A velocidade da luz

A velocidade da luz Javier Cercas

Resenhas - A Velocidade da Luz

Lígia 29/11/2020

A vida como ela é ou como pode ser
O livro conta a história de um jovem escritor que recebe uma proposta para trabalhar nos EUA. Lá ele conhece Rodney, um ex combatente da guerra do Vietnã. O narrador tem sua vida afetada diretamente por esse acontecimento, mesmo tendo ocorrido anos atrás.

Vivi 26/09/2020

"As pessoas normais gostam ou desgostam da realidade, mas não podem fazer nada com ela, ao passo que o escritor pode, sim, porque sua profissão consiste em dotar a realidade de sentido, mesmo que esse sentido seja ilusório. " ( pag 266)

" o escritor aprende a ver, ou a ler, na velocidade da luz, uma vez que a velocidade flui e conclui, infla e esvazia, expande e contrai miríades de acontecimentos simultaneamente - daí que seja um vício, similar ao dos mil olhos de um de deus com habilidades de capturar o continuun da história em suas ondas vertiginosas " ( pag 266)
Temos aqui uma reflexão do que a guerra faz com o homem. E como a nossa vida pode mudar a qualquer a caso através de nossas experiências e expectativas e nossas escolhas. Temos aqui amizade sentimentos de amor, traição e violência. E toda e beleza de como escrever um livro. E alguns autores maravilhosos são citados por aqui. Não vou negar que algumas partes são um pouco massantes mas não deixa de ser uma boa leitura.
Sinopse: O enredo de A velocidade da luz, grosso modo, é a relação entre um escritor espanhol e um veterano norte-americano da guerra do Vietnã, Rodney Falk, que ele conheceu na Universidade de Urbana, uma cidadezinha próxima a Chicago.

Lírian 22/09/2020

Mais um livro que me emocionou bastante. Fazemos as nossas escolhas na vida e nossas escolhas nos fazem...

Erica 21/09/2020

A escrita como um escudo para atravessar a realidade.
Aqui o narrador é um escritor espanhol, a princípio no início de sua carreira que aceita uma proposta para lecionar em uma pequena cidade nos EUA. Lá conhece um ex-combatente da Guerra do Vietnã, Rodney Falk. Desse encontro nasce uma amizade um tanto improvável, mas que marca para sempre a vida dos dois personagens.
Obcecado pela misteriosa vida de Falk, que se recusa a contá-la por completo, o narrador tenta por anos montar esse quebra-cabeças repleto de traumas provocados por um segredo de guerra.
Afastados pelo destino, o escritor acaba alcançando a fama no meio literário e experimenta o lado obscuro de sua personalidade transformada pelo sucesso. Nesse ínterim, é também golpeado por uma tragédia que o faz querer se reaproximar do amigo do passado.
Com um enredo eletrizante como sugere o seu título, Javier Cercas nos apresenta nessa ficção com traços autobiográficos (autoficção) como dois homens estranhamente semelhantes em suas dores íntimas lidam com seus conflitos internos. E, principalmente, como a escrita pode ser uma forma de sobreviver à realidade absurda.
Estêvão 21/09/2020minha estante
Muito bom, né?? O melhor livro da TAG que já li. Adorei ele. Engraçado que no começo, até mesmo pelo título, não dei nada por ele. Só iniciei a leitura pq era da TAG.

Erica 21/09/2020minha estante
Também posso dizer que até agora foi o melhor da TAG que já li. Quando entrei para o clube (na edição de Jude, o obscuro), ele estava sendo muito falado entre os associados. Então tratei logo de comprar mas só li agora. Livraço!

Giuliano.Behring 09/09/2020

Um título extremamente cativante, interessante e... Real?
Esse livro de Javier Cercas é só algo que eu não sei muito bem como avaliar... Eu acho que a narrativa é muito boa, gostei muito dos personagens, tem ótimas reviravoltas, mas sabe, eu ainda não posso dar 5 estrelas, na minha cabeça falta ainda algo.
A contrução do autor é excelente, a escalada dos momentos de tensão são fantásticas e eu fiquei de boca aberta 2 vezes enquanto lia.
Acho muito maneiro as várias reflexões que o autor faz através das falas e pensamentos dos personagens principais, isso me traz um maior interesse no livro
Bem, se você gosta de um livro pra tirar o fôlego sobre escritores espanhóis que não sabem muito bem o que fazer, esse é seu romance!!
Se não gostar disso lê também, o livro é bem bom.

Giu 22/08/2020

Esse livro foi uma surpresa ótima pra mim. Não dava muito pelo título (a gente nunca aprende a não julgar um livro pela capa), mas as avaliações tão boas me fizeram dar uma chance. Ainda bem.

A mistura de realidade com ficção é muito interessante. Finalizar a leitura sem a certeza de que tudo o que foi relatado é verídico me deixou tão intrigada que levei semanas pra me convencer a escrever uma resenha (e só o estou fazendo pra poder dizer a quem tiver dúvida: leia!).

Mas, independente da veracidade da história, o que eu acho mais legal no livro é o caráter crítico de um não-americano à cultura da guerra e a hipocrisia dos Estados Unidos. Ele traz o olhar que todo o mundo tem do país do Tio Sam, exceto os próprios americanos.

Sarah 22/08/2020

QUE LIVRO!!!
Eu ainda estou entorpecida por essa narrativa, pela história, pela sutileza que Javier Cercas passa assuntos tão densos.

Inicialmente achei que seria mais um livro sobre guerra, mas não... É um livro sobre um escritor e suas relações, sobre a vida de um ex combatente, sobre a amizade, soberba e a vida.

A velocidade da luz é, com certeza, um dos melhores livros que li esse ano.

A forma que Cercas faz você se questionar se aqueles fatos aconteceram com ele, na vida ?real?, ou apenas com o personagem, se Rodney realmente existiu é MUITO instigante.

E pra terminar, pra melhorar ainda mais a experiencia da leitura, você tem o prazer de ler o posfácio de Carrascoza.

Maravilhoso!

Apenas leiam!

mila_braz 21/08/2020

Surpreendente
Iniciei a leitura sem saber nada sobre o autor ou a história ali narrada. Fui totalmente envolvida, podendo dizer que foi um dos melhores livros que já li. Gosto muito quando encontro personagens reais, nem bons nem ruins, mas humanos.

Mari Pereira 21/08/2020

Sobre traumas e literatura
Um romance complexo, que trabalha uma infinidade de temas, desde grandes traumas, às relações familiares e o fazer literário. Tudo envolvido numa névoa de mistério. Muito bem escrito.

Tati Vizú 17/08/2020

Gostei muito.
O livro conta a história de professor espanhol convidado a lecionar em uma universidade nos Estados Unidos. Lá conhece um professor que esconde um segredo de guerra. E a narrativa se desenvolve em torno dessa amizade.

Stf 15/08/2020

Ler esse livro foi uma experiência íntima, foi como o desabrochar de uma flor no qual você não sabe como é o seu interior, foi mais ou menos assim que me senti.
O livro de Cercas é muito complexo, apresenta personagens profundos e inexplicáveis... A cada momento vemos uma faceta deles, o que torna tudo muito real porque o ser humano é assim, nós não conhecemos alguém completamente.
A história é cativante e plural, ela não é uma narrativa linear, com um começo, meio e fim de algo, mas a proposta de apresentar a história de cada personagem, como ela se reflete na vida dos demais e constrói uma pequena noção de mundo, de realidade, de seres polifônicos.
Eu amei o livro, levei meses, talvez um ano pra lê-lo, não me recordo quando comecei, mas não é uma história fácil, é dolorosa, sentimental, cheia de reviravoltas e sobretudo real.

asteuwick 09/08/2020

Epifania
A historia dialoga entre dois pontos principais: o ser escritor e a vida de um dos personagens.
A narrativa entra em abismos da condição do ser ao mesmo tempo que tem uma linguagem muito fluída que te prende totalmente na leitura. Uma história até que simples, mas contada de forma excepcional.

Tatiana Patrícia 28/07/2020

Bom, mas não ótimo
A cada livro lido enviado pela Tag Curadoria, tenho mais certeza de esse de fato, não é meu estilo de livro favorito.
Esse livro, até é legal, a história por tras do Rodney (a guerra e as consequéncias que ela traz) foi bem escrita... Mas, não consegui me prender com a história... tanto fazia se eu lesse ou não todos os dias...
Não foi uma leitura cativante...
Teve vários trechos muito bons... mas no geral, não gostei.

Matheus Sousa 25/07/2020

Subterrâneo e absurdo
Na?o sei se ?A Velocidade da Luz? e? uma cri?tica a?s situac?o?es de guerra ou de iminente guerra, se e? um romance de formac?a?o u?nico bipartido em duas histo?rias principais ou se seria um emaranhado de histo?rias que tangencia o conto de um modo muito perspicaz. Seja o que for, Javier Cercas ultrapassa todos os ro?tulos litera?rios possi?veis e, nessa histo?ria de rancores e fuga, consegue construir uma narrativa impeca?vel em forma e em conteu?do
______
Tendo a Guerra do Vietna? como pano de fundo, mas na?o deixando de lado tambe?m as fala?cias da Guerra do Iraque, Cercas elege um narrador que, como ele, e? um escritor em ascensa?o que tem por missa?o contar uma ?histo?ria que na?o pode ser contada?. Rodney Falk, um veterano de guerra, e? a inspirac?a?o adiada do narrador, que reluta em escrever e insiste, infrutiferamente, em silenciar
_____
O livro tem va?rias paisagens; o Meio Oeste Americano e? a primeira parada do protagonista, um espanhol que aceita dar aulas em uma universidade de Urbana. De la? ele percorre o pai?s, passa por Chicago e volta a? Madrid, Barcelona e volta a Girona. Eu, que na?o gosto de descric?o?es, apreciei, com admirac?a?o lenta, a forma como Cercas tentava nos ambientar, na?o apenas nas cidades mas tambe?m no ?existir?, no ?ser? dos personagens. Sim, somos levados a invadir o domi?nio das memo?rias mais i?ntimas dos personagens, principalmente do narrador que, imbui?do da inacredita?vel franqueza, confessa crimes, seus e alheios, para expiar a sua e a culpa dos demais personagens
______
Mas ?achar culpados e? muito fa?cil; difi?cil e? aceitar que eles na?o existem?, de maneira que o romance, que gira em torno do arrependimento sem redenc?a?o aparente, vai muito ale?m e se enxerta em outros contextos, revelando uma discussa?o sobre uma amizade duradoura, a corruptibilidade do sucesso, o deli?rio da felicidade plena, a incerteza da passagem do tempo, o descompasso entre os fatos e a ideia que se faz dos fatos e, sem muitos rodeios, sobre a inconsiste?ncia da realidade. Um romance vi?vido impeca?vel

Mari 11/07/2020

A Velocidade da Luz
Já imaginou o quanto a Guerra pode destruir a vida de uma pessoa? Pois era meu sentimento durante a maior parte desta leitura… 🙁🤔
Intensa, reflexiva e, em alguns momentos, cruel, A Velocidade da Luz, do escritor espanhol Javier Cercas, trata de uma história narrada em primeira pessoa por um espanhol jovem e aspirante a escritor e seu encontro, que mudaria sua vida, com Rodney Falk, um americano ex-veterano da Guerra do Vietnã.
Tudo gira em torno de sua relação com Rodney e todos os segredos que este carrega, com altos e baixos, além de momentos de mistérios, lembranças, e descobertas, enquanto tentava ser escritor, o que, por muitas vezes, me deixava na dúvida se o livro da narrativa, não seria o próprio A Velocidade da Luz…
Sendo sincera, não seria um livro que pela sinopse eu compraria, porém foi uma surpresa muito positiva pra mim, e, sem dúvidas, um dos melhores que li, ao menos esse ano. Recomendo muito para vocês!
Vocês conhecem este livro? Já leram? Me contem nos comentários sobre o que acharam!