Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Catharine.Ledur 28/07/2023

Quem tem medo do feminismo negro?
É um livro extremamente necessário e maravilhoso
Ele me fez realmente abrir os olhos para o mundo real, suas falas são cirúrgicas e muito bem articuladas mostrando o quanto o machismo e o racismo pesam sobre as mulheres principalmente negras

Manu;)) 22/07/2023

ESSENCIAL PARA A SOCIEDADE
Todos, mas simplesmente TODOS os livros da autora são essenciais para o ser humano ler e se comportar em relação ao racismo e o passado escravocrata, aprendi muito com o livro e recomendo que as pessoas leiam este és os outros porque é realmente muito importante e maravilhoso.

lacklusterstarchild 20/07/2023

What I Would've Liked To Have In My Sociology Textbook
A concise, short and powerful arrange of much-needed essays with an academic and pratical look on the vigourous importance of black feminism in our captalist, patriarchal, post-colonialist society.

Its reading is pivotal for anyone who seeks to understand their position in overturning and denouncing our excludent State through the acquirement of knowldge not always given in conventional education - such as the origin of the popular term 'mulata' or how the universalization of feminist speech is excludent of groups who have long been opressed - and very direct writing.

There was so many brazillian authors i was introduced to and can't wait to start reading. I felt like this was a great introduction to this movement which arrays so many themes within itself. No doubt, i'll be revisiting this book many more times to come.

RaquelSales17 19/07/2023

Excelente
O livro corresponde a uma coletânea de artigos escritos pela autora no período que era jornalista e tinha uma colina na Carta Capital.
Se trata de uma ativista mulher, negra que descobri que muito me identifico e que me representa

Fernanda.Rettore 19/07/2023

Por Uma Sociedade Afrofeminista
A obra é uma coletânea de artigos retirados do site da autora Djamila Ribeiro, filósofa, escritora e ativista brasileira. Os textos tratam, de maneira contundente e provocativa, a interseccionalidade do feminismo e lançam luz sobre a luta das mulheres negras na sociedade atual.

A autora, busca desconstruir estereótipos e preconceitos em relação às mulheres negras, ao analisar as diversas opressões que elas enfrentam: racismo, classismo, machismo e outros tipos de violência oriunda destes. Ao longo do livro, ela expõe experiências pessoais, dialoga com outras personalidades negras e apresenta dados que comprovam a desigualdade racial e de gênero existentes.

Djamila, discorre sobre a invisibilidade histórica do grupo no mercado de trabalho, na vivência acadêmica, nas mídias e no movimento feminista. Ao questionar a marginalização sofrida pelas mulheres negras, também evidencia a necessidade de um feminismo verdadeiramente inclusivo.

"Quem Tem Medo Do Feminismo Negro?" é uma boa obra para a compreensão do feminismo negro como uma luta política, social e cultural, que busca a justiça e a igualdade para as mulheres negras, reconhecendo a complexidade e as particularidades de suas experiências.

Leila267 18/07/2023

Leitura Fluida
Eu gosto muito da linguagem acessível de Djamila Ribeiro, sempre trás temas complexos como racismo e feminismo de forma acessível ao grande público. A linguagem deste livro se torna mais acessível ainda, visto que é fruto de uma coletânea de suas publicações no blog da Carta Capital, mas que não diminui em nada a grandiosidade dos discursos e argumentos dos temas. Sempre aprendo muito de forma suave e fluida com Djamila, muito bom esse livro!

Yasmin1290 16/07/2023

NECESSÁRIO
Djamila como sempre perfeita em suas obras e esse livro não ficou para trás. Muito bom pra você se entender como mulher preta e para uma sociedade opressora, misógina e racista olhar para o movimento por outro ângulo.

Vitoria 13/07/2023

Temas difíceis, leitura leve
Nesta coletânea de artigos, Djamila aborda o racismo e o feminismo sob diferentes perspectivas. Por falar de temas já bastante discutidos, e citar referências consagradas e conhecidas, não há de fato inovação no que é dito. A ausência de novidade, contudo, não torna a obra menos importante, porque a luta antiracista envolve repetir um sem número de vezes os conceitos e críticas, em um processo lento e persistente.

Danielle 23/06/2023

O livro é montado por vários "artigos" o que pra mim deixou a leitura mais leve. Aborda questões importantíssimas!

Sasa 12/06/2023

Muito importante
Leitura que me trouxe muito conhecimento e reflexão sobre uma realidade triste de mais de 300 anos de escravidão e suas consequências até hoje!
Não ao racismo! Não ao machismo! Sim ao feminino! Porque somos todos iguais... brancos, negros, mulheres e homens, somos seres humanos!

Loh Valente 26/05/2023

Todos deveriam ler
QUE LIVRO INCRÍVEL!!!
Eu achei maravilhosa a forma como a autora apresenta e explica todos os pontos trazidos no livro. Muito didática.

Em minha opinião, esse é um livro que todos deveriam ler, pelo menos uma vez na vida.
Livro com um conteúdo importantíssimo e extremamente necessário!

Aqui vou deixar uma pequena citação, dentre as muitas que marquei kkkk

Quando a autora está explicando como algumas pessoas estavam tentando, de certa forma, "diminuir" o movimento "Black Lives Matter", transformando em "All Lives Matter", ela pontua:

"É verdade que todas as vidas importam, mas é igualmente verdade que nem todas as vidas são construídas para importar, e é justamente por isso que é mais importante nomear as vidas que não importam e que estão lutando para importar do modo que merecem."

Enfim, eu AMEI esse livro, futuramente pretendo reler, e todos deveriam dar uma chance.

Suane 25/05/2023

Ao falar de mulheres, devemos sempre nos perguntar de que mulheres estamos falando
Incrível!! Adoro ler os livros da Djmila sempre muito esclarecedores. A autora aborda o feminismo negro e sua importância na sociedade, nos dando exemplos cotidianos que nos faz repensar toda a nossa construção como sociedade. É muito importante destruir nossas posturas estrurais naturalizadas em relação e raça e mulher, vejo esse como o ponto principal do livro. Amei demais, amo a sensação de conhecimento!!!

lee 20/05/2023

Leitura necessária!
Leitura muito necessária principalmente para mulheres negras e mulheres feministas. que livro perfeito!

Janaína Hanna 13/05/2023

Quem tem medo do feminismo negro?
Quem tem medo do feminismo negro? é uma obra extremamente necessária e real e está diretamente ligada ao momento em que estamos vivendo, é uma coleção de algumas matérias que Djamila publicou no blog Carta Capital e alguns outros veículos, e uma breve biografia.
Os artigos são análises de acontecimentos, notícias e reflexões sobre a sociedade e ela conecta tudo isso com reflexões sobre racismo, feminismo e suas vertentes, machismo e traz muito conteúdo e é uma leitura enriquecedora sobre assuntos importantíssimos e com uma linguagem muito simples e acessível.

"A sensação de não pertencimento era constante e me machucava, ainda que eu jamais comentasse a respeito. Até que um dia, num processo lento e doloroso, comecei a despertar para o entendimento. Compreendi que existia uma máscara calando não só a minha voz, mas minha existência."

Esse livro me tocou bastante, pois pude me identificar com várias situações e perceber como as questões, como racismo e machismo tem seus impactos na formação da nossa sociedade.

site: https://www.instagram.com/alertadespoiler_/