Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

AnaPaula 02/01/2019

Uau!
Em uma revista de psicologia li a palavra Logoterapia e fui pesquisar, vindo a saber que o seu "pai" é o autor desse livro.
Assim que pude adquiri e em dois dias eu literalmente me desliguei de tudo na leitura, que nos prende, faz-nos refletir e traz inquietações internas.
Recomendo a leitura, principalmente aqueles que são das áreas médicas e da psicologia.

Quenani 02/04/2019

Tocante
Relato de Viktor Frankl em 'Em busca de sentido' é uma das coisas mais tocantes que li.

Como o sentido último das coisas pode modificar nossa percepção da vida e nos reconectar com o real.

A muitos anos esse livro foi uma possibilidade de leirura. Agora, meio que me arrependo de não ter lido antes. Vale muito. Por muitos motivos.

#livrodasemana 📚

Sara.Marques300 22/04/2019

Logoterapia
Obra maravilhosa de Viktor Frankl, existencialista humanista que aborda com maestria a questão do "sentindo".
Ex. prisioneiro do campo de concentração Auschwitz, Viktor enriquece sua teoria conhecida como logoterapia. "Ao contrário de muitos existencialistas europeus, Frankl não é nem pessimista nem anti-religioso".
Na primeira parte do livro, o relato autobiográfico da experiência de Frankl no campo de concentração me emocionou e deu um "Q" a mais em tudo o que eu já li sobre o contexto histórico da segunda guerra mundial.
A segunda parte, conceitua a logoterapia, e seu foco principal é o processo do seu trabalho.
O livro foi escrito em 1945, até os dias de hoje traz a tona uma discussão e reflexão sobre o "homem", seu contexto, e como individualmente e coletivamente eles agem, em quê se agarram, e como sobrevivem em meio a dor, humilhação, MORTE, apatia, FOME, saudade e tanto outros sentimentos e comportamentos que os cercavam.
-Como se agarrar a um sentido, e encontra-lo em meio a dor?
PLANO DE FUGA: "A vida no campo de concentração apresenta situações que exigem decisões súbitas e imediatas, e que muitas vezes representam decisões sobre o ser ou não ser. O prisioneiro então prefere que o destino o livre da obrigação de decidir-se".
O autor enfatiza que cada um tem o porquê sofrer, e que ninguém pode substituir a pessoa em seu sofrimento. E o que importa é atribuir sentindo não só na "vida", mas também na dor, na morte. E dá sentindo a sua luta.
("Quem tem porque viver aguenta quase como" Nietzsche).

Thaisliz 01/05/2019

Momento de reflexão sobre o sentido da vida
Livro pequeno que carrega grandes reflexões sobre a vida. Impossível ler esse livro e não parar para pensar nas nossas escolhas durante a vida e atitudes que tomamos perante as adversidades.

Mari 07/04/2020

Descubra o sentido do seu sofrimento!
Puts! Que livro, insisto que todos deveriam Ler! O autor Viktor E. Frankl um psicoterapêuta descreve sua vivência em um dos piores campo de concentração que existiram durante 4 anos, observou comportamentos alheios e os seus próprios, e como foi possível persistir tanto tempo em tanto sofrimento, e um ensaio incrível, que nos ensina como passar pelos nossos sofrimentos extraindo o melhor de nós, nos tornando merecedores do nosso sofrimento! Sério cara leia! Detalhe ele esteve no Brasil em 1987 e recebeu horárias da universidade PUC ?.

Carol 01/05/2020

Um livro indispensável não só para profissionais da saúde, mas também o grande público.
O relato das experiências vividas por Viktor Frankl nos campos de concentração nos leva a refletir sobre nosso próprio sentido de Vida, sobre como estamos vivendo.
Será que vivemos?

Michelle.Leonhardt 03/05/2020

Interessante, porém vago...
Este livro é bastante interessante em conteúdo pois apresenta os conceitos de logoterapia e, para isso, utiliza a vivencia em um campo de concentração para embasar, ilustrar e justificar alguns conceitos.

Todavia, achei a teria um tanto questionável comparando com outras leituras que já fiz sobre psicoterapia e desenvolvimento pessoal. Claro, nesse livro estamos conhecendo a logoterapia "en passant" e não de forma profunda. Mesmo assim, a forma como é mostrada não é aplicável e me frustrou. (Temos que buscar um sentido, ok, mas como?).

Tanto os exemplos do campo como os dos casos brevemente discutidos são superficiais e descritos de forma muito fria, de forma que entender as nuances e o alcance da logoterapia é difícil.

Enfim... a logoterapia pode ser interessante mas mesmo para um livro de ponto de partida achei que pode desestimular a curiosidade mais do que estimular. Em busca de um sentido não fornece caminhos ao leitor, apenas insiste na importância do sentido para uma vida plena.

Estefani 09/05/2020

Incrível
Um relato muito completo e visto através dos olhos de um psicólogo sobre o dia a dia nos campos de concentração durante a segunda guerra mundial. Um livro com uma leitura algo densa devido aos conceitos e interpretações psicológicas, mas que ao mesmo tempo bem acessível, com uma carga de aprendizado enorme te leva a reflexionar sobre a vida em geral. Conta com uma segunda parte onde o autor explica de forma resumida sua teoria terapêutica sendo essa a logoterapia.

Raphael 10/05/2020

Ótima leitura
Muito interessante a análise psicóloga do sofrimento e de como cada indivíduo encara suas provações

Dan 13/05/2020

A unica pergunta realmente válida a se fazer: Qual sentido da vida?
No começo tive um pouco a sensação de estar entrando em mais uma das milhões de histórias pessoais de romances sobre o holocausto e, resistindo um pouco mais, percebi uma sinceridade visceral da experiência do autor, experiência que tem bastante a ensinar.

Me pego na metade do livro com uma profunda revelação que me faria já naquele instante entrar em ressaca literária. Assim como a vida por definição não tem propósito algum, uma vez postos aqui, é possível encontrar significado nas coisas mais banais possíveis. Mas o exercício desse livro vai mais fundo na questão.. se há algum sentido na vida, provavelmente há algum sentido no sofrimento também, pq este é uma condição inerente à existência.

Nenhuma força no mundo pode tirar aquilo que você já viveu. Quando tudo está arruinado e vc está entregue, existe ainda aquela energia propulsora intrínseca: a liberdade interior! O sentido está no seu comportamento de reação quando recebe uma carga de restrição de forças externas sobre o seu ser. Não são todos que conseguem alçar essa ocasião, mas basta um conseguir para ser testemunho de que a realização interior é mais forte que qualquer fator extremo externo!

Carlos 14/05/2020

Sentido em campos de concentração
Buscar o sentido da vida é algo que exige muito de todos que vivem uma vida "normal", mas pensar em pessoas que tiveram que procurar um sentido vivendo em campos de concentração é algo inimaginável. O livro de Viktor Frankl mostra as memórias do psiquiatra em meio da mais devastadora guerra que o mundo moderno presenciou e relata a vida de um judeu vivendo o pior que um ser humano pode sobreviver.

Aline @contandoleituras 26/05/2020

Logoterapia
Autor conta sobre sua experiência em campos de concentração e nos faz uma introdução a Logoterapia. Todo sofrimento inevitável pode ser usado para crescimento e a busca de sentido na nossa vida nos capacita a enfrentar os momentos bons e ruins.