Quem tem medo do feminismo negro?

Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Felipe1503 27/10/2023

"Temas sensíveis"
O livro é excelente. Um apanhado de algumas crônicas que a autora escreveu ao Jornal Carta Capital. Algumas delas nem tão boas. Mas vale a leitura, sem dúvidas.

Isabela.Martins 26/10/2023

A lenda urbana da Sonoridade
De fato, um livro que introduz muito bem o feminismo pra você que gosta do assunto e está procurando mais informações a respeito. O feminismo negro é negligenciado na luta do feminismo por uma carga racista que o mundo todo trás. Djamila cita bastante as escritoras americanas cuja realidade não foge muitos a brasileira. As pautas brancas são um abismo de distância diante das pautas negras. Seja ela feminista ou não. O medo do feminismo negro está intrínseco quando a bandeira nunca é levantada, por exemplo, na luta no direto das domésticas.

ms_andressa 13/10/2023

Um tapa na cara
Sou feminista, mas através do relato da Djamila pude entender melhor o quanto a misoginia em relação à mulher negra está inserida em nossa cultura de uma forma diferente que para a mulher branca. Simplesmente amei o livro e a escrita da autora.

gilmarpsicologo 20/09/2023

O livro reúne textos publicados pela Filósofa Djamila Ribeiro publicados no Blog CartaCapital entre 2014 e 2017.
?O feminismo negro não é uma luta meramente identitária, até porque branquitude e masculinidade também são identidades. Pensar feminismos negros, é pensar projetos democráticos.?
Excelente, necessário e com uma escrita impecável facilitando a compreensão sobre o tema de maneira fluida e enriquecedora.

blun_nanda 19/09/2023

Nunca imaginei
Eu AMEI!!!!

Achei que seria um livro meio empurrado, chato e técnico, mas é muito incrível. Ideias claras, leitura fluída e simplesmente bem articulado. A única coisa que é até algo que é diferente DA MINHA PERSONALIDADE que posso pontuar como algo que eu achei meio forte no livro, é a postura dura das palavras, não dura, mas inflexível, achei isso meio pa.

Laurinha 15/09/2023

Capa
"Ao perder o medo do feminismo negro, as pessoas privilegiadas perceberao que nossa luta é essencial e urgente, pois enquanto nós, mulheres negras, seguirmos sendo alvo de constantes ataques, a humanidade toda corre perigo"

Dani 13/09/2023

Linguagem popular e acessível
É um ótimo livro para quem está começando a entender e estudar os movimentos sociais de esquerda e sente tendências a ir para esse lado. Me apaixonei pela escrita da Djamila logo na introdução, por ser leve e fluir com rapidez. Em continuidade senti um desconforto, por parecer que estava lendo comentários de alguma página da internet, e apesar de ser uma coletânea de artigos ao blog da Carta Capital, eu entrelacei a imagem da Djamila a uma pessoa acadêmica. Presumi que seria um livro carregado de termos difíceis, ou até mesmo estritamente acadêmico, completamente denso e com uma escrita bruta. E de fato é recheado de fontes e possui alguns termos acadêmicos, porém de uma forma fácil de compreender, que funciona como um gancho ao leitor para que ele possa pesquisar mais sobre esse movimento que é pouco debatido até mesmo dentro da esquerda. Então, você entende que o livro não foi feito para a classe elitista acadêmica e sim para o povo e por isso possui essa linguagem virtual, por ser o que é popular hoje em dia, ou seja, é acessível. A partir desse momento, fiquei apaixonada pela Djamila porque ela entendeu a humildade que a maioria da esquerda acadêmica não consegue atingir, que é retirar a arrogância que a academia carrega e fazer o popular entender a importância da luta do feminismo negro. Entra em contraste com Karl Marx, que ao escrever o Manifesto do partido comunista fez um livro sobre os direitos do proletário e a guerra de classes, porém para a classe elitista.
Para quem já tem a bagagem de estudos que a esquerda proporciona pode até parecer um livro cheio de obviedades, mas é importante lembrar que esses artigos são de 2015-2017, então possivelmente se hoje a maioria da esquerda sabe o que sabe sobre o movimento feminista de mulheres pretas foi porque a Djamila e outras mulheres pretas falaram sobre em uma época que ninguém falou e de forma compreensível, e esse eco foi repassado até as bordas da esquerda, de quem está chegando agora. Infelizmente é um movimento que ainda não é tão comentado com tanta intensidade que as outras pautas, e que por diversas vezes aparece um pseudo esquerdista tentando invalidar os argumentos de uma mulher preta. É reconfortante ler algo que nos faça se sentir representado, mas é impossível se sentir representado por um livro sobre feminismo negro se você for branca ou branco, logo é fundamental que você tenha empatia para poder entendê-lo por completo e se considerar uma pessoa antirracista.

Vivi 08/09/2023

Essencial e didático
Em 'Quem tem medo do feminismo negro?', Djamila Ribeiro abordando e criticando a situações cotidianas vivenciadas por mulheres negras provocando reflexões necessárias.

Para isso, ela apresenta diversos textos curtos publicados em sua coluna em um jornal.

Djamila cita importantes teóricas do feminismo e do feminismo negro e conta a história de algumas mulheres que marcaram a construção desse conceito.

Ela explica de forma muito clara o porquê de não podermos mais aceitar essa sociedade patriarcal e racista.

O livro é impactante e muito importante !

Helenilma 04/09/2023

Não foi bem o que esperava.
Pensei que seria uma leitura mais profunda, mas percebi que era uma coletânea de textos anteriores publicados online, ou com a mesma estética.

Davi.Paiva 03/09/2023

Eu não tenho medo
Link Amazon: https://amzn.to/3PoN0Eb

Conheço este livro há um tempo, mas só consegui realizar a leitura depois de ter acesso a um exemplar em uma feira de troca na Biblioteca Mario de Andrade. E como tenho a regra de não vender o que me é doado, eu o colocarei para doação. Na data em que publico esta resenha, ele já está nas mãos de uma nova dona (boa leitura, Helena!).

Embora eu ja li "Pequeno Manual Antirracista" e sei que a Djamila tem uma escrita prática, também sei que ela produzir conteúdos completos dada a sua coordenação da coleção "Feminismos Plurais" e pela complexidade com a qual debateu no programa "Roda Viva". Então comecei a ler esse livro pensando apenas uma coisa: lá vem pedrada.

As minhas expectativas foram contrariadas e superadas.

Para começo de conversa, este livro é uma coletânea de artigos da Djamila escritos entre 2014 e 2016 para revistas como "Carta Capital" ou "Revista Internacional dos Direitos Humanos", além de jornais como "Folha de São Paulo". E por ser algo tão acessível ao público, o trabalho ficou bem fácil de assimilar.

Depois temos o fato que o livro é curto e composto de textos curtos, o que lembra muito "De Que Lado Você Está?", do Guilherme Boulos.

E em seguida temos o conteúdo dos textos que abordam muito bem as pautas que tange o movimento feminista negro e como ele merece tal complemento. Não é só movimento feminista: é movimento feminista negro.

Djamila usa exemplos de sua própria vida e momentos importantes para exemplificar como a comunidade negra é desvalorizada e destratada, além da própria questão de quando se é mulher e também negra. Como aprendi no livro, em uma sociedade dominada pelo homem branco, ser uma mulher negra é uma completa oposição.

Em suma, "Quem Tem Medo do Feminismo Negro?", no fim das contas, é uma pedrada. Mas é uma pedrada que eu não preciso temer a dor porque eu não tenho medo do feminismo negro. Na verdade quero ser um aliado dele.

Recomendo!

Bianckah 27/08/2023

Falar em feminismo sem considerar os aspectos do racismo na vivência de mulheres negras não é feminismo. Livro que todos deveriam ler para compreender não só a pauta feminista na negritude mas as desigualdades da nossa sociedade e como isso impacta no ser mulher em nosso contexto social e individual.

Agata.KAssler 27/08/2023

Um livro emocionante, retrata as dores de viver em uma sociedade racista, traz casos e dados chocantes que levam a reflexão sobre o privilégio de nascer branca em um país como o Brasil

Pablo Marcelo 11/08/2023

Uma paulada
Realmente ler ?Quem tem medo do feminismo negro? é um choque de uma triste realidade que impera em nosso país, e no mundo.

Trata-se de uma leitura de uma realidade muito bem retratada pela Djamila e, inclusive, muito bem fundamentada não só pelo viés feminista, mas do lado do feminismo negro.

Vale a leitura.

Isa 06/08/2023

Uma leitura super necessária para nós mulheres pretas. esse livro é como um início para às outras leituras.
leitura fácil e direta com o público.