Skyward Brandon Sanderson

Resenhas - Skyward

1 | 2 | 3 | 4 | 5

cresstaris 15/05/2021

apaixonada.

skyward me deixou encantada. amei tudo: a escrita, a fluidez da leitura, o universo, a história, e, principalmente, os personagens. spensa me deixou maravilhada com sua determinação e coragem. gostei muito de sua personalidade e amei ler tudo o que se passava em sua mente. além do mais, o final foi maravilhoso e deixou uma ótima abertura para o próximo livro.
esse livro foi simplesmente fantástico, com certeza favoritei.

Ana 16/08/2020

Meu primeiro livro do autor, e superou as expectativas. Adorei cada segundo.

Laubrary 09/08/2021

ÍCONE DEMAIS
Quando eu penso nesse livro a primeira coisa que vem na minha gente: os surtos que eu tive lendo ele.

Já começo dizendo que é sci-fi, mas aquele que vc sente que mistura com um mundo distópico porque se passa no espaço e por causa do governo, do inimigo que tem etc... Algo que eu AMO>>>

A ambientação é maravilhosa, você consegue imaginar tudo com muita facilidade, não fica difícil entender mesmo sendo sci-fi.

A história é cheia de aventura, plot twists, ação, e uma pegada de suspense. É CHEIO de adrenalina. Não tem um momento que fica monótono ou arrastado. Eu li as 500 páginas super rápido sem nem sentir.

Eu fiquei super imersa nesse mundo, gostando de todos os personagens, sentindo tudo nesse livro. Eu chorei, dei risada, gritei KKKKKK foi uma experiência incrível.

A protagonista Spena? Uma das melhores protagonistas que já vi. Diferente de tudo que já li.??
?Don?t be silly, why would I ever want to be anyone else??
Achei incrível como o autor conseguiu já mostrar a evolução dela logo no primeiro livro. Ela é determinada, confiante, e luta pelo o que quer. Ela me ensinou que eu sou capaz de ir atrás dos meus sonhos, mas que também as coisas levam tempo... e que não tem problema eu errar as vezes. Ela é imperfeita mas mds me trouxe muito conforto não sei explicar ???

E uma das melhores partes foi que eu queria casar um robot ? sim eu me apeguei a um robot KKKKKKKKK a que ponto chegamos. M-bot conte comigo pra tudo>>>

A lição do livro também é linda:
?You get to choose who you are. Legacy, memories of the past, can serve us well. But we cannot let them define us.?
?Set your sights on something higher. Something more grand.?
?????

Só não favorito porque não li o resto da trilogia masss será que vem aí ? ?
Gabi 09/08/2021minha estante
Parecer ser muito bom !!!

Gabi 09/08/2021minha estante
Parece *

Laubrary 09/08/2021minha estante
Ele é incrível????

ana 25/10/2020

Maravilhoso!!!
Gente que livro maravilhosoo!!! A história, os personagens, a escrita, amei tudo! E a Spensa já é uma das minhas novas personagens favoritas. O M-Bot também rouba a cena, toda vez que ele aparecia eu já estava rindo. Os personagens secundários também são otimos, quero mais deles nos próximos livros!
Adorei mesmo!

Roger 11/02/2022

Skyward
Esse foi o primeiro livro do Brandon Sanderson que eu leio que não se passa na Cosmere, e foi muito bom, a escrita dela está muito diferente dos livros de fantasia então grande parte desse livro eu passei tentando me adaptar, por volta dos 50%/60% eu entrei muito na história e foi um sabor.

Eu gostei de todos os personagens, todos tem potencial de virar meus queridinhos, o M-bot é meu queridinho desde que ele apareceu na história, eu adoro como o Brandon consegue criar personagens que não são humanos tão bem, a nightblood é uma das minhas personagens preferidas da Cosmere e o M-bot com certeza é o meu favorito desse livro.

Adorei a Spen, eu vi muita gente falando que ela era uma protagonista difícil e até chata em alguns momentos, mas eu não achei nada disso. Eu estava esperando que ela fosse extremamente surtada mas ela não é, todas as vezes que ela surta são em momentos muitos ruins, na maioria das vezes ela engole sem falar nada. Ela é uma protagonista muito forte e tem muito potencial de ficar cada vez mais forte, acho que no próximo livro ela vai entregar tudo. Os personagens secundários são todos perfeitos também, todos eles tem muito potencial, já estou animado para as novelas solos deles.

O final do livro é eletrizante como é de costume dos livros dele, e com tudo que aconteceu no final esse livro parece muito um grande prólogo para a série como um todo, e essa série promete muito, o final tem um gostinho de tudo que está por vim e com certeza vai ser perfeito.

A construção de mundo é muito boa, tem umas coisas bem malucas, que não foram tão aprofundadas nesse livro mas pelo que deu para ver são muito legais. As batalhas são também muito bem escritas, no começo eu tive um pouco de dificuldade, mas as batalhas do final foram um sabor.

Naty 18/06/2022

Entre a bravura e a covardia. Run to the stars!
Nesse livro mais YA do Brandon Sanderson somos apresentados a Spensa (Spin para facilitar), ela vive num planeta onde os seres humanos vivem alojados em cavernas subterrâneas, já que, na superfície, os Krell (espécie de navios de guerra desconhecidos por eles) detonam bombas constantemente. É um planeta rodeado por uma camada de lixo eletrônico (vou pôr assim). O lixo espacial é espesso e protege aquele lugar, mas também os impede de ver o céu. Daí o nome "Skyward", a protagonista ama ver o céu e as estrelas, coisa que ela só viu uma vez com seu pai quando era pequena e uma buraco nesse camada de lixo fez com que eles conseguissem vir as estrelas do outro lado.
Mas agora, deixando de blá blá blá, acompanhamos essa menina depois de ter perdido seu pai na guerra espacial. Ele era o melhor piloto, um dos mais respeitados. Mas na Guerra de Alta, ele abandonou seus companheiros e fugiu, sendo alvejado em seguida pelo seu próprio parceiro de batalha por ordens da comandante. Depois disso, a vida dessa menina e de sua família ficaram marcadas pelo erro de seu pai. Ela virou a filha do covarde. Apesar disso, ela nunca acreditou na história oficial; nem ela nem sua mãe ou sua avó. E ela iria provar que o pai não era um covarde e ela também não. Ela seria respeitada. É essa luta dela para passar para escola de pilotos que a gente acompanha de início.
Falando um pouco, então, da personagem principal, Spin é uma menina bem diferentona. Ela enfrentou muito bullying e isso a moldou de uma forma que ela cria uma capa de coragem e valentia em volta dela. Ela fica falando que vai matar os Krell, ver seus filhos chorarem. kkkkkk Uma loucura. Todos os filhos dos pilotos que lutaram nessa guerra tinham lugar garantido nas cavernas mais profundas, onde uma bomba dos Krell da superfície não os poderia atingir. Mas ela e sua família não. Ficaram legadas à pobreza nas cavernas mais superficiais. Então kkkk ela caça ratos para comer. kkk Sim. De início é uma personagem tão estranha e combativa que é difícil se apegar a ela. Ela finge que os ratos são os krell e os atinge fatalmente kkk É bem engraçado. Ela estuda com seu único amigo, Rig, para entrar na escola de pilotos só para depois saber de segunda mão pela sua pró que a coordenadora de Alta (local onde se formavam os pilotos e de onde eram comandadas as missões contra os Krell) não a aceitaria independentemente de sua nota. Ela fica louca. Vai passear nas cavernas, seu entretenimento solitário. Aí ela para e pensa: "E se isso for um teste para ver se eu só covarde ou não? Eles querem ver se isso me faz desestimular" E ela corre para a prova.
Pobre Spin. Era verdade. Não iriam deixar ela entrar. Deram um teste para ela impossível de responder, enquanto os filhos de outros pilotos renomados podiam entregar os testes em branco e poderiam passar mesmo assim. Aí ela faz um outro ato de rebeldia. Ela responde a prova de todos que deixaram ela em branca depois que a prova acaba e fica na sala de testes. Coob, então, vê aquilo e dá a ela permissão para ir a Alta ter as aulas de piloto. Ele era um dos professores de lá e disse que sobre sua classe ele teria autonomia, mas que duvidava que a coordenadora a deixasse graduar no final. De qualquer forma, ela aceita. Coob era o parceiro do pai dela como piloto na época em que o pai dela voava.
Enfim, já contei MUITO da história e isso não é nem metade de tudo que acontece.
É uma protagonista que cresce muito durante a história e você começa a se apegar mais a ela nuns 30-40% do livro. Ela se torna menos combativa, para mais para pensar. E aí vem as grandes discussões sobre o que é covardia e o que é bravura no livro. Muitos da sua classe morrem durante incurssões espaciais. MUITOS. E a cada morte todos se questionam se toda aquela luta vale a pena. Quando um piloto é atingido, ele pode ejetar de sua nave, mas, se fizer isso, a tecnologia da nave fica perdida e ele são tidos como covardes. Nunca mais poderão pilotar. Mas Coob, o professor dela fez isso e sempre os diz para fazer o mesmo caso percebam que vão cair e morre. De que vale a bravura de um corpo morto?
Apesar disso tudo, deisistir é mostrar que ela é covarde como dizem que seu pai era. Desistir é perder a guerra contra os Krell. A coordenadora de Alta Base faz de tudo para infernizar a vida de nossa personagem, mas nisso ela acaba a fazendo mais forte.
Será o pai dela um covarde? Quem são os Krell? Que nave é aquela que ela acha numa caverna e consegue conversar com ela? Por que ela ouve as estrelas? Como vencer um guerra em que não se entende quem é o inimigo?
É uma história que mistura redenção pessoal, uma jovem amadurecendo, superando o bullying, lutado contra todas as expectativas ruins que tinham dela.
É um livro bem sci-fi. Não curto muito esse estilo literário, mas aqui caiu muito bem. É o livro mais light e infantojuvenil que já li do Sanderson, mas mesmo assim é tocante. Um dos livros mais tocantes que já li dele. Primeiro livro de guerra no espaço que leio e não poderia ter escolhido algo melhor. Só tenho 3 semanas de férias, eu pensei. Tenho que ler algo bom. Vou ler Sanderson.
Aqui, diferentemente de outros livros, não há muito um contexto mágico e sim mais manobras no ar com espaçonaves, tecnologia avançada, comunicação e armas espaciais. Coisas que não são muito meu tipo. Mas me encantaram com a forma como ela as trabalhou. Até quando achei que poderia ter magia, pelo fato dela ouvir as estrelas e do tal "defeito", percebi depois que tudo teve uma explicação mais lógica e mais contextual.
A cada fim de capítulo, você quer mais e mais. Quer saber do pai dela, da guerra, dos Krell...Tanto a desvendar. E tão bem trabalhado pelo autor. Cada personagem é posto e tem seu papel essencial na história. Eles treinam muito e não nascem sabendo. Nada se resolve no pir lin pim pim. É maravilhoso. Amei o livro. Já estou na continuação.
Um final que tem sabor de quero mais. Mas que fecha bem muitas de nossas dúvidas. Ainda bem. kkkkk

Biiahsf_ 10/07/2020

Sensacional
Skyward foi o primeiro livro que eu li do Brandon Sanderson. Sempre tive curiosidade de conhecer a escrita do autor mas, confesso, tinha também um pouco de medo. Hoje vejo que toda a enrolação só me fez adiar uma leitura extraordinária.
A realidade a que somos apresentados em Skyward é nova e repleta de pequenos detalhes. O que restou da humanidade habitando um planeta composto por ?lixo espacial?, vivendo em pequenos grupos em cavernas, nunca tendo acesso ao espaço, às estrelas. Um grupo de aliens que quer destruir o pouco que sobrou da população humana. Uma garota que quer ser uma pilota, que quer lutar para proteger sua população, para fazer a diferença, mesmo quando tudo está contra ela. A peculiaridade da história e a construção de um mundo - de um planeta, de um universo - completamente novo, exige explicações, e o livro é repleto disso: explicações extensas sobre o modo de vida das pessoas, do funcionamento das forças aéreas, de como são as naves espaciais usadas nas batalhas... até mesmo as manobras realizadas nas lutas são descritas. E embora em muitos momentos esse excesso de detalhes tenha me cansado e me obrigado a ler o livro mais devagar, eu ainda achei genial. Genial porque Sanderson já nos apresenta, em detalhes, a realidade que nos acompanhará nos próximos livros. Nos deixa a par do que é importante, do que é necessário entender, do que é essencial na presente situação dos habitantes de Detrius...
Para nos capítulos finais nos bombardear de ação, descobertas e, finalmente, respostas (pelo menos algumas) para as perguntas que ele foi cuidadosamente construindo e soltando ao longo de todo o livro.
O livro todo é incrível, eletrizante, e me deixou com uma vontade absurda de virar uma pilota assim como Spensa. Também foi desenvolvido de maneira espetacular, e concluído de uma forma que me deixou maluca pelo próximo. A narrativa toda de Skyward nos dá uma sensação de Prequel, de introdução ao que a história realmente vai apresentar. Constrói o mundo que vamos acompanhar e deixa brechas e pontas que serão amarradas, sem dúvidas, nos próximos livros, onde a aventura finalmente começará, de fato.
A única coisa que me incomodou um pouco no livro foi a personalidade de Spensa no começo. É compreensível o modo como ela se comportava no início, mas a pose de ?sou melhor que todos? me deixava revirando os olhos muitas vezes, e foi difícil me conectar com ela em um primeiro momento. Apesar disso, no decorrer do livro, o desenvolvimento pessoal dela é incrível, e eu sei que essa personagem ainda tem muito a dizer nos próximos livros.
Uma leitura super recomendada para todos que curtem livros ambientados em outros planetas, com muitos mistérios, desdobramentos imprevisíveis e, é claro, viagens espaciais.
(Uma observação mais do que importante: o M-Bot é o MELHOR personagem desse livro, e eu espero que todo mundo se apaixone por esse ícone tanto quanto eu)

?People need stories, child. They bring us hope, and that hope is real. If that?s the case, then what does it matter whether the people in them actually lived??

dragonrider 23/07/2020

Claim the stars
Meus amigos que livro! Que final!

Devo dizer que não esperava tanto do livro e ele me surpreendeu absurdamente. O começo eu estava achando meio chato e lento, mas a partir da 3ª parte eu praticamente engoli o livro.
Todas as teorias que eu tive lendo o livro foram provadas totalmente erradas. Eu nunca imaginaria todo o desenrolar da trama que Sanderson criou. O autor está de parabéns, me deixou chocada muitas vezes.
Devo dizer que meu personagem favorito é o M-Bot e só a minha opinião importa.
Sobre o final: MEU DEUS O QUE FOI TUDO ISSO.
Leiam e se apaixonem. Vale super a pena.

@emcadacapa 18/02/2021

Um dos melhores Sci-Fi que já li na vida!
Você é do tipo que ama ler sobre naves, Aliens tentando destruir a humanidade e sonhar com as estrelas? Então, esse é o livro certo para você.

Spensa é filha de um piloto que ficou estigmatizado como um desertor, em um mundo onde pilotos ou são heróis ou são covardes, isso fez com que o seu sonho de pilotar uma nave ficasse distante de alcançar. Ela precisa lutar contra tudo e contra todos para se provar diferente do seu pai, ou ao menos do que contam sobre ele.

?When heritage becomes a box instead of an inspiration, it has gone too far?.

A história se passa em um futuro não especificado, onde durante todo o livro somos apresentados ao planeta Detritus, suas características e peculiaridades. Os personagens principais da história são adolescentes e se comportam como tais, isso me deixou extremamente feliz (em alguns livros adolescentes agem como se tivessem 30 anos), além de uma inteligência artificial com as melhores sacadas que já vi na vida, sério, você vai rir bastante com o M-BOT. Cheio de humor, sarcasmo e humanidade, Brandon Sanderson consegue te prender na história bem no comecinho do livro com sequencias de tirar o fôlego e diálogos muito bem escritos.

SKYWARD foi meu passaporte de entrada para os livros de Brandon e já foi um que amei muito. Um dos melhores Sci-Fis que já li em toda a minha vida, devidamente favoritado. Eu decidi ler em inglês para melhorar meu entendimento, mas esse primeiro livro já tem em português, então? Tá esperando o que pra ler, hein?

Mari 17/02/2022

I have no idea how to start talking about this book other than WHY HAVE I TAKEN SO LONG TO GET MY HANDS ON THIS MASTERPIECE?
Skyward was my first Brandon Sanderson book and I have to say, holy shit it started off great. I didn't really know what to expect, but it definitely wasn't to find such amazing characters. The world set up is STUNNING. AND THE HUMOR? chef's kiss.

Aline327 10/03/2021

Um achado
Esse foi um daqueles livros que a gente pega e não consegue largar. A narrativa é pura adrenalina. Tem batalhas com naves, ameaça alienígena, humanos habitando um planeta diferente, uma protagonista totalmente doida e uma inteligência artificial louca por cogumelos. Leiam, vocês não vão se arrepender.

Pomaila 19/09/2023

Maravilhoso!
Esse é um livro pra quem ama uma boa aventura, uma boa narrativa, um toque de ficção científica com fantasia e jornada do herói. Se assim como eu vc for apaixonado por esses enredos, então tá aí um novo favorito pra você!
claim the stars, Spensa!

salmaso 23/05/2021

Skyward
Meu primeiro contato com um dos maiores escritores de fantasia/ficção científica atualmente, Skyward é um lançamento de 2018 do autor Brandon Sanderson.

O livro conta a história de Spensa, uma garota que quer se tornar pilota e defender o planeta, Detritus, de uma ameaça, os Krell.

Um dos pontos que mais me surpreendeu foi a escrita do livro, a escolha de palavras, onde colocar flashback, onde descrever personagem, quando e como o autor constrói os relacionamentos interpessoais é de longe a melhor parte de ler Skyward. Brandon me conquistou com sua escrita surreal, me prendendo do início ao fim da história.

Ficção científica é meu gênero favorito, e algo que às vezes me incomoda é como alguns livros incluem romance, Skyward por outro lado não explora nem um pouco essa parte, dá a entender que há um sentimento que se desenvolve por parte de certos personagens, mas com toda certeza isso não é o foco da história.

O motivo que me fez retirar um pouco da nota foi que na minha experiência, até meados do livro não acontecia nada de diferente, o que deixou meio maçante, mas depois isso se resolve.

Um dos melhores livros que já li. Ansioso pra adentrar mais no mundo de Brandon Sanderson.

Milena 26/06/2021

Excepcional
Assim como muita gente aqui nas resenhas, escolhi esse livro como o primeiro do autor pra ler. E se tudo que ele escreveu tiver o mesmo patamar de qualidade já sei que vou amar cada página, porque há muito tempo não lia uma ficção científica tão grandiosa e tão bem escrita quanto Skyward.

Eu gosto muito quando a ficção científica não fica presa a ser "livro de navinha", tomando tempo para desenvolver seus personagens, camada por camada. E, nossa, como esse livro fez isso bem. Apresentar a equipe aos poucos foi uma escolha ótima, permitindo que os personagens crescessem a cada nova atitude e usando a personalidade da protagonista para dosar isso, já que ela começa com todos os muros levantados ao seu redor e vai os derrubando aos poucos.

Spensa é uma ótima protagonista, também. Uma adolescente com cara de adolescente, tomando decisões precipitadas e formando opiniões completamente do nada, aprendendo com seus erros e crescendo aos poucos. Foi muito bom enxergar o mundo com seus olhos e assistir suas mudanças de camarote.

O desenvolvimento da história foi ótimo, tomando tempo para apresentar o universo em meio a cenas de ação intensas que não te deixavam respirar, em uma narrativa bem recheada que fui incapaz de parar de ler antes de acabar.

vênus 13/08/2021

Releitura incrível
Li primeiro em português e agora concluí a releitura em inglês, que foi tão boa quanto da primeira vez.
Amo essa história, sem sombra de dúvidas está nos meu top favoritos da vida.

A escrita do brandon é PERFEITA, preciso ler mais livros dele com toda certeza!

1 | 2 | 3 | 4 | 5