Cidadã de segunda classe

Cidadã de segunda classe Buchi Emecheta

Resenhas -

Edi 07/03/2023

Visceral
Adah, uma menina Nigeriana do povo Igbo, enfrenta muitos desafios desde muito pequena pra conseguir estudar. Vive entre o dilema entre ir atrás dos seus sonhos ou seguir os costumes da comunidade. Em meio a tantos desafios, consegue se mudar para o Reino Unido e nem imagina o que a espera. Questões de identidade, gênero, classe e raça são apresentadas o tempo todo e é impressionante como Emecheta consegue abordar tantos assuntos sem ser superficial em nenhum deles.
A história de Adah não é feliz, não é romantizada?é visceral.

Vih ð¤ð 01/03/2023

Comentário
Embora seja MTO frustrante de modo a deixar quem lê indignado com oq a protagonista passa, a obra retrata mto bem oq as mulheres passavam naquela época. Então, ss recomendo a leitura desse livro maravilhoso, mas, um aviso; esteja preparade para passar raiva.

Angie - @livros_libras 28/02/2023

Adah, Adah..
Adah, uma nigeriana que teve a chance de se formar no colégio. Adah pôde o que muitas mulheres neste país não consegue.

Este livro narra a história de Adah, desde a infância até a fase adulta, com todos os (de)sabores que as mulheres têm. É com desprezo, descaso, humilhação, espancamentos e com todos tirando todo o dinheiro que ela consegue que ela tenta cuidar e educar seus filhos. Mas estamos na década de 60. Poucos pensamentos sobre relações foram feitos.

Entre um avanço e vários retrocessos tentei compreender as suas atitudes e comportamentos. Este é um enredo que nos incomoda até a última palavra. Mas, quero saber como que essa personagem continuará no livro "no fundo do poço." Em breve farei a leitura dele também.

camila1856 22/02/2023

Doloroso
Cidadã de segunda classe, conta a triste e complicada vida da protagonista Adah, e durante toda a obra, é nítido ver o quanto sua vida foi devastadora. Mesmo jovem, com muitos filhos, pouca renda, relacionamento abusivo, a forma como ela se sentia ao ver mulheres brancas e casamentos felizes, tudo isso me destruiu de uma forma inimaginável. Não sei dizer o que eu to sentindo, acho que foi realmente uma escrita bem complexa, leitura difícil, mas a experiência de fato foi algo bem marcante.
Tive vontade de chorar algumas vezes, confesso que realmente me abalou.
Adah se manteve forte até o final, e o fato de ser autobiográfico foi isso que mais me surpreendeu.
Simplesmente indescritível.

Ed Carvalho 20/02/2023

Maravilhoso!!!!!!
É o segundo livro de Emecheta que eu leio e mais uma vez acho surpreendente. Li pelo Clube Mulheres Negras na Biblioteca, no app BibliON e já imaginava que seria ótimo. Além de mostrar uns aspectos da cultura nigeriana é um livro repleto de inteligência, humor, esperança e perseverança, sobre uma mulher forte, decidida e determinada. O final é tenso, mas deixa um pequeno ar de esperança.

elainegomes 19/02/2023

Quanta dor!

Por diversas vezes fechei o Kindle com a intenção de abandonar o livro, mas a leitura de textos assim que machucam nos fazem encarar de frente quanto é privilegiada nossa vida de cidadã de primeira classe e quanto sofrimento carrega a alma de cada cidadã de segunda classe.

Quantas no passam por nossas vidas com o sorriso alegre e feliz, só para disfarçar as marcas, lágrimas e horrores suportados.

Cidadã de segunda classe vai nos contar a trajetória de sonhos, conquistas, dores e desilusões de Adah, e através de personagens fictícios a escritora Buchi Emecheta relata experiências da sua própria trajetória, é possível notar em diversos momentos o tom de angústia, submissão, misturados aos da coragem característicos da catarse autobiográfica.

Desde o nascimento, subjugada por ter nascido mulher, em um país patriarcal, depois órfã, abandonada e entregue a solidão, negociada por familiares como se fosse um objeto, mas sem nunca deixar de sonhar e buscar no impossível a realização de seus sonhos.

Destaco aqui, entre tantos sonhos, o emblemático sonho do colonizado viver em terras do seu colonizador, como forma de grito de liberdade, da Nigéria para Inglaterra, mais uma vez seu sonho se tornou seu algoz e passou a viver seus piores anos como cidadã de segunda classe, onde sentiu que ?sua cor era uma coisa da qual supostamente deveria se envergonhar? mas determinada, não desistiu e encontrou nos livros seu refúgio e conheceu James Baldwin quando finalmente passou acreditar que BLACK IS BEAUTIFUL.

Destaco um trecho:
?Se o pior se transformasse em muito pior, abandonaria Francis com os filhos, já que não tinha nada a perder exceto seus grilhões.?

Leitura difícil, mas fundamental!

Carol 19/02/2023

A força da mulher
Como acreditar no seu valor quando sua cultura, seu país, sua família, seu marido e até o outro país que você se muda para ter uma vida melhor - todos falam que mulheres são inferiores?

Esse livro nos dá uma percepção crua de uma mulher que questiona o papel da mulher que ela sempre aprendeu, ao mesmo tempo que se sente culpada por questionar e sempre volta a hábitos antigos.

É incrível ler e sentir as dúvidas dela, as situações horríveis vivenciadas e a força que ela teve para tentar sair, mesmo com tantas adversidades.

Paty Gazza 15/02/2023

Dor, tristeza e raiva
A história de Adah é bem triste, sobre como batalhamos pelos nossos sonhos e às vezes, quando os conquistamos, eles não são aquilo que queríamos ou esperávamos.

Devido à forma como foi criada e ao seu relacionamento com o marido Francis, Adah se culpa por tudo que dá errado (afinal, ela é mulher e isso por si só já é errado), inclusive pelas atitudes infantis e problemáticas do marido, e, nas poucas vezes em que recebe gentilezas de desconhecidos, desconfia de sua bondade. Apesar de todas as adversidades, ela mostra uma força muito grande, que a levanta e a faz seguir em frente.

Saber que esse livro tem traços autobiográficos deixou tudo mais triste, mas ao mesmo tempo fez minha admiração pela autora crescer imensamente. Uma leitura imprescindível!

Marcus 11/02/2023

Neste livro autobiográfico, Buchi Emecheta de ?As alegrias da maternidade? relata seus primeiros anos na Inglaterra, seus primeiros passos como escritora e o nascimento de um sentimento triste de se sentir uma cidadã de segunda classe.

Leticia1264 09/02/2023

Cidadã de segunda classe
O título por si só define muito bem do que se trata a história. Adah é uma mulher negra nigeriana igbó que se muda com os filhos e o marido para o Reino Unido, sua vida e seus sonhos se desenrolando enquanto busca sustento e felicidade nas garras de uma sociedade racista e de uma marido contralador.
Foi incrível ver a evolução dos fatos e dos personagens, nos colocamos nos lugares deles e refletimos sobre o que faríamos naquelas situações.
O que antes era uma grande sonho de mudança para outro país, se torna um grande pesadelo.

Beatriz.Seigneur 08/02/2023

E a batalha continua
Denso, fluido, triste. E de pensar que nós, mulheres, somos tratadas ainda hoje como cidadãs de segunda classe?

Amanda Milani 01/08/2023minha estante
Eu tb tive essa impressão. Achei a escrita corrida e pouco desenvolvida em diversos momentos

Michele 24/01/2023

Olha...
Não é um livro, é um tiro direto no coração, uma forma de externar a dor que é ser mulher, ser uma mulher nigeriana vivendo em outro país.