Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Iana 03/03/2021

Recomendo veementemente. Foi cada choque de realidade, bofetada, afago, chamado à sensibilidade que eu tive lendo esse livro que eu não sei nem mencionar. Por ter lido num momento bem complicado psicologicamente, me senti ainda mais grata ao Viktor por ter transformado seu imenso sofrimento numa aula de vida! Certamente me fez/faz refletir sobre muitas questões que eu só insistia em enterrar e fingir que não estavam acontecendo...
Enfim, LEIAM!!!
Mica 10/03/2021minha estante
Gosto bastante de obras cujo tema trate da segunda guerra, e o seu comentário só fez aumentar mais o interesse que eu já tinha em querer ler esse livro.

Jutouguinha 14/04/2021

Livro para a Vida!
A segunda leitura finalizada desse ano foi "Em Busca de Sentido", do autor Austríaco Viktor Frankl (1905-1997).

Não considero um livro de auto ajuda.

?Ele é um livro de sobre psicanálise/psicologia dividido em três partes.

?Na primeira ele apresenta sua jornada nos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.
Ali, além de contar os horrores dos trabalhos, dos dias de frios e de fome, o autor analisa e explica como o ser humano age e reage aos extremos.
(Nessa primeira parte os professores podem utilizar trechos para explicar aspectos de climatologia e traçar as rotas apresentadas para analisar as diferentes paisagens).

?Na segunda parte encontramos uma abordagem mais técnica (o que não dificulta a compreensão para os leigos) e que agrega muito no dia a dia de qualquer leitor.

?A terceira parte foi escrita na década de 80 e fecha a vida do Médico que criou a Logoterapia.

Esse livro foi escrito em 1946, em apenas 9 dias.

Conheci essa história com o meu amado professor de Ética de Cidadania, Luciano Marques de Jesus, na PUCRS.

"Não se pode conceber algo que condicione o ser humano a ponto de deixá-lo sem a menor liberdade."

Pâm 24/04/2021minha estante
Eu também conheci com o prof. Luciano, mas em uma palestra maravilhosa que ele dá!

Kim 09/03/2015

Otimismo Trágico
Um dos melhores lidos que já li na vida e talvez o melhor livro na área de psicologia já escrito até então! Impossível não sair modificado após a leitura.

O autor usa seus conhecimentos de psiquiatria para sobreviver e analisar seus 3 anos vivendo em campos de concentração nazistas. Sua principal preocupação não era escapar com vida daquele sofrimento, mas dar algum significado pra existir todo aquele sofrimento.

Fundou a escola de "logoterapia", na qual foca em dar sentido à vida das pessoas na busca de tentar preencher o grande "vazio existencial" presente na vida de muitos. Ele toma algumas ideias da psicanálise e ora supera ela em suas limitações ora a utiliza para compreender certos comportamentos.

O livro é de uma profundidade enriquecedora. Sua tese principal é que podemos obter sentido na vida por 3 vias: realizando algum ato ou trabalho, sentindo emoções por alguém ou dando dignidade ao seu sofrimento. Em outras palavras: por conquistas, pelo amor e pela resiliência. O autor desenvolve sua tese com uma argumentação impecável e exemplos extraordinários!

Ele nos faz lembrar que o ser humano pode ir muito além de seus condicionamentos, pois sua principal característica é sua capacidade de se autodeterminar e ter livre escolhas, mesmo em situações de poucas escolhas. Sempre se pode optar pela vida, por exemplo!

Enfim, leitura EXCEPCIONAL que com certeza faz sua consciência expandir e modifica sua forma de encarar a vida!
Iceman 23/04/2015minha estante
Eu ia fazer uma resenha, mas Kim já disse tudo.
É um daqueles raríssimos livros que mudam nossa percepção de mundo.
Gostei, em especial, da tolerância do autor quando diz que a logoterapia pode conviver com as outras espécies de terapias, do libertarismo que ele propõe quando diz que o objetivo deve ser livremente escolhido pela pessoa.
Foi impactante o trecho onde ele diz que o sentido da vida é mais adequadamente respondido por aquilo que a pessoa faz para dar sentido à sua própria vida e que descobrir esse sentido próprio, pessoal e intransferível, é objetivo e responsabilidade de cada um.

Janaína Calmet 16/02/2022

?Ficamos conhecendo o ser humano como talvez nenhuma geração humana antes de nós. O que é, então, um ser humano? É o ser que sempre decide o que ele é. É o ser que inventou as câmaras de gás, mas é também aquele ser que entrou nas câmaras de gás, ereto, com uma oração nos lábios.?

Que livro!

Não é apenas mais um escrito sobre o (terrível) tema do holocausto e das atrocidades então cometidas. Não. Como o próprio título já o adianta, é sobre a ?busca de sentido? perseguida por Viktor Frankl em sua vida pessoal, enquanto prisioneiro em campos de concentração, e em seu itinerário profissional como psiquiatra, professor, escritor e fundador da Logoterapia. É, em última análise, sobre o fato de que ?a pessoa precisa decidir, para o bem ou para o mal, qual será o monumento de sua existência?.
Cristiano.Santos 17/02/2022minha estante
Excelente!

Maristela 10/02/2023

O que o ser humano realmente precisa não é um estado livre de tensões, mas antes a busca e a luta por um objetivo que valha a pena, uma tarefa escolhida livremente.
página 130
Deise.Maria 10/02/2023minha estante
Amo esse livro

Stella Gomes 08/07/2015

Logoterapia ♥
Quando me indicaram este livro, não pouparam elogios. E hoje eu também não pouparei.
Frankl conseguiu introduzir de uma forma gostosa e clara e com maestria a Logoterapia (Terapia do sentido da vida). Ele mostra através de suas experiências em Auschwitz que o ser humano que tem pelo "que viver" pode suportar quase todo "como viver". No caso de Frankl o que o permitiu sobreviver foi sua obra e sua família.

Frankl vai dizer neste livro que: "Logoterapia procura criar no paciente uma consciência plena de sua própria responsabilidade; por isso precisa deixar que ele opte pelo que, perante "que" ou perante "quem" ele se julga responsável. Eis por que um logoterapeuta é, dentre todos os psicoterapeutas, o que menos se vê tentando a impor julgamentos de valores a seus pacientes, porque jamais permitirá a ele transferir ao médico a responsabilidade de ajudar".

Eu indico este livro para todos que tem interesse em saber o que ocorria de verdade nos campos de concentração, relatado na primeira pessoa. E indico ainda mais para aqueles que tem interesse na obra de Viktor E. Frankl e na psicologia existencial.

Adorei!
Alcinéia_az 09/07/2015minha estante
Perfeito!

Rafa 12/01/2017

Buscando por que viver..
A busca pelo sentido da vida é um dos pontos essenciais para embasar o sentido da vida, por que viver, qual o sentido de viver, por quem viver.
Na primeira parte do livro, o autor expõe uma rica história do terror vivido por ele nos arcabouço de Auschwiitz, e como conseguiu sobreviver, contando relatos inenarráveis
"O homem é o único ser a que tudo se habitua",e quando sabemos porque nos habituar a vida começa a ter sentido, passa-se a sentir o gostinho de querer viver mesmo perpassando pelas piores dificuldades imagináveis, e os manuscritos do autor podem ter salvado a sua vida.
Ao passar pelas maiores dificuldades, as necessidades mais básicas são as mais sentidas, como escovar os dentes e tomar banho. Um dia parece uma semana, e nem o dia da libertação ou o alívio da morte chegam, muitas vezes as pessoas se entregam em cima de fezes e mijo, deleitando-se de um cigarro, geralmente a vida dessas pessoas estavam contadas.
"Quem tem por que viver aguenta quase todo como".
Na segunda parte livro, o autor conta de sua teoria, a logoterapia, com pesquisas e estudos em Viena, sobre os suicídas, alcoólatras, pessoas que perderam o sentido de viver já por não terem direcao em suas vidas ou por que viver.
Seif Eddine 13/01/2017minha estante
Eu li esse livro a algum tempo por indicação de uma amiga psicóloga. O livro é muito bom e nos traz reflexões importantes sobre valores, significados e sentidos da vida. Gostei muito da leitura desse trabalho.

@lendocomjulian 29/07/2023

Minha psicóloca recomendou
Achei o livro interessantíssimo.
A primeira parte que conta o relato do psicólogo no campo de concentração é muito diferente das outras histórias que li/e assisti. É curioso ver como ele se sentiu lá e como desenvolveu uma "terapia" a partir do que passou lá.

A parte da psicologia me chamou bastante atenção (mais pro final do livro) e fez pensar bastante.

Quero reler esse fim, para refletir melhor!

Vale muito a pena, principalmente para uma busca de sentido na vida!
Pffanny 29/07/2023minha estante
Esse é um queridinho entre os psicólogos mesmo kkkkk

AlineAlbuquerque19 25/01/2023

Único
Uma história profunda, verdadeira e chocante. Todos deveriam lê e também se aprofundar da vida de Viktor Frankl.
Maíra 25/01/2023minha estante
Concordo.

Paula1735 21/10/2020

A história de um psicólogo no campo de concentração
As citações de Viktor Frankl causam assombro em qualquer um que as conheça. Suas reflexões e ensinamentos a respeito do papel da Logoterapia na busca do homem pelo sentido da vida são justificadas por sua experiência particular de ter vivido alguns anos em quatro campos de concentração distintos, durante o Holocausto.
O livro é dividido em duas partes: na primeira, o autor relata sua vida em Auschwitz, descrevendo as situações subhumanas em que sobreviveu e compartilhando o que se passava por sua cabeça a cada momento. A segunda parte trata de relacionar essas experiências à Logoterapia, um ramo da Psicoterapia.
É um livro riquíssimo em conhecimentos e muito inspirador, que mostra que o sentido da vida não é genérico e nem utópico: há um sentido a ser descoberto por cada um, apesar de qualquer dor ou sofrimento.
Recomendo fortemente a todos que desejam refletir sobre o tema e principalmente a futuros terapeutas.

"Viva como se você estivesse vivendo pela segunda vez e como se tivesse agido todo erradamente na primeira vez, como está por agir agora."

"O que é, então, um ser humano? É o ser que sempre decide o que ele é. É o ser que inventou as câmaras de gás; mas é também aquele ser que entrou nas câmaras de gás, ereto, com uma oração nos lábios."
emillebraga 21/10/2020minha estante
O livro é fantástico! Um dos meus favoritos!! Adorei tua resenha ??

Bel 14/12/2020

Nem tanto....
Mais um livro que fui achando ser o máximo e nāo gostei. Nāo era bem isso que eu esperava desse livro. Algumas frases foram impactantes e só. Tb acho que pq nāo sou da área senti a leitura um tanto cansativa. E tenho uma certa fixaçāo pelo tema nazismo.... leio tudo.
Franciele Müller 14/12/2020minha estante
Eu sou da área e achei um livro fraco no quesito psicologia. Acho que outros livros de sobreviventes trazem muito mais peso e material p psicologia...

Camila 08/10/2020

Muito bom!
?Somos nos próprios quem tem de responder as questões que a vida nos coloca, e só podemos fazê-lo sendo responsáveis pela nossa existência?.

Livro sensacional, achei que fosse mais voltado para autoajuda, porém está mais para um livro científico da área da psicologia, mas com uma linguagem clara e esclarecedora. Recomendo.
Renato.Cesar 05/08/2021minha estante
Você me tira uma duvida?
Sou evangélico, palestrante gostaria de saber se a possibilidades de ensinar as experiências sem misturar religião ou seja de uma forma introspectiva, achei interessante a introdução e pretendo ler.

Muito obrigado!

nanda 23/03/2021

muito bom
esse livro é extremamente necessário, acho que todo mundo deveria ler para ter uma nova visão do mundo!
Renato.Cesar 05/08/2021minha estante
Você me tira uma duvida?

Muito obrigado!

Isis.Borges 18/02/2021

"Aquilo que viveste nenhum poder do mundo tirará."
Viktor Frankl contempla em retrospecto sua própria experiência como recluso em 4 campos de concentração. Existem inúmeros livros sobre a vida no holocausto, mas este trás uma perspectiva diferente, vai além dos fatos tristes, Frankl como psicólogo, analisa e narra o comportamento humano nessa situação. O choque do recém-internado, ao sofrimento, o nojo, o horror, a revolta e enfim a apatia. Doentes, famintos e mortos eram cenas tão corriqueiras, que depois de algumas semanas não sensibilizavam mais. Quando nada mais se espera da vida, quando nada mais faz sentido, como suportar e não entregar os pontos? Ele gosta de citar Nietzsche: "Quem tem por que viver aguenta quase qualquer como". Essa frase o direcionou na criação da Logoterapia, a busca pelo sentido da vida.

Livro curtinho e incrível.
Gilberto Alves 18/02/2021minha estante
Muito legal sua resenha. Esse livro é muito bom mesmo. Como vc citou, é um perspectiva bem diferente do ocorrido.