Contos de fadas em suas versões originais

Contos de fadas em suas versões originais Joseph Jacobs
Marina Avila
Giambattista Basile




Resenhas - Contos de Fadas em suas versões originais - volume único


234 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


emlindh 02/08/2020

contos de fadas
Essa edição da editora Wish é simplesmente perfeita. Todos os contos foram traduzidos a partir das antigas publicações em língua inglesa e de seus idiomas primários. As ilustrações são lindas e o trabalho editorial é uma obra prima. Cada conto é uma viagem ao passado, à época em cada um foi escrito, e ainda tem um gostinho de infância, com aqueles livrinhos que se lê quando criança.
comentários(0)comente



leiturasdaursula 21/07/2022

Edição e contos incríveis
A curadoria de contos está incrível e eu amei conhecer os contos originais dos filmes da Disney que tanto amava! Fiquei chocada com A pequena sereia e Sol, Lua e Talia. Vale muito à pena conhecer essas histórias!
comentários(0)comente



Jeni 21/05/2022

Um bom livro
Eu esperava mais. Eu já sabia que os contos de fadas tinham sido floreados para serem contados para crianças. As versões originais são muito diferentes. Quando comprei esse livro achei que os contos seriam contados sem censura e em sua versão original. Não foi como imaginei. A maioria das histórias ainda foram amaciadas e mudadas.
Ao final no livro, em uma sessão, a parte tem algumas histórias em sua versão original, mas são muito poucas.
No geral o livro é bom, mas eu esperava mais.
comentários(0)comente



Julia 16/04/2022

Resenha!! | ig: lia_livros_
Esse livro, versão da editora Wish, contém 39 diferentes contos (separados em raros e populares) de diversos autores, como Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Charles Perrault, Joseph Jacobs, entre outros. Um ponto que realmente gostei foi de as versões serem ditas fiéis as traduções inglesas e ainda checadas nos próprios contos originais para que assim sejam passadas corretamente para o leitor. Outro fator ótimo é que a versão física vem com ilustrações (mas como li em ebook não consegui vê-las, definitivamente irei obter o livro em si para uma releitura!).

Lembro de ter conhecido esse livro quando foi publicado lá em 2019 porém só agora tirei da minha tbr. A leitura foi muito interessante, ainda mais por eu amar contos de fadas. Demorei certo tempo mesmo assim para terminar o livro por conta de alguns dos contos serem bem maciços e também por querer dar minha completa atenção para cada detalhe deles, as palavras não são de difícil entendimento e são usadas de forma linda. Além disso, foi chocante certos momentos, em alguns dos contos, por conterem extrema violência, incesto ou até abuso sexual. No entanto, há o entendimento por notas da editora datando que alguns contos são até do século 16 (como em ?Sol, Lua e Talia?) onde se havia a normalização disso; que ainda bem que hodiernamente se vê as sérias problemáticas em certas passagens. Em suma, recomendo muito esse livro! Em especial pelos contos: A Pequena Sereia (H. C. Andersen), A Bela e a Fera (Jeanne-Marie Leprince de Beaumont), Rapunzel (Irmãos Grimm), O Bravo Soldado de Chumbo (H. C. Andersen), As Novas Roupas do Imperador (H. C. Andersen), A Pequena Vendedora de Fósforos (H. C. Andersen), Mulan (autoria desconhecida), Filhos de Lir (Joseph Jacobs), As Três Irmãs (Giambattista Basile) e Baba Yaga e Vasilissa, a Bela (Alexander Afanasyev).
comentários(0)comente



Dheyvison Jr. 03/05/2023

Experiência muito prazerosa
Conhecer os contos para mim foi uma experiência muito prazerosa, eu nunca conheci essas histórias em sua totalidade, só conhecia por alto, só conhecia o nome de alguns personagens. É bem interessante ver como essas histórias refletem um pouco a essência humana, esses contos são nitidamente marcados por sentimentos profundos como por exemplo: o ódio, o amor, a inveja, o ciúme, a fome gerada pela miséria e etc. Sinto que conhecer essas histórias tão antigas me enriqueceram de reflexões sobre a natureza humana, além de ser uma leitura muito gostosa. Recomendo a todos.
comentários(0)comente



Edilene Freitas 02/07/2022

Já imaginava que as histórias não seriam fofas, mas algumas realmente me surpreenderam. Esse compilado trás alguns contos não tão conhecidos, mas que são bem interessantes. Destaque, na minha opinião, para A Pequena Vendedora de Fósforos e O Flautista de Hamelin que foram bem inusitadas em seus desfechos.
comentários(0)comente



Mika | @mikaela.gaelzer 29/04/2021

Contos de Fadas em suas versões originais
Eu gostei de descobrir a origem dos contos que a gente ouvia na infância, ao mesmo tempo que agradeço por eles terem mudado.
Na verdade, agradeço pelo mundo ter mudado por que na boa... era tanta romantização de coisa errada na época que meu Deus!
Fora isso, vou nem citar os traumas que a Chapéuzinho Vermelho me deu haha
Mas no geral eu gostei bastante.
comentários(0)comente



Jô Santos 26/12/2022

MARAVILHOSO
Realizei um sonho e comprei os três primeiros livros dessa coleção maravilhosa!! Não tem o que dizer sobre essa edição, além dela ser PERFEITA! Um investimento maravilhoso.

A pequena sereia 4/5

Muito linda essa história, e triste também. A escrita de Andersen é muito poética e a forma como ele descreve o mar é muito vivida e mágica. É triste ver essa menina, quase criança, doando tudo de si por uma ilusão de amor e uma idealização do mundo humano. Nos faz pensar em muitas mulheres e meninas que se doam em relacionamentos furados, que no final tomam tudo delas. A "lição" final é meio cafona para nossos dias atuais, mas é um reflexo do objetivo dos contos de fadas em sua época. Essa é minha segunda leitura desse conto e gostei muito mais dessa segunda vez."

Aladim e a lâmpada maravilhosa 3/5
Não gosto desse personagem nem nos filmes da Disney, aqui ele é ainda mais cara de pau. Na verdade, está mais para anti-herói do que mocinho. Incrível como as meninas nos contos de fadas tem que ser a epítome da perfeição, enquanto os homens são uns caras de pau, mal caráter. Interessante saber que essa história também tem uma versão que se passa na china, eu não sabia.

A bela e a fera 4/5
Meu conto de fadas favorito, meu filme da Disney também. Prefiro ver o lado bom da história, de enxergar para além das aparências. Mas sei bem que ela tem muitas coisas estranhas e servia para convencer jovens moças a se casarem com homens feios ou bem mais velhos que elas. Agora vou ler a versão da Gabrielle de Villeneuve para comparar com esta.

Branca de Neve 3/5
Nunca gostei muito do conto da Branca de Neve, sempre achei bizarro. Também não gosto da versão da Disney. Primeiro, o conto usa da repetição, uma tática comum em contos de fadas, mas aqui a repetição é caracterizada pela princesa sendo enganada sucessivas vezes e da mesma maneira. Difícil torcer por alguém tão tolo. O príncipe nem se fala, se apaixona por uma morta no caixão, AINDA MAIS UMA CRIANÇA. Ou seja, necrófilo e pedófilo.


A bela adormecida 2/5
Essa é a versão clássica mais light do conto, sem a sogra assassina de Perrault, nem o abuso e a mulher ogra do "príncipe" do conto mais antigo. Essa versão é a mais curta, simples e sem graça."


A rainha da neve 4/5 Nunca tinha lido esse conto antes, gostei muito. Ele é construído em capítulos, que aqui recebem nome de livros, e todos tem títulos. O teor cristão da história é MUITO forte e fortalecido o tempo todo, isso foi oq eu menos gostei no todo. É uma clássica história de bem contra o mal, gelo contra flores, inverno contra primavera. Para quem não sabe foi essa história que deu origem ao filme Frozen da Disney, mas a história foi realmente MUITO adaptada."


Rapunzel 4/5
Esse já foi meu conto de fadas favorito na primeira infância, claro que a versão que eu conhecia era menos sádica. Mais uma vez temos uma mocinha que paga pela burrice e pela língua grande e um príncipe que gosta de namorar crianças. Ahhh, os contos de fadas também tem uma quedinha por gêmeos, misericórdia."


Chapeuzinho vermelho 5/5
Esse com certeza é um dos contos mais permeiam o imaginário popular, um dos primeiros que as crianças ouvem. Acredito que isso se deve a sua preciosa lição, cuidado ao falar com estranhos. Na minha opinião uma lição que continua preciosa. Nós sabemos bem, principalmente enquanto mulheres, como são perigosos os lobos que encontramos em nosso caminho e como é precioso saber ouvir e aprender com a experiência alheia, evitando assim sofrimentos próprios. Longe de querer procurar lógica em contos de fadas, mas é muito engraçado como o lenhador do segundo conto consegue recuperar a avó e a criança vivas de dentro da barriga do lobo, e como este não acorda mesmo passando por uma cirurgia tão delicada. A primeira versão do conto, a de Perrault, é muito mais crua e com um final consigo e cruel, a versão dos irmãos Grimm dá uma nova chance pra menina e sua avó.


Cinderela 5/5
Esse conto é muito bom. Tem tudo que você pode imaginar, melhor que a versão da Disney, com certeza. Algumas diferenças:
* O pai da Cinderela não está morto, tá bem vivo e concorda com as maldades que fazem com ela. Um grande escroto.
* Aqui não tem fada madrinha, mas sim uma árvore mágica plantada ao pé do túmulo de sua mãe
* Também não existem ratos encantados, e sim, pombos.
* As irmãs malvadas tem seus pés cortados para caber no sapatinho, e depois tem seus olhos picados por pombos no casamento, e ficam cegas. O pai não sofre nada.


Polegarzinha 3/5
Eu achei esse particularmente chato. Mas é legal a mensagem de que suas boas qualidades nunca serão admiradas pelas pessoas erradas, às vezes o erro não está em você e sim em quem lhe observa e aponta. Temos também mais um casamento instantâneo, nesse caso é literalmente.








Os três porquinhos 3/5
Gente, acho que ainda não tinha lido essa versão. O lobo consegue comer os irmãos do porquinho inteligente, e tem uma segunda parte onde o porco engana o lobo seguidas vezes. E no final, com um reverso incrível o porco come o lobo!


João e Maria 3/5
Desde criança eu nunca achei muito crível essa história de casa de doces, sempre pensei: como não apodrece. Eu não era sem imaginação gente, era apenas uma criança prática. Mais uma vez temos uma madrasta malvada e um pai conivente, mas advinha só? No final só a madrasta morre e o pai fica rico. Muito justo, não é mesmo?


Barba azul 4/5
A curiosidade matou a esposa. Um dos contos mais bizarros que conheço. Gente, uma barba azul nunca foi o maior problema desse cara. Como alguém aceita casar com um cara que tem 7 esposas sumidas? Pior que esse conto me lembra muito o caso real de uma mulher que descobriu que o marido era um serial killer, essa história também inspirou um conto de Stephen King."


Rumpelstiltskin 4/5
Esse conto é muito bom, simples e incrível. O final do Rumpel é inacreditável kkkk tão estranho que é hilário. Só tem macho escroto nesse conto, o pai bota a vida da filha em perigo por ser um mentiroso, o rei é um assassino ganancioso, só gente do bem mesmo kkkk"


O gato de botas 4/5
Esse conto é incrível e o gato é muito sacana. É ótimo ver um conto com personagens realmente sagazes e não com tolos que são enganados o tempo todo.


O príncipe sapo 2/5
Estou INDIGNADA com a falta de amor próprio desse sapo, pelo amor de Deus gente, essa menina só desprezou, não fez nada de bom, não cumpriu com sua promessa, só ficava com nojinho, no final ainda JOGOU ELE NA PAREDE, e mesmo assim o infeliz ainda se casa com ela. Sendo que ela é uma mimada escrota. Ele devia ter ficado com o seu fiel escudeiro Heinrich, o bichinho que tava do lado dele, literalmente na LAMA, e no final ele fica com essa songa monga, eu não aceito."


A princesa e a ervilha 1/5
É incrível a quantidade de vezes que aparece o termo "princesa de verdade" em um conto tão pequeno. E o que seria uma princesa de verdade? Ora meu povo, a criatura mais fresca e fútil que você conseguir imaginar, realmente deve ser um sonho se casar com alguém que não consegue dormir pq tem uma mísera ERVILHA embaixo de VINTE COLCHÕES, deve ser alguém realmente encantadora para dividir a vida.


João e o Pé de Feijão 1/5
Como ensinar seu filho que o crime compensa. Gente, esse é o conto mais errado que eu conheço. A mãe é uma tola, dá a criança a responsabilidade de vender o único item de valor da família. O menino é um idiota e troca uma vaca por feijões. Depois ele engana a pobre da ogra, que só tinha ajudado ele, duas vezes aliás. Rouba 3 vezes aquela família, depois ainda mata o ogro. Gente, é uma sequência de despertares. O bom é que a mãe sabe que a origem do dinheiro é do roubo, mas não tá nem aí, contato que o filho traga dinheiro pra casa, ela não se importa com a origem. João é o vilão e os ogros são apenas vítimas, é isso.


As doze princesas dançarinas 3/5
O conto é bem interessante. Mas vamos a alguns pontos. O soldado só conseguiu porque teve ajuda. Essas princesas são totalmente sem coração, porque viam vários príncipes morrerem só pra manter suas noites de farra em segredo. Finalmente temos a história de um "príncipe" que não é pedófilo. Esse conto baseou o livro "A dança da floresta", que eu sou doida pra ler.




O bravo soldado de chumbo 4/5
Que conto TRISTE!!! O pobre soldado se apaixona, mas só se lasc*. Passa por uma série de aventuras, só para voltar para casa e ter um final trágico e bobo. De certa forma é muito romântico, bem aos moldes do romantismo clássico."


O alfaiate Valente 4/5
O personagem com o maior ego e a maior cara de pau de todos os contos de fada, mas também um dos mais espertos e sagazes.




As roupas novas do imperador 4/5
Esse conto é muito bom, porque na verdade, ele parece uma grande piada."


Sol, Lua e Talia 2/5
A bizarra versão original de A bela adormecida. Um dos contos mais nojentos que já li, já o conhecia de uma edição em forma de livro, e ele me marcou tanto que nunca esqueci sua história. Um conto que romantiza de forma nojenta um estrup* e trata o estrupad*r como um herói, um príncipe encantado."




O pequeno polegar 4/5
Uma mistura de João e Maria com João e o pé de feijão, sendo que este conto foi registrado antes que os demais. O final tem um final alternativo, onde o menino comete menos atrocidades, seria um final mais digno e heróico."


A pequena vendedora de fósforos 4/5
O Anderssen sabe como fazer uma história triste, minha nossa. Um conto que fala muito sobre como a miséria afeta a vida de inocentes, mas que dá um tom de esperança para o futuro dessas almas pouco agraciadas em vida.


Pele de Asno 5/5 Eu já conhecia esse conto por meio de uma adaptação para televisão. É um conto um tanto bizarro onde o pai deseja se casar com a filha, mas tem um desenvolvimento muito bom e um toque de Cinderela no final. Gostei muito da versão escrita.


Hua Mulan 4/5
O filme da Mulan sempre foi um dos meus favoritos da Disney, mas demorou um tempo pra eu descobrir que era baseado em uma lenda chinesa, cantada em verso. Fiquei muito feliz em finalmente conhecer a música, e ainda mais curiosa para pesquisar sobre.


O semideus Maui 4/5
A Disney pode ter muitos defeitos, mas uma de suas qualidades é a potencialidade de disseminar os contos e lendas de diversos países para o mundo todo. Foi o que aconteceu com Maui em Moana. Fiquei muito feliz de conhecer melhor esse semi deus e suas peripécias.


Sapatinhos vermelhos 1/5
A cada conto que vejo, mais eu noto o viés moralista cristão. Mas esse aqui excedeu todos os limites, isso é um conto SÁDICO de TERROR e não um conto de fadas. É um conto sobre os males da vaidade, mas é totalmente desproporcional e ridículo. A menina foi condenada a dançar até a morte por gostar de sapatos vermelhos. Dá pra fazer uma grande análise sobre os absurdos desse conto, mas eu sinceramente prefiro esquecer dele, apesar de que sei que será difícil."


Irmãozinho e Irmãzinha 3/5
Um conto com tudo que tem direito: - uma madrasta malvada, que aí dá é uma bruxa - dois irmãos - um casamento súbito. Só achei que o irmão teria um papel maior no final da história, mas esse papel foi destinado a aia.




Filhos de Lir 4/5
Ai gente, que conto TRISTE. Minha nossa. Já tinha lido esse a muito tempo, mas não lembrava dos detalhes. O legal dele é que a maior parte é em versos.


O flautista de Hamelin 3/5
Isso que é uma maneira cruel de tratar um caloteiro."




Os cisnes selvagens 4/5
Os contos de Andersen são os mais detalhados e bem escritos, mas também são os mais brutais e com maior teor de cristianismo. Esse conto parece bastante com o dos filhos de Lir, mas com um final feliz.


Chicken Little 2/5
É um conto de repetição, deve ser legal para crianças. Mas seria mais interessante se tivessem substituído a rima dos nomes por versões em português, deixar os nomes originais não tem graça.


A história dos três ursos 2/5
Uma versão mais antiga do conto de cachinhos dourados, mas aqui ao invés de uma levada menina loira, temos uma velha cabida kkk Achei o conto bem chatinho.


As três irmãs 3/5
Não conhecia esse conto. Mas não gostei muito, é mais do mesmo. Irmãs malvadas, uma personagem principal que é tão boa que dá raiva e resolve tudo na base da sorte. A única coisa legal é que ao invés de ser salva, é ela quem salva o príncipe.


Baba Yaga e Vasilissa, A bela 5/5
Um conto realmente muito bom, é a segunda vez que o leio esse ano e mesmo assim ele me prendeu do início ao fim. O início parece muito com Cinderela, mas o desenrolar é mais complexo e interessante."

O rouxinol e o imperador chinês 5/5
É um conto muito bonito, com uma bela mensagem. Uma ótima forma de acabar o livro.
babieayllow 28/12/2022minha estante
quero muito ler os outros!


babieayllow 28/12/2022minha estante
essa editora é maravilhosa!


Jô Santos 29/12/2022minha estante
Também estou muito ansiosa para ler os outros




Leo 16/11/2023

Os contos em suas versões originais são bem mais assustadores que as versões mundialmente conhecidas por causa das produções pra cinema e tv. Embora seja possível sempre tirar alguma lição desses textos, alguns são tão cruéis que é compreensível seu desaparecimento ou modificação. Mesmo assim, na maioria são admiraveis, inclusive por sua resistência à passagem das eras.
comentários(0)comente



Marjorie.Baldovinotti 14/05/2022

Interessante
Achei alguns contos bem interessantes e diferentes das versões que conhecia. O livro é bem variado, traz contos de vários países. Uma boa leitura.
comentários(0)comente



Leandro.Rodrigues 23/06/2021

Era uma vez diferente..
Confesso que não conhecia a obra até ver aqui no aplicativo mesmo alguns históricos de leitura que me acenderam a curiosidade. Gostei bastante do livro que conta com ilustrações fantásticas e traz inúmeros contos que eu nem conhecia, e traz também outros contos bem mais conhecidos porém em suas concepções originais, o que é magnífico, imaginem ter a oportunidade de ouvir uma história carregada de regionalismos, culturas e crenças que transmitem diretamente a idéia proposta pelo autor à época. Rico demais, recomendo sem dúvidas!
dani 23/06/2021minha estante
Obrigada por compartilhar!Foi muito interessante acompanhar suas anotações dos contos lidos. Já quero ler! E também os Contos Nórdicos e Celtas da mesma editora.


Leandro.Rodrigues 24/06/2021minha estante
Nossa quero demais ler essas outras duas obras ?




sah 06/10/2023

WISH MARAVILHOSA !!
Simplesmente obcecada por essa edição, tradução incrível e curadoria feita com tanto cuidado, que voce sente o carinho através das páginas.

Quanto aos contos em si, por algum motivo tinha na cabeça que seriam histórias muito mais sombrias e macabras, porém não foi assim.
Teve contos com passagens extremamente mórbidas e bizarras, pra quem cresceu com a Disney isso aqui criou verdadeiros traumas, porém é bom conhecer as versões sem censura.
Os contos são curtos, fluídos e rápidos de ler, gostaria que alguns tivessem maior ambientação, porém entendo porque não teve.

No fim fica meu amor pela Wish e uma recomendação.
Vania.Cristina 06/10/2023minha estante
Eu to namorando esse livro a um tempão. Ainda nao deu pra comprar mas um dia vai dar certo. Adoro contos de fadas...




mariana 08/03/2022

vale a pena
não sei muito o que dizer, foi uma experiência boa. alguns contos bem diferentes do que estamos acostumados. estou escrevendo só pra contar no desafio do skoob

na minha opinião vale a pena, a edição é linda de se ter na estante e os contos são curtos e diretos - e mesmo que maçante em algumas partes específicas consegue manter a magia!
pulei alguns q não me interessaram e a maioria que eu li me agradou bastante? me senti numa viagem no tempo, recomendo
comentários(0)comente



Verona 22/09/2022

Livro excelente, vários contos que lemos na infância e alguns não tão conhecidos! Os desenhos e a edição ficaram maravilhosos!
comentários(0)comente



Letícia 30/12/2020

Fantástico!
Ler os contos de fadas em suas versões originais me deixou muito mais apaixonada por eles. A Editora Wish caprichou na tradução, nos detalhes e cada conto contém ilustrações clássicas. Já estou com aquele gostinho de quero mais e certamente irei reler futuramente.
Parabéns aos responsáveis pela organização desse trabalho belíssimo.
comentários(0)comente



234 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR