Além do Planeta Silencioso

Além do Planeta Silencioso C. S. Lewis

Resenhas -

Anezio 21/02/2024

Que viagem!
Trata-se do primeiro livro da trilogia cósmica, resultado de uma aposta entre C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien. Esse é o menor dos três livros.

O primeiro volume tem uma leitura mto fluida e, apesar de ser uma ficção científica o autor não se prende a ser muito detalhista na física da viagem espacial feita. Essa decisão tem suas desvantagens mas acaba fazendo com que o livro possa ser lido e apreciado por um público mais amplo.

Basicamente o protagonista de uma história que está sendo contada por uma terceira pessoa é levado a outro planeta onde encontra um mundo, até certo ponto, fantástico. O autor optou por fazer sua obra com base no cristianismo e, em minha humilde opinião, soube fazê-lo magistralmente.

Sempre vai haver problema para encaixar perfeitamente o cristianismo nesse tipo de obra, mas como o propósito direto da obra não é o evangelismo, isso acaba não sendo um problema, mas de qualquer forma, faz pensar a respeito do que sabemos do mundo (de acordo com a Bíblia Sagrada) antes e depois da humanidade e também antes e depois da queda.

Definitivamente vale a leitura.

Tiagomer 21/08/2023

Para além de um livro de Ficção.
"Além do planeta silencioso" é mais que um livro de ficção, apresentando debates morais ao longo da narrativa e imergindo o leitor a um mundo que é estranho, porém, semelhante.

Apesar de ser um leitura cansativa, com uma linguagem que pode parecer não tão bem adaptada ao século 21, a história surpreende e tem momentos marcantes que te fazem refletir a propria humanidade. Para aqueles que gostaram das reflexões que "O Pequeno Príncipe" e "As Viagens de Gulliver" provocam, ou querem ver um mundo tão bem construído quanto Nárnia, definitivamente deveriam experimentar esta leitura.

(Obs: o livro demora um pouco para começar a fluir mas vale a pena)

Wal 27/10/2023

Quem viagem foi essa??!!!
Uma ficção muuito diferente de tudo que eu já li; em certos momentos até complicado de compreender, quase desistir. Contudo, houve pequenos momentos que eu me peguei apreensiva, curiosa e dando gargalhadas. Definitivamente não é uma leitura fácil.

@claudinha_csilva 30/06/2020

Uma viagem
Lewis nesse livro nos transporta a Malacandra. Lugar com criaturas racionais, que conseguem conviver em harmonia umas com as outras e sabem exatamente seu lugar nesse universo.
Amei várias citações poéticas no livro, principalmente essa:
"E como poderíamos aguentar a vida e deixar o tempo passar se estivéssemos sempre querendo que um dia ou um ano voltasse, se não soubéssemos que cada dia em uma vida preenche a vida inteira com expectativas e lembranças, e que estas são aquele dia??
Enfim, a leitura às vezes foi um pouco cansativa, porque é bem detalhada, mas nos faz viajar para um mundo totalmente diferente e harmonioso junto com Ramson.

Anna 05/07/2021

Eu não curto muito ficção científica, mas tenho um histórico de gostar de quase tudo do Lewis, então fui com confiança de que não me decepcionaria. A gente sabe como tio Jack atua, então a gente sabe que toda a história vai ter um monte de significados importantes que, se lidos da forma certa, pode ser bem relevante para nossa realidade.

A história é sobre um filólogo chamado Ransom, que é sequestrado por dois cientistas conhecidos dele e então é levado a força para Malacandra, o planeta que por nós é conhecido como Marte. Lá ele supostamente seria oferecido como sacrifício, ou serviria como moeda de troca para os dois cientistas explorarem aquele planeta. Assim que chegam ao planeta, Ransom não perde a oportunidade e foge de seus sequestradores, e acaba se encontrando com um hrossa, uma das três espécies que habitam naquele planeta, que ele descobre mais tarde, ser um planeta puro e sem pecado.

// Caraca, eu sinceramente amei o primeiro e segundo livro dessa Trilogia Cósmica. Ainda falta o terceiro, mas eu consegui ficar imersa e admirar cada etapa da construção desse mundo fictício repleto de significado.

Obrigada Tolkien por ter desafiado Lewis a escrever essa trilogia. Nunca pensei que ficaria tão feliz por uma aposta entre esses dois grandes escritores que já habitam longe deste planeta silencioso.

Josue.Sousa 31/10/2022

Simplesmente incrível!
Lewis consegui unir o fantástico com o transcendente, propiciando ao leitor nada mais do que grande admiração perante esta obra tão encoberta em relação aos seus outros livros.
Os personagens são totalmente desconhecidos aos nossos olhos e ao mesmo tempo totalmente interessantes e dignos de serem conhecidos e compreendidos.
Basicamente, o livro tem emoção, descobertas, transcendência, e um olhar verdadeiro e sincero em relação ao amor ao próximo. Super recomendo!

machadolug 27/05/2021minha estante
Lewis, satisfaça minha amg

Matthaeus Filipe 05/11/2020

Livro ótimo. Super indico para todas as pessoas. Amo o Lewis e seus escritos.

Felipe Lapa 25/04/2021

Além do planeta silencioso
Eu não esperava tanto assim desse livro. Logo no começo eu já me identifiquei com o personagem principal, o Ransom, e fiquei bastante impressionado com a história!

O livro vai tratar da aventura que o Dr. Ransom teve logo que foi sequestrado pois dois cientistas malucos. Eles sedaram Ransom e levaram ele forçadamente para um outro planeta. Na chegada ao novo planeta, alguns erros ocorrem e Ransom consegue escapar de seus sequestradores, mas e agora? Ele se vê perdido na floresta de Malacandra e nas mãos de sua sorte para sobreviver naquele planeta estranho.

Algumas discussões são levantas no livro, como a ignorância humana, a vida, as guerras que aconteceram/acontecem no planeta Terra e a morte.

Um livro cheio aventura e mistério!

Gustavo.Cesar 09/11/2020

Malacandra
Vamos lá foi um início e meio, que não me prenderam, pq a história não me despertou curiosidade e emoção, e o personagem principal, tem uma inocência de uma criança, deixando se levar a acontecimento, para que nada impeça a narração da história, e isso achei um ponto muito negativo do livro, deu vontade de abandonar bem aqui, tudo isso me deixou desinteressado, porém é um livro do C.S. Lewis, então achei devido honrar o talento dele e confiar, para ler todo o livro; e bem é no final que algo ganha alguma cor, pois o único ponto forte é os diálogos entre os personagens e o início de uma cultura de outro planeta, é essa parte que dou algumas estrelas, pq foi bem legal e filosófico as conversas e debates, porém o plote é bem simples, não há um gran finale ou um clímax. Sinceramente não sei se quero ler os outros, tenho curiosidade pra saber o que desenrolou em 2 livros, pra ver se encontro algo épico, mas tenho tantos livros pra ler, que talvez essa trilogia pra mim fique no esquecimento.

DryBooks 17/04/2021

Nárnia dos adultos!
Se vc gostou de Nárnia, mas como eu ja ta velho pra ler com o mesmo nivel de fascinação, esse e o livro pra vc.
As descrições do mundo e seus habitantes são vívidas e envolventes. Eu particularmente gostei da explicação do idioma.
Com certeza estarei lendo os ldoximos livros na trilogia.

migaindicaumlivro 14/01/2021

Uma viagem ao espaço.
? Além do planeta Silencioso é o primeiro livro da Trilogia Cósmica, escrita por C. S. Lewis.?
? Nesse livro, Ramson, um jovem filólogo, é sequestrado por Devine e Weston para participar de uma experiência, que nada mais é do que uma viagem ao espaço.?
? Eles viajam até Malacandra, um planeta distante. Lá Ramson foge de seus sequestradores e passa a interagir com os habitantes locais e viver grandes descobertas.?
? A forma como Lewis narra a viagem pelo espaço é fantástica, a descrição do trajeto, do interior da espaçonave, de como é o planeta é muito interessante e nos faz sentir dentro da narrativa. É muito fácil visualizar lugares e situações com a escrita dele.?
? Um dos trechos que achei mais interessante foi quando Ramson decide educar o povo de Malacandra e descobre que ele está sendo visto pelo povo local como um selvagem que precisa ser ensinado.?
? O relacionamento de amizade que Ramson tem com o povo de Malacandra nos traz uma importante lição de como é possível se relacionar e amar os que são diferentes de nós.?
? Eu, Mari, não sou tão fã de ficção científica como a Ju, mas amei esse livro e pretendo ler as outras duas obras.?

Quacs 26/12/2020

os ensinamentos e os detalhes descritos fazem a gente querer ir morar nesse planeta tão harmonioso.

Sandra452 16/05/2022

Gostei demais!
Lewis mais uma vez me surpreendeu com esta ficção científica e minha vontade foi de parar tudo para ler o livro todo de uma vez!
A história é surreal e a trama é muito boa! São tantos detalhes que você consegue imaginar cada lugar e cada personagem. Além disso, como em "As crônicas de Nárnia", você vê princípios cristãos o tempo todo presente.
Em "Além do planeta silencioso", escrito em terceira pessoa, conheceremos o Dr. Ransom, que foi sequestrado e levado para Malacandra (Marte, para nós). Lá ele encontrará outras formas de vida e também um mundo de encantos, respeito e amor ao próximo. Valeu muito a pena a leitura!