Memórias de Um Suicida

Memórias de Um Suicida Yvonne A. Pereira

Resenhas - Memórias de um Suicida

jdelisiario 27/04/2021

O além túmulo para os suicidas
Esse livro traz lições muito importantes sobre o que os suicidas passam no plano espiritual, mas também, além do quanto sofrem, são muito bem amparados por corações abnegados e dispostos a auxiliar aquele que verdadeiramente modificou seu coração.

É um livro forte, que nos faz sofrer em várias passagens, mas escancara a misericórdia divina, que não nos abandona nunca, mesmo que não tenhamos, como dizia Jesus, olhos para ver.

Indico para aqueles que já possuem um certo conhecimento da doutrina espírita, para que tenha uma melhor compreensão de tudo o que é passado.

#leituraTerapia
Ricarda Caiafa 27/04/2021minha estante
Preciso ler esse livro!!

jdelisiario 27/04/2021minha estante
Menina, ele é forte, mas necessário pra gente nunca cair na tentação de tentar atalhar a vida

Sudan 30/05/2009

Memórias de um Suicida
Neste livro, o autor espiritual - Camilo Cândido Botelho, sob orientação do Espírito Léon Denis - descreve a sua dolorosa experiência no plano espiritual após a desencarnação resultante de suicídio, transmitindo valiosos ensinamentos, especialmente aos que se deixam avassalar pela idéia de pôr termo à existência física.
Evidencia a grandeza da misericórdia divina em favor de Espíritos de suicidas arrependidos, proporcionando-lhes a oportunidade do conhecimento do Universo e da Vida na sua integral dimensão, por meio de cursos proporcionados pela Espiritualidade Superior em que são estudados a gênese planetária, a evolução do ser, a imortalidade da alma, a moral cristã, dentre outros temas relevantes para a compreensão de que " - Nenhuma tentativa para o reerguimento moral será eficiente se continuarmos presos à ignorância de nós mesmos."
Recomenda-se não interromper a leitura após o impacto inicial provocado pela descrição das dramáticas cenas expostas, pois o livro também demonstra que há sempre um caminho de retorno, de reconstrução, para os faltosos arrependidos. Há sempre a Esperança, porquanto a reabilitação é sempre possível.. ResenhasLeitoresEdições

Paulo Henrique 01/03/2020

Enriquecedor mas de difícil leitura.
De difícil leitura pois o vocabulário utilizado é muito rebuscado, tornando cansativo e com certeza se você não estiver empenhado não chega ao fim.
É cheio de curiosidades que podemos ter além vida e mostra que a vida contínua e é bem agitada tanto para o bem quanto para o mal, dependendo de você. O lilvro mostra o que acontece com os suicidas e que se soubessem do além vida jamais tomariam tal atitude.
Não começaria por esse livro se entrasse hoje para a doutrina espírita mas sim pelas obras de Allan KArdec, porém enriquece muito e mostra toda a complexidade do que nos cerca.

Rozimeire.Fernande 16/03/2020

Pesado
Livro pesado, exige muita concentração e mente aberta. Gosto de ter outras perspectivas.

Danilo.Claudino 22/05/2017

Nada me fez gostar desse livro
Eu simplesmente detestei a leitura. Era um livro pra ter 150 páginas, teve 568 na edição que eu li. Não tinha nenhuma novidade, e pra dizer a verdade me frustrei pois acreditei que este livro narrava os acontecimentos no Vale do Suicida. Narrou nada...
A história não flui, os ensinamentos repetitivos, e que saquinho o floreado... Um exemplo do quanto foi chato:
O que aconteceu: "Um copo caiu no chão e se quebrou".
Como estaria escrito no livro: "Um recipiente transparente translucido de pura sílica temperada pelos tempos remotos em que nosso Senhor Deus, na sua infinita bondade e compaixão pelos atos das suas criações, desenvolveu para a evolução de toda a espécie humana, em súbita demonstração das leis Divinas que regem todo o universo infinito fragmentou-se na sua totalidade e, tal como fluído angelical, houve súbita demonstração do poder que o Espirito da Verdade, sob o Nazareno dos dias passados, intrínseco ao plano terreno, quando este belo e pitoresco artefato atingiu com toda a força, graças á velocidade atinjida durante sua queda, a superfícia deste maravilhoso planeta a quem, desde os primórdios da humanidade, o chamam de Terra".

Agora imagine isso em cada frase, em cada parágrafo, enfim, 568 páginas desde tipo de leitura!! Achei um saco, não tinha nenhuma novidade, além da história sem bem mais ou menos. Existem livros espíritas melhores e mais objetivos que este. Li-o por instência, mas essa leitura quase me desistimulou a ponto de querer abandoná-lo.
Cazalberto 23/09/2017minha estante
Este livro foi psicografado pelo poeta romântico portugues Camilo Castelo Branco .Poeta Romântico Português acredito que demande uma certa experiência dos leitores

Danilo.Claudino 24/09/2017minha estante
Na verdade não foi. A Yvone diz isso no prefácio do livro. Ele não foi psicografado. Ele foi mostrado a ela por meio de sono, e coube a ela fazer as referências e as letras da história. Mas pra quem leu Cervantes, Eça de Queiroz, Saramago nos seus originais, não foi falta de experiência da minha parte não. Quando digo que o livro foi maçante, é culpa dele (do livro), não minha.

Cazalberto 29/09/2017minha estante
Entendo amiga eu vi a sinopse dele e achei um pouco estranho e como se o camilo fizesse ela psicografar romance seu.comecei ler martirio de um suicida e tambem.nao achei muito interessante nao

Danilo.Claudino 30/09/2017minha estante
Muito diferente, por exemplo, do Nosso Lar, esse sim psicografado. Muito mais ativa e intensa a leitura, apesar de ser de semelhante linha.

Cazalberto 02/10/2017minha estante
undefined

acevagner 13/01/2019minha estante
Concordo com você Danilo. Eu li este livro pela segunda vez, da primeira, me impactou mais. Mas depois de uns 10 anos, resolvi lê-lo de novo. Outras coisas me incomodaram, tipo, ter dia e noite, plantas e arquitetura hindu no mundo espiritual. E mesmo a questão da linguagem ser o português, basicamente.

roseli medeiros 21/11/2019minha estante
Adorei seus comentários!! Já nem vou ler mais esse livro tb não gosto de livro com excesso de detalhes desnecessários!!

Ana Morais 28/09/2021minha estante
Eu estou lendo a sua resenha pq acabei de ler e minha impressão foi a mesma kkkkkkk... Ah que tédio.

viihast 06/01/2023

Já ouvi diversas vezes que esse livro seria uma espécie de "leitura obrigatória", e é verdade. Achei a linguagem bem difícil e complicada mas a história me envolveu de tal maneira ao ponto de não me atrapalhar de modo algum a leitura, talvez seria válido uma edição, os capítulos também são bem extensos, trazendo inúmeros detalhes. O livro é incrível e emocionante, me fazendo refletir sobre mim mesma, sobre outras pessoas e principalmente aqueles que passam por esse mesmo problema do suicídio. Certamente é um aprendizado que levarei tanto pra minha vida pessoal quanto profissional.

Alice 29/12/2020

Excelente
Excelente livro! Aborda com maestria e perfeição o suicídio.

Leonardo 25/12/2011

A melhor história
O tamanho desse livro talvez possa assustar, o maior romance espírita que tenho notícia até então. Um relato de uma pessoa que cometeu a infração maior contra a própria vida de maneira premeditada e sofreu todas as implicações que dela proveem: conheceu a miséria e a mediocridade de seu próprio estado, a indulgência de Deus, a vontade de melhorar. Sentiu vergonha de seu estado infrator e viu seus companheiros de erro expiarem suas faltas, tomou ele próprio a atitude de se recuperar.
Recomendo muito esse livro, um dos melhores (se não o melhor) que já tive o prazer de ler da literatura espírita.

charles.franco.35 20/01/2024

Um livro que te dá esperança
"Memórias de um Suicida", sob a psicografia de Yvonne do Amaral Pereira, é uma obra que transcende os limites da literatura espírita ao mergulhar nas profundezas da alma humana. Com uma narrativa envolvente, o livro nos leva a refletir sobre temas universais, como redenção, karma e a jornada espiritual. Yvonne apresenta personagens complexos e situações marcantes, oferecendo uma visão compassiva e esclarecedora sobre os desafios enfrentados após a decisão trágica do protagonista. A trama instiga a busca pela compreensão e transformação pessoal, proporcionando uma leitura emocionalmente rica e espiritualmente inspiradora.

jumorgensten 05/08/2019

Olha quem está na resenha de hoje: O meu, o seu, o nosso clááááásico da literatura espírita, Memórias De Um Suicida, escrito por Yvonne do Amaral Pereira.

Duas observações antes de você pensar em pegar o livro para ler: Esteja realmente preparado, pois podem ocorrer diversos gatilhos. E não tenha pressa de terminar porque a leitura é bastante densa.

A obra foi intuída por Camilo Cândido Botelho para a autora através de sonhos e conta a sua vida desde os momentos que resolveu cometer suicídio, como foram os momentos de terror enquanto via seu corpo decompondo-se, os dias no Vale dos Suicidas e seu resgate.

O "salvamento" foi junto com outros desencarnados, entre eles, Belarmino de Queiroz e Souza, Jerônimo de Araújo Silveira, João D´Azevedo e Mário Sobral. Todos foram encaminhados para o Hospital Maria de Nazaré, onde começaram a serem atendidos, e assim, iniciados os processos de recuperações.

A partir de então a história de Camilo e seus outros 5 novos amigos vão se interligando. O grupo começa a se conhecer, cada um explica seus motivos para tais atos.

O protagonista também vai nos mostrando os locais existentes no mundo espiritual onde se encontra como a Torre de Vigia, Departamento de Vigilância e depois os salvamentos e a "escola" existente por lá para aprendizado e conhecimento espiritual denominada de Cidade Universitária.

Também nos é mostrado como ocorrem as reencarnações dos suicidas e as dificuldades para encontrarem famílias ou mulheres dispostas a tais atos de amor e caridade.

Em paralelo a isso, o livro mostra o que acontece quando se quer visitar os parentes e ainda não há preparo para tal. Como foi o caso de Jerônimo e o quanto lhe prejudicou saber como estavam os seus entes queridos depois do seu desencarne. E todo seu longo processo de reequilíbrio depois desse acontecimento.

As partes espirituais ficam com os irmãos Carlos e Roberto de Canalejas. Os médicos espanhóis foram responsáveis pelos primeiros socorros dos integrantes quando chegaram do Vale dos Suicidas e durante toda a narrativa, também ajudaram muito os personagens com esclarecimentos e nos momentos mais tensos.

O texto é antigo e é necessário chamar o Aurélio de vez em sempre :P A leitura é densa e pesada. Não é para todo mundo tanto pela questão de ser um livro antigo, pela quantidade de páginas quanto por ser objeto de gatilhos.

Apesar de estar relendo, eu considerei como uma leitura porque não me lembrava de absolutamente nada. Entende-se porque ele é um clássico e um dos melhores livros espíritas. Uma obra prima sem tamanho. Um vasto material sobre o assunto.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/08/05/memorias-de-um-suicida-yvonne-do-amaral-pereira/

Ana Morais 28/09/2021

Não gostei
Acho que estou sem paciência para este tipo de leitura. Mas falando da minha experiência, achei muito cansativo, leitura muito rebuscada, muito arrastada, moralista e elitista. Não gosto da forma como associam deficiências físico e mentais à espírito suicidas, também não gosto da forma que os "espíritos superiores" se referem aos espíritos menos evoluídos que cometeram suicídio, me pareceu sempre um tom de superioridade, fora que é um livro muito voltado para o "cristianismo", nada contra, até respeito, mas em questão de moralidade e doutrinação. Se bem que o espiritismo tem disso. Enfim, achei a leitura maçante e prolixa. Acho que a história toda poderia ter sido contada em 100 páginas.
Everton Furtado 27/12/2021minha estante
Concordo plenamente, na minha resenha desse livro falei algo semelhante, é um livro chato demais

Aninha.Perez 21/03/2021

Uma leitura necessária
Uma leitura necessária"

Memórias de um suicida conta a história do escritor português  Camilo Castelo Branco que através do suicídio, vai para o plano espiritual,porém, não do jeito que ele imaginava.

Nesse livro, Camilo narra o que de fato ocorre quando a pessoa opta por esse tipo de morte. Ele consegue fazer isso de uma forma tocante, como se de fato estivéssemos ali, não houve " suavização do sofrimento", ou seja, a verdade nua e crua, sendo que se o leitor for uma pessoa muito sensível, provavelmente vai querer interromper a leitura.

Um livro que apesar de ter uma quantidade de páginas que pode assustar algumas pessoas, vale a pena ler pois o suicídio é um assunto tabu, presente apenas no setembro amarelo e a realidade é que ela está mais presente mais do que nunca, principalmente nesse cenário de pandemia. Na verdade, todos deveriam ler esse livro ou pelo menos procurar saber sobre a visão do suicídio no plano espiritual.

O escritor também nos apresenta seus colegas que também optaram pelo mesmo caminho e ao longo do livro, vamos acompanhando a evolução deles e um pouco de suas vidas passadas que são verdadeiras lições e momentos de reflexão.

O problema desse livro ( acho que de boa parte dos romances espíritas) é a linguagem que muitas vezes torna-se cansativa e detalhista demais ( por isso dei 4 estrelas),mas, com paciência e determinação dá pra ler.

Sempre ouvi dizer que é um dos livros mais difíceis de ler e no meu caso foi devido a linguagem com a falta de determinação ( abandonei umas 3x),porém, para os sensíveis já aviso que tem partes muito fortes e quem não conhece bem a doutrina espírita, recomendo pelo menos ler um pouco sobre o suicídio antes de ler essa obra.

Recomendo a leitura !!!

Rafaela.Ribeiro 09/07/2020

Interessante
Se você, como eu, pegou este livro pois estava com tendências suicidas... saiba que não é um livro que te traz a resposta que você quer. Não é um livro fácil. E eu sofri junto com o personagem, até ele alcançar certo entendimento.
Vou dizer que sofri tbm pela forma rebuscada de escrita, eu realmente não gosto (pra não dizer odeio) essa forma de escrita, um dos motivos de não ler romance de época e etc. escrita muito rebuscada e cheia de floreios me irrita... e foi o maior desafio neste livro.
Mas apesar dessas dificuldades, eu gostei muito do livro.

Cleony.Cristina 14/05/2020

Memórias de um Suicída
"Com a destra, o oficial comandante erguia alvinitente flâmula, na qual se lia, em caracteres também azul-celeste, esta extraordinária legenda, que tinha o dom de infundir insopitável e singular temor: Legião dos Servos de Maria".
•••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••
Para quem não me conhece pode ser novidade, mas para quem convive de perto comigo, já é de conhecimento que sou simpatizante da Doutrina Espírita. Então, devo avisa-los que, aparecerão alguns títulos relacionados ao tema por aqui. •••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••
Esse livro em especial, tive grande interesse em ler, pois fala com riquezas de detalhes como funciona o trabalho da Legião de Maria. Pois, segundo o Espiritismo, Maria tem grande importância no plano espiritual, e é a responsável pelo Vale dos Suicidas. Psicografado pelo espírito de Camilo Cândido Botelho à médium Yvonne A. Pereira, é um relato de como foi sua chegada no plano espiritual através do suicídio, desde a passagem pelo Vale dos Suicidas (descrito como um lugar escuro, fétido e úmido), até quando foi resgatado e levado para o Hospital Maria de Nazaré. No Hospital, rebeceu devido auxílio, para compreender os motivos de sua cegueira (motivo que o levou a suicidar-se) e como poderia evoluir moralmente e se redimir por suas falhas. Uma das leituras mais densas e fortes que já experimentei. •••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••
SOMOS UM ÚNICO ESPÍRITO, EM TODAS AS VIDAS. O CORPO MORRE, MAS O ESPÍRITO, ESSE É ETERNO! 🌻

Julisfronza 09/03/2023

Essa obra é tão grandiosa que tenho dificuldades para escolher as palavras para descrevê-la.

Faz anos que desejo ler e finalmente este momento chegou? fiquei um mês e meio andando com o livro? aprendendo a cada página.

Durante a narração conhecemos alguns espíritos resgatados do vale dos suicidas. (Não vou entrar em detalhes).

O enredo nos leva ao desenvolvimento, aprendizados e amadurecimento espiritual deles. Mostrando em detalhes as dificuldades e o acolhimento que recebemos das esferas superiores.

Pág 317 ?o efeito da causa que o próprio paciente criou com os excessos em que se deleitou??

Pág 329 ? A cada um será dado segundo as suas obras.?

Nos faz refletir também sobre o poder da oração e o quanto nos aproximamos dos nossos mentores quando praticada.

Pág 568 ?Nenhuma tentativa para o reerguimento moral será eficiente se continuarmos presos a ignorância de nós mesmos! Será indispensável, primeiramente, averiguarmos quem somos, donde viemos e para onde iremos, a fim de que nos convençamos do valor da nossa própria personalidade??