O Quebra-Nozes

E. T. A. Hoffmann

Resenhas - O Quebra-Nozes

Vic 16/04/2020

O Quebra Nozes
Por algum motivo, eu esperava um pouco mais dos contos. Isto talvez se deve por eu adorar o filme da Barbie inspirado no conto e ser apaixonada pelo ballet.
No entanto, a história é muito boa. Entre o conto de Dumas e o de Hoffmann, fico com a versão original. O Dumas trouxe muitas palavras rebuscadas e muitos detalhes, o que pode deixar a leitura cansativa.

Por fim, o final do conto me incomodou um pouco.

Isabelle333 24/01/2023

Magnífico
Além de lindas ilustrações o livro é impresso em capa dura e a gramática é perfeita, amei cada detalhe dele, além da história ser uma fofura e super rapidinha, ótima para sair da ressaca literária. Recomendo muito!

andrero1898 04/05/2020

Silberhaus ou Stahlbaum?
O Quebra-nozes é um conto infantil que narra as estranhas aventuras protagonizadas pela pequena Marie e seu quebra-nozes. Na edição da Clássicos Zahar, nos é proporcionada duas versões da história: a original, de E.T.A. Hoffmann, e a que acabou eternizando o conto, de Alexandre Dumas.

O ponto alto da edição é - para além da história do Quebra-nozes, que por si só já é encantadora -, sem dúvidas, a possibilidade de verificar como Dumas modifica e desenvolve diversas partes do conto de Hoffmann. Essa é uma característica singular do autor francês, conhecido por sua capacidade de "dar corpo" a ideias que lhe chegavam. Por isso, é válido começar a leitura pela versão de E.T.A.

Podemos ver ao longo da narrativa como Dumas intervém no texto, acrescentando, sobretudo, elementos explicativos. Outra característica que merece ser destacada é o tom adotado pelo autor de Os três mosqueteiros. Não perdemos, em momento algum, a atmosfera na qual alguém conta uma historinha para crianças.

Por fim, cabe ressaltar a apresentação da obra realizada por Priscila Mana Vaz, capaz de nos contextualizar acerca das trajetórias de ambos autores de uma maneira bastante franca e direta.

Laís Maria 02/12/2023

Aaaah... O Quebra-nozes!
O Quebra-Nozes que é inspiração para o balé russo de Tchaikovsky, e também para as animações cinematográficas, nos é apresentado nesta edição que nos permite ler duas versões, a primeira é uma recriação, com acréscimos, feita pelo escritor francês Alexandre Dumas; já na segunda parte do livro, conhecemos a versão original escrita por E.T.A. Hoffmann. Esta história nos permite conhecer o gentil jovem Drosselmeier, vulgo, Quebra-nozes, a egoísta princesa Pirlipat e a doce menina Marie.

Tradicionalmente, na Alemanha, no período natalino, as crianças são presenteadas com quebra-nozes, pois estes são considerados protetores da família e portadores de boa sorte para as casas, e foi isso que aconteceu com Marie e seu irmão Fritz, foram presenteados com um quebra-nozes para os dois. Porém, a menina após insistir para que o quebra-nozes fosse só seu e também cuidá-lo com muito zelo algumas aventuras fantásticas surgem e mesmo que Marie conte a seus pais e alguns parentes que se encontravam em sua casa, ninguém acredita que tenha sido real, chegando a apelidarem a jovem de sonhadora. Porém, o seu padrinho Drosselmeier esconde algo, é enigmático e a menina por vezes o confronta para que admita que sabe que ela não está contando sonhos.

E aí? Curiosos para saberem o desenrolar de tudo isso?

lionreadgram 25/12/2020

A magia do clássico
É véspera de Natal. Marie se encanta, dentre todos os presentes, por um quebra-nozes em formato de boneco. Ela acomoda o novo amigo no armário de brinquedos – mas, à meia-noite, ouve estranhos ruídos: têm uma grande batalha pela frente, sob as ordens do Quebra-Nozes. O livro apresenta a versão clássica e a original dessa mágica história de natal, muito divertida e encantadora.

Vick 28/12/2020

nem todo clássico é bom
quando criança, eu amava a versão da Barbie dessa história, por isso sempre quis ler. na realidade o livro não tem nada a ver com a versão que eu conhecia (nenhum problema até aí), acontece que achei o livro extremamente entediante e enrolado, com excesso de descrições. o fato de ter duas versões da mesma história só piorou a situação, pois as diferenças entre a clássica e a original são mínimas, a sensação era de estar lendo tudo de novo. e o final... nossa, não consigo suportar esse final, é no mínimo agoniante e nojento! como essa situação pode ser tão romantizada, mesmo na época em que foi escrito?
Michela Wakami 17/08/2021minha estante
Concordo plenamente.?

Jack 29/12/2020

Um clássico de natal
Essa é uma história que conheci na infância pelo filme da Barbie. E agora dei uma chamce ao original.
Amei demais. Um livro tocante dobre uma garotinha tentando salvar seu quebra nozes, mas com uma mensagem sobre não se importar com as aparências e dar valor ao que possui.

Gabrielle 12/01/2021

Encantador
Apaixonada por histórias que se ligam ao balé - de alguma maneira - a leitura desse clássico não poderia faltar.

Com uma temática de contos de fadas que agrada crianças e adultos, "O Quebra Nozes" nos apresenta uma história agradável onde o protagonista, o próprio Quebra Nozes guarda o segredos de sua existência e acaba contando com a ajuda de Marie, uma menininha corajosa e capaz de enxergar aquilo que outros podem não ver, a verdadeira essência de alguém, até mesmo se esse alguém for um boneco de mandeira.
Boo 12/01/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso, é um dos melhores contos de Natal que eu já li. ??

Vini 13/01/2021

Um conto que surpreende na leitura
Por ser um conto mais infantil, eu não imaginei que ficaria tão apegado à história. Porém, com o decorrer do conto, eu me senti totalmente apegado aos personagens e principalmente ao Quebra Nozes, que nos deixa cativados e angustiados com a narrativa de sua vida.
Em geral, recomendo muuuuuito esse livro - principalmente para quem esteja em uma ressaca literária -, pois vale cada segundo de nossa leitura.

Jorgea 25/12/2021

Conto de Fadas Natalino (e pré-Disney)
Esse livro tem as duas versões da história, ambas muito boas! Viajei com os acontecimentos e lindas paisagens germânicas, nada errado.

Quem achou ruim com certeza não tem o conhecimento dos verdadeiros contos de fadas, como os contados pelos irmãos Grimm, que nada têm de fofinhos e mesmo assim são ótimos. O do livro mesmo é de séculos atrás e é super anacrônico colocar valores de hoje em dia!

Fernanda.Xavier 30/12/2020

Resenha O Quebra-Nozes
VOCÊ CONHECE A MÁGICA HISTÓRIA DO QUEBRA-NOZES?

O Quebra-Nozes é um livro com temática natalina. Escrito por Ernest Theodor Amadeus Hoffmann, foi adaptado em francês por Alexandre Dumas e inspirou o famoso balé de Piotr Ilitch Tchaikovsky.

No natal um prefeito oferece uma festa para seus amigos e os familiares. Marie e Fritz estão ansiosos pelos presentes do exótico padrinho Drosselmeier, um inventor super criativo.

O presente que Marie ganha do padrinho é um Quebra-Nozes que seu irmão danifica e deixa a doce garotinha desolada.

Impressionada, Marie cuida do soldadinho e vê por um momento ele piscar para ela. Acha que foi uma ilusão. O relógio do avô começa a tocar e ela vê o padrinho em cima dele o impedindo de bater.

Vários camundongos saem do assoalho, inclusive seu rei de sete cabeças. A garota assustada, cai e machuca o braço. Imediatamente os brinquedos ganham vida liderados pelo Quebra-Nozes em uma guerra contra os camundongos.

Marie vendo que o Rei dos Camundongos estava prestes a tornar seu Quebra-Nozes prisioneiro, arremessa seu sapato contra ele, em seguida desmaia.

Despertando na manhã seguinte e com medo do padrinho, ela conta aos pais que dizem ser um delírio febril causado pelo ferimento do braço.

O padrinho então trazendo o brinquedo consertado, conta a história da Princesa Pirlipat para a garota. Mas essa fica para outra resenha quem sabe.