Além do Planeta Silencioso

Além do Planeta Silencioso C. S. Lewis

Resenhas -

ATHOS 20/04/2024

Além do Planeta Silencioso: Uma Jornada Através da Ficção Científica e da Reflexão Filosófica

**Uma Aventura Cativante em um Mundo Desconhecido**

"Além do Planeta Silencioso", o primeiro volume da Trilogia Cósmica de C.S. Lewis, nos transporta para uma aventura espacial emocionante e intrigante. O protagonista, Elwin Ransom, um filólogo cético e arrogante, se vê sequestrado e levado a bordo de uma espaçonave em direção a um planeta desconhecido, Malacandra, conhecido por ele como Marte.

Ao chegar em Malacandra, Ransom se depara com um mundo completamente diferente do que imaginava. A flora e fauna são exóticas, a atmosfera é densa e a gravidade é mais forte. Ele logo é capturado por habitantes nativos, criaturas humanoides conhecidas como hross, que o levam para sua cidade subterrânea.

**Um Encontro com a Fé e a Espiritualidade**

Em cativeiro, Ransom conhece Hyoi, um cientista hross que o guia por Malacandra e o apresenta à cultura e à religião do planeta. Através de suas conversas e experiências, Ransom começa a questionar suas próprias crenças e a reconsiderar sua visão de mundo materialista.

**Uma Reflexão Sobre o Bem e o Mal, a Ciência e a Religião**

Ao longo da história, Lewis explora temas complexos como o bem e o mal, a fé e a ciência, o livre arbítrio e o determinismo. Através da jornada de Ransom, ele nos convida a refletir sobre a natureza da realidade, o significado da vida e o papel da humanidade no universo.

**Uma Obra Rica em Detalhes e Aventuras**

"Além do Planeta Silencioso" é um livro rico em detalhes e descrições vívidas, que transportam o leitor para um mundo completamente novo e fascinante. A história é repleta de ação e aventura, com momentos de suspense e tensão que prendem a atenção do leitor do início ao fim.

**Uma Leitura Recomendada para Fãs de Ficção Científica e Reflexão Filosófica**

Se você é fã de ficção científica que busca uma história envolvente e que provoque reflexões filosóficas, "Além do Planeta Silencioso" é um livro imperdível. A obra de C.S. Lewis nos convida a questionar nossas crenças e a explorar diferentes perspectivas sobre o universo e o nosso lugar nele.

**Pontos Positivos:**

* História envolvente e cheia de ação;
* Personagens complexos e bem desenvolvidos;
* Mundo rico em detalhes e descrições vívidas;
* Temas relevantes e que provocam reflexão;
* Escrita clara e concisa.

**Pontos Negativos:**

* Algumas partes do livro podem ser um pouco lentas;
* O final pode ser um pouco abrupto para alguns leitores.

**Conclusão:**

"Além do Planeta Silencioso" é um clássico da ficção científica que continua a encantar leitores de todas as idades. Uma obra rica em detalhes, aventuras e reflexões filosóficas que nos convida a explorar novos mundos e questionar nossas próprias crenças. Altamente recomendado para fãs do gênero e para aqueles que buscam uma leitura instigante e enriquecedora.

Thais459 15/04/2024

Genial!
Lewis nos leva a longe nessa história, como amei conhecer Malacandra, conseguir visualizar toda a paisagem atrás dessa leitura, me aproximar das criaturas diversas e cada uma com suas particularidades únicas, observar cada referência mesmo que sutilmente a Bíblia, ir desvendando cada mistério, quase chorar em alguns e principalmente? refletir sobre a insignificância humana e como achamos que estamos no centro de tudo o universo. Que leitura gostosa, fluida, simples e direta, e final muito bom, com uma bela carta que aquece o coração de um fã de C S Lewis ??

MilaMedina 10/04/2024

Uma viagem a outro planeta de forma leve, fantasiosa porém com um tom de realidade .. sempre apaixonada por este autor e agora com a oportunidade de ler outras obras dele

Naty Boccato 26/02/2024

Queria um filme...
O livro demorou um pouco pra engrenar, mas a parte descritiva é totalmente necessária, fiquei querendo um filme pra visualizar todos os cenários magníficos.
O que demorou para pegar o ritmo de leitura, depois foi só naquela inércia "devorativa" que as boas histórias tem.
Da vontade de mandar uma carta pro Ransom e perguntar todos os detalhes não escritos sobre a viagem.

Anezio 21/02/2024

Que viagem!
Trata-se do primeiro livro da trilogia cósmica, resultado de uma aposta entre C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien. Esse é o menor dos três livros.

O primeiro volume tem uma leitura mto fluida e, apesar de ser uma ficção científica o autor não se prende a ser muito detalhista na física da viagem espacial feita. Essa decisão tem suas desvantagens mas acaba fazendo com que o livro possa ser lido e apreciado por um público mais amplo.

Basicamente o protagonista de uma história que está sendo contada por uma terceira pessoa é levado a outro planeta onde encontra um mundo, até certo ponto, fantástico. O autor optou por fazer sua obra com base no cristianismo e, em minha humilde opinião, soube fazê-lo magistralmente.

Sempre vai haver problema para encaixar perfeitamente o cristianismo nesse tipo de obra, mas como o propósito direto da obra não é o evangelismo, isso acaba não sendo um problema, mas de qualquer forma, faz pensar a respeito do que sabemos do mundo (de acordo com a Bíblia Sagrada) antes e depois da humanidade e também antes e depois da queda.

Definitivamente vale a leitura.

Rejane 18/02/2024

Muita descrição
Muito bom, apesar da prolixidade, bem baseado nos preceitos básicos da Bíblia... Trouxe um pouco de luz acerca do que possa parecer o corpo de Deus e sobre a trindade, mas acho que isso fica melhor explicado no volume 2, apesar de não ser necessário ler a continuação. Gostei de entender mais sobre as ideias antigas a respeito do sistema solar. Bem bacana.

fernandosj 26/01/2024

Ensinando guerra para alienígenas
Fui pego de surpresa pelo livro, eu fiquei entretido do começo ao fim, toda metáfora descrita pelo C S Lewis é genial.
A clara referência a filosofia e a descoberta de novas culturas, uma ponta de teologia (agradável até pra mim), foi uma leitura agradável.

Gabriel Gomes 11/01/2024

Uma chance é uma chance, o resultado dela, surpreende
Honestamente, eu comecei odiando esse livro, não sei se meu cérebro é muito liso pra entender a escrita, se meu cérebro é preguiçoso demais, não entendi o que aconteceu. Demorei demais pra pegar o ritmo e o gosto pela história.

Apesar disso, insisti em dar uma chance, BENDITA DECISÃO QUE FIZ!!!! Surpreendente, depois de algumas páginas consegui de fato mergulhar na história e não consegui mais parar.

Foi o meu primeiro livro do C.S. Lewis que leio, sim, eu nunca cheguei a ler As Crônicas de Nárnia. Considero um saldo muito positivo a leitura, ela foi proveitosa, rendeu vários pensamentos durante. A leitura é maravilhosa, se imergir nessa ficção de Lewis foi absurdamente incrível. Com certeza isso me dará um gás pra ler mais e mais livros dele.

lizzybennet 26/12/2023

Além do planeta silencioso
Fazia um tempão que um livro não me conquistava como esse me conquistou.

Lewis é um dos autores que eu mais consumo e posso dizer tranquilamente que essa é a obra prima dele.

Me senti completamente envolvida e dentro desse universo incrível de Malacandra. Lewis abordou de forma espetacular questões complexas através dessa ficção de uma forma ainda mais madura que em As Crônicas de Nárnia (acredito que seja porque ele direcionou essa trilogia para um público mais velho).

O livro toca em feridas e aborda de uma maneira criativa e genial questões muito atuais como: ?por que achamos que criaturas inteligentes tem o mesmo aspecto corporal que nós??, ?por que achamos que temos o direito de invadir novos planetas??, ?por que não suportamos o fato da morte e o fim da humanidade serem certos??

Amei a maneira como ele abordou o cristianismo e a visão, mesmo que fictícia, de como ele seria visto em outro planeta.

Genial. Acho que devo descrever esse livro assim. Muito obrigada Tolkien por ter feito o seu bestie escrever essa majestosa pérola da literatura .

Gabriel.Almeida 20/12/2023

Uma grande viagem moral
Muito difícil escrever sobre essa grande obra sem contar o seu clímax, afinal de contas, Lewis segue com seu talento único de trazer reflexões profundas em enredos muito envolventes, de forma leve.
Resumindo, em "Além do Planeta Silencioso" temos a oportunidade de sermos levados (ou elevados) até um outro universo só para refletir sobre o quão caídos somos como espécie. O quão lidamos muito mal com o planeta em que vivemos, com a espiritualidade, e até com as nossas próprias necessidades.
Uma viagem para entender que a simplicidade nem sempre é rasa, muitas vezes, ela é tão profunda quanto incompreendida pela soberba humana.
ana.exe 20/12/2023minha estante
Eu amo essa trilogia!!!

Gabriel.Almeida 20/12/2023minha estante
Acha que os 2 seguintes a qualidade se mantém ou supera? Ou o primeiro é melhor?

ana.exe 20/12/2023minha estante
Os três são bem diferentes entre si, apesar de ser uma continuação da mesma história eles dão foco p aspectos diferentes, então eu não consigo te dizer qual é o melhor, mas posso garantir que todos são incríveis. Você não vai se arrepender de ler :).

Gabriel.Almeida 20/12/2023minha estante
Obrigado!

vanessaxclementino 10/12/2023

Malacandra
"Ele, e toda a sua raça, pareciam pequeninos e efêmeros diante de tal cenário de plenitude imensurável."
(p. 203)

Julia4015 26/11/2023

Surpreendente e agradável
A leitura foi leve do começo ao fim, uma narrativa agradável e rápida. Não vi as páginas passando, mas reconheço que é um livro bem introdutório e passou a ser mais interessante a partir do meio. O final me surpreendeu muito positivamente. Eu não esperava o desfecho e ele conseguiu me animar muito pra ler o segundo livro.

Ransom é o nosso personagem principal, ele está em uma pequena viagem, nas férias de seu trabalho. Mas logo ele se vê invadindo uma propriedade para tentar ajudar um homem a pedido de sua mãe, uma mulher que ele encontra em seu caminho também. Ao entrar nessa propriedade se depara com mais dois homens e por causa deles se vê obrigado a embarcar em uma aventura que ele nem sabia ser possível. E então ele vai descobrir como é ir além do planeta silêncio.

Essa história me pareceu como uma linha reta, algumas pequenas curvas em momentos com mais ação ou emoção, mas em seu todo é uma narrativa confortável, como um abraço, e ela me ganhou por isso. Ao longo do livro eu pude me deparar com paisagens incríveis que proporcionaram interações encantadoras e divertidas entre os personagens, muitos deles eram estranhos mas muito interessantes e bem construídos.
Eu estou à espera de mais aprofundamento nos próximos livros, principalmente depois do encerramento deste.
Me sentindo abraçada por esse livro e o vendo como uma história, por agora, leve para visitar em meio aos momentos muito cheios e apressados, como essa época de fim de ano que estou agora, eu digo que é uma ótima escolha para quem leu pouca ou nenhuma ficção científica (como eu) e não quer começar por um livro cheio de palavras difíceis e nomes que você pode não conseguir decorar, já que o livro mostra tudo de forma simples e natural, aplicando o que ele trás de forma útil na narrativa.

Lele250 25/11/2023

Incrívelllll, não esperava nada e entregou tudo, o livro é muito bom super recomendo,muito interessante, a leitura super fluida, e informações toda hora, as descrições das paisagens são incríveis e relachantes. É uma livro cristão Incrível