Variações Enigma

Variações Enigma André Aciman

Resenhas - VARIAÇÕES ENIGMA

belabasouza 12/04/2023

Empurrei a leitura desde 2019. Achei muito parado, você não entende boa parte do livro até chegar nas últimas páginas: onde percebe o que o personagem quis passar.

No final adorei o livro, mas pra quem gosta de algo mais emocionante esse deixa um pouco a desejar, é uma leitura parada e calma.

@vcdisselivros 06/03/2023

De galho em galho
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Desde novo Paul pode ser considerado como alguém de sentimentos intensos, com uma vida amorosa repleta de altos e baixos.

° Ainda jovem, se apaixonou por um homem muito mais velho. Na juventude, acreditou que era traído pela namorada, ao mesmo tempo que se interessava por seu parceiro de tênis. A mulher que sempre encontrou nas festas fim do ano também se torna uma paixão.

° Não importa onde, com quem ou quando, as relações de Paul sempre são caóticas, transitórias e guiadas pela força do desejo.

° No fim, quem será o verdadeiro amor dele? Existe alguém capaz de entender sua psique e permanecer nesse balaio?

POR FIM

Quem leu ?Me chame pelo seu nome? sente que o autor tenta replicar na obra a fórmula que fez sucesso: Paixões proibidas, descobertas, reflexões e um toque a mais. Outro fato é que mesmo de modo indireto, Variações enigma também faz gancho com o antecessor, mas para evitar spoilers, isso é assunto para direct.

Assim como no anterior, André Aciman apresenta diálogos que chegam a ser poéticos, profundos, belos, mas como estamos falando dele, é preciso ressaltar que uma determinada abordagem pode ser problemática!

A partir do momento que temos um Paul de apenas doze anos subindo pelas paredes por alguém que já tem lá seus quarenta, é duvidoso, repulsivo. Acredito que todo mundo já teve um primeiro amor, mas pessoalmente, não consegui ver com bons olhos essa interação sexualizada do garoto com o coroa?

Como o livro é dividido por capítulos ele tem seus altos e baixos, mas chega uma hora que Paul pula tanto de galho em galho que cansa, a sensação que fica é de que ele só quer algo quando não pode ter, então quando ele consegue parte para o próximo.

Por outro lado, isso também pode ser uma crítica do ator ao ser humano, que é egoísta e prioriza os próprios desejos a ponto de seguir com a bagagem da experiência, mas seguir sem olhar para trás.

A verdade é que para aproveitar a leitura é preciso ser paciente, ter uma atenção a mais e saber que se mesmo assim não der certo, seguir em frente.

lelecamposc 24/02/2023

A complexidade das relações humanas
Gostei do livro, de fato é um ótimo exemplo do cubismo na literatura contemporânea. André Aciman narra em primeira pessoa a vida de Paul, mas principalmente suas relações pessoais. Paul é um amante nato, não teme em amar quem aparece em sua vida. De fato, é triste observar que o protagonista nunca se satisfaz 100% com seus relacionamentos, o que se encaixa perfeitamente na modernidade líquida de Zygmunt Bauman. Mas, ao mesmo tempo, percebemos o amadurecimento de Pauly e de seus sentimentos ao longo dos capítulos, algo que é muito bem trabalhado pelo autor. Indico muito para quem é intenso e excêntrico. Também vale ressaltar que é uma obra bem diferente de "Me Chame Pelo Seu Nome", por isso leia com outra mentalidade. Penso que "Variações Enigma" é o irmão mais velho de "Me Chame Pelo Seu Nome".

Kaktus 22/02/2023

Maravilhosamente complicado. Real, humano, perverso.
SEM SPOILER:
Variações Enigma com certeza me surpreendeu muito. Nesse livro vc viaja para a Itália, visita Nova York e ai recebe de presente um protagonista com a mente quebrada e personalidade duvidosa. Eu diria até que o nome desse livro deveria ser "as traições de Paolo" ksksk brincadeiras a parte.
Já havia lido "Me chame pelo seu nome" antes e não comecei essa nova leitura comparando os dois livros; no fim, de qualquer forma, isso me fez descobrir nuances novas nessa obra que não existiam em MCPSN.
Começando pelos plot Twists. Os plots se tornaram comuns em todos os capítulos. Eles tinham o propósito se trazer finalidade e eu realmente gostei, nunca vi o André fazer algo assim; nunca havia um grande plot em Me chame pelo seu nome e isso me surpreendeu.
Como sempre, André Aciman fala especialmente de desejo, como em todas as suas obras. Mas o mais divertido aqui nesse livro é que cada capítulo, por parecerem mais crônicas soltas do decorrer da vida do personagem, traz um sentimento a mais, uma emoção diferente, uma nova loucura de Paolo; e além do mais, trás novas percepções de mundo do personagem que vai envelhecendo conforme dos capítulos se passam.
Algumas pessoas dizem que os últimos capítulos foram se tornando mais chatos. Eu concordo em partes. Acho que na verdade foi o plano do André Aciman: decair a vida do personagem, a tornar rotineira, mostrar que ele está ficando mais velho e que ele não é o mesmo Paolo do primeiro capítulo do livro. Tudo começa amarelo, e de repente vai descendo, decaindo, vem as dúvidas, as obsessões, as manias, as fanfics (ele faz simplesmente fanfic com todos por quem ele se apaixonou) e para mim isso foi brilhante.
Indico o livro por ser um amarrotado de crônicas tão humanas e reais que nos enche de perguntas e nos faz pensar: Paolo está maluco.

COM SPOILER:
O primeiro capítulo é meu preferido. Eu amo verões na Itália, amo casarões, amo essa vibe MCPSN. Nesse primeiro capítulo Paolo se apaixona pelo marceneiro da cidadezinha onde ele passa os verões com a família. Nanni, o marceneiro, não dá bola para ele (obviamente) apensar de começarem a passar momentos juntos por Paolo forçar isso.
Esse capítulo tem uma diferença de Idade muito grande entre os dois (lembrando que eles não se envolvem nem sex'ualmente e nem romanticamente). E sinceramente, gosto do fato do André ter a cara de pau de retratar assuntos que são tabu, que são condenados e não são discutidos ou retratados em livros, porquê como ele fala do desejo humano e as nuances da humanidade sabemos que ele vai usar algo do tipo para deixar tudo mais cru e talvez trazer polêmica: ele quer testar você e saber se você tem mesmo cabeça para pegar tudo que ele escreve e não se limitar ao superficial. Ele quer que vc leia as entrelinhas.
Em Me chame pelo seu nome a diferença de idade era a construção de uma metáfora Naturalista (literatura naturalista). Mas aqui ela é apenas uma simples diferença de idade. Nada tão poético.
Nannie nos é apresentado delicadamente. Paolo está com 12 anos e Nanni é para ele um exemplo a ser seguido. Um modelo. Paolo, muito sozinho e sem amigos (assim como os personagens mais novos do A. Aciman), deseja que Giovanni seja seu amigo, quase que um pai. Ele sente desejo sexual, como nós, seres humanos, sempre sentimos quando nos apaixonamos por alguém independente da idade. Mas ele não percebe, não sabe o que é aquilo ou porquê ele se sente assim, é tudo muito novo para ele e ele não sabe lidar.
Apesar disso, ele vê em Nanni uma oportunidade de proteção. Uma figura paterna; ele confia em Nanni de olhos fechados. Paolo se pega confuso e machucado quando forja momentos com o Nanni, como quando ele achava que Nannie o desejava tanto quanto ele (E amo como o André faz esses jogos de "seria amor? Ou seu psicológico está doente?). O plot twist desse primeiro capítulo é simplesmente inacreditável. Eu quase pulei da cadeira e tive que esperar alguns minutos para me recompor.
O segundo Capítulo, chamado "Entusiasmo de primavera", é uma loucura. Paolo, nosso protagonista, namorando Maud e durante todo o capítulo ele acha que a mulher está o traindo com um colega de trabalho. Ele imagina, cria em sua mente confusa situações em que ela o trai e fica na cara a obsessão que ele tem; não por ela, mas para com a traição. Esse capítulo trás não só desejo, mas trás também dúvidas, fala de desconfiança, amores no ápice de seu fim e bissexualidade não explícita.
Lendo esse capítulo tive a certeza absoluta que nosso personagem não está sadio dos documentos mentais.
Ah, esse terceiro capítulo é divino. É o melhor que temos (para mim) e é deliciosamente perturbado. Paolo se pega apaixonado por Manfred, um companheiro de jogo de tênis. Ele se vê tão imerso em seu desejo por esse homem que parece descrever pele, ossos, músculos e articulações do homem. Esse capítulo, diferente dos outros, é narrado em segunda pessoa, como na série da Netflix 'YOU' (nunca li os livros), e eu achei isso brilhante! É diferente dos outros capítulos do livro e trouxe muito à tona a obsessão. Eu amei de coração esse capítulo, eu amei.
Amor estelar. Esse é o nome desse novo capítulo. Sabe aquele amor orgânico? Aquele que passa anos e anos e ele ainda existe pq é tão verdadeiro que faz questão de não sair de sua cola? O tipo de amor que mesmo não alimentado continua existindo? Eu sei muito bem como é pq eu tenho um amor assim, e por essa razão me identifiquei tanto com esse cap. Chloe, a mulher por quem Paolo é apaixonado, é uma mulher negra e o que mais achei interessante foi a forma como o André especificou a cor da sua pele: "pele cor de hematoma". Achei meio grosseiro, mas falo delicado!? É uma coisa que eu nunca pensaria para descrever uma pele preta arroxeada, cor de açaí, e achei incrível, me prendi a essa parte. Chloe sempre existiu nos capítulos anteriores (menos o primeiro) mesmo que Paolo não tenha falado ela. Ela sempre esteve lá na mente dele e nós nem sabíamos e achei isso fascinante. Foi um capítulo meio chatinho de ler, mas gostei muito do final, gostei muito de como os capítulos começaram a se misturar e a história de Paolo ganhar forma.
Agora chegamos ao último capítulo. Simples, pequeno. Dá para perceber que ele não está no livro para encher linguiça, mas sim para dar um significado ao final. O final é surpreendente, fiquei novamente minutos inteiros pensando sobre o livro e toda a história de paolo e de repente me vi perdida e devastada: como pode um homem ser tão devasso assim? Tão doente, que vida miserável. Ele poderia ter feito escolhas melhores desde o começo de sua vida, mas não fez. Lembrem-se da pobre Claire.

(Desculpe algum erro de português, tenho muitas outras resenhas para fazer kssk)

Jacques 08/02/2023

Giovanni, Maud, Manfred, Chloe, Heidi...
Esse é o terceiro Livro que leio de André Aciman e botei bastante expectativa pois amo "Me Chame Pelo Seu Nome", mas sinceramente, um livro bem maçante que arrastei desde o início.
O livro se trata de vários amores de Paolo que seria nada menos do que um homem que não sabe o que quer, ou melhor, quem quer, cada capítulo conta a história de um desses amores.
Eu sou uma pessoa que gosta muito de romances melosos, desejo e afins, mas confesso que dessa vez me pareceu tudo muito forçado, não foi intenso, foi problemático, obsessão não é saudável e sim, senti que esse livro prega isso, pois em várias situações o Paolo demonstra mais obsessão do que amor de fato.
Também me incomodou a forma que os personagens tratavam seus parceiros com frases do tipo "ele vai sobreviver" ninguém pensou em ninguém além de si mesmo, em relações onde claramente se predominava mais desejo do que Amor de fato, como se as pessoas fossem descartáveis.
Me incomoda também, sendo um jovem pansexual a forma que o livro expõe uma pessoa com a orientação sexual mais fluida como uma pessoa que não sabe o que quer e que está sempre perdido e obcecado por todes, esse é um estereótipo muito problemático para jovens Pansexuais e Bissexuais, que ouvimos o tempo todo que vamos trair com pessoas de outro gênero e afins, nem todos somos assim.
Os pontos positivos desse livro, André Aciman tem uma escrita impecável e a clássica abordagem de pessoas de diferentes idades se relacionarem( nunca menores de idade).
Enfim, não me arrependo de ter lido mas não leria de novo.

Juliano 06/02/2023

Porque esse livro existe?
Sério gente, parece que o autor resolveu ser auto plagiar, tentando repetir o sucesso de " me chame pelo seu nome"... mais que aqui foi apresentado uma obra medíocre,sem alma nenhuma... só gostei do primeiro capítulo, segundo é razoável, agora o terceiro e quarto é uma merda total!! Vou lembrar desse livro, como se fosse uma montanha russa: começa legal, depois dá uma caída daí pro final e só ladeira abaixo!
Decepção total!!!

karine.viana.3762 07/01/2023

Histórias cruas. (De um jeito bom)
Descobri que Aciman é um escritor de conforto pra mim. Sua escrita sempre envolve uma sensualidade, mas sempre com aquele ar de sofrimento de fundo. Não um gratuito como geralmente acontece em romances e me irritam. É o que torna suas histórias mais realistas, mais lgbt inclusive porque ele sempre abarca a bissexualidade. Começo a pensar que gosto de romances gay porque abarca um tipo de amor que não é fácil internamente. Que é preciso enfrentar monstros internos que não existem em romances heterossexuais... me sinto compreendida talvez? Acho que sim (era uma resenha e virou desabafo?).
Aciman tem uma escrita simples e gostosa. Esse livro trás histórias recortadas que se entrelaçam até é a última página. Bonitas, cruéis e cruas.

Aliahtan 05/12/2022

Variações enigma
É o segundo livro do André Aciman que leio e gosto muito da forma de escrita dele, sempre muito sensível e intimista. Gostei muito da ideia geral desse livro e de como os capítulos são distribuídos, mas me incomodou um pouco algumas partes de diálogos e cenas arrastadas que me pareceram desnecessárias e que não acrescentaram muito pra história como um todo.

André Pereira 16/11/2022

Fim fraco
Livro tem início quente e envolvente mas de perde do meio pro fim e entrega um último capítulo frio e bem abaixo dos níveis dos outro? Mas vale a pena a leitura

henrique 25/09/2022

O livro segue a proposta de falar sobre os relacionamentos do protagonista, que são caóticos e marcados pelo desejo.
A escrita é incrível e rica em detalhes, entretando algumas passagens são confusas e não possuem certas explicações para um melhor entendimento.
Ao mesmo tempo, as múltiplas histórias de relacionamentos contadas se sobrepõem e torna-se difícil compreender tudo facilmente.

''Amor che nella mente mi ragiona"

Beazinhah 22/09/2022

a paixão acaba com a nossa sanidade.
gosto muito de como o autor descreve com intimidade os sentimentos. sem tabu e sem medo. a atração pura, os pensamentos sem controle que vem quando estamos apaixonados. isso é delicioso.

Lucas 21/09/2022

Bem menos do que eu esperava
Fui com uma expectativa imensa! Afinal "mcpsn" é um dos meus livros preferidos da vida.. mas MDS! Pra mim esse acaba na primeira parte, que inclusive é a única razão de eu dar 3 estrelas, o primeiro "capítulo" é lindo, muito sensível ainda que provocante, a característica da escrita do autor, mas, depois.. parece que a narrativa desaparece, não existe uma história, não existe desenvolvimento.. é só o personagem criando mil teorias na cabeça ao invés de fazer alguma coisa.. e o pior é que parece que quando resolve, volta pro zero kk.. achei bem entediante, e nem a escrita bonita me prendeu, em alguns momentos, me pareceu que o autor só pensava " como vou mostrar como sou inteligente pros leitores" com um monte de analogias sem sentido e assuntos irrelevantes pra história.. no fim, fiquei com a sensação que o livro todo podia ser só a primeira parte, que foi realmente muito bacana, mas que o restante foi um grande delírio de palavras.. enfim, continuo amando "me chame pelo seu nome" mas não vou ler nada do autor por um bom tempo..
Alice 11/12/2022minha estante
senti a mesma coisa, mcpsn é meu livro favorito atrelado a "me encontre", todo mundo que vi tá na mesma onda, empurrando com a barriga porquê é André Aciman no fim das contas, já tô largando desse livro, decepcionada.

Notorious Bhrenda 19/09/2022

É isso, um beijo da Anitta
Tem toda aquela coisa de sentimentos joviais expostos, bem característicos do André Aciman, mas sinceramente, li como se o Paul fosse um alter ego do Elio de 'Me Chame Pelo Seu Nome', porque penso que não pode ser coincidência o fato de serem extremamente parecidos, e que não por acaso o autor usou frases e palavras intrínsecas, como por exemplo a famosa frase "I remember everything", dentre outras. Eu não fiquei decepcionada porque não tinha expectativa alguma, e no geral ele é bom!

vulnipedro 17/10/2022minha estante
o que o Aciman já fez de ruim??

Maddie 31/10/2022minha estante
O Aciman disse q já se sentiu atraído por pessoas de 14 anos ??