Eu Terei Sumido na Escuridão

Eu Terei Sumido na Escuridão Michelle McNamara

Resenhas - Eu terei sumido na escuridão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vivi 20/12/2022

Temos aqui um trabalho incrível por McNamara e ao mesmo tempo com um toque sensível com vítimas e familiares.
Temos perfis traçados e nomes em geral de envolvidos. E de uma escrita fácil para todos. Mesmo quanto entra em questões científicas e como isso ajudou a resolver esses casos mesmo sendo em áreas distantes uma da outra.
McNamara incorporou o mapa da Califórnia nas primeiras páginas, com notas ao lado seguindo a maioria dos crimes. O que nos ajuda na maior compreensão da linha do tempo geográfica dos estupros e assassinatos e como todos eles se conectaram.
A obsessão por esses casos tomou boa parte de sua vida pena que ela não pode ver a prisão.
Realmente ela montou um enorme quebra cabeça.
" Você ficará em silêncio para sempre e eu irei embora no escuro."

Se vcs gostam de acompanhar esse grandioso quebra cabeça do crime esse livro é o ideal.
Fica a dica!
?Por mais de dez anos; um criminoso sexual misterioso e brutal violentou cinquenta pessoas no norte da Califórnia antes de se transferir para o sul; onde cometeu dez assassinatos perversos. Em 1986; desapareceu; evitando sua captura por 30 anos.

Ao longo dessas três décadas; Michelle McNamara; uma jornalista investigativa se dedicou ao caso; determinada a encontrar o psicopata cruel que ela chamava de ?Golden State Killer?; ou ?Assassino do Estado Dourado?. .

Michelle se debruçou sobre relatórios policiais; entrevistou vítimas e mergulhou em comunidades online de pessoas tão obcecadas com o caso quanto ela. Sua investigação resultou em Eu terei sumido na escuridão; uma verdadeira obra-prima que apresenta um retrato emocional de um período da história americana e uma narrativa arrepiante sobre a obstinação de uma mulher em sua busca incansável pela verdade. .

Giselle.Pessoa 08/03/2023

HBO Max ou Livro?
Cometi um erro!
Assisti o documentário da HBO Max antes de ler o livro.

O livro apesar de muito bem escrito me deixou confusa por diversas vezes, principalmente pela falta de cronologia. Estava em 1978 e de repente, 2015. E voltava pra 1981. E depois já era 2016.

Por ter visto o documentário e nele a história das vítimas e as vítimas estarem presentes, se mostrarem, achei que isso também estaria no livro. E isso me deixou um pouco decepcionada.

Está bem óbvio a ?obsessão? sobre o EAL, mas no fim, em todo crime, o que importa mesmo são as vítimas e Michelle fala muito pouco delas, se você comparar com o relato sobre a busca dela.

É um caso que sempre me intrigou e eu consigo me enxergar na Michelle, mas errei em ler o livro somente agora. Talvez se tivesse lido antes, a leitura teria sido mais prazeirosa e com menos expectativa.

Bruna 11/02/2020

Incrível
Foi uma leitura incrível. É uma investigação pelos olhos de alguém comum, que não é detetive ou policial. Mas ela era uma mulher muito inteligente e fez um trabalho de investigação excelente que ajudou muitos outros investigadores a chegarem a um resultado.

monteiroiana 06/12/2023

Michelle é incrível!

O livro é complicado pra ler, pois a ordem dos acontecimentos ficou bem confusa e com alguns detalhes desnecessários. Algumas buscas que não deram certo poderiam ser deixadas de fora, pois deixam a leitura cansativa.

Mas, se você é um fã de True Crime, vale a pena!

Riva 08/11/2021

Mistério!
O caso em si é muito interessante (lamentável e triste), mas achei a narrativa um pouco cansativa.
A autora narra os fatos, as frustrações (dela e de todos os detetives que tiveram ligação com o caso).
Por ser muito narrativo, não me agradou, porém, não retira a grandeza da autora, que fez o impossível para descobrir quem foi o sujeito que deixava um rastro de medo e dor por onde passava.

Marcella 23/02/2020

O livro descreve os esforços da autora, junto a autoridades policiais, para desvendar a identidade de um dos estupradores e assassinos mais prolíficos dos Estados Unidos na década de 70, o Golden State Killer.
A quantidade de detalhes é absurda, ao ponto de em alguns momentos tornar a leitura mais arrastada. Porém, a autora consegue nos manter presos à narrativa, indicando pontos importantes do caso em momentos precisos.
Michelle morreu em 2016, dois anos antes da conclusão do caso. O asssassino finalmente foi preso em 2018, graças a testes de DNA. Mas com certeza Michelle foi uma das grandes responsáveis pela resolução, por ter se debruçado incansavelmente nas pistas, sem se abalar por cada prova infrutífera analisada.

Mari158 09/10/2022

Por mais de dez anos, um criminoso sexual misterioso e brutal violentou cinquenta pessoas no norte da Califórnia antes de se transferir para o sul, onde cometeu dez assassinatos perversos. Em 1986, desapareceu, evitando sua captura por 30 anos. Ao longo dessas três décadas, Michelle McNamara, uma jornalista investigativa que criou o popular website TrueCrimeDiary.com, se dedicou ao caso, determinada a encontrar o psicopata cruel que ela chamava de "Golden State Killer", ou "Assassino do Estado Dourado".

AlessandraD. 10/06/2021

O fato de a autora ter falecido antes de concluir o livro resulta numa "colcha de retalhos" e em algumas repetições, principalmente de conceitos, ou de explicações sobre elementos que já haviam sido explanados em algum momento. Mas a narrativa é viciante e faz o leitor embarcar junto na investigação.

Angélica Patriano 06/06/2021

Dentro da investigação.
O livro é bom para quem se interessa por saber como é desenvolvida uma investigação, o que instiga uma pessoa ?comum? a vasculhar a internet atrás de informações.
Os dados do livro foram obtidos através de entrevistas com os detetives e xerifes responsáveis pelos casos, sobreviventes e parentes das vítimas, e por arquivos, estudos de legistas, anotações e artigo da Michelle.
Há também o histórico da criação e implantação dos cadastrados de DNA nos distritos policiais.
Eu gostei bastante, ainda mais com a conclusão no posfácio.

Boa leitura.

Rebecca 21/03/2021

Pra quem leu o livro recomendo assistir o documentário sobre o caso (e a autora), uma homenagem a dedicação que ela teve ao caso e graças a Deus aula conclusão satisfatória que infelizmente veio tarde demais

lelivro 12/01/2021

Prende o leitor
Minha primeira leitura do ano. Gostei muito deste livro por abordar true crime, sou fissurada nesse gênero que até mesmo estou montando uma listinha de outros títulos que quero ler esse ano. Porém, como conta um caso antigo de um estuprador em série que também se tornou um assassino em série, até então uma pessoa desconhecida da polícia, a leitura seria melhor se a autora tivesse contado os fatos em ordem cronológica. Acho que isso foi algo que eu nao curti muito mas que não deixa o livro ruim. É bem rico em informações.

ps: fiquei muito triste que a michelle, autora do livro, tenha falecido antes das investigações encontrarem o assassino :(

malu 12/02/2023

Com certeza um dos assassinos mais engenhosos que eu já li sobre, e me choca que eu nunca tenha ouvido falar dele antes de ter comprado o livro, uma investigação completa, em alguns momentos achei o livro um pouco maçante porque tem muitos detalhes técnicos sobre técnicas de investigação mas nada que atrapalhe o andamento do livro

My 25/02/2020

Não curti a maneira que a autora demora para escrever a história, penso que uma boa revisão teria deixado a narrativa mais objetiva!

Maria Clara | @aclaraleu 12/07/2019

Resenha @pixelbooks
Durante os anos de 1974 a 1986 dezenas de vítimas acordaram de madrugada com uma forte luz no rosto e um vulto no batente da porta. Era o início de seus pesadelos. Responsável por mais de 50 estupros, mais de 100 casos de roubo e, pelo menos, 13 assassinatos, o Assassino do Golden State passou mais de 32 foragido, sem que as pessoas soubessem sequer o seu nome.

Durante este meio tempo em que esteve sendo procurado, Michelle McNamara dedicou sua vida a reunir provas, testemunhos e objetos que pudessem ajudar a polícia a localizar e prender este assassino em série. Eu Terei Sumido na Escuridão é o resultado de toda a investigação feita pela Michelle que, infelizmente, faleceu em 2016 antes de finalizar o seu livro e antes de ver Joseph James DeAngelo, identificado e localizado pela polícia apenas em 2018, atrás das grades. ⠀
Nesta obra, acompanhamos descrição de diversos crimes cometidos pelo Estuprador da Área Leste (EAL), entendemos o seu comportamento e um pouco do perfil de suas vítimas. Os capítulos do livro se dividem de acordo com os casos estudados pela autora e com o andamento de suas pesquisas. ⠀
No geral, achei que a leitura desse livro foi bastante rápida, a autora tem uma narrativa muito envolvente, nos dando detalhes sobre a vida das vítimas antes dos crimes e narrando muito bem as situações. Senti um pouco de dificuldades em engatar na leitura por se tratar de uma narrativa sobre um único criminoso em série, por isso, o enredo acaba ficando extremamente repetitivo, visto que o modus operandi do EAL era sempre o mesmo.

Outro ponto que deixou bastante a desejar foi sobre a conclusão da investigação. Entendo que a autora faleceu antes que o criminoso fosse preso, mas adoraria que houvesse um capítulo extra falando sobre como a polícia chegou ao suspeito, as pistas que acabaram levando à sua identificação e prisão e até mesmo um pouco sobre o julgamento. Infelizmente só há uma nota curta sobre a prisão do EAL. ⠀
Achei a leitura bastante informativa, ainda não conhecia nada sobre o caso e achei que a Michelle Mcnamara fez um trabalho investigativo incrível e de extrema importância para a conclusão deste caso.

site: https://www.instagram.com/p/BwK5WWCAMeb/

1 | 2 | 3 | 4 | 5