A velocidade da luz

A velocidade da luz Javier Cercas

Resenhas - A Velocidade da Luz

Fran Aquino 05/05/2024

Surpreendeu!
O livro não me pareceu interessante de imediato além do título, no primeiro capítulo li arrastado, o segundo a história desenrolou e compreendi os personagens, no terceiro eu li rapidamente esperando um final que criei para o narrador e me satisfiz com o final que ele teve

My_bn 21/03/2024

"? Não sei, se calhar só devia ser escritor quem não consegue ser outra coisa."

Quando li essa fala me veio em mente um vídeo da Fernanda Montenegro (velha) onde ela fala sobre ser ator/atriz dizendo que você tente de tudo, mas se esse tudo não te bastar, não tirar da sua cabeça a vida de atuar, deve voltar e se jogar de cabeça. Num geral eles dizem o caminho de um artista, queremos mesmo? Conseguimos fazer algo que não esteja nesse ramo? Caso a resposta seja negativa, seremos escritores, pintores, atores e artistas num geral.

Esse livro veio num momento certo, procurei outro, tentando não encontrar nada ligado com guerras, falhei e que bom foi ter falhado. O autor trabalha envolvendo a sua história e o fictício, tempos desses eu conversei com um amigo dizendo não querer ser tão "eu" em meus textos, ter medo de só deixar a história da minha vida jogada, desabafada e não ter personagens, veio esse livro onde o escritor se joga em seus livros, mas também alabora personagens onde se pensa "é ele ou é o personagem?", nem sempre tem como saber, as vezes nem ele sabe.

A questão que desde o princípio me identifiquei com o modo de escrita dele, claro que bem menos formal, o protagonista me irritava no começo pela pose de sabichão, mas aos poucos notamos seu crescimento e sua queda, é um ótimo livro pra indicar, tem camadas e o que citei lá no início, tenho minha resposta, infelizmente não consigo ser mais nada além disso.

ysabgomez 06/03/2024

Boring
Chato e pouco intrigante para se ler na praia, facilmente outras coisas chamaram e captaram mais a minha atenção durante a leitura ~ maçante

Rafael.Rovath 26/01/2024

A velocidade da luz
Um livro complexo, que mergulha nas profundezas da condição humana através da história de dois amigos, que têm em comum o amor pela literatura e a culpa: a um, causada pelo terror vivenciado ao servir na guerra do Vietnã, ao outro, pelo sucesso que alcança como escritor e que acaba destruindo tudo o que um dia chegou a amar. Na busca de apoio mútuo, de entenderem e buscarem superar seus traumas, encontram-se, desencontram-se e comunicam-se erraticamente ao longo de 17 anos, sem que, no entanto, consigam encontrar conforto no presente e esperança no futuro.

Pequena M 03/01/2024

Ser Escritor.
"? Não dei, se calhar só devia ser escritor quem não consegue ser outra coisa."

Nathi 31/12/2023

Me surpreendeu
Demorei 5 anos pra ler, porque não conseguia passar da 1 parte. Uma vez cheguei até metade da 2 e desisti
Mas é bom
Reflexivo, me fez pegar asco dos personagens e despegar muito fácil, e várias vezes. São muito humanos
E tô até agora me questionando se é real ou não

Rafael 25/11/2023

Um título digno da obra
Javier Cercas não poderia ter escolhido um título melhor para seu livro do que escolheu. Para atingir a velocidade da luz precisamos, inevitavelmente, iniciar um movimento até alcançá-la. E é exatamente isso que Cercas faz em sua obra. O livro, que tem um início despretensioso e até um pouco enfadonho, assume, de forma vertiginosa, contornos que levam o leitor a, num átimo, percorrer meandros da condição humana de uma profundidade sem igual. Durante a leitura, me pareceu que o movimento da narrativa é muito semelhante ao que ocorreria se fosse possível atingirmos a velocidade da luz. Ou seja, iniciamos o movimento e, de repente, ele já se completou, de tão rápido. Talvez nossa vida se dê na velocidade da luz sem que tenhamos a percepção real disso, pois, quantas vezes nos deparamos com a reflexão "nossa, mas isso já ocorreu" ou "não esperava fazer tantos anos tão cedo" ainda "já passou isso tudo desde o ocorrido, para mim parece que foi ontem". Contar uma vida em pouco mais de 200 páginas é, igualmente, uma demonstração de que nos movemos na velocidade da luz. Mas não são só essas reflexões que o livro suscita. Para além disso, Javier Cercas faz uma sensível e intensa reflexão sobre realidade e ficção, sobre as nuances que separam essas duas condições que, aparentemente tão distantes, na verdade se confundem a todo momento. Quanto há de ficção na sua realidade e quanto há de realidade na sua ficção? Difícil responder se você perceber, como Javier Cercas demonstra neste livro, que realidade e ficção são, na verdade, duas faces de uma mesma moeda. Um livro fantástico e humano, que renova nossa capacidade de ter empatia e compaixão para com o ser humano e suas inerentes contradições.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
Precisei de tempo para falar sobre esse livro. Não por ter sido maravilhoso e reflexivo, mas por não ter sido. É bom, não sei o que pensar. Talvez uma releitura? Sei lá...

Gustavo611 14/09/2023

?A Velocidade da Luz", de Javier Cercas
?A Velocidade da Luz", de Javier Cercas, é uma obra que me hipnotizou desde o início. Com uma narrativa magnética, o autor nos leva a acompanhar a jornada do protagonista, um escritor em formação, à medida que ele se envolve em uma busca pessoal por respostas sobre o passado sombrio de um amigo.

A escrita do autor é impecável, criando personagens complexos e situações que desafiam as expectativas. Apresentando caminhos tortuosos, o livro acaba por nos fazer ser confrontados pelas complexidades do caráter dos personagens principais e do contexto em que eles estão inseridos. Revela-se, portanto, uma leitura extraordinária que nos instiga a refletir sobre a busca pela verdade e as intrincadas questões que a permeiam.

Para finalizar, há um diálogo, retirado do próprio livro, que acredito definir muito bem esta leitura:

?'As histórias não existem', ele disse uma vez. ?O que existe, sim, é quem as conta. Se você sabe quem conta a história, ela existe; se você não sabe, não existe história.?
Inspiração é ler 14/09/2023minha estante
Amo esse livro!!!

Cristiane 25/07/2023

Que livro!
Reli esse livro pela terceira vez e, como sempre acontece quando relemos uma história, acabei notando coisas que antes não tinha notado e que agora acabaram me deixando um pouco mais incomodada (ou talvez eu queira dizer que, conhecendo mais da vida agora do que antes, tudo tenha me parecido muito mais real e não fictício como parecia, ou eu imaginava parecer, antes). Mas de qualquer forma, sua beleza e profundidade ainda me fascinam muito. É lindo de seu jeito obscuro e triste.

ToniBooks 28/05/2023

O vão esforço da aparência
"Uma obra que se afasta da superfície e desce aos subterrâneos da condição humana, gerando em nós compaixão pelos nossos semelhantes."

- João Anzanello Carrascoza

Lana 16/04/2023

Com muita metalinguagem
"O escritor tem a obrigação ou duvidoso privilégio de ver a realidade".
Esse livro fala sobre escolhas, acasos, fracasso, sucesso, moral e tantas outras nuances que nos deparamos ao pensar no nosso caminho de vida. Gostei muito da leitura, em especial da construção de uma personagem central na história.

Giovanna 12/03/2023

Achei o narrador um tanto chato, mas a história do Rodney com a guerra me prendeu bastante e me fez gostar demais desse livro. Um jeito diferente de relatar os acontecimentos de um personagem de guerra.

Beatriz.Marques 01/03/2023

Ótimo.
Gostei muito da narrariva. Mesmo demorando pra engatar no início me prendeu muito. A história é excelente mas gostei muito mais das discussões sobre a vida e como a individualidade de cada pessoa está ligada a vida e individualidade de outras.
O título do livro e a ideia por trás dela poderia ser mais bem desenvolvida porque é uma um conceito incrível e eu também amei. Do mais a leitura é otima e eu recomendo.

Clarissa 26/02/2023

No começo estava achando a narrativa muito arrastada e o personagem Rodney um grande chato. Depois, quando os relatos sobre a guerra foram sendo contados, achei que Rodney foi ganhando mais camadas, assim como o narrador, e a leitura foi ficando mais atraente. Mesmo assim, não foi uma leitura que me marcou ou emocionou.