Todo Mundo Merece Morrer

Todo Mundo Merece Morrer Clarissa Wolff

Resenhas - Todo Mundo Merece Morrer

Mitty 24/04/2021

Todo Mundo Merece ler algo melhor
Peguei esse livro por ser curtinho e envolver um crime, coisa que eu tô na vibe atualmente. Assistindo vídeos no YouTube de crimes reais e coisa e tal. Era apenas isso que eu sabia sobre o livro: ocorre um assassinato dentro do metrô e se passa em São Paulo.

Vou começar dizendo o que eu gostei, já que foi tão pouco: todos os 13 personagens que estavam no metrô no atentado possuem um capítulo próprio e a escrita de cada personagem é diferente, dando para cada um uma voz diferente e inconfundível. Foi muito legal a troca de primeira e terceira e até segunda pessoa entre os capítulos.

E é isso, acabou os elogios que posso oferecer para esse livro. Deixando de lado sobre o final insatisfatório, que é um pecado a parte, o livro simplesmente me joga um personagem mais desprezível que o outro para justificar o título mas falhou e feio em me fazer ter empatia por eles. Unidimensional, todos os protagonistas são estereótipos mal feitos e mal desenvolvidos. São personagens tão ruins e alguns simplesmente violentos e nojentos que acabei o livro com vontade de tomar banho.

Veja bem, não tenho problema com vilões ou anti-heróis, o que me incomodou foi a total falta de substância. Talvez os capítulos deveriam ter sido maiores e o epílogo abordado mais sobre como cada um foi afetado naquele atentado no metrô mas... Enfim. Pelo menos foi um livro curto, de apenas 200 páginas.

CLAUDIA 29/03/2021

Tenso!!
Um livro muito pesado, que tira as máscaras da realidade humana!! Sem floreios simplesmente a realidade cruel do ser humano que geralmente é coberto pelas aparências!! Alerta, se você estiver com o psicológico abalado não leia esse livro pois contem muitos gatilhos!!

Alynne Scott 24/03/2021

é preciso ter estômago
Escolhi esse livro como próxima leitura porque um dos meus objetivos deste ano é ler mais autores nacionais e, como é um livro fino com uma proposta meio mistérios&crimes, achei que fosse ser uma leitura rápida e simples. Que grande engano.

Clarissa me surpreendeu positivamente ao criar narrativas únicas e distintas a cada capítulo. Sempre uma nova pessoa, uma personalidade única, uma nova imersão na história e um novo ódio. O título do livro faz muito jus aos seus personagens.

É um livro pesado. Em muitos capítulos precisei parar e respirar para tentar digerir as situações/falas/comportamentos e, apesar de sair desta leitura sem simpatizar com os personagem, estou amando fervorosamente a escrita de Clarissa.

Diego Cruz 01/03/2021

Que experiência! O livro é bem carregado e me deixou bastante pensativo durante toda a leitura. Leitura fluida e sem enrolações. Recomendo muito!

Gi Salles 23/02/2021

TODO mundo merece morrer
Nunca tinha lido um livro escrito da maneira como este foi, cada capítulo conta a história de um personagem diferente, tudo iniciado por um assassinato no metrô de São Paulo.
A autora nos conta não apenas as histórias do personagem principal "o herói" e do assassino, mas também nos mostra todas as outras personalidades que estavam presentes no metrô naquele momento, e acredite, TODO mundo merece morrer.
O modo de escrever muda a cada capítulo se adequando ao personagem descrito no mesmo, leitura interessante e que te prende.
Só não recomendo aqueles que não gostam do gênero ou que possuem algum tipo de gatilho com assuntos mais sensíveis.

Marcos 13/02/2021

É cruel e injusto, assim como a vida é.
A mensagem que o livro passa é clara como a água, a crueldade humana mora ao lado e é velada na máscara da hipocrisia. Somos apresentados 13 histórias, sendo onze dos passageiros que estavam na hora do ocorrido. O problema está na abordagem, todos são ruins de alguma forma, mesmo sendo poucas páginas acaba se tornando maçante certa parte do livro, pois já esperamos o que aquela pessoa fez de ruim. Não é um livro ruim, é cruel e injusto, assim como a vida é. Onde pessoas ruins são muita das vezes tratadas como inocentes, e pessoas boas são passada a perna. Afinal, todos sabemos que ali, todos mereciam morrer de fato.

Me siga no instagram (sigo de volta): @artificiodaliteratura

Gustavo_tissi 30/01/2021

MEU DEUS
Acho que nunca li um livro tão genial, o jeito da fala de cada personagem, o jeito de agir, você consegue imaginar cada passo e isso é realmente sinistro, fico impressionado de como não li esse livro antes. E não, ele não é muito pesado. Enfim, escritora mais genial pra mim ate agora!

Duda.Siqueira 30/01/2021

Catarse de pólos negativos.
Achei a ideia central do livro genial, porque por meio de inúmeros personagens ela aborda a complexidade do ser humano. As linhas da capa é de fato como a vida se desenrola em um emaranhado de histórias que se encontram diariamente.

Acredito que todos carregamos luz e sombras dentro de nós e que oscilamos em intensidades de acordo com o ambiente e as circunstâncias em que somos inseridos. Mas prefiro acreditar que a luz sobressaia em maior parte, ao contrário do vagão em que a história se desenrola.

Destaque para a linguagem muito simples e cheia de gírias e pela quantidade de personagens com históricos ruins que talvez seja proposital para remeter ao título que diz que "todos devem morrer".

Vale a leitura e suas próprias impressões.

Blue 19/10/2020

É muito automático a gente tomar uma posição e pensar: "Este merecia morrer", eu mesma fiz isso durante grande parte do livro mas quem é que realmente teria o poder de fazer um julgamento tão complexo e delicado? Somos todos ruins ate certo ponto e na grande maioria das vezes há algo externo que pode motivar o lado ruim aparecer.

O livro faz a gente exercitar nossa empatia, nos obriga a fazer uma baita de uma autoanálise e como todo bom livro nos deixa com inumeras duvidas sobre nós mesmos e o que nos cerca. Devo dizer que a frustração é inevitável.

A linguagem nada formal de cada pessoa tentando ser o mais fiel possível à realidade e a forma fragmentada contando cada ponto de vista faz com que o livro seja em teoria muito fácil de ser lido por qualquer pessoa mas na prática... algumas partes são intragáveis de tão tensas e as vezes é necessário parar pra respirar antes de continuar.

Em suma achei esse livro da Clarissa Wolff até bom e necessário, é uma obra em que precisa se afundar sem pré conceitos senão vc pode achar que é tudo inútil e de baixo nível. É preciso lembrar que há um motivo pra ela ter feito certas escolhas na narrativa.

Eu tinha gostado muito do livro quando eu li pela primeira vez e depois folheando eu já não gostei tanto da forma que ela contou a história..... não sei galera, tirem suas próprias conclusões.

Ps: Uma coisa que me deixou um pouco incomodada é o fato de que nem no site e nem no livro havia um aviso sobre os temas pesados abordados na obra. Eles podem ser um gatilho pra muitas pessoas então tomem cuidado :)

Isaque.Torre 27/09/2020

Esperava mais.
Acho que criei muita expectativa em cima dessa história. A atmosfera é bacana e como tudo é bem amarrado, deixa fácil e rápida a leitura.

Becca 21/08/2020

Todo mundo merece morrer
Uma leitura com diferentes possibilidades, que faz o leitor entender o ponto de vista de cada personagem dessa grande narrativa.

helô :) 02/08/2020

Todo mundo merece morrer
NÃO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER ESSE LIVRO!
É INCRÍVELLLLLLL E DE AUTORA NACIONAL, NÉ MORES?

@estantedabrena 02/05/2020

Um assassinato acontece na linha verde do metrô de São Paulo. Um jovem desorientado atira e mata uma pessoa. O que era pra ser um atentado é impedido por outro jovem que se joga sobre o atirador. Várias testemunhas, que seriam vítimas, ficam estarrecidas e amedrontadas com o acontecido. Dentre eles um padre, que chama o socorro. De imediato aquela se torna a notícia mais falada na mídia.

Mas será que um assassinato em massa seria tão ruim assim? O que aquelas pessoas tem em comum? Serão elas, apenas pessoas comuns vencendo mais um dia cansativo de trabalho? A falta delas, seria sentida?

Confesso que comecei ler Todo Mundo Merece Morrer sem muitas expectativas. São muitas as críticas negativas a respeito do livro. Mas posso dizer com propriedade agora, depois da leitura, que entendi totalmente o que Clarissa Wolff escreveu nesse livro curto.

No primeiro capítulo conhecemos um pouco da vida do jovem Lucas, que se tornou o Herói impedindo o atirador. A partir daí já gostei da vibe do livro. Nós capítulos seguintes leremos sobre um pouco da vida das treze pessoas que estavam no vagão. Pessoas odiosas pra dizer no mínimo. Pessoas que fazem coisas absurdas por motivos torpes. Outras pessoas com pensamentos e atitudes mesquinhas. Resumindo para não dar spoiler: todo mundo com sua parte ruim e obscura. Seremos nós então juízes, escolhendo a dedo quem merecia ou não morrer. Além de despertar esses sentimentos em nós a autora apresenta uma leitura crua e sem rodeios. Eu achei a ideia genial. Mudaria sim algumas coisas. Acho que poderia ainda tem sido muito melhor desenvolvida a trama. Mas no geral mexeu muito com minhas emoções. E sim, pode haver gatilhos.

É uma leitura em primeira pessoa, algumas partes, de algumas pessoas escritas de maneira informal. Noutras a autora adentrou na questão do feminismo e assuntos polêmicos como aborto. Acho que não tão nescessário ali, algumas outras partes quase foram maçantes. A parte do ponto de vista do padre por exemplo, foi narrada em forma de versículos biblicos. Mas é um livro rápido, pode ser lido em um dia só.

Siga no Instagram @estantedabrena