Herland

Herland Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - Herland

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Clara 22/04/2023

"Não tinham homens a temer"
O livro simplesmente acaba sem um fim? Não entendi muito bem a proposta. O livro é bem envolvente no começo, você sente curiosidade para entender como funciona a Terra das mulheres, mas logo depois do meio o livro acabou ficando um pouco cansativo para mim, queria muito acabar porque não tava mais vendo graça. Ficou monótono, talvez.

Mas é um bom livro, gostei dos comparativos, das perspectivas. É um bom livro, mas nada demais.

Kethlyn 04/04/2023

Cheio de críticas sociais e traz inúmeras reflexões
Um romance utópico que por ter sido escrito em 1915, me surpreendeu com uma visão tão a frente de seu tempo. Só reforça o quanto tempo nós, mulheres, estamos sonhando e lutando por um mundo mais justo. A história é contada por meio do ponto de vista de um narrador masculino, que se junta a dois amigos para explorar uma terra misteriosa chamada Herland, que é habitada exclusivamente por mulheres.

Os três homens inicialmente planejam invadir Herland para explorar seus recursos naturais, mas são recebidos pacificamente pelas mulheres da terra. Eles descobrem que as mulheres de Herland são altamente avançadas em tecnologia, ciência e educação, e criaram uma sociedade baseada na cooperação, na igualdade e no respeito mútuo.

O narrador masculino começa a se apaixonar por uma das mulheres de Herland, e passa a questionar suas próprias crenças e preconceitos em relação ao gênero feminino. Enquanto isso, seus dois amigos lutam para se adaptar à vida em Herland e se relacionar com as mulheres de lá.

Herland faz críticas sociais em relação às desigualdades de gênero e à visão limitada da masculinidade em uma sociedade patriarcal. Através da utopia feminista de Herland, Gilman destaca as formas pelas quais a exclusão das mulheres da educação, da política e do mercado de trabalho limita seu potencial e prejudica a sociedade como um todo.

Além disso, o livro questiona a visão limitada de masculinidade, destacando que os personagens masculinos da história se vêem como superiores por serem homens, mas acabam aprendendo que a verdadeira força e habilidade não estão ligadas ao gênero, mas à educação, ao conhecimento e ao trabalho em equipe.

Herland também apresenta críticas ao colonialismo e à exploração de recursos naturais. Os personagens masculinos inicialmente veem Herland apenas como uma fonte de recursos valiosos a serem explorados e dominados, sem levar em conta as necessidades e desejos das pessoas que lá vivem.

Eu queria sair grifando ele todo. Só tirei uma estrela porque criei a expectativa de um aprofundamento nos desdobramentos finais. Mas o livro é muito bom e traz reflexões demais!

Jader 17/03/2023

Premissa interessante e questionadora
Achei a premissa do livro muito boa, e o desenvolvimento traz alguns pontos muito interessantes. Mas ele é datado, infelizmente por ter sido escrito há mais de 100 anos há muitos pontos inexplorados ou abordados de forma simplista e, por vezes, machistas para os dias de hoje.

Mas a mensagem quanto à força e o poder feminino é clara, uma leitura super válida.

lorena418 01/03/2023

Livro maravilhoso, a escrita é impecável e é recheado de críticas e pensamentos que alugam sua mente por bastante tempo. é mt importante/interessante analisar a questão da mulher sem o homem e quais são as partes do nosso comportamento que são exclusivamente ditadas por eles. sou apaixonada pela maternidade e achei lindo a perspectiva de religião e educação criada na utopia, penso que a maternidade, que é bastante romantizada tanto na obra quando na visão das personagens, poderia ter sido abordada de forma mais realista, nem que superficialmente (um diálogo que fosse) para apresentar suas dificuldades - poderia até ser uma alusão ao sacrifício em nome da religião e evolução do país.
em suma, leitura engrandecedora, não vejo a hora de ler mais da autora

Fellipe 12/02/2023

Bom!
Três homens descobrem um país povoado unicamente por mulheres, assim conhecendo seu sistema e sua cultura. Um livro que nos leva a refletir sobre muitas pautas interessantes, principalmente sobre machismo e o patriarcado. Há algumas coisas a serem repudiadas nesse livro, mas não deixa de ser uma leitura muito agregadora!

Michele 20/01/2023

O que é ser mulher?
O livro Terra das Mulheres, de Charlotte Perkins Gilman, surpreende pela ousadia de apresentar uma sociedade utópica matriarcal em pleno início do século XX.
Os amigos aventureiros Van (narrador), Terry e Jeff não descansam até encontrarem o país aparentemente lendário, isolado do resto do mundo após um abalo sísmico, onde as mulheres evoluíram fisicamente, aptas a procriarem sozinhas, e socialmente, organizando-se numa sociedade impecável.
O ponto mais alto da narrativa é o choque cultural vivenciado por esses homens pelo grande contraste entre os conceitos que tinham como estabelecidos sobre o que é ser mulher e como eram as mulheres naquela terra estrangeira. Fortes, sábias, corajosas, nada emotivas e, sobretudo, unidas, desmontam o tempo inteiro os padrões que os três parceiros haviam construído vivendo dentro de uma organização patriarcal.
Leitura que deveria estar na sala de aula, necessária para a reflexão sobre questões de gênero.

Eliane 21/12/2022

A terra das mulheres
Livro que utilizei para curar minha ressaca literária. Foi difícil, mas terminei. O começo me interessou muito, mas o estilo da narrativa me entediou um pouco. Possui reflexões importantes sobre como os homens veem às mulheres. Recomendo.

astereads 22/11/2022

esse livro é complicado de julgar, porque você pode se prender na ideia de que é fruto do seu tempo e ignorar as coisas estranhas, NO ENTANTO o eugenismo/racismo na obra não é inocente da época (não que seja realmente alguma vez) e isso se mostra escancarado quando você procura mais sobre a vida da autora.

ainda assim, uma boa leitura pra se fazer de forma crítica e pensar sobre feminismo, mesmo suas partes não bonitas.

Nathalie 21/11/2022

Revolucionário para sua época...
mas mais uma vez um pouco diferente do que eu esperava.
Eu tinha me decepcionado um pouquinho com "o papel de parede amarelo" dessa autora também, mas não achei um livro ruim. É a mesma situação com esse, até cheguei a dar 3,5 estrelas e depois corrigi para 4 ao reler minhas marcações e entender que houve discussões muito importantes para a época. Entender esse contexto histórico é importante tb.
A princípio, eu achei que os homens, no caso, O homem que narra a história, falava de um jeito esquisito sobre as muheres, como se elas fossem robóticas sei lá. Inclusive eu já imaginava que os homens iriam dar raiva, mas acredito que seja proposital da autora também. O final é mais revoltante ainda. Homem é um bicho podre mesmo. Pelo menos o que narra é mais compreensível.
Eu também não imaginei que a tal terra das mulheres fosse 100% perfeita e tal, mas criei na minha cabeça antes de ler o livro uma imagem que não se projetou exatamente como a da minha imaginação, e foi aí que comecei a entender porque ele não tinha uma nota tão alta, bom pelo menos eu acho que foi por isso. Sem contar que ele começa a ficar repetitivo também.
Apesar de ser curto, não da pra ler ele em um dia como imaginei que daria.
Aumentei minha nota de 3.5 para 4 depois de realmente pensar sobre as coisas ditas naquela época, e acho que vale a pena sim a nota. Principalmente quando se diz respeito à maternidade. Eu acho que indiretamente, Charlotte já iniciava discussões que hoje em dia servem para defender a legaização do aborto por exemplo. Acho que falar num livro (Atenção, pode ser spoiler) que nem todas as mulheres nasceram pra ser mães em 1915, é uma afronta em tanto não?
E eu, como uma mulher que não quer ser mãe, e é julgada por isso, adorei

malubeneli 14/11/2022

Herland
O assunto abordado no livro é extremamente bom, eu li a sinopses e me apaixonei, mas quando fui ler não me conectei com o livro, fiquei meses lendo e terminei sem nenhum sentimento, tinha acabado apenas por acabar. Mas querendo ou não, o livro não é ruim sabe

Elizabeth 11/08/2022

Esperava mais
No começo é até uma história interessante mas não gostei muito da direção que a história tomou.

Não sei se leria de novo.

Michele 14/07/2022

Mesmo o livro sendo escrito por uma mulher e narrado por um homem (que é muito mais sensato que os outros personagens), mostra muito os pensamentos machistas da época. Fiquei pensando como seria interessante um outro livro sobre como é viver na Terra das Mulheres ou contando o ponto de vista delas ao encontro. Já tinha lido "papel de parede amarelo", então sabia que gostaria da escrita da autora. Vale a leitura

Tábata 20/06/2022

Morno, mas até interessante
Acompanhamos a expedição de 3 homens a um país habitado apenas por mulheres. Cada um desses exploradores com personalidades bem diferentes, imergem nessa terra e se surpreendem com a forma como vivem, se desenvolvem e como a população pode existir mesmo sem terem homens há pelo menos dois mil anos. Achei meio morno, mas com um ponto de vista interessante, mas bem irrealista quanto ao que seria um país somente de mulheres.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6