Beren e Lúthien

Beren e Lúthien J. R. R. Tolkien

Resenhas -

Nado 23/03/2021

Essa obra póstuma do mestre J.R.R. Tolkien foi escrita originalmente entre os anos de 1916 e 1917, o qual sofreu diversas mudanças ao longo de sua elaboração. Christopher Tolkien, filho do autor, reuniu pela primeira vez cada uma dessas versões, que foram desenvolvidas em épocas diferentes com distintos recursos literários.
---
A trama principal conta a história do mortal Beren, e de Lúthien, uma bela princesa élfica que encanta a todos com suas danças e canções. Beren e Lúthien se apaixonam repentinamente, mas o que eles não esperavam é que o pai dela iria se opor a essa união. Por conta disso, ele dá ao jovem uma tarefa praticamente impossível: roubar uma pedra Silmaril da coroa de Morgoth, um dos maiores seres malignos de todas as obras de Tolkien.
Através de textos, versos e baladas musicais, o leitor imerge no peculiar universo encantando e descritivo de Tolkien, que tem a primazia de provocar a quem está lendo, uma experiência única na narrativa da maior história de amor de sua autoria.
---
Uma grande curiosidade é que o autor se inspirou na vida amorosa dele e de sua esposa, Edith. Eles eram órfãos e se apaixonaram quando Tolkien tinha 16 anos de idade e ela 19 anos. Porém, o tutor dele não concordava com essa relação, uma vez que isso só o distraia de seus deveres acadêmicos. Somente aos 21 anos é que Tolkien pôde finalmente se declarar ao grande amor de sua vida, pedindo a mão dela em casamento. Tolkien escreveu Beren e Lúthien quando voltou da Batalha de Somme, na França, algum tempo depois de casados. O texto faria parte de O Silmarillion, mesmo ele tendo a ideia de um livro exclusivo para a história. No túmulo do casal está escrito Luthien, abaixo de Edith Mary Tolkien, e Beren, abaixo de John Ronald Revel Tolkien.

elisarss 22/07/2021

Não foi pra mim...
Acho que criei expectativas demais, após ler O Silmarillion, de saber a história completa de Beren e Lúthien. Mas depois de ler este livro, cheguei à conclusão de que o essencial está escrito em O Silmarillion e no início deste livro - no Conto de Tinúviel.

Este aqui traz diversas versões da história de Beren e Lúthien, tanto em prosa quanto em poesia. E admito que esse estilo de escrita não me atrai; estava esperando algo completamente diferente.

A história (original) em si é muito boa, mas a diversidade de versões confundiu muito a minha cabeça e acabei lendo muito rápido para acabar logo.

Não é um livro que lerei de novo.

Jules 03/06/2022

Simplesmente genial
É impossível encontrar palavras que consigam descrever a genialidade de Tolkien ao compor a bela (e grande) Balada de Leithian. A leitura é rápida e cativante, é muito interessante ver as diferentes versões criadas pelo autor para a história de Beren e Lúthien. Mais do que 5 estrelas, um favorito!

Wagner 04/06/2020

Feito para fãs
Esse livro é para aqueles que são de fato fãs da obra de Tolkien e desejam saber como foi feito todo o processo de organização, ajustes e construção do conto que é mostrado finalizado no silmarillion.

Provavelmente os que tirarão maior proveito dessa obra são os que já tiveram algum tipo de contato com obras anteriores de Tolkien, com isso ao meu ver é aconselhável que já se tenha conhecimento do conto no Silmarillion.

Beatriz.Thomaz 08/04/2023

Acho que dos livros do tolkien foi o que eu menos curti, nao que seja ruim, mas a questao de ser um conto super curto, que, no livro, é exposto com as varias outras versoes feitas deixou a leitura meio cansativa.

Guilherme.Oliveira 29/04/2022

Mais uma bela obra desenvolvida na maestria de Tolkien.
É lindo ver a inspiração para os protagonistas e como os fragmentos em versos são grandiosos.

Tolkien é gigantesco tal qual sua criação.
Matheus 29/04/2022minha estante
Tô doido pra ler esse

Guilherme.Oliveira 29/04/2022minha estante
Ele tem uma pegada bem diferente! Mas é sensacional também.

Iagne 06/11/2022

Beren e Lúthien (J. R. R. Tolkien).
Legendarium de Tolkien, terceiro livro: 'Beren e Lúthien', cronologicamente falando esse livro ocorre antes de 'Os Filhos de Húrin'.
Nesse Volume a proposta de edição de Christopher foi um pouco diferente, ele decidiu abordar todo o processo de criação do seu Pai, mostrando todas as versões da história, antes dele chegar na versão definitiva, a que consta em o Silmarillion.
Como esse conto foi escrito originalmente como Balada (uma espécie de poema), confesso que não gostei muito, entretanto vale ressaltar o excelente trabalho de Ronald Kyrmse na tradução da Balada (e no geral de toda a Obra de Tolkien), além da excelente edição da Harper Collins ao colocar a versão original da Balada, na página ao lado, facilitando muito para quem assim como eu gosta de ter a versão original dos Poemas para comparação e entender as rimas utilizadas pelo escritor na versão original.
Dito tudo isso, é um excelente livro sobre o trabalho de Tolkien, mas definitivamente não funciona como um livro independente, não aconselho a leitura para quem não conhece o universo de Tolkien, entretanto para quem assim como eu quer se aprofundar nesse universo, por já conhecer 'O Hobbit', 'O Senhor dos Anéis' e 'O Silmarillion' é uma excelente leitura, já que aborda um pouco o processo criativo de Tolkien, principalmente com os ótimos comentários de Christopher.

Clakson 11/09/2022minha estante
Quero reler!! Obra irretocavel!!

rafamassagardi 05/12/2023

"assim como ela eu escolhi, tanto o doce como o amargo"????
A história de Beren e Luthién é uma de minhas prediletas das que compõem o vasto universo do Tolkien, e ver a evolução dela ao longo dos anos é simplesmente encantador!
A atmosfera mágica e etérea; o amor entre um homem mortal e uma elfa imortal; a riqueza da narrativa; a beleza da linguagem (especialmente nos versos da Balada de Leithian); os personagens graciosos e a história mutuamente épica, romântica e deleitante foram alguns dos aspectos que mais me agradaram no livro!
Mas, é importante ressaltar que é essencial ler outras obras do Tolkien antes para compreender essa em especial, com destaque para O Silmarillion!!
brenda1 05/12/2023minha estante
não vejo a hora de ler essa!!

rafamassagardi 06/12/2023minha estante
É um amorzinho?

Lulu Villas 06/12/2023minha estante
quero muito começar a ler tolkien mas tenho tanto livro na frente ?

rafamassagardi 06/12/2023minha estante
O Tolkien é um gênio! Lê alguma coisa dele sim ;)

Edu_Andrade 17/07/2022

Fruto da teimosia de Christopher Tolkien em alinhar os textos deixados por seu pai (Tolkien a reelaborou ao longo dos anos.), o conto de Beren e Lúthien está alinhado com os contos épicos de Tolkien e suas grandes histórias de amor impossível. É bem escrito, no mesmo estilo de Os Filhos de Húrin ou O Senhor dos Anéis. É, portanto, acessível, mas mais adulto que o Hobbit.

São extratos do Quenta Silmarillion, do Quenta Noldorinwa, do Lai de Leithian ou mesmo um extrato do Silmarillion. Aliás, o Lai de Leithian... que leitura difícil! Levei muito tempo para ler este livro porque tive que voltar a ele várias vezes em muitas passagens do Lai. Vale a penas porque o processo criativo é muito interessante de se acompanhar. Ao final da minha leitura, senti que sabia tudo sobre Beren e Lúthien.

Este livro apresenta as diferentes versões de uma das lendas mais importantes de Tolkien: a história de Beren e Lúthien, um príncipe humano e uma princesa élfica vivendo na época da grande guerra contra Morgoth, uma divindade maligna. O pai de Lúthien, recusando-se a ver sua filha se casar com um humano, envia Beren para roubar uma das silmarils, as jóias da coroa de Morgoth, também cobiçada à loucura pelos elfos Noldor. Luthien, usando sua magia, se juntará a Beren em sua busca, também acompanhado por Huan, um grande cão-lobo de origem divina. Juntos, eles terão que superar obstáculos impossíveis e provações trágicas.

Embora seja sobretudo um conjunto de texto com finalidade comparativa e analítica, a história contada é cativante e particularmente bela, sobretudo nas passagens poéticas soberbamente traduzidas. Sentimos neste livro um sopro mitológico que dá muito mais a impressão de ler um épico antigo do que uma história escrita há menos de um século!

É claro que esta publicação de Beren e Lúthien não é inédita porque a história em si já passou por várias edições. O objetivo aqui neste livro (ou mesmo neste ensaio?) é comparar diferentes versões da história de várias coleções e adicionar várias histórias complementares, ou fragmentos. É claro que a coisa toda vai excitar os fãs hardcore de Tolkien mais do que o leitor padrão, já que as diferentes versões da história, os personagens e até os nomes dos heróis e lugares mudaram várias vezes ao longo dos anos. O que faz você ficar um pouco perdido às vezes.

A história principal é o Conto de Tinúviel, do Livro dos Contos Perdidos (mas que também pode ser encontrado de outra forma no Silmarillion ou em O Senhor dos Anéis). É sobre a história de amor entre Beren (um gnomo, que na mente de Tolkien significava uma categoria de elfos, e que se tornará em versões futuras um homem) e uma bela elfa ou fada (meia-deusa), Lúthien (também chamada de Tinúviel). Querendo ter o direito de se casar com a bela, Beren será confiada por seu pai com uma missão: trazer de volta para ela uma das Silmarils, joias míticas, mantidas por Melko (também conhecido como Melkor ou Morgoth…). Ou seja, uma tarefa impossível, que equivale a uma sentença de morte... Segue-se uma série de aventuras que envolverão um cão gigante, Huan. Mas também seu inimigo jurado, Telvildo, um espírito maligno no corpo de um gato, que prenuncia em vários aspectos o mago Thû, ele mesmo um esboço do Sauron preto! E revelará a bravura da própria Lúthien, já que na verdade é ela quem é a heroína da história! Uma história que quer ser um conto ou uma lenda da Terra-média e, portanto, retoma os códigos narrativos desse tipo de história, com alguns tiques de escrita aqui e ali. Esmaltado com inúmeros trechos de textos de outras coleções e comentários (às vezes bastante confusos) do filho de J.R.R. Tolkien, Christopher, o todo nem sempre é fácil de seguir, algumas versões se complementando enquanto outras se contradizem ao longo de décadas de revisões totais ou parciais do textos e adições ou desaparecimentos de caracteres.

Trata-se de uma história particularmente próxima do coração do autor, pois inspirada na sua mulher, a ponto de os seus túmulos ostentarem os primeiros nomes destes dois amantes que, ignorando a família, combatendo os piores inimigos e vencendo até a morte, fez triunfar seu amor.

Nos últimos anos, Christopher Tolkien, que é para seu pai J.R.R. Tolkien tudo o que Brian Herbert não é para Frank Herbert, completou suas colossais edições da História da Terra-média pela publicação de textos que não fazem parte do lendário tolkieniano, mas atestam as influências do autor no trabalho, entre sagas nórdicas e variações arturianas. Christopher Tolkien sabia da importância que o pai atribuía a esta história – talvez até a chave de toda a história da Primeira Era, mas conhecida pelos leitores apenas através de breves alusões no Senhor dos Anéis (voltando-se especialmente ao casal formado por Aragorn e Arwen, claramente uma reminiscência de Beren e Lúthien) e elementos certamente um pouco mais desenvolvidos no Silmarillion, longe porém da magnitude esperada para um elemento tão fundamental... Sim, a história era crucial para J.R.R. Tolkien – era ainda mais importante para ele porque tinha uma relação marcante com eventos em sua própria vida; em particular, uma cena constantemente lembrada de sua convalescença da doença das trincheiras, em 1917, quando sua esposa Edith dançou para ele em uma clareira invadida por cicutas... Ela é Lúthien.

Lúthien é a derradeira heroína de Tolkien. Em o Senhor dos Anéis, mesmo que rejeitemos Galadriel (uma personagem muito complexa por sinal) por causa de sua personagem mais ou menos divina nesta fase da história da Terra-média, ou Arwen, mesmo com o que ela tem de reminiscência de Lúthien, restam outras belas personagens femininas, certamente muito mais raras que as masculinas.

No entanto, o primeiro estado da lenda, o "Conto de Tinúviel", apenas destaca o nome da heroína (ou mais exatamente o apelido dado a ela por Beren), e acredito que isso tenha sua importância. Em todas essas histórias, muito diversas, Lúthien sem dúvida não é uma lutadora , mas é ao mesmo tempo aquela cujo comportamento é verdadeiramente heróico: Beren só poderia ser um impulsivo , um pouco estúpido e provavelmente orgulhoso demais, mas não Lúthien, que é o personagem com mais audácia. Tolkien atribuiu imensa importância a isso – e, portanto, associou sua esposa Edith a isso. Isso, desde 1917 – mas fez isso até o fim: quando Edith morreu, em 1971, Tolkien tinha o apelido “Lúthien” inscrito em seu túmulo; quando ele por sua vez morre, dois anos depois, e se junta a sua esposa no mesmo jazigo, os filhos de Tolkien o chamam por sua vez de "Beren"... A história, portanto, não conta apenas aos olhos do famoso autor - mas tanto aos olhos de seu filho Christopher. Nada de surpreendente, finalmente, com esta escolha de voltar como último recurso ao antigo projeto que consiste em entregar uma obra intitulada Beren e Lúthien, ou seja, a homenagem definitiva aos seus pais.

denis.caldas 20/02/2024minha estante
De fato, uma resenha digna; parabéns, Edu!

hobbitusille 24/07/2022

não é meu conto preferido
PORÉM eu gosto bastante dele sim, e foi ótimo olhar para ele por todas essas versões diferentes, me ajudou até a entender melhor alguns pontos que eu não tinha entendido só com o silmarillion

é uma leitura mais maçante, mas vale a pena se você gosta de expandir ainda mais os contos da terra média

Davyd 25/03/2021

Não foi...
Poderia ter sido uma das melhores histórias do Tolkien mas, infelizmente, ele não desenvolveu o suficiente e nem finalizou-a.
Dentre os três grandes contos ( Os filhos de Hurin, A queda de Gondolin e Beren é Luthien ), esse foi o mais fraco. A historia é bem curta em sua versão mais completa mas nos dá uma noção de quão grandiosa seria se tivesse sido bem trabalhada.
As versões em versos não me agradam e foi difícil pegar o ritmo da leitura. No entanto, o livro vale a pena pois "completa" todo o universo Tolkeniano .

@_leandropaixao 25/04/2021

Leitura leve e bem escrita
Apesar da escrita de Tolkien sempre ter um pouco de complexidade, aí está um livro mais leve e com uma inspiração em seu casamento. Tem bastante aventura envolvida e de rápida leitura. Já aviso as pessoas que assim como eu, não gosta das famosas baladas, nesse tem muitas!

Veh 03/09/2021

Não sou fã de poema, mas os do tolkien me conquistaram
Neste livro Christopher fez um catadão de rascunhos e escritos de tolkien, organizando melhor as ideias e as versões da história que passaram pela cabeça do pai para nos mergulhar de cabeça na narrativa de beren e luthien e nos detalhes que ficaram de fora do resumo de silmarrillion.
Pra quem está acostumado com alguns poemas nos livros dele não vai estranhar, mas neste livro tem realmente MUITO poema, mas vale a pena dar uma chance. É 60% poema praticamente mas são poemas narrativos que nada mais são as histórias em forma de prosa (gênio que fala ne), é uma experiência diferente mas não menos prazerosa. Mas a narrativa apesar de épica é lenta, a história em si achei diferente das outras mas trás muitas informacoes sobre seres diferentes, sobre a imortalidade, responde pequenas questões sobre os personagens em questão como também outros. Mostra bem a importância que o maior casal de todos tem com o destino da terra media e suas raças. Enfim, é uma dose da cabeça do tolkien e em como ele amava estas histórias e ainda bem que tivemos oportunidade de le-las graças ao cristopher.

@livrosdeanna 31/03/2021

Livros de Anna
Beren e Lúthien: Tolkien.
Neste livro escrito por Tolkien e editado pelo seu filho, vamos ter vários contos inacabados da balada de Luthien.
O livro traz a história de romance de Beren e Lúthien em formato de narração, além dos contos em formato de poesia em português e o original em inglês.
O final do livro traz um glossário com vários nomes e significados originais.
As ilustrações são belíssimas.
Confesso que ler a história em formato de poesia é bem difícil mas eu gostei da experiência já que foi assim que foi escrito originalmente.
Eu tenho o livro contos inacabados do Tolkien mas ouvi falar que a leitura é bem densa e difícil, e ainda não animei de ler, mas vou ler sim mais pra frente.
#livrosdeanna#livros#tolkien#bereneluthien