A Página em Chamas

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Camille.Pezzino 25/06/2020

RESENHA #132: QUEIMANDO PLANOS
Nos momentos mais sombrios, em que as soluções necessitam de precisão, encontramos obviedades inerentes, as quais, por vezes, passam-nos despercebidas pela aflição da situação. Assim, cometemos deslizes e erramos julgamentos. Contudo, as revoluções surgem a partir desses pontos na história e as suas mudanças podem ser boas ou ruins – dependendo do ponto de vista.

Numa pegada ainda política, embora um pouco mais pessoal, voltamos ao universo incrível de A Biblioteca Invisível. Esse volume, antes de tudo, devo dizer que não é melhor que o segundo, A Cidade das Máscaras, mas ainda ganha do primeiro – que já é ótimo – em capacidade técnica e desenvolvimento.

Voltamos a esse universo que – como pode ser lido nas outras resenhas da série – me fascinou ao ponto de eu desejar estar em um lugar mágico como esse. O interessante é que nada é estanque, tudo se transforma no decorrer da narrativa de Cogman, inclusive, o cenário.

Quando nos habituamos a um cenário londrino semelhante ao do personagem de Conan Doyle, mas com mágica e zepelins; somos em seguida transportados para uma era tecnológica ou uma era em que o Império Russo dominou absolutamente tudo. Definitivamente, essa é uma das coisas que mais gosto na história em questão: a maleabilidade do universo.

Contudo, há mais ideias encantadoras. A série em si é dedicada aos livros, homenagem a eles, logo, é muito interessante observar como a autora vai construindo as suas ideias a partir da composicionalidade da obra. Como Traugott (2005) diz:

"A seleção do repertório gramatical pode ser consciente ou não. Escritores criativos e oradores tendem a ser altamente conscientes de suas seleções, outros menos. Essas escolhas são relacionadas aos diferentes registros e ao grau de atenção voltado a uma audiência específica, seja individual ou múltipla. Em todos os casos as escolhas são particularmente, em grande medida, correlacionadas com as estratégias pretendidas e a codificação dessa intenção."

Durante a narrativa – não só desse, como dos demais exemplares – podemos observar como a palavra importa; em seguida – no segundo volume – é a própria construção da ficção; dessa vez, Cogman apostou na construção dos personagens e no desenvolvimento de seus arquétipos. Mesmo que Vale, por exemplo, siga padrões comuns a detetives, há características similares e díspares em sua composição. O mesmo se dá aos outros personagens e, ainda que essa seja a ênfase nesse volume, não perde o foco dos demais tópicos: a construção da ficção permanece, mas de maneira branda; a palavra continua tendo muito espaço através da Linguagem.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-132-queimando-planos/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-132-queimando-planos/

Luiza Helena (@balaiodebabados) 07/04/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
A Página em Chamas começa já de forma eletrizante, mostrando o que podemos esperar desse terceiro volume. E prometeu o que cumpriu.

Acho que já está ficando chato eu comentar toda vez o quanto admiro Irene. Ela tem um grande senso de lealdade, tanto para com a Biblioteca quanto em relação aos seus amigos. Além de ser bastante corajosa e sensata, ela sempre consegue manter a calma e a concentração, mesmo em momentos de puro desespero.

Um ponto que mais gosto na protagonista é o fato dela não baixar a cabeça para os homens. Já deu pra perceber que a Londres que ela está residindo atualmente, as mulheres não possuem tanto lugar de fala e muitas são tratadas de forma condescendente. Mas Irene ela se faz ouvir e respeitar, ainda mais por ser a pessoa com maior conhecimento sobre a Biblioteca.

Nesse volume, a Biblioteca está mais uma vez ameaçada por Alberich. Confesso que a falta de citação do vilão em A Cidade das Máscaras foi um ponto negativo, mas aqui isso é compensado. Ficamos sabendo sobre o seu grande plano em relação à Biblioteca e o que isso vai significar para todos que atuam nela. Já da parte da instituição, também vemos como seus superiores estão lidando com toda essa ameaça.

Além do pano de fundo londrino, dessa vez Irene e Kai são mandados para St. Petersburg, a fim de recuperar um livro super raro. Gostei muito como a autora soube conectar essa aparente missão para manter as aparências com a ameaça de Alberich, visto que Irene o confronta no meio de um baile realizado para a imperadora.

Alberich é um vilão um tanto caricato, com seu plano de vingança contra a Biblioteca, mas ele cumpre seu papel. Mesmo não estando sempre presente, sua ameaça está sempre ali rondando. Sua constante obsessão e interesse por Irene é um dos pontos altos e mistério da série. Eu já tenho as minhas teorias e espero que nos próximos livros a autora desenvolva isso.

Quanto aos secundários, já falei o quanto amo a amizade e companheirismo entre Kai e Irene. Sempre fica aquela questão de dúvida se eles algum dia irão se envolver romanticamente, mas o laço que os une é bem profundo. Como a própria Irene reflete e se admira do quanto ela pode contar com Kai para tudo, pelo pouco espaço de tempo que eles estão juntos.

Por conta da sua natureza, Kai em alguns momentos é super protetor em relação a Irene, mesmo ela sendo sua superior. Porém, percebemos que o interesse de Kai em relação à segurança de Irene é bastante genuíno; mesmo que não goste de algumas de suas ideias, em nenhum momento ele tenta obrigá-la ou comandá-la a obedecê-lo.

Além da ameaça de Alberich e essa missão de resgate literário, nossos dois bibliotecários ainda tem de lidar com o fato de alguém está querendo matá-los. Esse detalhe foi um pouco previsível, mas nem por isso deixei de temer por algo pior acontece com os dois.

Um personagem que também se destaca aqui é o detetive Peregrine Vale. Por conta da sua ajuda ao resgatar Kai no livro anterior, ele está sofrendo de uma espécie de infecção do Caos, o que faz com que Irene e Kai temam por sua vida e sanidade. Quando ele deu as caras lá em A Biblioteca Invisível, pensei que ele não seria de muita importância nos outros livros, mas ele se provou um grande amigo e uma ótima fonte de ajuda para Irene e Kai.

Assim como nos livros anteriores, A Página em Chamas termina com um bom gancho para sua continuação. Estou super ansiosa para conferir novas aventuras em A Trama Perdida.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/04/resenha-502-a-pagina-em-chamas.html
pantherinha 29/06/2021minha estante
Não sei se é se quer possível um romance entre Irene e Kai, mas eu tô doida pra ver eles se pegando mesmo que sem romance. Só por se pegar mesmo. hahahahaha

Luiza Helena (@balaiodebabados) 29/06/2021minha estante
Eu shippo os dois de todas as formas possíveis e impossíveis!!!!

Carla.Dornelles 27/03/2020

Uma ótima continuação da saga da bibliotecária Irene!

Fabi | @ps.leitura 19/03/2020

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
“A página em chamas”, terceiro livro da série A Biblioteca Invisível, publicado pela Editora Morro Branco, vai contar como Irene tem a chance de salvar o mundo, mas por onde começar?

*Resenha do terceiro livro da série, SEM SPOILER*

Irene tem padrões profissionais a manter e um deles, definitivamente, não inclui uma fuga precipitada em um prédio em chamas, mas quando a entrada para o centro de operações se recusa abrir, é necessário improvisar e quebrar as regras.

Depois de todos os acontecimentos do segundo livro da série e da fuga de uma França Revolucionária, nossa personagem principal descobre que não é a única enfrentando problemas: todos os mundos estão com mau funcionamento nos portais que levam à Biblioteca, o que ocasionou um verdadeiro caos.

Para que tudo volte a ser como era antes, Irene e Kai precisam resgatar um livro em São Petersburgo, porém, o plano não será simples: um poderoso personagem reaparece e está disposto a destruir tudo o que for preciso para impedir Irene de salvar o mundo.

Irene precisará de todos os recursos para manter-se viva e salvar a biblioteca.

Que saudade de me transportar para a biblioteca!
No primeiro livro da série – a biblioteca invisível –, foi uma leitura boa e bem explicativa, mostrando a realidade dentro da biblioteca e uma realidade alternativa. Já no segundo livro – a cidade das máscaras – toda a aventura começa acontecer, assim como segredos são revelados e colocando a profissão de Irene em risco e o final... arrebatador.

Claro que eu estava muito ansiosa para começar a leitura de “a página em chamas” desde que comprei esse livro na Bienal de São Paulo, em 2018, mas não encontrava o momento certo para lê-lo. Aproveitei a maratona de carnaval que eu e a Lari (@lariteratura) fizemos no nosso @clubepsteratura para me aventurar novamente nessa incrível jornada.

O melhor de tudo é que “a página em chamas” apresenta algumas referências dos livros anteriores. Então se você, assim como eu, acaba esquecendo de alguns detalhes, você não fica perdido durante a leitura (e eu amei isso).

Uma jornada maravilhosa!

Depois de ter ficado sem ar em vivenciar todos os acontecimentos de “a cidade das máscaras”, eu não esperava que este terceiro livro fosse me proporcionar a mesma sensação. Eu me via totalmente presa ao enredo, tentando escapar de todos os problemas junto com a personagem. A autora Genevieve Cogman soube como prender o leitor em cada virar de página.

Neste livro, a autora apresentou mais personagens e como os bibliotecários tentam manter a paz entre os dragões e os feéricos. Isso foi uma surpresa muito grande, pois até então, só havia abordado dos dragões no segundo livro e me deixou totalmente eufórica para descobrir como essa história poderia acabar.

Porém, o ponto alto do livro, é saber dessas realidades alternativas. Na biblioteca, todos são pessoas comuns, vivendo suas vidas e tentando descobrir como salvar o mundo e a si mesmo, mas já em um mundo paralelo, alguns personagens se transformam, assim como existe uma linguagem própria para a biblioteca e isso tudo é maravilhoso.

Ah, a forma como Irene faz o possível e até mesmo o inimaginável para saber a Biblioteca é algo que conquista bastante. Apesar do jeito dela um pouco mais sério, ela é capaz de manter a ordem a luta bastante por sua sobrevivência. É aquela personagem que conquista bastante.

“A página em chamas” foi uma leitura muito boa. Ela é repleta de segredos, mentiras e mistérios.

Apesar de tudo, em alguns momentos tive a sensação de que a narrativa estava um pouco repetitiva. Talvez tenha sido apenas uma impressão, mas como eu disse, foi a sensação que me passou em alguns pontos do livro. Exceto isso, o livro possui um grande desfecho e o final deixou um perfeito gancho para o próximo livro da série – a trama perdida (que eu preciso urgente!).

Então se você é fã de fantasia, seres místicos e mistério você precisa conhecer essa série. Ela vai te transportar para um mundo alternativo e repleto de aventura.

site: https://www.psamoleitura.com/2020/03/resenha-a-pagina-em-chamas.html

Paula 01/03/2020

Final empolgante
O que eu gosto dessa série é que você vai descobrindo sobre o universo aos poucos. Dessa vez deu para entender melhor sobre como funciona a biblioteca e os planos do Alberich.

Gosto muito dos personagens. Sério, adoro os feéricos. Super entendo a Irene em vários momentos desse livro.

Vale tinha me feito raiva no livro anterior, mas nesse curti ele novamente. E Kai tá crescendo bastante.

Caio.Henrique 10/02/2020

Dragões, mistério e grandes revelações
Continuando com esta que é a saga feita para amantes de livros e fantasia, Genevieve Cogman nos mostra mais desse multiverso que a cada volume só fica mais rico e interessante. É perceptível a evolução na escrita da autora, que nos volumes anteriores prejudicava um pouco o desenrolar e ritmo da trama, coisa que não acontece aqui. É ótimo conhecer mais sobre a sociedade dos dragões e bem como ver as consequências de humanos que entram em contato com o caos, aspecto esse que também serve para dar explicação a uma grande dúvida que pairava a obra. Minha única ressalva se dá pelo fato de que certas coisas foram previsíveis demais, e certos rumos tomados não funcionaram muito bem. Entretanto, tudo isso é levemente compensado pelo penúltimo capítulo, que é intenso e emocionante. Aguardo ansioso pelo 4° livro dessa série que só melhora.

Anna Flávia | @bibliotecadaanna 08/01/2020

Sair correndo de um grupo de predadores certamente faria com que acabasse sendo morta. E eu não sou uma presa. Sou uma Bibliotecária.
Livro incrível. Como sempre, a autora nos maravilha com as descrições dos lugares e cenários. Nele, a relação de Irene e Kai está muito melhor e mais forte e os dois agora têm uma amizade incrível e que me arrancou boas risadas. A relação de Vale e Irene também floresce, de um jeito diferente do esperado. Mas o destaque foram as brigas, os confrontos constantes que deram ao livro muita aventura. Esses confrontos tão bem narrados pela autora me deixaram tensa e cada página que eu virava era um "eita" diferente. Várias revelações e dúvidas que me deixaram morrendo de curiosidade e querendo o próximo volume! Mais uma vez, a autora arrasou. Esse livro está de parabéns, haha. Esse livro está mais que recomendado, juntamente com a série.

Anninha 03/01/2020

leitura confusa
não entendi nadinha que a autora escreveu kkkk as palavras se embolavam na minha cabeça.

Laura.42 01/01/2020

Um relance da Biblioteca
Essa série de livros já apresentou o universo dos Fae no livro anterior. Nesse, alguns segredos da própria Biblioteca são revelados. Como funciona essa organização misteriosa? Como é possível estar separada do tempo e do espaço? Será mesmo possível destruí-la?
Eu amei o livro do começo ao fim, assim como continuo amando todos os livros dessa série. Ao mesmo tempo que responde algumas perguntas, levanta muitas outras. Recomendo!

Cassiana Trembulak 14/06/2019

Um alívio / frustração
Ufa! Esse foi o sentimento ao chegar ao fim do livro. Uma daquelas leituras que não rende. Por mais páginas que vc leia parece que não sai do lugar. Diálogos prolixos, descriçoes desnecessarias, um lenga lenga que só ... Enfim um livro chato, sem graça. Não gostei da trilogia. Li porque já havia comprado os 3 livros e o primeiro foi até interessante... Não vou gastar meu dinheiro e perder meu tempo com os outros 2 livros que serão lançados. Para mim esta estória termina aqui.

Sandrics 18/05/2019

Estava super ansiosa para ler o terceiro volume da saga da Bibliotecária Irene. Como o segundo livro acaba em meio a várias perguntas, havia uma necessidade crescente de respostas.

Irene mais uma vez está a serviço da Biblioteca, junto a seu assistente e aprendiz Kai e o amigo detetive Vale. Dessa vez a missão é muito mais importante e perigosa pois a Biblioteca encontra-se em perigo, ameaçada por forças do mal, assim como todos os Bibliotecários e universos.

Eu adoro essa série porém, mais uma vez, a autora pecou com a monotonia do início do livro. Acho completamente desnecessário explicar novamente alguns detalhes sobre a Biblioteca e os mundos, sendo que o leitor de "A página em chamas" muito provavelmente já está acompanhando a série e já conhece os personagens e as particularidades da magia.

Apesar disso, Irene dá um show de girl power, e literalmente taca fogo no parquinho. .
Se você gosta de livros, e gosta de livros de fantasia, essa série é pra você!
Suka 22/05/2019minha estante
Oie, quais são os nomes dos dois primeiros livros

Sandrics 22/05/2019minha estante
Oii, o primeiro é "A Biblioteca Invisível" e o segundo é "A cidade das máscaras"

Suka 23/05/2019minha estante
Obg!

Kauany.Uchoas 07/12/2019minha estante
Eu estou adorando a série e acabei de comprar a página em chamas. Resenha muito útil.
Ademais, tenho sua mesma opinião. Acho desnecessário sempre voltar a assuntos que já sabemos sobre a biblioteca.

Weslei.Silva 25/12/2019minha estante
Eu me lembro de ter visto a autora explicando isso de sempre explicar a biblioteca. Ela usa o formato em que a leitura pode ser feita fora de ordem, o leitor pode pegar o 6 livro sem nunca ter lido nada da série e mesmo assim entender tudo que se passa na história, (exceto referencias a coisas passadas). Mas sim quando você lê em ordem cansa um pouco

Annie - @queriaseralice 06/05/2019

Eu amo essa série
“Por algumas coisas, vale o risco de cair em uma armadilha.”⠀

⚠️ Se você não leu os outros livros da série, cuidado! A resenha poderá conter spoilers. ⚠️⠀

A Cidade das Máscaras terminou de uma forma um tanto perturbadora, me fazendo querer ter a continuação em mãos o quanto antes para saber o que aconteceria com cada personagem que surgiu e/ou ganhou destaque ao longo da série.⠀

Em A Página em Chamas, Irene – uma das minhas personagens favoritas da vida ❤️ – está em uma de suas missões como Bibliotecária quando descobre que algo que ela mais temia está acontecendo. A Biblioteca encontra-se em perigo, e a maior ameaça é alguém que ela confrontou recentemente: Alberich, um ser terrível e com sede de vingança e, muito, mas muito poder.⠀

Ao tentar entrar em contato com Coppelia, sua Bibliotecária sênior, ela descobre que o plano de Alberich é muito mais perigoso e destrutivo do que ela imaginava, colocando todos os Bibliotecários em alerta para possíveis ataques – seja contra os portais de acesso ou contra suas próprias vidas.⠀

Se os primeiros volumes da série foram repletos de cenas impressionantes, estejam preparados para serem surpreendidos a todo momento.⠀

Irene escapa de diversas tentativas de assassinato, envolvendo desde aranhas gigantes (odiei essa parte! 😳) a chamas que nem mesmo a Linguagem é capaz de apagar. Kai se mostra o melhor ajudante que ela poderia ter, (quase) sempre ao seu lado, e o detetive Vale, apesar de infestado pelo Caos, continua sendo extremamente necessário para ela.⠀

Eu realmente desejo que vocês dêem uma chance para essa série fantástica e que eu gosto muito por ser um misto de fantasia, ficção científica, suspense e ação. AMEI e que venha o próximo! 💙⠀

site: https://www.instagram.com/p/Bm9mv7ZF3em/

Vitor 21/01/2019

A página em chamas
A espiã bibliotecária Irene tem padrões profissionais a manter. Padrões que definitivamente não incluem fugas precipitadas de um prédio em chamas. Mas, quando a porta de entrada para seu centro de operações se recusa a abrir, é preciso improvisar. Depois de fugir de uma França Revolucionária montada em um dragão, Irene descobre que não é a única enfrentando sérios problemas: em vários mundos, o mau funcionamento dos portais que levam à Biblioteca criou um verdadeiro caos. Encarregados de uma missão que os levará ao Palácio de Inverno de São Petersburgo, Irene e Kai devem recuperar um livro que os ajudará a restaurar a ordem. Porém seu plano é posto à prova quando o poderoso Alberich reaparece disposto a destruir tudo o que é mais precioso para Irene, com uma proposta: “junte-se a mim ou morra”. Mas o maior perigo pode estar espreitando em algum lugar próximo – alguém que Irene jamais pensaria que pudesse traí-la.

Essa obra é muito superior à segunda da série. O livro é cheio de intrigas políticas, pessoais e sociais. O desenvolvimento da história é muito interessante. Os personagens, acho que por causa da trama que envolve essa narrativa, são muito mais profissionais. A autora consegue prender o leitor de uma forma incrível, fazendo plot twists nos finais de cada capítulo.

Outro ponto importante para ser ressaltado é a criação e o desenvolvimento do mundo e da mitologia. Particularmente, eu gosto muito da mitologia dos Bibliotecários e de como a organização de mundo e missões são feitas, entretanto, nesse livro é REALMENTE surpreendente. As diferenças entre as sociedades, o modo como a realidade se forma é impressionante.

Contudo, a minha única crítica em relação à história é a edição! Ela apresenta alguns erros de ortografia, revisão e alguns até mais graves, como a REPETIÇÃO DE PÁGINAS E CAPÍTULOS. Espero que a editora tenha mais cuidado com os próximos volumes.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/01/2019

A espiã bibliotecária Irene tem padrões profissionais a manter. Padrões que definitivamente não incluem fugas precipitadas de um prédio em chamas. Mas, quando a porta de entrada para seu centro de operações se recusa a abrir, é preciso improvisar. Depois de fugir de uma França Revolucionária montada em um dragão, Irene descobre que não é a única enfrentando sérios problemas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592795368

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6