Eu Perdi o Rumo

Eu Perdi o Rumo Gayle Forman

Resenhas - Eu Perdi o Rumo

Emilly 07/12/2020

Pra ler em um dia
Uma leitura rápida !! Aqui vamos ter três pontos de vista cada personagem com seu conflito e tentando lidar com ele , os três vão se esbarrar bem no comecinho do livro é o legal é q toda a história se passar em apenas um dia. Achei a história bem ok nada q tenha me surpreendido tanto ou feito eu não gostar da leitura.

Micha 08/11/2020

Eles se encontraram
Freya é uma cantora e perdeu a voz no meio da gravação so seu álbum. ⁣

Harun é de uma família tradicional muçulmana e gay não assumido, e está prestes a viajar para seu país de origem para eacolher uma esposa. ⁣

Nathanael morava com o pai no meio da floresta e eles formavam uma sociedade de dois mas seu pai se foi. ⁣

Os três perderam o rumo. ⁣
E se encontraram inusitadamente num acidente que os uniu em um dia de muitas descobertas, confissões, incertezas, medos e amor. Muito amor que fez surgir uma amizade inesperada.⁣

Livro delicioso de ler (no início achei confuso, mas logo peguei a manha), fala de relações familiares complicadas, amor, amizade e enfrentar os problemas. Não dá vontade de parar de ler até ver o desfecho. Adorei!⁣

site: https://www.instagram.com/estantedamicha/

roseli medeiros 24/10/2020

Encontro de almas
Tudo acontece em um dia, mas tão profundo!! coisas que vc nunca diz a pessoas que estão na sua vida toda,mas que de repente encontra na rua e se abre totalmente, o livro acaba com vontade de quero mais!!

Aione 08/11/2018

Três adolescentes. Três Histórias. A mesma sensação de se estar perdido. Eu Perdi o Rumo, lançamento de Gayle Forman em 2018 publicado no Brasil pela editora Arqueiro, é um retrato sensível de uma das buscas mais importantes que podemos realizar: a busca por nós mesmos.

Freya perdeu a voz em meio às gravações de seu álbum de estreia, colocando em risco tudo o que construiu em relação a sua carreira nos últimos dois anos. Harun não sabe o que fazer após o término com seu namorado, especialmente porque sua família nem imagina — e não pode suspeitar — que ele seja gay. Nathaniel chega a Nova York com o objetivo de colocar seu plano em prática. Até que uma situação inusitada reúne os três, pouco a pouco dando contornos aos rumos que nenhum deles conseguia enxergar com clareza.

Eu Perdi o Rumo se desenrola ao longo de um único dia, no qual o contato entre os protagonistas vai revelando suas histórias passadas e o que os levou até ali. Para isso, a narrativa se constrói ora em terceira pessoa, com uso da técnica do discurso indireto livre que se alterna de acordo com a perspectiva de cada um, ora em primeira pessoa, revelando mais intimamente os detalhes do passado que tanto os assombra.

A escrita de Gayle Forman é de uma sensibilidade ímpar. Justamente por isso, a autora consegue retratar com maestria as angústias dos personagens. Apesar de suas situações serem completamente distintas, os três compartilham medos e vergonhas, culpas e cobranças, perdas e as tentativas de se lidar com elas. E, de maneira habilidosa, a autora vai envolvendo o leitor com uma narrativa fluida, que cativa e nos permite adentrar a intimidade de seus personagens. Também, ela constrói os acontecimentos de forma a guardar segredos que, na hora certa, são revelados causando a real significação de cada uma das jornadas ali descritas.

Acredito que o êxito de Forman esteja na veracidade com que ela descreve personalidades e emoções. As personagens são complexas, tomadas por sentimentos muitas vezes controversos, o que as torna palpáveis. Ainda, fiquei surpresa em como se deu o desfecho de um dos personagens: a escolha representa muito bem como nem tudo na vida acontece da maneira de como desejamos e que alguns caminhos não podem ser revertidos.

Não sei apontar qual dos elementos de Eu Perdi o Rumo mais me cativou. O que sei é que o li em poucas horas, sem sentir vontade de interromper a leitura, e me encantei com as tantas passagens que me tocaram profundamente. Foi um livro que, acima de tudo, me emocionou, especialmente por estar tão ligado às emoções de Freya, Harun e Nathaniel e por abordar temáticas delicadas, como sexualidade, as dificuldades nas relações familiares, transtornos mentais entre outros, com doses certas de drama, romance, representatividade e amizade. Independentemente do quanto as situações externas tenham sido construídas de forma mais superficial ou que tenham parecido em aberto, o que interessa na obra é o construído internamente às personagens. No resumo, Eu Perdi o Rumo se tornou um dos meus títulos favoritos da autora e uma das minhas melhores leituras de 2018.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2018/11/08/resenha-eu-perdi-o-rumo-gayle-forman/

julinha_wtf 10/04/2022

Ainda tentando entender...
Confesso que ainda estou um pouco perdida, de como tudo aconteceu na rapidez.
a escrita entre presente-passado me agrada muito, e caiu muito bem nesse livro, mas acho que Gayle correu demais nesse livro, ficou meio bagunçado em algumas partes.
o final foi beeeem sem graça, visto que o Nathaniel teve todo um desenvolvimento pra no final acontecer aquilo e ficar ????????
o Harun INSUPORTAVÉL DEMAIS tudo era sobre ele, independente de qualquer coisa era sobre ele e o James
Freya pra mim foi a melhor do livro, apesar de não saber o que acontece com ela no final.
Enfim, um livro bom mas não recomendo ler com muita expectativa, eu li pois ja tinha lido "se eu ficar" e tinha gostado muito.
mas confesso que fiquei meio desapontada.

feitadehistorias_ 06/10/2020

Eu perdi o rumo...
#CORRIDADASPAGINAS

O livro conta a história em paralelo de três pessoas, cada um delas perdeu algo.
Freya uma cantora classificada como subcelebridade acaba de perder a voz nas gravações do seu primeiro álbum; Harun perdeu o amor da sua vida por culpa de medo de julgamentos preconceituosos; Nathaniel perdeu a sua casa (nao só no sentido material da palavra).

Por uma ironia do acaso, esses três acabam se esbarrando e passando o dia juntos, descobrindo sobre a vida um do outro e alguns compartilhando sua perda eventualmente. Mas o que nenhum dos três sabiam é que talvez esse encontro pudesse ser mais do que apenas um acaso sem significado.

O livro intercala entre o passado que levaram os nossos três personagems aquele lugar e o presente momento onde eles se encontram juntos. A narração é feita em terceira pessoa porém para a mente de cada um dos nossos personagens temos um narrador diferente.

"Eu perdi minha voz.
Eu perdi meu amor.
Eu perdi minha casa.
Eu perdi o rumo."

Comentarios:

Estou destruída, caçando meus restos em algum lugar depois desse livro, Gayle segue perfeita em sua escrita e nos levando nos mais fundos sentimentos de uma forma graciosa e dolorida ao mesmo tempo. Claramente se tornou um dos meus favoritos da autora.

livros do jose 30/06/2022

Leitura gostosa
Resenha: EU PERDI O RUMO

?Freya é uma menina jovem, muita apegada ao pai. Seu pai após terminar com sua mãe, vai embora de casa. Ele sempre cantava uma música pra ela. Freya e sua irmã resolvem gravar essa música e postar na internet. A música se torna um viral e com isso, Freya se torna famosa. Mas um certo dia, Freya simplesmente perde a voz nos estúdios e ela não consegue mais cantar nenhuma música. Ela então resolve sair de casa e passear no parque e ter um momento só pra ela.

?Harun é um jovem apaixonado por outro garoto, mas sua família do Paquistão arruma um casamento forçado com outra menina. Harun parte em busca e foge atrás do seu grande amor.

?Natanhiel está de turismo em Nova York, ou seja, fazendo um mochilao. Em um plano desesperado e nada a perder.

?Um acidente inesperado reúne esses três jovens estranhos que não se conhecem, e aos poucos os três vão revelando um pouco de suas histórias e com isso uma grande amizade e vão entender que para superar as perdas de suas vidas, um precisa ajudar ao outro.

?Um livro contado em três pontos de vista, no qual cada capítulo revela um pouco da vida de cada personagem. Muitas aventuras, histórias lindas e incentivadora de cada um dos protagonistas. Gayle consegue prender uma jovem numa linda história. Amei demais esse livro ????

Avaliação 5?

#bookstagram #livros #lovebooks #books #leia #morning

Maressa 01/07/2022

novo livro conforto
Esse livro me prendeu de uma forma totalmente insana e com certeza se tornou um dos meus livros conforto.

Tem uma escrita perfeita e muito fluída, alterando a narrativa entre os três protagonistas a história não tem espaço pra momentos de tédio.

Os personagens passam por conflitos individuais, mas de alguma forma eles se encontram por acaso, e juntos mesmo sem saber, ajudam um ao outro.

Esse livro é um grito de que você não está sozinho.

A história em si não te dá um final concreto mas foi o suficiente pra mim, fiquei muito feliz por ter descoberto esse livro.

?Portar a perda de alguém é ser o guardião de seu amor. Compartilhar a própria perda com alguém é uma forma de dar o próprio amor?.
manuella.rosasilva 11/07/2022minha estante
Adorei tua resenha!! Combina com o que eu pensei também

Maressa 01/10/2022minha estante
Fico feliizz, esse livro realmente me prendeu!

Raquel.Campos 11/11/2020

Um livro sobre se importar com o outro
Eu tenho múltiplas personalidades que brigam entre si, elas são muito diferentes e as opiniões divergem bastante, o que me faz viver em um constante caos interno lutando contra mim mesma. O livro "Eu perdi o rumo" chamou a atenção de uma das minhas personalidades pelo título, as vezes me sinto tão perdida em relação a minha própria vida que decidi ler esse livro em uma tentativa desesperada de me conectar com algum personagem tão perdido quanto eu.

O livro vai contar um dia na vida de Freya, Natanael e Harun, três estranhos que se conhecem de forma inusitada em Nova York. Os três são pessoas que assim como todos nós, perderam o rumo em algum momento da vida e ao longo desse dia eles vão descobrindo juntos quando e como isso aconteceu. A principal mensagem da obra é empatia, mesmo em situações muito confusas e desesperados por um caminho que nenhum dos três faz ideia de como achar, eles se ajudam.

A autora traz de forma delicada e encantadora um momento de cumplicidade e compaixão entre os três personagens que mesmo estando perdidos, auxiliam um ao outro na procura do próprio rumo, é exatamente na atitude de ajudar alguém quando você também precisa de ajuda que Freya, Natanael e Harun encontram o próprio caminho. Sentir a dor do outro a ponto de lhe fazer um curativo mesmo quando você está sangrando e vai ficar sem gaze para a sua própria ferida. Ou gastar todo seu pouco dinheiro mesmo estando a dias sem comer nada para comprar sapatos novos para uma garota porque ela está descalça e pode machucar os pés.

É um livro sobre se importar com o outro, algo que infelizmente parece cada dia mais distante no nosso século, as pessoas se tornaram tão individualistas que em certos momentos são incapazes de visualizar um problema além do próprio umbigo. Não é um livro perfeito, mas é um livro que conseguiu algo que poucas obras conseguiram em relação a mim: Convergir as opiniões de todas as minhas personalidades, tem algumas versões minhas que eu acreditava ser impossível em algum momento se envolver por uma história assim, porém, depois de muitos anos, todas as "Raquels" sentaram, leram e refletiram juntas sobre algo em comum. Obrigada Gayle Forman!

Yasmin 07/07/2021

Eu perdi o rumo
É um livro que se passa em único dia e com 3 personagens principais vivendo diferentes situações e lidando com sentimentos e emoções um tanto quanto difíceis.

Cada um com sua vida e com o seu drama, até que eles se encontram em um parque e perceberam que no final eles se pareciam até nos detalhes.

Juntos somaram força, igualdade, amor e confiança, mesmo eles passando menos de 24 horas juntos.

Eles lidaram com seus problemas pessoais unidos, um apoiando o outro para perceberem que talvez achar o rumo não depende só de nós e de nossas forças, mas ache o rumo com ajuda e empatia do próximo.

Leti 14/07/2022

Infelizmente esse livro não foi, para mim, como os outros livros da Gayle. Achei toda a narrativa e os plot twists muito forçados, não consegui me identificar com nenhum dos personagens