Quem tem medo do feminismo negro?

Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Pedro Sucupira 31/08/2021

2021 LIVRO 31 – Quem tem medo do feminismo negro? por Djamila Ribeiro.
Mais um livro fantástico escrito pela mestra em filosofia política Djamila Ribeiro que traz como tema principal a importância do feminismo negro, histórica e atualmente, para a sociedade.

Além de vários artigos publicados no blog da revista Carta Capital, muitos deles em que a filósofa Djamila Ribeiro expõe e discute sobre situações de racismo e machismo do cotidiano, como os ataques a Maju Countinho e a Serena Williams, o livro também apresenta um relato autobiográfico em que Djamila fala sobre os vários ataques racistas e machistas que sofreu desde a infância.

Assim como 'Manual Antirracista' e 'Lugar de Fala', 'Quem Tem Medo do Feminismo Negro?' é um livro cuja leitura é obrigatória para todos, pois mais uma vez Djamila escancara de forma direta o racismo brasileiro que precisa ser combatido de forma urgente e radical.

#autorasnegras #literaturaafrobrasileira #feminismo #feminismonegro #escritorasnegras #literaturabrasileira

Lari 18/05/2021

Livro necessário para rever conceitos
Trata de uma recompilação de crônicas, maioria da revista Carta Capital, num só livro debatendo feminismo, racismo, machismo e temas correlatos. Demorei na leitura já que estava lendo aos poucos, no máximo 1 ou 2 crônicas ao dia. Queria refletir sobre a leitura e absorver os conceitos/questionamentos, a escolha foi acertada porque muitos textos se repetem e pode ficar cansativo ler tudo de uma vez. Como cada crônica tem entre 2-4 páginas, da pra conciliar o livro com um romance.

Sou mulher, só que branca. Quem me vê não enxerga minha bisavó negra, mas sim os meus traços mais latinos/ibéricos/europeu. Não sofro discriminação pela cor da minha pele, nunca sofri, não sei o que é isso. Mesmo assim, achei importante ler para entender as reinvidicações do movimento feminista negro. Havia cursado uma matéria sobre feminismo no mestrado, mas não enfocou muito na transversalidade com o racial.

O livro cumpriu sua função de me instruir. Achei agressivo as vezes, mas isso é justificável dado a dificuldade de mudar o status quo e o cansaço de ter que repetir a mesma coisa para assegurar direitos. Imagino a raiva que a autora deve sentir por tudo que enfrentou, muito que relata no livro. Discordo de algumas coisas, concordo com muitas. Alguns dos erros que ela destaca eu mesmo cometo. Na língua falada, não pensamos na etimologia de tudo que dizemos, apenas falamos. Eu uso o termo mulata/mulato sem saber que era algo negativo, meu namorado é mulato e eu até me referi a ele assim. Eu mesma lembro do livro da escola que estudamos pra aprender a classificação racial: cafuzos, mulatos e mameluco. O livro me fez repensar muitas atitudes minhas, entender o outro lado da moeda.

lee 20/05/2023

Leitura necessária!
Leitura muito necessária principalmente para mulheres negras e mulheres feministas. que livro perfeito!

Gui202 26/08/2021

Sem Dúvida um livro para ter em sua prateleira
Um livro para todos, para sentirem e compreenderem as consequências de seus atos na vida das pessoas do grupo, refletirem o por quê disso e entenderem o seguimento histórico do nosso país.
Acima disso, é ainda mais essencial esta leitura para as jovens meninas do grupo. Minha vontade é comprar vários exemplares e dá-los de presente há todas as meninas de negras do Brasil para que possam entender mais sobre si, o país em que vivemos e para que possam aprender a se posicionar diante a futuras situações que possam vir a passar e sempre correr atrás de seus direitos. Assim, não passaram e não se deixaram passar por tantas coisas que a autora descreve como "normais."
Aprendi e entendi muitas coisas com este livro, a autora, muito culta me deu vontade de sentar e conversar com ela. Não é um livro de debate, visto que todo debate há dois lados e neste assunto ter dois lados é compactuar com a maldade. Porém vi muitas partes onde ela poderia ter dado mais ênfase, escrito mais coisas e eu (e certamente outras pessoas) gostaria de ler. Porém é um livro acessível para todos os grupos e idades, é um livro que deveria ser disponibilizado nas escolas.

É um livro que poderá fazer o mundo melhor.

Ka. 01/12/2021

DJAMILA É ESSENCIAL
O livro traz uma seleção de artigos escritos pela autora e publicados originalmente na Carta Capital (salvo engano, o último texto do livro foi publicado na Folha). Não é uma leitura linear, mas sim diversos artigos que abordam temas relativos ao feminismo negro.
Djamila é extremamente didática ao abordar tais assuntos, o que torna uma leitura essencial para todos que buscam compreender as pautas do feminismos negro e essas distinções na luta feminista.
Este livro, assim como "Pequeno Manual Antirracista", são livros obrigatórios e necessários.

Andréia 24/07/2020

POTÊNCIA
Para quem não tem conhecimento sobre o feminismo negro, esse livro é uma ótima introdução para entender o movimento. Aliás, ele deveria ser de utilidade pública. A obra conta com uma autobiografia da Djamila Ribeiro e com seleções de artigos publicados na Carta Capital, que nos fazem refletir sobre a condição da mulher negra no Brasil.

O feminismo da mulher branca de classe média não atende as pautas da mulher negra periférica. Portanto, os artigos expostos em Quem tem medo do feminismo negro nos dão um norte para entender o feminismo interseccional.
Dessa forma enquanto a branquitude não reconhecer seus privilégios, mulheres negras continuarão padecendo e sendo oprimidas.
Carmem.Suzana 08/08/2020minha estante
Impressionada!!!

ianaag 27/05/2021

Urgente
Esse livro foi uma surpresa pra mim, a narrativa da Djamila é direta e acessível. Ler sobre feminismo não é algo fácil, algumas leituras são repetitivas e cansativas -não é o caso aqui-, já abandonei muitas no meio do caminho, mas é importante entender a urgência do assunto e o quanto é preocupante e prejudicial ao movimento levantar essa bandeira sem ter estudo. Quem tem medo do feminismo negro? Djamila pontua muito bem. Livro pra ser recomendado e relido.

lele 08/02/2022

esse é um livro de extrema importância e que acredito que vai acrescentar muito na vida de todo mundo que o ler. djamila traz explicações bem claras e fáceis de entender sobre as questões básicas do racismo, da luta antirracista e do feminismo negro. é um daqueles livros para estudar, marcar, escrever e voltar sempre para relembrar do que foi lido e assim conseguir colocar em prática. a única questão que me incomodou foi que algumas partes eram muito repetitivas, por exemplo: ela tratou em dois capítulos sobre o termo mulata utilizando do mesmo conceito e dizendo a mesma coisa, não tinha necessidade, mas tirando isso o livro é incrível

Ariane | @literariane 19/06/2020

Não quero me prolongar muito em uma resenha, além de fazer uma ótima indicação desse livro, por não ser o meu local de fala.

É necessário que todo mundo leia esse livro. É o que eu posso dizer.

E a Djamila se tornou tudo pra mim. Primeiro livro que leio dela. Já passei a admirar desde as primeiras páginas. Com certeza vou ler os outros. Mulher incrível!

Isabela.Martins 26/10/2023

A lenda urbana da Sonoridade
De fato, um livro que introduz muito bem o feminismo pra você que gosta do assunto e está procurando mais informações a respeito. O feminismo negro é negligenciado na luta do feminismo por uma carga racista que o mundo todo trás. Djamila cita bastante as escritoras americanas cuja realidade não foge muitos a brasileira. As pautas brancas são um abismo de distância diante das pautas negras. Seja ela feminista ou não. O medo do feminismo negro está intrínseco quando a bandeira nunca é levantada, por exemplo, na luta no direto das domésticas.

anadelfinoo 08/06/2021

quem tem medo do feminismo negro?
Este livro dispensa apresentações. Livro bastante necessário e essencial, leitura bem fluída e a autora sensacional, APENAS LEIAM!!!!!!!

Lotus Fierce 24/07/2021

Uma leitura prazerosa e necessária
Uma leitura fluída e agradável. Senti estar em uma conversa com uma amiga, no caso, a autora. Ansiosa para ler mais da autora.

Joaquim 15/03/2021

Brilhante e edificante!
Esse livro nos proporciona uma leitura necessária, que deve ser considerada obrigatória nas escolas e nas universidades. Amplia os horizontes!

Y a s 14/07/2020

Quem tem medo de feminismo negro ?
Djamila Ribeiro sendo espetacular como sempre! Além de dar uma aula de racismo, machismo e política, ela nos ensina o verdadeiro significado de empatia

Anna 10/01/2021

Indispensável
O livro começa com a infância da Djamila, onde a autora revela tristes situações que viveu por conta do racismo. A seguir, são trechos de ela debatendo sobre diversos temas acerca do assunto. Livro essencial pra abrir a mente sobre esse problema que faz diversas vítimas todos os dias pelo mundo. Recomendo tanto para os que estão querendo se aprofundar e os que já conhecem bem o tema; já que são as palavras de quem sofreu e estudou (muito) sobre racismo e sua consequências.