Quem tem medo do feminismo negro?

Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Anna 10/01/2021

Indispensável
O livro começa com a infância da Djamila, onde a autora revela tristes situações que viveu por conta do racismo. A seguir, são trechos de ela debatendo sobre diversos temas acerca do assunto. Livro essencial pra abrir a mente sobre esse problema que faz diversas vítimas todos os dias pelo mundo. Recomendo tanto para os que estão querendo se aprofundar e os que já conhecem bem o tema; já que são as palavras de quem sofreu e estudou (muito) sobre racismo e sua consequências.

Naara 20/09/2020

Não é mais um livro, é o livro. Através de histórias Djamila nos trás a dura realidade do racismo vivenciado por nós pessoas negras, além de nos trazer a importância do feminismo negro, pois cada recorte necessita de lutas diferentes

Mari Barbosa 06/04/2021

Um livro necessário
Um livro necessário não apenas para mulheres negras mas para todas as pessoas que querem minimamente entender o nossa causa.

Deby Souza 04/10/2021

Com esse livro me senti?
Orgulhosa. Fico muito feliz em saber que o Brasil conta com uma ativista tão incrível e engajada quanto Djamila.
O livro é composto, principalmente, por textos de opinião escritos pela autora para o blog CartaCapital, que partem de notícias corriqueiras na mídia, normalmente carregadas de racismo, machismo e preconceitos, com vistas a tratar dos referidos temas, esclarecer conceitos, dar voz a outras autoras feministas, tal qual apontar discriminações.
Tem uma linguagem fluída, fácil e cativante, com argumentos difíceis de discordar. Recomendo muito a leitura, mas aconselho àqueles interessados pelo movimento feminista negro que não pare nessa obra. Autoras como Angela Davis, Bell Hooks e Lélia Gonzales são essenciais para compreender plenamente o assunto.
Deby Souza 04/10/2021minha estante
Lélia Gonzalez*

Mirela.Lima 09/04/2021

eu não sabia da existência desse livro, até que um dia minha irmã chega aqui em casa com ele. e sério, é um livro muito interessante. É bem legal como a autora coloca as pautas bem posicionadas, sobre feminismo, racismo, machismo.. eu aprendi com esse livro e gosto muito dele, qualquer dia que eu tiver a oportunidade de ler ele novamente, eu com certeza leria ?.

LeiturasdaRaposa 11/03/2021

Resenha
É tão importante falar sobre isso, é tão importante entender o quanto mulheres pretas tem lutado para conseguir seus espaços em meio a tanto sofrimento e desvalorização. Teve momentos da leitura em que lia certas partes e me deixaram tão pra baixo com tantas coisas absurdas pelas quais passam, é angustiante e desesperador.

Mais uma vez Djamila me encantou com sua escrita fluida e o quanto fala tão bem explicado em poucas palavras, eu fico encantada com o quanto essa mulher é inteligente e fantástica, uma grande inspiração.
Eu não vivo essa realidade da mulher preta, obviamente por ser branca e reconheço o quanto é importante ter conhecimento sobre essa causa, dar voz para essas mulheres. Defender, questionar em espaços que elas não ocupam, elas tem o direito de estarem onde quiserem.

Trecho do livro: "Não podemos mais naturalizar violências escamoteadas de cultura. A cultura é construída, portanto os valores dela também são. É preciso entender o quanto a reificação desses papéis subalternos e exotificados para negras nega oportunidades para desempenhamos outros papéis e ocuparmos outros lugares.
Não queremos protagonizar o imaginario do gringo que vem em busca de turismo sexual!
Basta! Já passou da hora!"

MiMoreli 19/11/2022

"Ninguém fala em racismo por ser gostoso ou por não ter mais nada para fazer da vida. Ninguém gosta de bater na mesma tecla, mas a sociedade não dá outra opção." Um livro que no faz refletir, que causa incômodo, extremamente necessário,
LiWeber 19/11/2022minha estante
Leitura necessária!

Lalaia 20/05/2020

Cara esse livro é muito bom, é fácil de ler, qualquer menina pode começar a ler sobre o feminismo com esta obra da Djamila.
Fala sobre várias questões importantes, sérias, porém, cotidianas entre nós mulheres, mas por serem atitudes enraizadas pelo sistema patriarcal, tendemos a tomá-las como naturais.
Destaca a importância de ver o feminismo negro como uma luta com objetivos diferentes, já que para a mulher negra as restrições são ainda maiores, e de não tomar a pauta feminista das mulheres como Universal, pois existe grupos diferentes de mulheres e causas diversas a serem sanadas.

Só leiam, tem em epub e PDF fácil de achar no Google, mas se alguém quiser posso enviar.

Bárbara @barbaraapedroso 29/06/2020

Um livro cada vez mais necessário
Djamila relata vivências pessoais e faz análises das diversas violência sofridas pelas mulheres negras - no Brasil e no mundo - de forma clara e objetiva.
Difícil não reconhecer pelo menos alguns dos próprios privilégios ao se deparar com tantos exemplos do quanto ainda vivemos numa sociedade extremante racista, machista e classista no Brasil. Recomendo muito a leitura.

Clara Simões 06/09/2021

Um livro mais que necessário para ter a compreensão da importância da interseccionalidade, isto é, acerca das opressões que podem vir a se combinar provocando vulnerabilidade social a mulher negra, levando muitas vezes a invisibilidade desta nas pautas. Apresenta diversas críticas muito interessantes acerca da violência, traz situações do cotidiano e que algumas se tornaram manchetes nos jornais. LEIAM!

Sunshine 24/06/2021

livro muito interessante, muito rico de referências e indicações de leitura, de forma que nos guia para diversas discussões. Djamila realmente é uma mulher comum posicionamento muito incrível.

Camila.Stephane 26/10/2021

Necessário
"O feminismo negro não é uma luta meramente identitaria, até porque a branquitude e masculinidade também são identidades.Pensar em femenismo negro é pensar em projetos democráticos. "

Jéssica Lenz 02/03/2020

Leitura super necessária!
Esse livro é um compilado de vários artigos escritos pela Djamila para o blog da CartaCapital e alguns outros veículos online.

É tapa na cara atrás de tapa na cara, principalmente para os brancos. Nesse livro, Djamila levanta várias questões problemáticas do chamado "feminismo branco", já que muitas vezes, dentro do feminismo, não damos voz às mulheres negras, invisibilizando uma dor que não sentimos, pois, apesar de sermos mulheres, a branquitude nos protege de diversas questões. Djamila traz várias intelectuais negras para corroborar a fala dela, não sendo nada baseado em achismos, mas em muita pesquisa acadêmica.

O fato de ser composto por artigos de revista eletrônica torna a leitura muito fluida, já que a maioria dos artigos é curtinho, de três a quatro páginas, mas sem se tornar raso. Djamila consegue colocar profundidade e nos fazer pensar e repensar muita coisa em poucos parágrafos.

Além disso, Djamila utiliza muitas questões do momento para reflexão, como falas problemáticas de celebridades e politicos.

É uma leitura maravilhosa e que nos faz pensar e repensar muita coisa dos nossos privilégios.

Kate (@lendocomkate) 20/10/2020

Livro super necessário!
O que falar desse livro que mal li e já é um dos meus favoritos?
Djamila consegue falar sobre feminismo negro de forma tão didática que é impossível não entender que nossa sociedade ainda é preconceituosa e super machista.
O livro reúne uma série de textos publicados anteriormente em jornais e revistas, e discutem atitudes machistas e racistas no dia a dia da sociedade.
A autora argumenta e explica de forma super simples, um livro super necessário para todos. É o mínimo que podemos fazer para entender a luta feminista e negra.

Bacurau 30/03/2021

Democracia racial no Brasil?
Senhoras e senhores,

É urgente sair do senso comum, expor crenças que mascaram o racismo enraizado na nossa sociedade.

Por favor, pra quem ainda não leu essa obra magnífica, priorize-a. Leitura, rápida, conteudista, necessária. Obrigado, Djamila Ribeiro.