relato de uma vida muito louca regada com a santíssima Trindade do rock 'n' Roll.

drummad_ 18/06/2020

Minhas Impressões Sobre Scar Tissue
Eu não sou uma pessoa que costuma gostar de biografias, porém levando em conta o fato de que sou fã do Red Hot Chili Peppers desde criança eu realmente precisava ler Scar Tissue e me aprofundar, pois a maior maravilha de ser fã dessa banda é que existe um conteúdo infinito para se pesquisar das mais diversas formas.

Anthony Kiedis foi formado como um produto de seu tempo, os anos 80 e 90, drogas, sexo e muito punk underground. Foi uma criança, adolescente e jovem adulto totalmente instável emocionalmente e só sabia colocar esse desequilíbrio para fora com a música e as drogas. Em sua recuperação obteve muitas recaídas, sempre usando de muita heroína e coca pra suportar a si mesmo e os relacionamentos conturbados pela qual se metia.

Mas as lições mais preciosas da vida de Anthony, creio eu, são a importância que ele dá a constância de se manter firme e pessoas para suportar a dor uma das outras. Ao enxergar que para sair da inércia teria que repetir rituais de comportamento que não obtinham ligação com o que ele realmente queria, tudo isso se tornou mais fácil de suportar e dessa vez não sozinho, Anthony reconheceu que o orgulho de ser um herói solitário nunca o tiraria do vício de fato e por essa razão fez amigos que, assim como ele, tinham seus próprios demônios para superar e assim fortalecer uns aos outros.

Há outros pontos do livro que são lindos de se ler e perceber como a relação de Anthony e John. Kiedis reconhece como errou com John ao não reconhecer a sensibilidade dele quando eram mais jovens e como seu caráter controlador afastou e mitigou a amizade que seria recuperada mais tarde como se não mais houvesse feridas, pois ambos amadureceram com o tempo e agora entendiam a dinâmica um do outro. As histórias com Flea também são bastante cômicas, principalmente na adolescência onde Anthony inclusive dormiu com a irmã dele. Há também porém as trágicas, como o medo constante que Flea sentia de ver seu amigo-irmão morrer.

Outro ponto emocionante é a morte de Hillel, não de imediato, mas quando Kiedis decide ir a reabilitação e assim expõe os sentimentos que reprimiu no dia do velório dele, a percepção de que ele realmente não estava mais ali.

Ao terminar o livro eu chorei bastante, como um sentimento de saudade, pois a forma como o livro é escrito faz você se sentir como se o Kiedis fosse um amigo seu que te usa como confidente, como se você e ele estivessem sentados simplesmente conversando. Tornou-se definitivamente um dos meus livros favoritos e que eu mais amo.

Srakak 17/07/2020

Frases & Trechos Destacados
"Se você tem um armário cheio de roupas e quer guardar todas, sua vida vai ficar muito pequena. Se você der algumas delas, o mundo será um lugar melhor".

"É muito solitário quando você não conhece a si mesmo".

"Toda vez que você esvazia seu corpo daquela energia, uma nova energia o invade".

"Muitas vezes, as pessoas o julgam conforme a idéia que elas têm dos seus atos".

"Fazer exatamente a mesma coisa, seria uma das melhores definições de insanidade. Fazer a mesma coisa, repetidamente, e esperar que o resultado seja diferente!"

"Quando você começa a pôr as coisas no papel, vê um lado de suas verdades pessoais que não se revelam nas conversas ou nos pensamentos."

"Você tem de encarar as coisas, ou seja, a existência de uma ilha bonita lá fora, mas não consegue nem suportar olhar por uma janela."

"Quando olhei nos seus olhos, vi o espírito invisível de algo que eu já amava. Esta garota pode ser minha namorada, decidi."

"Vou fazer isso alguns dias, outros não. Vou trabalhar alguns passos, outros não. Vou resistir às minhas vontades algumas vezes, outras não. Está condenado ao fracasso".

"Você não consegue nada a não ser que se dedique completamente."

"O crucial é tomar conta de si mesmo e, ao fazê-lo, transformar-se em um elemento atrativo, mais que de divulgação".

"Se você simplesmente se preocupar consimo mesmo e fizer a sua parte, alguém irá notar."

"Isso sim é um estilo de vida espiritualizado, querer admitir que você não sabe tudo e que errou em alguns momentos. Refere-se a fazer uma lista de todas as pessoas que você machucou, emocional, física ou financeiramente, e ir até elas e pedir desculpas. Isso sim é um estilo de vida espiritualizado. Não É conceito vago e etéreo. "

"Trata-se de apreciar cada emoção do espectro em que vivo. Não saio do meu caminho para criá-las, mas descobri um modo de assumir cada uma delas. Não se trata de recusar nenhuma dessas experiências, porque depois de vivê-las, estamos numa posição em que podemos ajudar centenas de pessoas que sofrem."

"Você quer atingir o paraíso, quer sentir a glória e a euforia, mas o segredo é que é preciso trabalhar duro para atingi-lo. Não dá pra comprá-lo, é preciso conquistá-lo".

alinepickles 18/07/2020

null
Em Scar Tissue, Anthony Kiedis faz um apanhado dos momentos que marcaram sua vida, é um livro extremamente musical, e aos que ainda não leram, recomendo que leiam ouvindo todas as musicas citadas por ele (fiz até uma playlist com as músicas do livro, que vão de The Police a RHCP - óbvio). Mas além de música, o livro conta sobre a infância, os amores, aventuras e o mergulho no mundo das drogas vivido pelo vocalista do Red Hot Chili Peppers.

A medida que avançava na leitura, não pude deixar de observar e comparar com algumas coisas que chamaram minha atenção em Mais Pesado Que o Céu (biografia de Kurt Cobain escrita por Charles R. Cross), a primeira delas foi a diferença em lidar com a separação dos pais ainda na infância. O que foi extremamente traumático para o líder do Nirvana, foi algo normal (e até divertido) para AK, que intercalava temporadas na casa dos pais, e com excessão da adolescência, sempre teve um bom relacionamento com ambos. A relação com a fama e ascenção da carreira foram coisas que seguiram em rumos opostos para os dois também. E qual não foi a minha surpresa ao descobrir a admiração de Kiedis por Cobain, que chegou a conhecê-lo e até escreveu uma música em homenagem a Kurt após sua morte (enquanto no livro Fragmentos de Uma Autobiografia, Marcelo Orozco fala superficialmente sobre um espírito de competição despertado em Kurt Cobain durante a turnê que realizaram juntamente com o Pearl Jam). Fofoca também faz parte do repertório de Scar Tissue, quando AK conta da desistência do Smashing Pumpkins ao saber que o Nirvana entraria na turnê, da qual inicialmente eles faziam parte, e ao relatar o comportamento exibicionista de Courtney Love em frente as câmeras/imprensa (chocada hahahaha).

Sobre o uso de drogas, Kiedis não faz questão de parecer santo ou correto, e se desnuda contando sua experiência que iniciou cedo ao lado do pai (que lhe apresentou as drogas e o sexo ainda na adolescência) e logo evoluiu de baseados nos finais de semana para injetar cocaína e heroína por dias a fio. Com um vasto ciclo de amizades que compartilhavam do mesmo interesse, sua experiência com a morte também dá as caras. Anthony Kiedis perde amigos para as drogas aos poucos e é no processo de luto por Hillel Slovak, seu amigo de infância e lendário guitarrista da formação original do RHCP que ele inicia o processo de ficar limpo das drogas, passando por altos e baixos durante vários anos até conseguir uma estabilidade na sobriedade que dura até o momento, segundo ele.

Outra coisa muito bacana do livro é o processo de criação das músicas/álbuns e como isso implica no envolvimento da banda como um todo, algo que ocorre desde a primeira formação e nunca mudou mesmo com toda a rotatividade dos músicos que fazem ou fizeram parte da história do Red Hot.
Como toda narrativa tem seus furos, tambem não pude deixar de notar uma brecha ao contar sobre a apresentação no Saturday Night Live de 92, quando a relação entre Anthony Kiedis e John Frusciante não estava nada bem (aqui eu abro espaço para cada um tirar suas conclusões).

Por fim, como bom rockstar e namorador que é, ele conta sobre seus relacionamentos com varias mulheres ao longo da vida, e com isso escancara sua intimidade ao mundo, dando aos fãs (e aos haters) uma chance de olhar além do Anthony Kiedis enérgico e maluco que vemos nos palcos.

Mayara1111 29/01/2021

Dançando com a sorte
Um livro bem sincero - e em partes assustador sobre a vida de Anthony Kieds.
Bem focado em suas experiências - o que ele sentiu, o q ele fez mesmo sem se orgulhar e porque ele acha que x coisa aconteceu de x jeito.
Gostei de como está apresentado suas percepções da música e de como a banda fluiu em meio a sua vida caótica.
Uma pena, no entanto - e por isso minha nota foi 4 estrelas - é pelo final, super abrupto.

Jimmy Deyvid 24/02/2021

Sexo, Drogas e Rock'n Roll
Nessa biografia tem tudo que aquele fã de Rock'n Roll, aprecia, além de nunca esconder as piores partes, essa é uma biografia onde definitivamente a gente pode ver que drogas são de fato uma coisa bastante cafona e feita com certeza para gente fraca

acaroldoslivros 17/04/2021

Intenso e interessante
Para quem gosta do universo da música, esse livro é sensacional. Cheio de altos e baixos e detalhes interessantes dos bastidores da banda.

Douglas Lopes 17/05/2021

Enérgico
Como a vida de Anthony e as músicas de RHCP, o livro é frenético e além de retratar a vida geral de Kiedis e a história da banda, foca e faz imersão na luta dele com as drogas e seus conturbados relacionamentos. Leitura boa!

Moya2 03/07/2021

Sem cortes.
A história do frontman da excêntrica banda é um clichê tristemente repetitivo.
Contudo, o livro é interessante e relata com detalhismo até mesmo as passagens mais profundas e absurdas da vida dele, além de claro um pouco da história da banda.
Recomendo!

Claudia 07/10/2021

Um dos melhores livros que já li, funciona melhor do que o Proerd para combater o uso de drogas. Anthony Kiedis é um gênio da sua época, ninguém escreve como esse cara, e olha que nunca gostei de Red Hot mas depois dessa leitura virei fã da banda. Sensacional!

Jana 19/10/2021

Autobiografia nua e crua!!
Achei bem interessante os relatos da vida do vocalista do RHCP, ver que teve tantas dificuldades e sofrimentos. Alegrias e conquistas. Altos e baixos. Saber de algumas histórias de bastidores tb dou bem interessante! Apesar de triste, o relato de quem foi fundo nas drogas, traz muitas verdades e reflexões!

Guilherme 03/12/2021

Um livro muito interessante para os fãs da banda, é sempre legal saber como são os bastidores dos artistas que acompanhamos

Dani 04/06/2024

Scar tissue
Eu tenho dificuldade em achar biografias envolventes, mas essa foi uma grata surpresa. É aquilo que esperamos da vida de qualquer astro do rock. Porém, o escritor soube trazer um lado mais vulnerável de Anthony que é pouco mostrado por ele e por todos. Apesar de muitas vezes ter um conteúdo pesado, é uma leitura prazerosa.

Mingau 17/07/2023

Bom livro, no entanto cuidado com suas expectativas antes de começar a lê-lo
A maioria das resenhas que li, tanto aqui quanto em outros lugares, mostrava muita gente frustrada com o livro. Eu acho que o problema de várias destas resenhas é que as pessoas haviam criado muitas expectativas antes de lerem ou, em alguns casos mais específicos, viram um ídolo sendo espatifado em cada página.

Eu não tinha expectativas antes de ler, além de esperar uma boa história claro. Acho que o livro entrega boas histórias, infelizmente são histórias tristes, em boa parte, e é muito mais um livro sobre dependência química que um livro sobre música ou show business. Sim, existem histórias engraçadas e mais leves. Sim, existem histórias sobre composições da banda.

Entretanto, há muito mais detalhes sobre a dependência química e problemas de relacionamento - pessoal ou com membros da banda - do que processos de composição. Inclusive porque há a impressão de que o AK trabalha muito mais sozinho (ao escrever as letras) do que o resto da banda.

De qualquer maneira, achei um bom livro, acredito que deveria existir uma parte 2 já que se passaram quase 20 anos desde o lançamento, mas certamente me deixou com vontade de ouvir os álbums, inclusive alguns que eu nunca tinha ouvido antes, assim como me despertou interesse em buscar outras biografias que eu tinha na lista, mas que não estavam próximas às minhas próximas leituras em minha lista.