Como reconquistar um amor perdido

Como reconquistar um amor perdido Clara Alves

Resenhas - Como reconquistar um amor perdido

1 | 2 | 3 | 4

Sofia 24/04/2020

Muito bom!
Depois de sair de um relacionamento sem ser sua vontade, Tessália se sente perdida.
Até que faz novas amizades, que mostraram para ela como seu relacionamento não era saudável.
Um livro necessário, que nos mostra que nem todos enxergam relacionamentos com nós.

Geovanna.Carla 01/05/2021

Que livro pesado!!! Conheci por meio de indicação de uma amiga, mas como não procurei saber sobre e o nome não é muito sugestivo, esperava um romance clichê e não que abordasse tanto tema importante.
Começa com um plano traçado por Tessália e inspirado numa revista de como reconquistar o ex namorado e acaba por abrir os olhos dela e os nossos acerca de um relacionamento abusivo. Adorei a construção da narrativa, desde o momento que ela se aproximou de Jaque e Lucas e o papel que eles desempenharam no fortalecimento da saúde mental tão abalada de Tessa, como sua reaproximação da sua melhor amiga Flávia e da sua família, além da problemática do peso das relações desde o ?berço?, é tudo bem ?amarrado?.
O peso do livro não se resume a Tessa e seu relacionamento tóxico, apresenta a problemática de sua mãe com o consumo exagerado de álcool, um caso de violência doméstica e feminicídio, além de todo o preconceito que vem atrelado ao fato da nossa protagonista ser negra de cabelo crespo. Foi lindo ver Tessa evoluir na vida, se aceitar, se entender e acima de tudo reconquistar o amor mais importante, o próprio.

lusandra 15/09/2022

Perfeito
Eu amei! A autora trabalhou esse assunto sobre dependência emocional e agressões física e psicológica tão bem quando poderia ter trabalhado. A história mexeu muito comigo pq vejo muitos dos traços da Tessália em uma ex amiga minha, que tbm é muito dependente de um guri. E como a autora mostrou no texto, só existe a oportunidade de salvar uma pessoa assim se ela mesma quiser isso. Mas enfim, a história se desenvolveu tão bem! A autora também conseguiu escrever sobre rivalidade feminina e o quanto ela é desnecessária. Ela trabalhou tão bem temas tão importantes que no fim das contas, depois de ler chorei com um sentimento de gratidão, pq sei que muita gente não tem noção desse tipo de coisa e, talvez lendo esse livro, tenha uma visão mais amplificada e real sobre todos esses assuntos. Ela falou sobre racismo, sobre homofobia tbm, e não sei como essa mulher juntou tantos assuntos em um só livro sem fazer com que o mesmo perdesse a essência. Perfeito!
Letícia 15/09/2022minha estante
Nossa, este livro parece ser mesmo muito bom!!

lusandra 15/09/2022minha estante
É perfeito! Tu tem que ler!

juliarfs 10/01/2022

relacionamento abusivo
um livro que trouxe assuntos importantes mas de uma forma um pouco mais leve, as personagens femininas são muito fofas
a protagonista me irritou muito no começo, depois ficou melhor e no final vemos a evolução dela, foi legal acompanhar isso, ver ela enxergando todas as coisas que tinha sofrido, ela reconquistando sua essência
o lucas é incrível!!

Ju Heiza 21/01/2021

O título da obra resume tudo!
Não é a primeira vez que eu apareço aqui para elogiar as obras dessa autora que eu conheci tao por acaso. Os livros de Clara tem um dom de fazer sorrir e abraçar como quase nenhum outro! É tão bom ler algo nacional e realmente se reconhecer ali nos personagens... Em rotina, expressões, celebrações, como se a autora cortasse um trecho da sua vida e resolvesse escrever um livro sobre. A ambientação nacional torna a leitura casa e ajuda demais na inserção do leitor para com a história.
Eu comecei a ler esse livro achando que, como os outros que eu li dela, seria uma distração feliz, um romance confortável do tipo ?o cara certo sempre teve ali, só você não viu?, mas acabou sendo tão mais que isso! As pautas abordadas nesse livro de uma forma tão acessível e fácil de compreensão me faz pensar que toda mulher jovem adulta deveria ler o quanto antes. Temáticas que versam sobre relacionamento abusivo, agressão física e psicológica, a perspectiva do amigo lidando com isso, a necessidade da terapia, são escritas de formas tão claras que é impossível não se emocionar e não se ver ali naqueles personagens.
Ainda que em alguns trechos, os diálogos pareçam ?frase feita? ou ?militância em excesso?, o livro explica com maestria o porquê que o óbvio também precisa ser dito. Por favor, deem atenção a essa autora urgentemente!!

Thefy 06/12/2018

Relacionamentos...
O livro apesar de ter um título sobre reconquistar amores do passado é mais sobre descobrir a si mesma e sair de relacionamento abusivo... É incrível ver o desenvolvimento da personagem e como ela lida com cada detalhe. Muito fácil de se indentificar com pelo menos um dos personagens.

Queila9 13/01/2021

Um livro excelente, ótima escrita. Gostei muito do seu formato. Enredo ótimo. Gostei muito pois já passei por um relacionamento abusivo. Então me identifiquei muito.

Wacs 15/08/2021

Clara Alves é sempre uma ótima opção de leitura independente do momento em que eu esteja. Gosto de como ela escreve e não canso de dizer isso aqui. Conectadas é meu amorzinho , meu cristalzinho e ninguém toca. Mas queria ler outro livro maior dela , sem ser conto. Esse livro foi legal. Não simpatizei com a personagem principal, assumo, apesar de saber da importância dela ser "exatamente assim" como foi na história. O único que me ganhou de primeira foi Lucas, admito . Mas, eu gosto de coisas muito bem amarradinhas, sabe. Queria um final exato, mesmo sabendo que n dava pra terminar assim o livro... Foi legal a leitura mas n me senti tão presa nele quanto outras histórias da autora.
Ressalto a importância de tocar em temas como relacionamento abusivo, amizades tóxicas e família tóxica também. Isso foi muito bem feito.

Amanda Challyne 11/06/2020

Tão bom ler um livro nacional bem escrito
O livro trata de dois assuntos muito importantes. O tema principal da história é o relacionamento abusivo que a protagonista vive e de início nem percebe, mas no decorrer da história nós podemos ver que por ela ser uma mulher negra, muitas vezes ela duvida dela mesma, da beleza dela e de seu potencial. E que essa insegurança é fruto de ataques racistas que ela ja viveu ao longo da vida.

"Tanta coisa nessa vida já me fez acreditar que eu merecia menos que as outras pessoas. Eu cresci sendo hipersexualizada pelos homens do jeito que toda mulher negra é, acreditando que devia aceitar um amor meia boca porque é tudo que eu ia conseguir "

Giuliana Miranda 08/09/2021

que leitura incrível!
esse livro definitivamente ganhou meu coração. ele trata sobre assuntos extremamente importantes, mas mesmo assim é um livro leve, de escrita fluida e que li em 1 dia. foi maravilhoso acompanhar o crescimento da personagem e, por mais que eu tenha me irritado diversas vezes pelo fato da Tessa não enxergar coisas que estavam na cara dela, sei que era a intenção da autora e isso só me fez gostar mais ainda do livro. amei conhecer a Tessália, o Lucas, a Jaque, a Flávia e a Priscila e já quero ler mais histórias da autora!

Jhen 12/12/2018

QUE LIVRÃO, BICHO!
Tessalia namorou por quase 4 anos com Cauã e agora que seu relacionamento chegou ao fim, ela se viu desesperada e não sabe o que fazer da vida e nem o que ela é sem ele, então num belo (sinta a ironia) dia, ela encontra na internet uma lista, 10 DICAS PARA RECONQUISTAR UM AMOR PERDIDO, e desesperada como ela está, resolve agarrar essa chance.
A situação dela é muito delicada, ela vive não só em um relacionamento abusivo romantizado com ex namorado, mas familiar também, sem contar o racismo. Todos sempre criticam o relacionamento dela, as amigas avisam, brigam, e também tem questão dela achar que nunca vai ser feliz com outra pessoa, ou que nunca ninguém ama-la novamente.
Esse livro mexeu muito com a minha cabeça, comecei a ler ele por uma leve e espontânea pressão da minha mana Biscoito, @palavrascruciais (brincadeira). Confesso que não esperava um terço do que aconteceu ali. O livro é tão real e a escrita é tão envolvente que eu me senti ali dentro, como se a Tessa fosse uma amiga ou até mesmo eu, porque aquilo pode e acontece todos os dias com várias pessoas, não só a história da Tessa mas a de suas amigas também.
Tem uma personagem que se encaixa naquela estatística que eu sempre digo "se o cara diz que a ex é louca, acredite você será a próxima louca." Todos os personagens ali são extremamente reais, a Jaque foi a que mais amei, to apaixonada

Carla Foster 20/09/2020

Tudo o que a gente precisa pra voltar a ser inteira...
É aprender a ser feliz sozinha.

Sempre ouvi falar muito bem da Clara Alves e agora, após meu primeiro contato com uma história dela, eu entendo! Ela merece muita admiração por sua delicadeza na escrita de uma história com uma mensagem tão importante!

Um livro maravilhoso sobre amor próprio e um assunto muito importante a ser abordado: relacionamentos abusivos. Toda e qualquer forma de agressão seja verbal, psicológica ou física não pode ser ignorada! E é preciso ter empatia com pessoas que vivem essa situação.
Simplesmente amei esse livro. Muito rápido de ler e me encantei demais com todos os personagens e cada um dos suas características e ensinamentos.

Kabizinha 06/10/2020

Ler pra pôr as coisas em perspectiva
Não importa quantas vezes se pense o quão complicado é um relacionamento abusivo, eu acho que ainda fica muito difícil para alguém de fora entender por completo o que a vítima está passando, e, obviamente, eu me incluo nesse grupo de pessoas que felizmente nunca passou por algo nesse nível, tendo vivido apenas microagreções, e que acaba pensando que tudo pode se resolver um pouco mais fácil do que de fato é.

Justamente por estarmos de fora conseguimos ter uma visão muito mais objetiva do que está acontecendo, e mesmo que inconscientemente (quase como um reflexo) esperamos que a pessoa que está sofrendo o abuso também perceba isso com tal facilidade, mas é extremamente mais complicado.

Ao meu ver esse livro traz esse questionamento muito bem, o que eu não esperava inclusive. Não por pensar pouco da autora (muito pelo contrário, já que a admiro demais), mas porque tendo como base apenas o título e os primeiros capítulos eu estava esperando apenas uma saga de descoberta de amor próprio simples, mas boazinha de se ler, quando na verdade o livro consegue ir mais longe que isso, superando minhas expectativas em muito.

Laine49 19/02/2020

Não se engane pelo título
O título desse livro me levou a pensar que fosse uma história boba mas durante a leitura percebi como a mensagem passada é importante.

Joao 13/04/2020

Tratando sobre um tema importante, relacionamento abusivo, gostei de como o livro foi aos poucos te envolvendo na relação e mostrando de verdade quem era o Cauê

1 | 2 | 3 | 4