Todo Mundo Merece Morrer

Todo Mundo Merece Morrer Clarissa Wolff

Resenhas - Todo Mundo Merece Morrer

Sabrina 07/09/2023

Quanta gente ruim no metrô
Pior que não é impossível tanta gente escr*ta estar num mesmo vagão em São Paulo né (ou em qualquer cidade!).

Li alguém falando que esse livro é feito de pequenos contos e é isso mesmo, neles vamos conhecendo um pouco sobre algumas das pessoas que estavam no vagão quando acontece o atentado que deixa um morto e vamos nos questionando se faz sentido mesmo a afirmação no título de que todo mundo merece morrer. Gosto dessa ideia pois embora não possamos fazer esse julgamento diretamente, a gente sempre pensa mesmo sem querer afinal somos humanos.

É um livro CHEIO de gatilhos pra várias coisas entao é importante avaliar se vale a pena pra você ler ou não.

Cecilia305 17/08/2023

Todo mundo Merece.
Primeiramente, a ambientação do livro é incrível, levando em consideração que conheço são paulo, as descrições de lugares como a Catedral da sé, Oscar freire, Paulista, é muito interessante e fica muito legal de imaginar. Além do metro da linha verde que é quase uma pessoa, como cita o livro ?Paraíso, Liberdade e Consolação?, muito legal pra mim.
Agora sobre o livro, eu o li sem ver nenhuma resenha, então fui descobrindo o livro conforme o lia, e fui criando ódio de alguns personagens, mas isso não é ruim ja que são muito bem escritos, porém são sim fáceis de odiar. Gostei somente de Ivana e achei interessante a história da Marina, apesar dela ser horrível também, como quase todos. A frase ?Nenhuma boa ação passa impune? pode resumir bem a narrativa.

Giovanna1552 21/07/2023

Interessante
Achei uma leitura interessante, porém, não UAU.

Uma leitura super rápida e bem escrita que te deixa horrorizada.

Eu senti falta de um pouco mais de plot twist e conexão entre as histórias.

ltqcoutinho 19/07/2023

Quando ouvi falar sobre o livro pela primeira vez, eu tinha imaginado que seria um mistério em que ao longo dos capítulos entenderíamos que havia sido assassinado, mas a direção que o livro tomou foi diferente. Eu achei interessante a ideia de narrar as histórias das pessoas que estavam no vagão em que ouve o assassinato, gostei muito da escrita da autora, mas algumas histórias não me convenceram muito, e em alguns momentos, achei um pouco chato.

Nalu 24/06/2023

Impressionante
Impressionante como a autora consegue colocar tantos temas importantes e contextualizar a vida de todos de um jeito tão explícito e em menos de duzentas páginas, é o tipo de livro q vai te fazer pensar em todas as questões da engrenagem social.

mmarcela 15/04/2023

Simplesmente brilhante como é colocada a existência de mil e uma pessoas que têm o caminho ligado num mesmo lugar.
Boa parte dessa gente é vacilona, então dá um ar de ódio ao ler sobre alguns ou boa parte dos indivíduos.

***Alerta de gatilho: importante lembrar que tem situações e/ou conteúdo sensível

ekatherinah 01/04/2023

Bom para quem não costuma pensar por esse ângulo
é um livro que vale a leitura. Eu já sabia para onde a história iria e antes de chegar na metade eu já tinha enjoado ? faltavam mais sete histórias que, apesar de diferentes entre si de alguma forma, proporiam a mesma reflexão ao final. Acabou não me conquistando no geral já que é um pouco monocromático, acho que teria enriquecido mais se houvesse mais complexidade moral nas histórias, se me sentisse mais em encruzilhadas que me fizessem pensar "mds, o que se faz nesse caso...?". Também não acho que o degradê de casos em relação a piores e menos piores foi tão variado.

ainda assim recomendo a leitura, porque promove muitas reflexões e elas agregam (se você já não as faz de costume).

nobreganaama 28/03/2023

Intrigante
Esse livrou mexeu com meu ódio rsrs

A cada história contada eu queria que o personagem morresse.

Tem alguns gatilhos, é um livro pesado.

Anj_257 24/03/2023

Tudo mundo merece morrer  ?
"- Quem merece morrer? -A voz dele é abafada.
-Todo mundo- ela responde de longe."

A premissa do livro é interessante, gostei como cada capítulo mostra uma história diferente e desenvolvida, mas o último não teve essa segunda característica, faltando com o clímax dos outros capítulos.
A vilã, em comparação a todos os outros personagens, teve um tempo muito curto para seu desenvolvimento, por isso o final ficou vago.
Deixou de explorar algo que seria fundamental para o livro: o centro da situação toda. Não digo isso criticando os motivos da vilã, mas sim a forma que foi mostrado.

Raquel.Cassia 21/02/2023

Sinopse: acontece um assassinato no metrô e cada capítulo conta a história das pessoas que estavam presentes.
Entendi que a autora queria mostrar o lado ruim das pessoas em cada capítulo, mas pra mim parecia que eu estava no twitter de tanta lacração que tinha.

Rafaela 01/02/2023

Fraco!
O título e o início do livro me deixaram instigada, porém o desenvolvimento foi fraco. Ao terminar de contar as histórias de quem estava no vagão, achei que iria haver algum clímax, mas nada disso, apenas acabou, sem sentido. Não tem exatamente uma história com começo, meio e fim.

Camiele 30/01/2023

Adorei o livro, achei super criativo, cada capítulo ter diferentes personagens que no final estão na mesma situação, magnífico, gostei bastante, mas o final achei meio sem graça, esperava mais.