Eu Terei Sumido na Escuridão

Eu Terei Sumido na Escuridão Michelle McNamara

Resenhas - Eu terei sumido na escuridão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mari158 09/10/2022

Por mais de dez anos, um criminoso sexual misterioso e brutal violentou cinquenta pessoas no norte da Califórnia antes de se transferir para o sul, onde cometeu dez assassinatos perversos. Em 1986, desapareceu, evitando sua captura por 30 anos. Ao longo dessas três décadas, Michelle McNamara, uma jornalista investigativa que criou o popular website TrueCrimeDiary.com, se dedicou ao caso, determinada a encontrar o psicopata cruel que ela chamava de "Golden State Killer", ou "Assassino do Estado Dourado".

My 25/02/2020

Não curti a maneira que a autora demora para escrever a história, penso que uma boa revisão teria deixado a narrativa mais objetiva!

Tati 11/01/2024

Parabéns, Michelle!
Adianto que entendo o descontentamento de muitas pessoas com o ritmo ou até certa parte da escrita deste livro. Acredito que muito do andamento da história foi comprometido pelo fato de, infelizmente, a autora não ter sido a responsável por sua montagem final (tampouco foi ela quem finalizou todos os capítulos).

Porém, o trabalho que Michelle McNamara realizou aqui foi brilhante. Seu nível de dedicação para não só produzir um grande relato investigativo mas, também, para dar voz (ao mesmo tempo em que protegia) os personagens que mais sofreram com as atrocidades cometidas pelo Assassino do Golden State foi emocionante.

Como muito bem pontuado por um dos muitos detetives atuantes do caso: "ela chamou atenção para um dos menos conhecidos, embora mais políticos criminosos em série que já operaram nos Estados Unidos."

E este criminoso foi pego. Graças, em grande parte, a Michelle.

4 ?

lelivro 12/01/2021

Prende o leitor
Minha primeira leitura do ano. Gostei muito deste livro por abordar true crime, sou fissurada nesse gênero que até mesmo estou montando uma listinha de outros títulos que quero ler esse ano. Porém, como conta um caso antigo de um estuprador em série que também se tornou um assassino em série, até então uma pessoa desconhecida da polícia, a leitura seria melhor se a autora tivesse contado os fatos em ordem cronológica. Acho que isso foi algo que eu nao curti muito mas que não deixa o livro ruim. É bem rico em informações.

ps: fiquei muito triste que a michelle, autora do livro, tenha falecido antes das investigações encontrarem o assassino :(

Rebecca 21/03/2021

Pra quem leu o livro recomendo assistir o documentário sobre o caso (e a autora), uma homenagem a dedicação que ela teve ao caso e graças a Deus aula conclusão satisfatória que infelizmente veio tarde demais

Angélica Patriano 06/06/2021

Dentro da investigação.
O livro é bom para quem se interessa por saber como é desenvolvida uma investigação, o que instiga uma pessoa ?comum? a vasculhar a internet atrás de informações.
Os dados do livro foram obtidos através de entrevistas com os detetives e xerifes responsáveis pelos casos, sobreviventes e parentes das vítimas, e por arquivos, estudos de legistas, anotações e artigo da Michelle.
Há também o histórico da criação e implantação dos cadastrados de DNA nos distritos policiais.
Eu gostei bastante, ainda mais com a conclusão no posfácio.

Boa leitura.

AlessandraD. 10/06/2021

O fato de a autora ter falecido antes de concluir o livro resulta numa "colcha de retalhos" e em algumas repetições, principalmente de conceitos, ou de explicações sobre elementos que já haviam sido explanados em algum momento. Mas a narrativa é viciante e faz o leitor embarcar junto na investigação.

TainA.Alexandra 25/10/2023

Achei que não iria terminar nunca esse livro, não que ele seja ruim, não é isso, o problema é que é muita coisa, achei uma leitura extremamente cansativa... Mas que bom que o assassino foi pego e que pena que Michelle não tava viva pra ver isso.

Cris 18/11/2021

True crime, investigação e incertezas
“Eu preciso ver o rosto dele. Ele perde seu poder quando conhecemos seu rosto.”

Este livro é para leitores que gostam de ler histórias de “true crime”.

Em meados das décadas de 1970 e 1980 uma série de crimes assustou várias cidades na região da Califórnia, nos Estados Unidos.

O criminoso estuprou cerca de 50 mulheres e matou mais de 10 pessoas, sumindo sem deixar vestígios.

A autora deste livro, Michelle McNamara era uma jornalista que se interessava por investigar casos policiais sem conclusão, e este caso brutal despertou seu interesse.

Por vários anos, ela se dedicou a investigar amadoramente este caso, com a ajuda de vários outros detetives da internet. E o resultado de sua investigação, nós vemos neste livro.

A autora trouxe suas perspectivas sobre o caso, contou a histórias de várias vítimas e parentes de vítimas, trouxe a visão de policiais que se envolveram no caso e além disso, ela nos contou muito sobre sua vida pessoal.

Infelizmente, a autora faleceu em 2018, antes de conseguir publicar este livro, e antes que o caso pudesse ser desvendado. Não vou dar muitos detalhes sobre a história (que é muito bizarra), porque vale a pena descobrir o que aconteceu lendo o livro.
O marido da autora junto com outro autor e um dos colaboradores de investigação de Michelle juntaram material de pesquisa da autora e conseguiram publicar o livro.

O livro gerou um documentário incrível que está disponível na HBO Max, o documentário ficou perfeito, trouxe vários depoimentos interessantíssimos e nos mostra melhor sobre a finalização do caso, que deixou a desejar no livro.

Recomendo muito o livro pra quem gosta de conhecer este tipo de história, mas gostaria de deixar claro que o livro traz temas muito sensíveis que podem não agradar a todos os leitores. Apesar disso, a autora fez um excelente trabalho, sem permitir que o sensacionalismo dominasse a sua narrativa, contando histórias das vítimas de forma muito humana.

“Assassinos em série com motivação sexual não param de matar, a não ser que alguém os detenha”

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Carol 16/04/2022

Na caça de um assassino
Trabalho brilhante da jornalista Michelle McNamara na busca pela resolução do caso do Golden State Killer. Seu trabalho de pesquisa se transformou nesse livro complexo e cheio de detalhes. Pra quem ama um bom true crime vale a pena a leitura. Só fiquei curiosa sobre a causa da morte de Michelle tão jovem.
Lilia Sales 04/05/2022minha estante
Olá! Tem um documentário excelente na HBO com o mesmo nome do livro que conta a história da Michelle e da construção do livro. Sua morte se deu justamente por conta de sua obsessão com o assassino e sua necessidade de permanecer acordada o máximo de tempo pra continuar sua pesquisa. Acabou dependente de medicações e teve uma overdose.

Carol 05/05/2022minha estante
Não sabia sobre a causa de sua morte. Vou procurar este documentário. Obrigada pela dica.

Lua 17/01/2023

gostei
conforme você vai lendo mais interessante vai se tornando, acho q pelo simples fato de vc querer saber como descobriram quem era o responsável no final.

Lorena.Arantes 03/02/2023

Investigadora maravilhosa e uma boa contadora de histórias
A autora é excelente no que faz, tanto na investigação, quanto na escrita. Te prende do início até quase o final que é quando fica um pouco confuso, mas acho que é porque ela morreu antes de conseguir terminar o livro. É super detalhista e humaniza as vítimas. Demonstra sua obsessão como nenhum outro escritor fez antes. Sincera...
O final foi um pouco confuso e repetitivo, por causa disso não leva as 5 estrelas.

Carla.Zuqueti 09/08/2019

Não ficção
Por mais de 10 anos um criminoso sexual atacou mais de 50 mulheres no norte da Califórnia, quando mudou-se para o sul e cometeu pelo menos 10 assassinatos.
??????????????????
Após 1986, ficou 30 anos fora do radar, mas não foi esquecido.
??????????????????
A jornalista investigativa Michelle Mcnamara criou o site Truecrimediary.com, onde fala sobre investigações reais e da uma atenção especial à esse criminoso, a quem chama de Golden State Killer.
??????????????????
Sem nunca desistir de encontrá-lo, Michelle pesquisa em todos os relatórios policiais, entrevistas testemunhas e vítimas até formular um possível perfil do assassino.
??????????????????
Michele faleceu aos 46 anos, em 2016, mas deixou seu legado no livro ?Eu terei sumido na escuridão?, onde relata sua investigação.
??????????????????
A autora faleceu antes de terminar a obra, que foi finalizado por seus parceiros de investigação, e não viu a prisão do assassino em 2018, meses após a publicação do seu livro, mas sua importância para esse desfecho é inegável.
??????????????????
O livro é de difícil leitura, pois é não ficção, uma coletânea de insights , entrevistas, laudos e teorias. Não é uma história linear, mas é interessante para saber como realmente ocorre uma investigação com todas as suas dificuldades.
???????????????

Cley 09/04/2019

Livros de true crime sempre chamam a minha atenção. Acompanhar casos verdadeiros, de predadores sádicos, conhecer um pouco da sua mentalidade desperta em mim uma ânsia de compreender até que ponto o ser-humano consegue ir. Por que matar? Por que invadir? Por que humilhar, sodomizar e reduzir suas vítimas a nada?

A busca implacável para encontrar o assassino do “Golden State Killer” (Assassino do Estado Dourado), fez Michelle, uma jornalista com sede de justiça, esquadrinhar uma caçada ao criminoso por três décadas.
O Assassino do Golden State violentou sexualmente 50 mulheres no norte da Califórnia, depois se mudou para o sul onde assassinou dez pessoas. Desapareceu em 1986 e sua captura não sucedeu por 30 anos.

"Seus assassinatos eram um desfile de detalhes fragmentários que nunca mostravam coerência e nunca paravam de rodar na sua cabeça."

O livro é divido em três partes. Por se tratar de não-ficção, e centrado apenas em um caso, para mim, se tornou uma leitura que oscilou entre o enfadonho e instigante. Enfadonho porque a prolixidade tomava altas proporções. E instigante porque em alguns casos a narrativa me despertava indagações.

Um livro que narra a brutalidade de um homem que ficou escondido por anos, e a busca voraz de uma jornalista, culminou numa obra que tem seus percalços, mas ao mesmo tempo nos solidariza perante às vítimas do assassino do Golden State.
A introdução da Gillian Flyn (autora de Garota Exemplar) foi um dos pontos que considerei positivos na obra, além de uma carta que a própria McNamara escreve ao assassino.
Apesar do livro ser investigativo, conter detalhes de toda a investigação, nele também há gatilhos, se você é sensível ao tema, não considero uma obra adequada.

"No meu caso, os monstros recuam, mas nunca desaparecem. Estão mortos há muito tempo e nascem enquanto escrevo."

rxvenants 09/04/2019

O suspeito, o criminoso, o homem. O responsável.
Eu Terei Sumido Na Escuridão é uma obra prima de uma mulher que teve a busca por justiça como algo intrínseco nela.

Sem dúvidas de que Michelle foi uma grande pessoa e importantíssima para o caso do EAL. Ela dedicou anos para sua investigação e teve a sensibilidade de preservar as vítimas e trazer atenção ao caso do homem com mais de 50 estupros e 10 assassinatos no histórico.

Como Haynes e Jensen disseram eu seu capítulo, a escrita de Michelle é notável. Traz um excesso de fatos e quando o leitor está prestes a ficar fatigado, ela mostra uma revelação que recupera a atenção do mesmo.

Michelle conseguiu, com este livro, trazer noções extremamente técnicas do caso e contar sobre a própria vida ao mesmo tempo. O capítulo dedicado à mãe foi um dos meus favoritos.

Sem duvida uma mulher incrível que merece todo o descanso do mundo agora que uma de suas maiores obsessões tem um nome, um rosto e está atrás das grades.

A única coisa que me faz dar menos de 5 estrelas para esse livro é a densidade dele. Claro que com mais de 60 vítimas, o caso seria extenso, porém não sei se eu li da forma certa.
Talvez se eu não tivesse tentado terminar o livro em alguns dias, e sim lido ao passar dos meses, eu não teria me sentido tão cansada ou impaciente com ele.
Porém, não sei se demorar meses para ler um livro faz o meu estilo.

Eu Terei Sumido Na Escuridão me cansou pela quantidade de nomes e detalhes e quase me levou à uma ressaca literária e embora seja fenomenal, a nota com a falta de uma estrela é algo estritamente pessoal.
Quando um livro me faz passar o olho rápidamente por alguns parágrafos e não achá-los tão importantes, me sinto meio incomodada.

E eu, infelizmente, não consegui não fazer a comparação com Falsa Acusação, de Ken Armstrong e T. Christian Miller, um dos meus livros favoritos e que lida com um caso muito parecido.

Ao final, nada tira o crédito de Michelle McNamara e sua mente poderosa, além das minhas preferências pessoais - que não importam a ninguém além de mim mesma.

P.S.: A introdução de Gillian Flynn é incrível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5