Eu Terei Sumido na Escuridão

Resenhas - Eu terei sumido na escuridão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Angel 10/07/2023

Um mulher determinada
Quando uma busca vira um obsessão?

Michele era obcecada para descobrir a identidade do assassino apelidado de Golden State Killer.
Ela disse dicou sua vida a essa buscas e perto do fim se foi, sem ver a justiça que almejava para por conta de seu trabalho árduo o assassino foi preso e enfim pagou pelos seus crimes.

rxvenants 09/04/2019

O suspeito, o criminoso, o homem. O responsável.
Eu Terei Sumido Na Escuridão é uma obra prima de uma mulher que teve a busca por justiça como algo intrínseco nela.

Sem dúvidas de que Michelle foi uma grande pessoa e importantíssima para o caso do EAL. Ela dedicou anos para sua investigação e teve a sensibilidade de preservar as vítimas e trazer atenção ao caso do homem com mais de 50 estupros e 10 assassinatos no histórico.

Como Haynes e Jensen disseram eu seu capítulo, a escrita de Michelle é notável. Traz um excesso de fatos e quando o leitor está prestes a ficar fatigado, ela mostra uma revelação que recupera a atenção do mesmo.

Michelle conseguiu, com este livro, trazer noções extremamente técnicas do caso e contar sobre a própria vida ao mesmo tempo. O capítulo dedicado à mãe foi um dos meus favoritos.

Sem duvida uma mulher incrível que merece todo o descanso do mundo agora que uma de suas maiores obsessões tem um nome, um rosto e está atrás das grades.

A única coisa que me faz dar menos de 5 estrelas para esse livro é a densidade dele. Claro que com mais de 60 vítimas, o caso seria extenso, porém não sei se eu li da forma certa.
Talvez se eu não tivesse tentado terminar o livro em alguns dias, e sim lido ao passar dos meses, eu não teria me sentido tão cansada ou impaciente com ele.
Porém, não sei se demorar meses para ler um livro faz o meu estilo.

Eu Terei Sumido Na Escuridão me cansou pela quantidade de nomes e detalhes e quase me levou à uma ressaca literária e embora seja fenomenal, a nota com a falta de uma estrela é algo estritamente pessoal.
Quando um livro me faz passar o olho rápidamente por alguns parágrafos e não achá-los tão importantes, me sinto meio incomodada.

E eu, infelizmente, não consegui não fazer a comparação com Falsa Acusação, de Ken Armstrong e T. Christian Miller, um dos meus livros favoritos e que lida com um caso muito parecido.

Ao final, nada tira o crédito de Michelle McNamara e sua mente poderosa, além das minhas preferências pessoais - que não importam a ninguém além de mim mesma.

P.S.: A introdução de Gillian Flynn é incrível.

Nina Pina 15/01/2022

EAL Estuprador da área Leste
Michelle obcecada por um criminoso cruel e psicopata, que fez muitas vítimas por muito tempo, a maioria mulheres, violentando as sexualmente, e com o passar do tempo começou a matá-las. Trabalhou por muito tempo, reunindo provas, depoimento, entrevistou todas as vítimas, visitou lugares onde ocorreu os crimes, conversou com policiais e investigadores, seu trabalho incansável foi o ápice para capturar o psicopata cruel que aterrorizou um país por mais de dez anos.

O livro é bom, o trabalho da escritora foi belíssimo, ela trabalhou muito, teve problemas de saúde com toda essa dedicação, e com a sua excelente ajuda o criminoso foi capturado, mas, o livro em algumas partes é muito enrolado, dá agonia ?.

Ellen - @anotacoesliterarias 23/01/2022

Tinha tudo pra ser bom, mas não foi...
Em meados das décadas de 70 e 80 um criminoso estrupou 50 mulheres e assassinou 10 pessoas na Califórnia, Estados Unidos. Da mesma forma que surgiu, o assassino sumiu misteriosamente.

Michele McNamara sempre foi obcecada por True Crime, principalmente pelos casos não solucionados e essa da Califórnia era o que mais a intrigava.

Ela dedicou anos da sua vida em pesquisas sobre esse caso, reviu arquivos, conversou com detetives que trabalharam no caso, conversou com sobreviventes do ataque, visitou as cenas dos crimes e refez os passos do assassino, tudo em busca de uma pista que pudessem levar até ele, com a ajuda das novas tecnologias.

Michele estava escrevendo este livro, quando morreu de mal súbito. E, dois anos depois, em 2018, com a ajuda da sua pesquisa e das novas tecnologias do DNA, o Assassino de Golden State (como ela o nomeou), Joseph James DeAngelo, foi preso aos 72 anos, mais de 30 anos depois de cometer tantas atrocidades.

Mas porque não achei o livro tão bom, quanto promete?

É inegável que a Michele fez uma ótima pesquisa e estava se dedicando muito a esse livro, mas com sua morte repentina, ela não pode finaliza-lo e a impressão que tive foi que juntaram a pesquisa e publicaram, sem uma revisão, sem alinhar os fatos, a linha do tempo. Tem muita informação repetida, que torna a leitura cansativa, se não fosse a Nina eu teria abandonado ?

danda 20/01/2020

Essa história não me cativou muito.Demorei bastante para finalizar a leitura,uns 7 dias mais ou menos.O livro não é ruim,somente não me prendeu,mesmo assim. Dei 3 estrelas.

Carol 16/04/2022

Na caça de um assassino
Trabalho brilhante da jornalista Michelle McNamara na busca pela resolução do caso do Golden State Killer. Seu trabalho de pesquisa se transformou nesse livro complexo e cheio de detalhes. Pra quem ama um bom true crime vale a pena a leitura. Só fiquei curiosa sobre a causa da morte de Michelle tão jovem.
Lilia Sales 04/05/2022minha estante
Olá! Tem um documentário excelente na HBO com o mesmo nome do livro que conta a história da Michelle e da construção do livro. Sua morte se deu justamente por conta de sua obsessão com o assassino e sua necessidade de permanecer acordada o máximo de tempo pra continuar sua pesquisa. Acabou dependente de medicações e teve uma overdose.

Carol 05/05/2022minha estante
Não sabia sobre a causa de sua morte. Vou procurar este documentário. Obrigada pela dica.

Cley 09/04/2019

Livros de true crime sempre chamam a minha atenção. Acompanhar casos verdadeiros, de predadores sádicos, conhecer um pouco da sua mentalidade desperta em mim uma ânsia de compreender até que ponto o ser-humano consegue ir. Por que matar? Por que invadir? Por que humilhar, sodomizar e reduzir suas vítimas a nada?

A busca implacável para encontrar o assassino do “Golden State Killer” (Assassino do Estado Dourado), fez Michelle, uma jornalista com sede de justiça, esquadrinhar uma caçada ao criminoso por três décadas.
O Assassino do Golden State violentou sexualmente 50 mulheres no norte da Califórnia, depois se mudou para o sul onde assassinou dez pessoas. Desapareceu em 1986 e sua captura não sucedeu por 30 anos.

"Seus assassinatos eram um desfile de detalhes fragmentários que nunca mostravam coerência e nunca paravam de rodar na sua cabeça."

O livro é divido em três partes. Por se tratar de não-ficção, e centrado apenas em um caso, para mim, se tornou uma leitura que oscilou entre o enfadonho e instigante. Enfadonho porque a prolixidade tomava altas proporções. E instigante porque em alguns casos a narrativa me despertava indagações.

Um livro que narra a brutalidade de um homem que ficou escondido por anos, e a busca voraz de uma jornalista, culminou numa obra que tem seus percalços, mas ao mesmo tempo nos solidariza perante às vítimas do assassino do Golden State.
A introdução da Gillian Flyn (autora de Garota Exemplar) foi um dos pontos que considerei positivos na obra, além de uma carta que a própria McNamara escreve ao assassino.
Apesar do livro ser investigativo, conter detalhes de toda a investigação, nele também há gatilhos, se você é sensível ao tema, não considero uma obra adequada.

"No meu caso, os monstros recuam, mas nunca desaparecem. Estão mortos há muito tempo e nascem enquanto escrevo."

Lorena.Arantes 03/02/2023

Investigadora maravilhosa e uma boa contadora de histórias
A autora é excelente no que faz, tanto na investigação, quanto na escrita. Te prende do início até quase o final que é quando fica um pouco confuso, mas acho que é porque ela morreu antes de conseguir terminar o livro. É super detalhista e humaniza as vítimas. Demonstra sua obsessão como nenhum outro escritor fez antes. Sincera...
O final foi um pouco confuso e repetitivo, por causa disso não leva as 5 estrelas.

Lua 17/01/2023

gostei
conforme você vai lendo mais interessante vai se tornando, acho q pelo simples fato de vc querer saber como descobriram quem era o responsável no final.

Biblioteca Álvaro Guerra 25/10/2019

Uma investigação vívida e meticulosa de um predador perverso que aterrorizou comunidades pacíficas e de classe média-alta da Califórnia por quase uma década, bem como um relato pessoal de dar nó no estômago.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788582864722

Carla.Zuqueti 09/08/2019

Não ficção
Por mais de 10 anos um criminoso sexual atacou mais de 50 mulheres no norte da Califórnia, quando mudou-se para o sul e cometeu pelo menos 10 assassinatos.
??????????????????
Após 1986, ficou 30 anos fora do radar, mas não foi esquecido.
??????????????????
A jornalista investigativa Michelle Mcnamara criou o site Truecrimediary.com, onde fala sobre investigações reais e da uma atenção especial à esse criminoso, a quem chama de Golden State Killer.
??????????????????
Sem nunca desistir de encontrá-lo, Michelle pesquisa em todos os relatórios policiais, entrevistas testemunhas e vítimas até formular um possível perfil do assassino.
??????????????????
Michele faleceu aos 46 anos, em 2016, mas deixou seu legado no livro ?Eu terei sumido na escuridão?, onde relata sua investigação.
??????????????????
A autora faleceu antes de terminar a obra, que foi finalizado por seus parceiros de investigação, e não viu a prisão do assassino em 2018, meses após a publicação do seu livro, mas sua importância para esse desfecho é inegável.
??????????????????
O livro é de difícil leitura, pois é não ficção, uma coletânea de insights , entrevistas, laudos e teorias. Não é uma história linear, mas é interessante para saber como realmente ocorre uma investigação com todas as suas dificuldades.
???????????????

1 | 2 | 3 | 4 | 5