O Mundo que não Pensa

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lu Tibiriçá 11/05/2020

Somos vigiados?...
Que livro interessante... Ao nos "limitarmos" a receber as informações, passamos a seres passivos, "impensantes". O domínio das mega empresas de tecnologia controlam nosso acesso às informações e assim, quem somos.
Os últimos capítulos do livro são extremamente interessantes. Resgatam a importância da leitura e a relevância dela pra nos mantermos pensantes e capazes de controlar nossos passos e decisões.

Fabricio268 23/08/2023

O conforto é um perigo
Costumo dizer que o controle remoto foi uma das piores invenções da humanidade.
Por causa dele ficamos cada vez mais preguiçosos. A preguiça e a comodidade são um dos nossos maiores flagelos.
A internet e o tempo exageradamente longo que passamos olhando para uma tela, seja para os diversos afazeres da vida, por diversão ou trabalho, também nos deixa mais preguiçosos e pior, totalmente dependente dos algoritmos.
Os algoritmos nos conhecem profundamente e, aceitando ou não, somos manipulados por eles e por quem tem o comando sobre eles. Aí é que mora o verdadeiro perigo. Sem que percebamos eles são capazes de mudar nosso pensamento e conduzir nossa vontade para outro caminho. Quem se beneficia com isso? Para início de conversa a classe política, grandes empresários e quem mais tem acesso ao poder de dominar e manipular.
Fato. Isso acontece o tempo inteiro e em todo planeta.
O que podemos fazer para mudar isso? Só em termos conhecimento desse controle diário que sofremos já é um primeiro passo. A partir disso podemos ter uma postura mais critica de forma a ficarmos mais atentos a avalanche de informações que recebemos. E quem sabe um dia deixaremos de ser mais um camarão levado pelas ondas do mar.
Michela Wakami 23/08/2023minha estante
Parabéns pela resenha, amigo.???

Letícia Motta 04/02/2024

Tema interessante
O tema é interessante mas a leitura não é muito fácil de se fazer, e não é um livro atemporal então acredito que não seja mais tão relevante como era lá em 2018/2019...mas para quem tem interesse no tema, ainda acho válido a leitura.

R.Sanches 02/04/2021

As gigantes da tecnologia e as mudanças na sociedade.
Texto que faz refletir sobre as mudanças no mundo da escrita e na formação de opinião. Antes palavras, agora os algoritmos.

Debora1051 18/06/2021

Interessante
O autor apresenta o ponto de vista dos donos de grande corporações tecnológicas e os rebate muito bem, mas é perceptivelmente muito rancoroso com o que viveu em seu trabalho jornalístico e ressalta a situação por diversas vezes. Não deixa de ser uma obra interessante, que nos faz abrir os olhos para muita coisa.

Fe 31/12/2020

Surpreendente!
Livro com estilo próprio! Foi uma leitura às vezes maciça, pesada, mas acredito que o Foer passou o que tinha planejado e escreveu com muita intensidade sobre o caminho que as grandes empresas monopolizadoras da internet e do mundo têm criado em nossas vidas. Somos influenciados a todo momento, testados e forçados a comprar ou até ser algo que não veio de dentro de nós, mas imposto para nós. E a maioria dessas causas são planejadas e executas por empresas mundialmente conhecidas, digamos que quase que imbatíveis de serem comparadas. Essas empresas monopolizadoras de produtos e informações são: Google, Facebook, Amazon e Apple. Leia e você ficará chocado com as experiências de um jornalista que trabalhava para uma editora de livros/revistas.

Jéss 17/10/2022

FUNDAMENTAL
Eu fui toda cheia de preconceitos, e tomei um tapa na cara. Que livro fantástico, sem palavras!!!!!

Vidal 28/07/2023

Mostra o caminho que a atual sociedade esta indo
Livro é uma crítica de como consumimos informações hoje, crítica severa as bigtechs, tem sua verdade as críticas, mas so meu ver e um caminho sem volta. Quem for contra se tornara bicho do mato.
O autor puxa algumas histórias do passado mas faltpu habilidade para prender o leitor tornando a leitura bem maçante

Carolina 03/03/2024

Pela nutrição contínua de uma vida contemplativa?
? e do profundo compromisso com o texto - ao invés dos prazeres promíscuos da web.

Parte 1: Monopolizadores da Mente

O autor critica a criação de monopólios principalmente por parte do Facebook, do Google e da Amazon, que realizam o papel de ?gatekeepers? - posicionam-se entre os consumidores e o conhecimento que eles buscam. O processo de guiar o público até a informação através dos algoritmos, concede enorme poder de alterar o comportamento das pessoas.

Parte 2: O Mundo que não Pensa

Os bons artigos recebem poucos cliques, mas os artigos de baixa qualidade - principalmente os com gatilhos cognitivos - são muito populares. Logo, os jornalistas vão em busca justamente do que funciona - isso deteriorou a integridade do jornalismo.

Parte 3: Recuperando a Mente

Deve-se abandonar as bolhas digitais, pois a ?mente-colmeia é intelectualmente inábil, com capacidade cada vez menor para discernir o que é fato e o que é ficção, além de uma inclinação para evidências que confirmem sua linha partidária.?

Problema 1: Monopólios dominando o uso dos dados, seduzindo e manipulando os cidadãos.

Solução: Uma AUTORIDADE DE PROTEÇÃO DOS DADOS que analise a fusão de empresas, com o objetivo de proteger a privacidade e o livre fluxo de informação.

Problema 2: As publicações dependem dos anúncios; para conseguir anunciantes precisam gerar tráfego; e o que mais gera tráfego é conteúdo de baixa qualidade.

Solução: Libertar-se da dependência dos anúncios, migrando para a dependência financeira em relação aos leitores, através das ASSINATURAS.

Problema 3: Ler na web é ser monitorado. Mesmo através do Kindle, a Amazon retém os dados até do conteúdo grifado nos livros.

Solução: A LEITURA EM PAPEL é um dos poucos resquícios de vida que as empresas não podem incorporar completamente.

Observação:
Durante todo o livro o autor narra o desenvolvimento desses monopólios, assim como das ideologias por trás deles, analisando fatos históricos e citando diversos exemplos. Também faz um bom trabalho demonstrando seu ponto de vista e sustentando seus argumentos.

O que eu trouxe nessa resenha são apenas alguns poucos apontamentos, que retirados do contexto geral do livro - o qual o autor trabalha até às minúcias - pode parecer desprovido de sentido.

Karina Greco 10/04/2021

Alienação digital?
E a alienação não existia antes da Internet?

Franklin Foer traz neste livro uma visão bombástica sobre a forma de pensar das empresas de tecnologia. E explica como, de acordo com seu entendimento, podemos ser "engolidos" por essas gigantes que tomaram conta de nossa vida. A humanidade pode ser aos poucos controlada a ponto de não ter mais como escapar de uma ditadura digital?

Para montar seus argumentos, ele desmembra a ideia por trás da criação dos mono/oligopólios e contrapõe com os direitos que fomos adquirindo ao longo da história, direitos que sempre tiveram o intuito de proteger nosso espaço, nossos direitos como criadores e pensadores, e nossa capacidade de fazer escolhas conscientes.

Muitas informações importantes estão expostas nesta obra. Dados históricos que nos contextualizam de toda nossa evolução intelectual e como isso está comprometido com a banalização do compartilhamento de nossos dados virtualmente.

Interessantes pontos de vista, que fazem a gente pensar. Mas não consegui ter muito prazer com a leitura. O autor acaba não sendo tão convincente, navegando entre o bom e o ruim da Internet, mas batendo sempre na tecla de que estamos cada vez mais aprisionados pela tecnologia e sendo manipulados inclusive em nossa forma de pensar e agir.

Coloca nossa cabeça pra pensar ao mesmo tempo em que desacredita da capacidade da humanidade de continuar evoluindo. O alerta é interessante no sentido de abrir os olhos de alguns, esses que dificilmente escolherão este livro para ler.

A alienação sempre existiu e sempre existirá. Poucos acordam para isso. Muitos permanecerão sendo levados pela corrente. A corrupção está na sociedade, os interesses financeiros e políticos carregam parte da humanidade. Nem por isso acredito que não temos mais como fazer escolhas conscientes. A Internet é nociva para quem se deixa levar por ela, assim como a televisão e o rádio, os jornais e as revistas. O malfeitor sempre encontrará seus meios. Mas sim, continuamos tendo escolhas, basta estar atento.

Dave.Christian 13/01/2021

Com certeza será uma das melhores leituras do ano!!
Uma análise de como as gigantes Google, Facebook e Amazon estão moldando o mercado e cultura. Muito focado na destruição do mercado da produção de conteúdo e literário e também na manipulação que os algoritmos causam em nossa forma de consumir, avaliar, votar, raciocinar... causando um empoderamento sem precedentes a essas empresas e uma polarização de pensamentos.

Xande 31/03/2023

Leitura atual e necessária
Apesar de por vezes parecer que estamos lendo algo de conspirações, depois você se dá conta que as abordagens do autor são relevantes. Num mundo onde a tecnologia invade nosso dia-a-dia, questionar os limites dela e das IA's que vêm invadindo todos os lugares passa a ser necessário. Indico a leitura. Você ao menos irá concordar que os argumentos dele são algo a se pensar.

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 03/04/2022

Provocador e assumidamente parcial
O livro provocador é por isso interessante, mas como o próprio autor assume muito parcial.
Recomendo bastante

Rafael.Gomes 30/08/2022

Repensando o Dataísmo
São monopólios que operam sem restrição, seja regulatória, seja se outra natureza. Pregam a ideia de eficiência, ao mesmo tempo em que se dedicam à maior vigilância que já houve na história da humanidade. Só querem saber de lucros e tem pouco respeito pelos produtos independentes cujas mercadorias colocam à venda. Moldam a mente dos indivíduos, filtrando as informações que os fazem chegar a suas opiniões políticas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5