Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

yaramacchado 30/04/2024

Guardado no coração ?
Apenas a história de um sujeito de alta sociedade que não alcançou a celebridade do emplasto, não foi ministro, não foi califa, não conheceu o casamento, nunca comprou o pão com o suor do seu rosto, não sofreu com as perdas, e mais: não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.

Mateus 29/04/2024

Um clássico é um clássico
Eu me surpreendi, não achei que ia gostar do livro.

No começo as referências e alusões que o livro fazia literalmente eram fora da minha época, mas procurando o contexto era tranquilo de se situar.
E a proposta do livro me conquistou e as aventuras de Brás também.
Entendi o porquê de ser um clássico aclamado até hoje.

André 29/04/2024

Marcante
Leitura apetitosa e interessantíssima. Infelizmente demorei muito para conseguir ler as obras de Machado de Assis; havia tentado outras vezes, com Dom Casmurro, mas nunca conseguia concluir, achava a leitura um tanto enfadonha. Hoje, entendo que não estava pronto para ingressar nos mundos de Assis, me faltava maturidade.
Quanto a história, gostei muito do enredo, mais que o de Dom Casmurro; achei Brás Cubas mais "detestável" que Bentinho. Pode parecer uma crítica, mas não; o desgosto em relação a tais personagens fizeram-me gostar ainda mais dos respectivos livros.
Não estou comparando as obras; não intencionalmente, ao menos; minha pontuação se deu por tê-las lido em sequência. Enfim, recomendo demais!

LKkk 29/04/2024

É bom mas é muito complicado de ler, tem muitas citações e referências a várias coisas antigas, a vida do personagem é meio sem graça, os personagens são confusos, vivia confundindo eles, eu quase desiste na metade de tão monótono que estava, mas ele é uma pérola da literatura brasileira, por mais difícil que foi a leitura pra mim

Franciele 28/04/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Imagine que você morreu e pudesse contar as aventuras e desventuras da sua vida. Bizarro? Não para Brás Cubas, que faz exatamente isso neste livro, nos conduzindo em uma jornada inusitada.
Após sua morte, Brás Cubas decide escrever suas memórias, o que já indica ao leitor que não se trata de um livro comum. Através de uma narrativa sincera e um humor ácido, ele nos conta episódios da sua vida amorosa - desde o efêmero encanto por Marcela até a paixão avassaladora e proibida por Virgília. As suas desventuras também ganham destaque, como a invenção do emplastro Brás Cubas, que de acordo com ele, deveria curar todas as melancolias humanas. Uma invenção que prometia muito, mas que, ironicamente, não passou de um grande fiasco.
O livro é uma crítica social afiada, disfarçada de autobiografia fantástica. Machado de Assis usa a voz de Brás Cubas para apontar as hipocrisias da sociedade do século XIX, um espelho que reflete, com desconfortável precisão, as situações de nosso próprio tempo.
Em essência, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” é uma obra que mistura humor, sarcasmo e melancolia, mostrando que, mesmo depois de morto, Brás Cubas nos ensina que a vida, mesmo com seus altos e baixos, merece ser contada — e recontada — com todas as suas cores.

leitora_surtada 27/04/2024

Memórias Póstumas
Antes de começar gostaria de dizer que, apesar do Machado de Assis ser o Machado de Assis, não sou obrigada a gostar de todas obras dele, assim como não sou obrigada a gostar dos livros de outros autores.

O começo e o fim (em especial a parte do Humanitismo do Quincas Borba) foram extremamente enfadonhos. Eu não estava aguentando mais e só queria que acabasse logo; uma experiência horrorosa. Acho que o realismo não combina mesmo comigo e os 1001 detalhes e referências do Machado não contribuíram. Ao menos os capítulos "vazios" me davam uma folga no meio da leitura.

Se não fosse pela escola, teria abandonado (até porque não costumo continuar lendo algo que não me interessa, qualquer que seja o livro), demorei quase um mês para terminar. Sério.

Espero não pegar uma ressaca literária e com certeza não pretendo ler novamente.

laisrenata03 25/04/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas
"Talvez espante ao leitor a franqueza com que lhe exponho e realço a minha mediocridade; advirta que a franqueza é a primeira virtude de um defunto."

Memórias Póstumas de Brás Cubas é o primeiro livro de literatura clássica brasileira que leio, não os li no Ensino Médio e resolvi ler agora, e, de forma surpreendente, eu adorei.

O livro se passa no final do século 19, localizando-se no Rio de Janeiro e em Coimbra (principalmente) e trazendo personagens icônicos como Virgília, Quincas Borba, Dona Eusébia, Lobo Neves.

Eu achei que todos os personagens são muito bem desenvolvidos...fiquei interessada na filosofia de Quincas Borba, brava com as decisões de vida de Virgília e, até mesmo, decepcionada com o preconceito contra Eugênia (a mulher coxa, que pesquisando, eu descobri que significa manca).

A história é contada de forma cronológica por Brás Cubas e intercalada pelos seus pensamentos e raciocínios. O livro não nos demonstra nada além do que a vida real de uma pessoa daquele século, ou seja, sem tanta pompa e com uma tonelada de decisões erradas, essas que se tornam ainda mais negativas sob a perspectiva do narrador.

As linguagem rebuscada é um pouco complexa de ser entendida, mas nada impossível. Lendo com atenção e foco na história, torna-se fácil de captar as mensagens.

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."
Trago essa frase pra terminar dizendo, de forma completamente irônica, que: Viva a positividade!

mariaaacan 23/04/2024

contextualizando: é na publicação desta obra que não só inaugura o realismo no brasil, como inicia a etapa mais complexa da obra de machado de assis.
um dos pontos mais interessantes é que é do túmulo, que um "defunto-autor" examina como foi sua vida, com um tom memorialista. em suas divagações, lembra-se de algumas personagens da infância e de outros da sua maturidade.

Querida Leitora 23/04/2024

Uma vida acidamente medíocre
Nunca fui tão fã dos clássicos brasileiros, porém esse de certa forma me prendeu e não por ser uma história super desenvolvida ou surpreendente, mas por ser simplesmente real, o fracasso das tentativas de sucesso, os sentimentos de descontentamento e aceitação, o Bras era um homem medíocre comum, nada heroico, nada complexo, somente humano. A perspectiva da vida dele ao decorrer do livro foi interessante, como leitor você acompanha a construção da pessoa que ele se torna e chega ao fim e também todo cenário social da época foi bem colocado, diria que foi uma leitura interessante.

Catia Gama 23/04/2024

Ah Sr Machado
Ele faz a gente refletir, é ácido e faz as críticas inclusive sobre ele mesmo.
Machado é tão atual, é tão provocativo no pensar!
Um clássico para ser apreciado!

Duda 23/04/2024

Ao primeiro verme...
Intrigante!
Sempre tive interesse em conhecer essa obra, mas fui surpreendida!

É um livro com linguagem rebuscada. Ao mesmo tempo que lida com assuntos conhecidos os reformula.

Possui um relacionamento com o leitor, deixando a par das circunstâncias por mais curiosas que sejam.

Esse é um reflexo social sem anseios ou distinções, mas apenas a verdade nua e crua deixada de legado para a nossa miséria.

Elciane1 23/04/2024

Muito bom o livro , demorei a ler porque a princípio achei uma linguagem meio de época que não estou acostumada . Achei também um pouco monótona ,mas não me impediu de gostar .Mas o difícil mesmo e lembra quantas mulheres o Brás Cubas enrolou.??

DAbora277 22/04/2024

?Ao verme que primeiro roeu??
O melhor livro que já li do Machado de Assis, a gente até esquece que são ?memórias póstumas? e acaba torcendo pelo final feliz dele???

Aylan0 21/04/2024

Obra-prima da literatura brasileira.
"Memórias Póstumas de Brás Cubas" é uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Machado de Assis. Publicado em 1881, o romance é narrado por Brás Cubas após sua morte, proporcionando uma perspectiva única e irônica sobre sua vida e a sociedade da época.
A trama aborda temas como a decadência da aristocracia, críticas sociais e a efemeridade da existência. Machado de Assis utiliza uma narrativa inovadora, explorando o realismo e introduzindo o chamado "estilo machadiano".
A obra nada mais é que uma reflexão profunda e satírica sobre a condição humana, marcando o início do Realismo no Brasil. Uma verdadeira obra de arte da literatura Brasileira!!!

Cristiane 21/04/2024

A vida de Brás Cubas não é nada extraordinária, mas a forma de contar de Machado de Assis nos envolve de um forma que parece ser cheia de ação.