Variações Enigma

Variações Enigma André Aciman

Resenhas - VARIAÇÕES ENIGMA

Victor 03/07/2020

Arrependimentos é a nossa matéria prima
Em Variações Enigma, somos levados em uma viagem na mente e no coração de Paul, através das paixões que ele viveu em sua vida, da adolescência até a meia-idade. O livro parece ser uma leitura irmã de Me Chame Pelo Seu Nome. Em um, temos a demonstração de como um amor de verão marca e molda uma pessoa. No outro, vemos como diversos relacionamentos se sobrepõem e distinguem as diversas fases da vida de uma pessoa, de modo que o protagonista nada mais é que fruto desses diversos amores. Mais uma vez, a prosa de Aciman é perfeita. O cadenciamento dos pensamentos de Paul, que são o bruto do livro, nos faz entrar na mente dele e acreditar que ele é real. Isso torna o livro mais impactante, pois as decepções, remorsos, arrependimentos e paixões não consumadas nos parecem totalmente reais e é como se estivessem acontecendo conosco. Aciman nos faz amar uma pessoa diferente a cada capítulo, para nos introduzir outra paixão no seguinte. É dolorido, é cruel, mas é a vida. Os amores passados não são menos importantes que o atual ou os que virão, mas cada um foi infinito e eterno, no seu modo e à sua época.

David 16/06/2020

Aquele tipo de livro que você não sabe se gostou ou não
André Aciman nos apresenta novamente a sua escrita paradoxal, repleta de emoções que impactam qualquer leitor.
Paul (ou Paolo) acaba sendo um personagem irritante pra mim; ele possui um caráter bem discutível, sua insegurança e paranoias tornam a narrativa repetitiva e dão a impressão de que o personagem não evolui nada do começo até o fim da história. Acredito que isso até tenha sido proposital por parte do autor, porém não acho que tenha sido uma escolha sábia.
Contudo, a escrita poética de Aciman nos atrai a persistir na história até o final. Poucos autores tem o talento de escrever com tanto erotismo sem acabar caindo na vulgaridade. Alem disso, a abordagem da sexualidade dos personagens sem estipular nenhum rótulo acaba por ser revigorante.
O final não poderia ser mais o estilo do autor, sendo que a última frase da última página acabou elevando a minha avaliação da obra toda.

Ana 06/06/2020

É aquele ditado né...
Não gosto de você
não sinto verdade em você
acho você, sim, incoerente
você está onde te convém
em todos os seus jeitos, andados, falas, posicionamentos e etc.

Ainda não acabei, faltam umas 10 ou 9 páginas pra eu terminar, porém movida pela força do ódio vim aqui trazer essa resenha.

Ja começo dizendo que sim o livro é muito bem escrito como os outros do autor, e o modo como ele traz o amor líquido na obra é muito bem feito, PORÉM é extremamente difícil torcer por alguém depois de certo ponto do livro, teve um certo capítulo que eu não conseguia sentir empatia por tal casal, por ninguém na verdade, acho que quem leu sabe, por mais que eles dissessem que não viveriam um sem outro eu simplesmente não consigo acreditar neles. Não tem um personagem que eu possa falar que gosto, que achei interessante, ou até divertido, todos ali são pessoas muito sem graça, talvez com exceção do marceneiro, que vemos no começo, e que parece ter uma história interessante.

Paolo meu filho NÃO TEM COMO TE DEFENDER NÃO TEM. O personagem não evolui, sempre sendo trouxa e isso da raiva, é cansativo, no fim você percebe que ele quer tudo e nunca vai ter nada.

Pris 06/06/2020

Os romances de uma vida.
Ao contrário de "me chame pelo seu nome", variações enigma não mostra a faceta completa de um romance de verão, mostra os romances de toda uma vida desde o início da adolescência de Paolo. Um livro que seduz de maneiras diversas, linguagem, cultura e questionamentos inúmeros sobre amor, e até onde um ser humano comum é capaz de ir por conta disso.
Não é spoiler dizer que os questionamentos machucam a alma e nos tiram da zona de conforto assim como André Aciman fez em me chame pelo seu nome.

Fernando 19/05/2020

Inferno Secreto
Em Variações Enigma, André Aciman nos embarca na mente de Paolo e seus amores - amores não, melhor, obsessões. O protagonista é desenvolvido dentro de sua própria cabeça, e conforme o livro passa, conseguimos entender seus padrões comportamentais. Em contrapartida, ele tem muitas semelhanças com Élio de Me Chame Pelo Seu Nome, tanto na nacionalidade quanto na voz narrativa. Eu não me surpreenderia se alguém me dissesse que o Paolo é um desdobramento da mente do Élio porém mais maduro. Esse ponto me deixou levemente decepcionado, pois me pareceu que o autor não teve capacidade para desenvolver as personagens substancialmente, ambas se tornando uma cópia e colagem da outra.

Mesmo assim, a narrativa é linda. Metáforas, aforismos, hipérboles. Tudo se mistura numa amálgama de palavras juntadas perfeitamente. Não é só uma vez que você vai se deparar com passagens da história e dizer para si mesmo: "nossa, eu já senti isso aqui mas nunca soube como transformar em palavras."

O livro é dividido em cinco partes, cada uma tratando de uma das obsessões de Paolo em diferentes pontos de sua vida: o primeiro amor, o amor estelar... tudo entre o começo e o fim. É muito gostoso acompanhar como essas partes se entrelaçam, as linhas temporais se interpelando e recomeçando em outra parte. Nesse quesito o escritor conseguiu servir tudo que eu esperava.

Pra mim, Variações Enigma foi uma experiência de leitura muito intensa. Você vê, você lê e você respira esse livro. Você não sabe aonde Paolo termina e você começa e tudo se torna uno. E você não quer que isso pare, você só quer que isso se torne maior. É impossível não se identificar com pelo menos uma das partes e do jeito como elas são postas nas páginas, e insisto em dizer que o André é o escritor dos sentimentos indizíveis. Tudo é muito detalhado, tudo é muito bonito. As referências permeiam essa história inteira, variando da Cultura Clássica até mesmo a uma sutil e quase imperceptível linha fazendo alusão ao jogo de tarô.

Por mais que não tenha sido uma leitura fácil em alguns momentos (principalmente nas últimas 100 páginas), eu me sinto contemplado por ter tido essa experiência. Talvez não seja um livro para se ler até ficar sem ar, ou talvez seja um livro para se ler numa batida do coração - não consegui chegar à uma resposta satisfatória. Arrisco dizer que Variações Enigma já nasceu clássico: essa é a forma como essa história se apresenta pra gente, forte, pouco lúcida, atemporal.

"Você não sabe nada sobre mim. Você me vê. Mas não me enxerga. Todos me veem. Mas ninguém tem a menor ideia da tempestade que se forma dentro de mim. É meu pequeno inferno secreto e privado. Vivo com ele, durmo com ele. Adoro que ninguém saiba. Queria que você soubesse. Às vezes temo que saiba." (pg. 160)

Xandy 16/05/2020

Quando eu comecei esse livro, não achei que ele fosse mexer tanto comigo... Porém foi o que rolou.

Durante a história acabamos por questionar como conduzimos nossa vida afetiva a partir das histórias de Paolo, o personagem principal. É muito fácil se ver e julgar as atitudes do personagem, já que elas são tão reais, que chegam a ser palpáveis.

Um livro que vale muito apenas, especialmente para quem fica pulando de um relacionamento para outro.

Vick 18/04/2020

Nada acontece, Sicília.
Um livro bonito na escrita, mas que não fala de nada além dos relacionamentos fadados ao fracasso de um homem gay mais ou menos no armário. O começo parecia promissor, mas depois foi ficando progressivamente mais e mais sem graça. É como conversar por horas com aquele amigo dramático que conta coisas simples como grandes epopéias sentimentais.

EuGabes 11/04/2020

Variações do amor
Andre Aciman mais uma vez mostra que sabe falar sobre sentimentos e principalmente sobre desejo e amor, variações enigmas não foge de nada do que o autor já publicou anteriormente, acompanhamos aqui a vida de Paul e todas as suas variações amorosas, com homens ou mulheres o autor expõe de maneira crua a ao meu ver muito humana nossos desejos em relação ao outro, ao corpo ou a mente, Paul vai vivendo e tentando se entender se apaixonando por diversos corpos durante sua vida, entre muitas decepções amorosas e traições. O livro é basicamente isso, Paul e todos os seus amores, e sua dificuldade em achar alguém que realmente ?fique?, entre muitas cenas bonitas de desejo e proclamações de eu te amo, o que faltou foi Paul procurar um psicólogo e tentar sair da roda de paixões e decepções na qual ele se enfiou hahahahahha o livro em si é ótimo, mas achei um pouco maçante em certas partes, porém ninguém pode negar que Aciman sabe escrever sobre a atração física como ninguém.

rodrigues.thiago25 05/03/2020

"O passado pode ser ou não um país estrangeiro. Pode se transformar ou permanecer o mesmo, mas sua capital sempre vai ser o Arrependimento, e o que flui ao longo dela é um canal de desejos não concretizados que correm em direção a um arquipélago de pequenas possibilidades que nunca aconteceram de verdade, mas não são irreais por não terem acontecido."

Confesso que quando terminei a leitura de "Variações Enigma" eu fiz a linha "não sou capaz de opinar" e precisei de um tempo para digerir tudo e concatenar as ideias, no fundo obras assim que valem a pena.
No livro acompanhamos as variações na vida de Paul (Paollo). Depois de maduro ele retorna à casa onde passava os verões durante a infância e relembra o primeiro amor e a relação conturbada com a mãe. Em cinco partes, que funcionam de forma independentes, acompanhamos as relações que ele tenta construir ao longo dos anos.
Em resumo, Paul fica preso em um ciclo de insatisfações amorosas, em relações superficiais e fluídas na tentativa de suprir deficiências emocionais, que foram iniciadas na infância. Em vários momentos é difícil ter empatia pelo personagem. Na tentativa de sanar essas deficiências ele se joga em "paixonites" sem se importar muito, ou quase nada, com os sentimentos das pessoas. Responsabilidade emocional tá aí pra isso, né, mores.
O autor bebe da fonte da sua obra mais famosa, "Me Chame Pelo Seu Nome", em alguns aspectos encontramos semelhanças, mas podemos dizer que "Variações" é mais complexo e maduro, tendo em vista que acompanhamos o envelhecimento do personagem e essas mudanças de visão que ele tem ao longo da vida.
Mais uma vez André Aciman traz toda a capacidade dele de escrever belos textos, com uma sensibilidade ímpar, e todas as características do autor: fluxo de pensamento, poesia e erotismo.
É uma obra que desperta sentimentos contraditórios, a conclusão te dá o murro no estômago final e te deixa pensativo. Mas quem gostou de "Me Chame Pelo Seu Nome" tem grandes chances de também gostar desse livro.

Ezeq 01/01/2020

Profundamente vazio
3 estrelas pelas primeiras 100 páginas. Depois disso, pra mim, a história seguiu um rumo sem graça, quase forçado e sem sentido. O André Aciman tem a habilidade de fazer qualquer coisinha boba virar poesia, e aqui me parece que ele exagerou disso de um jeito aleatório demais, repetitivo.
Yuri364 13/01/2020minha estante
Concordo!

bobbie 02/12/2019

Das diferentes maneiras de se fugir do amor
André Aciman escreve com calma. Uma calma de quem trabalha as palavras, os sentimentos, os efeitos. Aciman faz poesia em forma de prosa. Aciman fala do amor que vivemos e deixamos de viver e trabalha a sexualidade humana sem pedir desculpas a nenhum sentimento hipócrita de quem esteja lendo. Aqui somos apresentados a diferentes momentos da vida de Paolo, que, já adulto, conta ao leitor as diferentes ocasiões em que fugiu do amor. Sim, ele passa a vida fugindo amor, seja porque é um menino de doze anos que se apaixona por um homem de quase trinta e tem medo do que a revelação do seu amor pode trazer, seja porque não sabe se o desconhecido que joga tênis próximo a ele na mesma quadra no Central Park receberá bem a sua revelação, seja porque a amiga de faculdade e ele têm medo que pode existir entre os encontros a cada quatro anos depois de terem se formado, que é quando - e unicamente quando - se permitem deixar fluir a paixão que existe entre eles, seja porque não sabe, e tem medo de descobrir, o que é se aventurar e finalmente beber do vinho da vida quando, no final do romance, inverte os papéis do começo de sua vida e se vê apaixonado por uma jovem muito mais nova do que ele. Aciman passeia magistralmente pelo coração humano e rasga suas emoções sem medo de chocar. Ele nos leva para um passeio aos recônditos dos nossos corações, explorando nossos medos de amar e nos deleitar do melhor que a vida pode nos oferecer, além de mostrar que, se já sofremos o suficiente sendo hétero ou homo, imagina quando nossas possibilidades duplicam ao sermos bi. Só leia.

Ally 22/11/2019

É intenso, mas não me convenceu.
Apesar de amar a escrita de Aciman e a forma como ele domina as palavras para que nos envolvam logo nas primeiras páginas do livro, Variações Enigma não me convenceu por vários motivos.

A inconsistência e imaturidade de Paul quase me fizeram largar a leitura. Se passaram capítulos e mais capítulos, anos e mais anos, e não houve uma mudança clara, nenhuma evolução dele como pessoa ou em relação a forma como lida com seus relacionamentos. Se compararmos o Paul do início do livro, com doze anos, com o Paul das últimas páginas, já um homem vivido, vemos que ainda há a confusão de sentimentos, de sensações, os medos, os receios, as dúvidas. Nada muda. Não acompanhamos o crescimento nem amadurecimento do personagem, porque ele simplesmente não cresce. Não emocionalmente, pelo menos.

Uma leitura razoável que provavelmente será esquecida rapidamente, pois não foi marcante ou impactante em nenhum aspecto. Agora é passar adiante e encontrar algo realmente bom para ler.

Raul 09/11/2019

Não foi dessa vez.
O André Aciman é um ótimo escritor, mas esse livro não tem como defender. O personagem principal se chama Paul e vamos acompanhando ele e suas relações ao longo de sua vida.

O problema é que o Paul é um personagem chato, desinteressante, antipático, que não sabe o que quer da vida, e isso é irritante

No outro livro que se chama " Me Chame Pelo Seu Nome" Aciman fez com que eu entrasse numa crise existencial que durou meses, e me fez processar sentimentos que estava ignorando. Com essa nova história o maior sentimento que tive foi Tédio.

Vamos ver se o próximo livro, que é sobre o Élio e o Oliver, será melhor.
Iris 11/11/2019minha estante
Caraca. Nunca vi uma resenha tão sincera! Kkkkk Esse livro não vai pra minha lista ?

Raul 12/11/2019minha estante
Nao coloca na sua lista mesmo. Eu deveria ter lido as resenhas antes de comprar esse livro, mas agora já foi rs.

Iris 13/11/2019minha estante
Pode deixar kkkk

Jefferson Vianna 29/10/2019

Não é um livro de todo ruim, mas faltou...
Sou fã de André Aciman desde a leitura de “Me chame pelo seu nome”, um livro muito poético e que marcou de forma positiva a minha primeira experiência com o autor. Hoje finalizo a leitura de “Variações Enigma”, um livro também poético e que me despertou inúmeros sentimentos. O livro é composto por cinco contos: “Primeiro amor”, “Entusiasmo de primavera”, “Manfred”, “Amor estelar” e “Abingdon Square”, todos descrevem as conflituosas relações amorosas de Paolo, o protagonista. “Variações Enigma” leva-nos a refletir acerca dos nossos sentimentos, especialmente em relação aos que nos privamos por medo do que vão pensar e/ou dizer. Durante a leitura, mergulhamos nos devaneios de um jovem que vive intensamente os seus sentimentos e que busca constantemente por satisfação emocional e sexual, com homens e mulheres. Confesso que a inconstância nos sentimentos e nas atitudes do protagonista me inquietou um pouco, visto que beira a loucura e a insanidade. Os contos chamam atenção e aguça a curiosidade, a construção literária do autor é provocativa e envolvente, mas preciso admitir: Eu esperava mais! Principalmente em relação ao último conto/final do livro. Não é um livro de todo ruim, mas faltou.

Quotes do livro: “Não sei dizer se a felicidade é real ou inventada.”, “Sou como alguém que nunca saltou do trem, mesmo que já tenha passado da última parada.” e “Tudo o que eu podia fazer era me agarrar aos destroços do que foram meras ilusões.”