O Quebra-Nozes

E. T. A. Hoffmann

Resenhas - O Quebra-Nozes

Lanny 12/12/2023

Li metade
Como o livro tem a mesma história em duas versões, li apenas uma e se der vontade ano que vem leio a outra.

Rafael 17/01/2023

Eu certamente não fui capaz de compreender a grandiosidade dessa obra. O Quebra-Nozes é um clássico e resolvi aproveitar a época natalina para tirar essa leitura das pendências. Mas sabe quando você esperava algo totalmente diferente pelo tanto que já ouviu falar sobre adaptações? Então… O erro foi meu nesse caso.
Eu fui surpreendido pelos aspectos sombrios e perturbadores que Hoffmann trouxe para esse conto. E foi uma surpresa boa, por sinal. Parece muito um anti conto de fadas.
A versão de Dumas apresenta mais floreios e traz uma certa leveza para chegar ao mesmo ponto que Hoffmann, o qual foi mais direto em seu texto. Mas Dumas certamente pesou a mão em certos floreios e nos diálogos, estejam preparados.
Mesmo assim, vale muito a pena conhecer.

May 06/09/2022

O livro contém duas versões, eu li apenas a original e mais curta. Sempre amei Natal e qualquer coisa que envolva essa data, incluindo livros "natalinos". Resolvi me presentear com esse livro já que eu sempre gostei das adaptações dele (principalmente o da Barbie, não vou mentir). Foi uma leitura fácil e interessante, gostei muito do livro e ainda pretendo ler a segunda versão contida no volume que comprei.

Bárbara Blanc 25/12/2018

Uma gracinha de livro
Esse livro foi o lançamento de setembro da coleção de clássicos da editora Zahar, eu comecei a lê-lo no dia 23 de dezembro e quando eu percebi já tinha lido metade do livro de uma vez só, foi difícil mas eu fiz esforço para parar um pouquinho e terminá-lo somente na véspera de natal, parei no final da versão feita pelo Alexandre Dumas, ainda faltava ler a versão original da história, escrita pelo E.T.A Hoffmann, mas nesse ponto da leitura eu já estava impressionada, que livro lindo, que edição maravilhosa, observando o livro, a arte da capa, a folha de guarda, o modo como as ilustrações foram dispostas no livro, tudo isso já é um presente ao leitor, ao começar eu me deparei com uma tradução tão encantadora, tão linda, tão digna das histórias que estavam sendo contadas, que me fez amar mais ainda essa obra.
Esse livro deixou o meu natal mais especial, é um conto de fadas delicado e singelo, bem do jeito que nós, vivendo no mundo em que vivemos, precisamos ler de vez em quando.
O final dos contos me causou um pouco de estranheza por ter um acontecimento completamente errado nos dias de hoje, mas por mais que a gente não queira, coisas que hoje são chocantes e moralmente erradas, antigamente, na época em que o conto foi escrito, eram consideradas normais.
Jorge 23/07/2020minha estante
Li apenas a versão do Hoffmann. Sou apaixonado.

Vini 13/01/2021

Um conto que surpreende na leitura
Por ser um conto mais infantil, eu não imaginei que ficaria tão apegado à história. Porém, com o decorrer do conto, eu me senti totalmente apegado aos personagens e principalmente ao Quebra Nozes, que nos deixa cativados e angustiados com a narrativa de sua vida.
Em geral, recomendo muuuuuito esse livro - principalmente para quem esteja em uma ressaca literária -, pois vale cada segundo de nossa leitura.

Brenda 27/12/2021

A conto da noz da casca dura é a melhor parte do livro, então acho que vale mais a pena ler o conto solo da editora wish do que esse livro. Esse final é meio difícil de engolir.

ekatherinah 27/12/2022

não li no momento certo
Peguei como leitura coletiva num grupo que participo e coloquei também para concluir o Desafio do Advento. Gostei da história, principalmente a versão do Hoffman que é menos prolixa que a do Dumas então me cansa menos, mas não estou no humor para histórias mais infantis. Não que adultos não consiga se divertir com ela e tals, mas o público alvo são crianças e eu não estou conseguindo abstrair o suficiente para aproveitar a história. Pretendo reler em outro momento.

andrero1898 04/05/2020

Silberhaus ou Stahlbaum?
O Quebra-nozes é um conto infantil que narra as estranhas aventuras protagonizadas pela pequena Marie e seu quebra-nozes. Na edição da Clássicos Zahar, nos é proporcionada duas versões da história: a original, de E.T.A. Hoffmann, e a que acabou eternizando o conto, de Alexandre Dumas.

O ponto alto da edição é - para além da história do Quebra-nozes, que por si só já é encantadora -, sem dúvidas, a possibilidade de verificar como Dumas modifica e desenvolve diversas partes do conto de Hoffmann. Essa é uma característica singular do autor francês, conhecido por sua capacidade de "dar corpo" a ideias que lhe chegavam. Por isso, é válido começar a leitura pela versão de E.T.A.

Podemos ver ao longo da narrativa como Dumas intervém no texto, acrescentando, sobretudo, elementos explicativos. Outra característica que merece ser destacada é o tom adotado pelo autor de Os três mosqueteiros. Não perdemos, em momento algum, a atmosfera na qual alguém conta uma historinha para crianças.

Por fim, cabe ressaltar a apresentação da obra realizada por Priscila Mana Vaz, capaz de nos contextualizar acerca das trajetórias de ambos autores de uma maneira bastante franca e direta.

Karina.Natalino 09/12/2022

Quentinho no coração!
Para mim essa é a melhor fábula de Natal já escrita! Me transportei para minha infância relendo esse clássico! ? E o que dizer dessa edição primorosa da Darkside? Me senti dentro da história com essas ilustrações belíssimas. ?

Gabrielle 12/01/2021

Encantador
Apaixonada por histórias que se ligam ao balé - de alguma maneira - a leitura desse clássico não poderia faltar.

Com uma temática de contos de fadas que agrada crianças e adultos, "O Quebra Nozes" nos apresenta uma história agradável onde o protagonista, o próprio Quebra Nozes guarda o segredos de sua existência e acaba contando com a ajuda de Marie, uma menininha corajosa e capaz de enxergar aquilo que outros podem não ver, a verdadeira essência de alguém, até mesmo se esse alguém for um boneco de mandeira.
Boo 12/01/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso, é um dos melhores contos de Natal que eu já li. ??

Isabelle333 24/01/2023

Magnífico
Além de lindas ilustrações o livro é impresso em capa dura e a gramática é perfeita, amei cada detalhe dele, além da história ser uma fofura e super rapidinha, ótima para sair da ressaca literária. Recomendo muito!

Jack 29/12/2020

Um clássico de natal
Essa é uma história que conheci na infância pelo filme da Barbie. E agora dei uma chamce ao original.
Amei demais. Um livro tocante dobre uma garotinha tentando salvar seu quebra nozes, mas com uma mensagem sobre não se importar com as aparências e dar valor ao que possui.

Laís Maria 02/12/2023

Aaaah... O Quebra-nozes!
O Quebra-Nozes que é inspiração para o balé russo de Tchaikovsky, e também para as animações cinematográficas, nos é apresentado nesta edição que nos permite ler duas versões, a primeira é uma recriação, com acréscimos, feita pelo escritor francês Alexandre Dumas; já na segunda parte do livro, conhecemos a versão original escrita por E.T.A. Hoffmann. Esta história nos permite conhecer o gentil jovem Drosselmeier, vulgo, Quebra-nozes, a egoísta princesa Pirlipat e a doce menina Marie.

Tradicionalmente, na Alemanha, no período natalino, as crianças são presenteadas com quebra-nozes, pois estes são considerados protetores da família e portadores de boa sorte para as casas, e foi isso que aconteceu com Marie e seu irmão Fritz, foram presenteados com um quebra-nozes para os dois. Porém, a menina após insistir para que o quebra-nozes fosse só seu e também cuidá-lo com muito zelo algumas aventuras fantásticas surgem e mesmo que Marie conte a seus pais e alguns parentes que se encontravam em sua casa, ninguém acredita que tenha sido real, chegando a apelidarem a jovem de sonhadora. Porém, o seu padrinho Drosselmeier esconde algo, é enigmático e a menina por vezes o confronta para que admita que sabe que ela não está contando sonhos.

E aí? Curiosos para saberem o desenrolar de tudo isso?

lionreadgram 25/12/2020

A magia do clássico
É véspera de Natal. Marie se encanta, dentre todos os presentes, por um quebra-nozes em formato de boneco. Ela acomoda o novo amigo no armário de brinquedos – mas, à meia-noite, ouve estranhos ruídos: têm uma grande batalha pela frente, sob as ordens do Quebra-Nozes. O livro apresenta a versão clássica e a original dessa mágica história de natal, muito divertida e encantadora.

Vick 28/12/2020

nem todo clássico é bom
quando criança, eu amava a versão da Barbie dessa história, por isso sempre quis ler. na realidade o livro não tem nada a ver com a versão que eu conhecia (nenhum problema até aí), acontece que achei o livro extremamente entediante e enrolado, com excesso de descrições. o fato de ter duas versões da mesma história só piorou a situação, pois as diferenças entre a clássica e a original são mínimas, a sensação era de estar lendo tudo de novo. e o final... nossa, não consigo suportar esse final, é no mínimo agoniante e nojento! como essa situação pode ser tão romantizada, mesmo na época em que foi escrito?
Michela Wakami 17/08/2021minha estante
Concordo plenamente.?