Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

maria clara 31/12/2023

Vidas secas
Mais um dos livros que eu li esse ano por causa da escola, então eu já não tava tão animada pra ler por ser mais uma daquelas "leituras obrigatórias", mas devo dizer que acabou sendo bem envolvente a narrativa!
a história em si é muito forte e triste de ser lida, é ainda mais impressionante vc pensar que isso acontece e com frequência ainda no contexto atual. esse livro é o puro caroço do naturalismo e o seu zoomorfismo.
como eu estudei sobre esse livro antes de ler, muitos pontos eu achei de extrema relevância inclusive; o fato dos filhos serem constantemente zoomorfizados e não terem ao menos um nome ? sendo chamados apenas de menino mais velho e menino mais novo ? é de tocar na ferida; em contraponto temos a cachorra baleia, um animal que é muitas vezes personificado, sendo considerado de fato gente da família.
o nome da baleia em si também é bastante instigante; nós conhecemos baleia como um animal enorme, com bastante massa, que vive no ambiente aquático. a baleia de graciliano é um animal pequeno e extremamente magro, que passa fome e vive na seca fulminante do sertão.
é triste quando vc para pra analisar os sonhos de cada membro também: a sinha vitória que sonhava em ter uma cama de couro; o fabiano que muitas vezes ficava deslumbrado com as palavras e tentava repeti-las sem sucesso, querendo que os filhos fossem homens inteligentes, que fossem à escola, diferentes do pai; o menino mais velho que também sonhava em conhecer um vocabulário mais amplo; o mais novo, tão inocente, que sonhava em ser vaqueiro como o pai, e por fim a cachorra baleia, que ao morrer, nos é revelado seu sonho de caçar preás livremente e alimentar sua família. sem palavras, não acha?
por fim, gostaria de dizer que algumas partes eu não compreendi muito bem por causa da escrita e do vocabulário do autor, mas esse livro me ajudou a compreender que o conhecimento pode ser usado de duas formas, tanto para o mal ou para o benéfico, assim como sua posição social, como é visto no soldado amarelo.
amei ler essa obra de graciliano!
JGuSoul 31/12/2023minha estante
Um dos livros que mais marcou durante o período da escola. Até hoje lembro dele as vezes.

Gabi 31/12/2023minha estante
Nunca tinha me interessado por esse livro, mas essa resenha foi tão boa que deu vontade de incluí-lo na minha meta de leitura! Parabéns ?

Ana 31/12/2023minha estante
Esse livro é um dos meus preferidos, as partes que você diz não entender muito bem, sobre o vocabulário, talvez seja por você não ser da região, pois o regionalismo é muito forte nesse livro. Há várias palavras que lemos e automaticamente lembramos dos mais velhos, nossos pais, avós, que sempre falaram e ainda falam daquela forma e de como foram sofridas suas vidas por conta da seca e isso deixa a leitura muito mais intensa. E mesmo assim, mesmo que a pessoa não seja daqui ainda é uma leitura muito dura, muito triste.

maria clara 31/12/2023minha estante
na verdade, eu sou do nordeste, baiana de salvador kkkkkkk! vc tem toda razão, esse livro tem bastante regionalismo mesmo. quando falo da escrita, quero dizer que algumas descrições ficaram um pouco nebulosas pra mim, mas não foram obstáculos pra acompanhar a narrativa de forma alguma. e concordo com vc, independente da nossa região, graciliano tem o poder de tocar nossos corações de forma definitiva

maria clara 31/12/2023minha estante
e gabi, muito obrigadaa! fico extremamente contente por saber que vc gostou da resenha e ainda mais por se interessar tanto ao ponto de colocá-lo na lista, vc não vai se arrepender ??

Lizterária 11/07/2021

Boa história!
O livro realmente aponta as mazelas de um período tenebroso da grande seca no sertão nordestino, sem contar das críticas sociais feitas, como o patrão (mais pra senhor feudal) que explora e rouba do Fabiano, a falta de uma educação escolar para as crianças e para os próprios adultos pobres, entre outros aspectos.
No entanto, a forma como o livro foi construído em que cada capítulo representa um momento da história da família de Fabiano, mostrando a perspectiva de cada personagem (inclusive Baleia), me deixou em alguns momentos confusa e sem interesse pela leitura.
A real é que os únicos capítulos que realmente me chamaram atenção é o do filho mais velho e da cachorrinha Baleia.
No mais, é uma história que faz muito sentido pra quem faz parte da nossa região nordeste, sendo tudo muito próximo da realidade daqueles que vivenciam ou reconhece a vida no sertão.

Daniel Pedrosa 07/03/2022

Pura realidade...
Um livro que conta a história de um Brasil abandonado em sua imensidão.
Resenha em vídeo no link: https://youtu.be/1ip_vqOoyv0

Mayara945 27/01/2021

Triste
Primeira leitura que faço do autor e já me encantei. Uma escrita crua que não poupa o leitor, repleta de uma realidade ainda mais crua e difícil de digerir.
O livro conta a história de uma família castigada pela seca, que busca um lugar para se abrigar. Se deparam com uma fazenda abandonada que usam como abrigo. Algum tempo depois o pai da família, Fabiano, descobre que a fazenda tem dono e acaba concordando em ficar como um empregado. Sua esposa, Sinha Vitória, e os dois filhos pequenos passam a viver ali com ele. Também temos a cachorrinha Baleia, tratada como membro da família.

A maneira como o autor escreve nos transporta para a história de uma maneira tão real, tão fascinante... durante a leitura era como se pudesse sentir a seca, o calor, a fome e a dificuldade que Fabiano tinha para se expressar com o mundo e até com ele mesmo.

O capítulo dedicado a Baleia é tão tocante, que merece toda a fama que tem. Um dos capítulos mais triste de livro que li na vida.

O final do livro é cíclico. Tudo termina onde começou.

Ótima leitura! Recomendo
Alcione13 27/01/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li na vida
...Baleia!!!!! Corre,Baleia..."
??

Mayara945 27/01/2021minha estante
Entrou para minha lista dos melhores também ??

Francisco.Tambani 02/03/2022

?Se entendermos ?humano? como sinônimo de ?sentimental?, como Lins parece fazer, não há dúvida de que a morte de Baleia se destaca entre os quadros quase autônomos que compõem ?Vidas secas?. O que não é difícil de explicar quando se leva em conta que Graciliano mergulha na psicologia de personagens que a seca e as condições sociais do Nordeste brasileiro situam numa espécie de humanidade rebaixada.?

Mateus 27/05/2021

Baleia <3
Prometo me dedicar mais a livros nacionais, por mais tristes que sejam, são maravilhosos.
Will Correia 27/05/2021minha estante
Esse livro é tão ?

Mateus 27/05/2021minha estante
Siim Will ?

pinkdiamondgirl 18/03/2024

Um retrato duro e real do Brasil
Não consigo imaginar uma situação como essa, mas me senti angustiada o livro inteiro. Eles têm a esperança de uma vida melhor, lutam por isso, seguem em frente. Tudo vai conforme seu curso -até que não vai mais. É um ótimo livro.

Renata 16/08/2021

Vidas secas
Drama de uma família nordestina durante a seca e que passa muitas necessidades.Me emocionei demais com o capítulo da Baleia.Um livro incrível e verdadeiro.Recomendo muito

Brendo4 09/11/2023

Vidas Secas, duras, árduas e de novo outra vez
"Vidas Secas", de Graciliano Ramos, é um livro que nos leva para o sertão, mostrando a vida difícil de uma família lutando para sobreviver. A escrita de Ramos é incrível, pintando um quadro vívido da dureza da vida no nordeste.

A história é contada de uma maneira que nos faz sentir a secura do sertão, usando palavras diretas e fortes. A vida difícil da família de Fabiano se entrelaça com o ambiente hostil ao redor, criando uma narrativa poética e melancólica.

Um destaque especial vai para a visão única da personagem Baleia, o cachorro da família. Ver o mundo pelos olhos dela nos faz refletir sobre a vida para além dos humanos. A forma como Graciliano Ramos humaniza Baleia é tocante, transformando-a em uma metáfora poderosa da luta pela sobrevivência.

"Vidas Secas" é uma leitura que vai além do tempo e do lugar, oferecendo uma reflexão profunda sobre o que significa ser humano. Recomendo fortemente mergulhar nessa história envolvente que continua a brilhar na literatura brasileira.

Catarino 05/09/2020

Vidas Secas
Eu estava querendo aprofundar-me em clássicos nacionais e felizmente escolhi esse livro. Gostei bastante de acompanhar a vida dessa família no sertão brasileiro e sua luta pela sobrevivência. Fico feliz, uma vez que poderei usar esse livro como referência em futuras redações. Recomendo.

nkog.neato 30/04/2022

Um clássico
É uma história bem triste e muito real. Curta, rápida, dolorosa. É triste saber que a realidade do Fabiano já foi e ainda é a mesma de muitas pessoas, e o governo não faz nada para ajudá-las. A morte da cachorra Baleia foi dolorosa não só para mim, o próprio Fabiano se arrepende com o passar do tempo, afinal, ela era um dos poucos animais em que eles podiam confiar.
Fabiano se considerava animal, ele era animal por ser tratado como um animal.
É uma ótima história, pode ser usada como repertório sociocultural e afins. Muito boa?

Gisa 15/12/2023

Vidas Secas
É triste pensar que existe milhares de pessoas na mesma situação que essa família descrita no livro. Me sentir até mais grata pela minha vida.

Ju do Pix 13/04/2024

"Como era possível haver estrelas na Terra?"
A caneta tinteiro de Graciliano estava em chamas quando ele escreveu 'Vidas Secas' ?

Sempre tive vontade de ler o livro por pura curiosidade já que viviam me dizendo que era um livro incrível, impactante, e realmente é!

'Vidas Secas' pode ser resumida a simplesmente 'denúncias', uma palavra e acabou ???? Isso porquê Graciliano buscou denunciar a vida do sertanejo, algumas dessas denúncias dentro do livro são; a constante opressão que Fabiano sofria, por não ter tido acesso à educação, à luta pela liberdade e para sair da miséria, e a desumanização das personagens.

Dentre tantas delações na obra, há também o ponto de vista pessoal das personagens, que mostra BEM de perto como eram seus sonhos e como se sentiam com toda aquela situação. O mais interessante nessa parte é o fato de que a Baleia, cachorrinha da família, foi a personagem que mais teve seus sentimentos aprofundados durante a leitura, especialmente no capítulo que leva seu nome onde ela é quase que totalmente "humanizada", e aliás, que capítulo triste ?

O livro é bem curtinho então não tem tanta coisa para falar dele, ainda mais porque achei uma leitura difícil pra mim por conta do uso comum de termos que nunca vi antes, mas isso não muda o fato da obra ser realmente incrível, cativante e que mexe com seu emocional. E agradeço por ser um clássico da nossa literatura, porque é uma leitura muito necessária a todos!

Bia Torrezam 07/09/2021

Para se pensar
Esse é um livro incrível, irônico, atemporal que merece ser lido e ser refletido por todos. O único problema é a linguagem, mas é muito compreensível mesmo assim. Super recomendo para quem gosta de literatura brasileira clássica.
Rosana 07/09/2021minha estante
Amei ler esse livro..