Além do Planeta Silencioso

Além do Planeta Silencioso C. S. Lewis

Resenhas -

Felipe Lapa 25/04/2021

Além do planeta silencioso
Eu não esperava tanto assim desse livro. Logo no começo eu já me identifiquei com o personagem principal, o Ransom, e fiquei bastante impressionado com a história!

O livro vai tratar da aventura que o Dr. Ransom teve logo que foi sequestrado pois dois cientistas malucos. Eles sedaram Ransom e levaram ele forçadamente para um outro planeta. Na chegada ao novo planeta, alguns erros ocorrem e Ransom consegue escapar de seus sequestradores, mas e agora? Ele se vê perdido na floresta de Malacandra e nas mãos de sua sorte para sobreviver naquele planeta estranho.

Algumas discussões são levantas no livro, como a ignorância humana, a vida, as guerras que aconteceram/acontecem no planeta Terra e a morte.

Um livro cheio aventura e mistério!

Nivaldo.Alves 18/04/2021

Este é pra viajar....
Boa história de aventura, primeiro livro da trilogia, conta a primeira viajem (nao planejada) do protagonista a um planeta próximo, onde, inicialmente assustado, ele encontra uma uma civilização com valores que estimamos bastante.

DryBooks 17/04/2021

Nárnia dos adultos!
Se vc gostou de Nárnia, mas como eu ja ta velho pra ler com o mesmo nivel de fascinação, esse e o livro pra vc.
As descrições do mundo e seus habitantes são vívidas e envolventes. Eu particularmente gostei da explicação do idioma.
Com certeza estarei lendo os ldoximos livros na trilogia.

Will 31/03/2021

Um novo CSLewis
Sou acostumado a ver e ler as histórias de Nárnia, mas quando me deparei com esse trilogia, comprei pra ver do que se tratava. A narrativa é claramente Lewis, mas o tema espacial sendo tratado no início do século passado antes de mesmo existir as viagens da NASA são interessantes. Como o povo via planetas e espaço naquele tempo. A abordagem aos seres dos outros planetas é intrigante. Tem que ler pra imergir nesse universo paralelo.

Fellipe 29/03/2021

Leitura maravilhosa!
Muito bom ter lido as Crônicas de Nárnia, e agora começar a trilogia cósmica. O tom aventureiro continua, mas agora mostrando uma realidade mais viceral da natureza humana e das batalhas espirituais, daí o tom pouco mais pesado. E o C.S. Lewis, como sempre, expondo sua visão não-ortodoxa do Cristianismo, extrapolando o ensino tradicional, como que deixando uma pergunta pra gente: quem disse que não poderia ser assim?

Eduardo Mendes 06/03/2021

Aventura espacial
A Trilogia Cósmica criada por C. S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia) é resultado de uma aposta entre ele e seu grande amigo J.R.R. Tolkien, que dispensa apresentações. Segundo relatos, os temas foram decididos no cara ou coroa: Lewis ficou com viagem no espaço e o amigo com viagem no tempo. (Tolkien infelizmente não chegou a escrever seu livro sobre o tema). Além do Planeta Silencioso é o primeiro livro da trilogia cósmica, e um dos livros que fez meu amor por ficção científica aumentar ainda mais.

Conhecemos a história do simpático professor Ransom, um pacato estudioso de línguas – em homenagem à Tolkien que também era filólogo – que gosta de fazer longas caminhadas. Depois de uma série de eventos inusitados, Ransom é sequestrado por um físico megalomaníaco e acaba metido em uma viagem até o desconhecido planeta Malacandra.

Depois da extenuante viagem, assim que a nave aterrissa em Malacandra o professor foge de seus algozes e aí a história cresce exponencialmente. Ele acaba conhecendo criaturas como os afáveis “Hros”, seres agrícolas, amantes de poesia e música. Além de outras espécies como os “Hnau”.

Em sua jornada Ransom aprende a língua destes seres, bem como seus sistemas de governo, costumes e crenças. Aqui, Lewis usa a história pra abordar questões filosóficas, sociais e políticas de forma brilhante. Enquanto o professor racionaliza e tenta traçar paralelos com a cultura da Terra, Lewis toca em temas religiosos, cósmicos e divaga sobre o que é viver em sociedade. É genial!

Apesar do começo um pouco mais arrastado, quando a história engrena você quer saber mais e mais sobre aquele fascinante universo. As descrições de Malacandra e suas cores e paisagens são incríveis, eu mal posso esperar pra ler a segunda parte da história.

Curiosidade: O Iron Maiden tem uma música inspirada na história, chamada Out of the Silent Planet

site: https://jornadaliteraria.com.br/alem-do-planeta-silencioso/

gabriel.smithy.7 14/02/2021

O espaço na verdade deveria se chamar CÉUS. Que livro!!
C.S Lewis ao lado do Tolkien é meu autor favorito, amo Nárnia, estou me apaixonando pelo seus livros teologicos e ja tinha um tempo que eu queria ler a trilogia cósmica e hoje terminei o primeiro livro. Que leitura gostosa! Eu amo a escrita do Lewis e desde o inicio ja amei o personagem Ransom e fiquei intrigado cm suas aventuras. Certamente, Lewis me mostrou uma historia de sci fi totalmente diferente de tudo que ja li ou assisti no gênero, uma historia q fala sobre espiritualidade e sociedade e toca em temas humanos como o respeito ao seu semelhante, o respeito a vida e em si mesmo como individuo e como o ser humano nao respeita nada disso. Confesso que demorei um tico mais de tempo do que deveria para ler, tive problemas médicos durante a leitura, e se tenho alguma crítica talvez seja pelo ritmo um tico arrastado no meio do livro mas nada demais, em pouco tempo entramos de novo na historia com esse grande trabalho de Lewis. E o que falar sobre o final? Aquilo explodiu a minha mente e estou totalmente pronto para continuar as aventuras de Ransom em Perelandra! Livro incrivel! E ainda sinto que vimos apenas a ponta do ice berg nesse!

Camila.Jesus 04/02/2021

Mundo silencioso
Uma história super intrigante e com ctz com várias analogias malacandrianas pra coisas que vemos com frequência no nosso planeta Terra. Eu gostei da perspicácia com que Lewis termina esse livro, nos fazendo pensar que o que lemos foi de fato um acontecimento real. Uma aventura que vale a pena a leitura ??

Ju 16/01/2021

Amo, amo, amo!!!
Minha primeira leitura do ano é também uma releitura, fico muito feliz em começar o ano com esse livro que amo e que é de autoria do meu escritor favorito. Esse livro é um presente e tenho orgulho de dizer que o amo ainda mais do que na primeira leitura. Mesmo que minha memória a respeito dos acontecimentos no decorrer do livro ainda estivesse bem fresca, devorei cada página com muito entusiasmo. Amo a criatividade e escrita do Lewis, espero continuar e finalizar essa trilogia ao longo do ano.

migaindicaumlivro 14/01/2021

Uma viagem ao espaço.
? Além do planeta Silencioso é o primeiro livro da Trilogia Cósmica, escrita por C. S. Lewis.?
? Nesse livro, Ramson, um jovem filólogo, é sequestrado por Devine e Weston para participar de uma experiência, que nada mais é do que uma viagem ao espaço.?
? Eles viajam até Malacandra, um planeta distante. Lá Ramson foge de seus sequestradores e passa a interagir com os habitantes locais e viver grandes descobertas.?
? A forma como Lewis narra a viagem pelo espaço é fantástica, a descrição do trajeto, do interior da espaçonave, de como é o planeta é muito interessante e nos faz sentir dentro da narrativa. É muito fácil visualizar lugares e situações com a escrita dele.?
? Um dos trechos que achei mais interessante foi quando Ramson decide educar o povo de Malacandra e descobre que ele está sendo visto pelo povo local como um selvagem que precisa ser ensinado.?
? O relacionamento de amizade que Ramson tem com o povo de Malacandra nos traz uma importante lição de como é possível se relacionar e amar os que são diferentes de nós.?
? Eu, Mari, não sou tão fã de ficção científica como a Ju, mas amei esse livro e pretendo ler as outras duas obras.?

Lilá Rayana 31/12/2020

Achei o melhor livro da triologia, apesar de ser bom e trazer uma ideia totalmente nova sobre vidas em outros planetas, gosto mais da saga de Narnia escrita pelo autor

larissasoares 31/12/2020

Bem diferente de tudo que já li do Lewis. Mas achei bem interessante.

"Quando falamos em ficção científica, pensamos em monstros extraterrestres invadindo a Terra, destruindo tudo que vê pela frente, tendo como inimigos a raça humana ? e sempre em busca da nossa tecnologia. Ou também, futuros distópicos em que a máquina toma o lugar do homem, ou até mesmo quando a máquina é banida e os planetas habitados são governados por um Império, como em Duna ? o elemento humano é mais marcante que qualquer outra coisa. O primeiro volume da Trilogia Cósmica de C. S. Lewis rompe com esses limites, e cria uma ficção científica baseada não no medo das criaturas extraterrestres, pois elas são descritas como criaturas boas e sem ambições malignas ? aqui, a ameaça é o próprio homem, que ao descobrir novos planetas quer logo subjugar suas criaturas e explorar seu ecossistema e riquezas, tudo em nome da ?humanidade?."

Quacs 26/12/2020

os ensinamentos e os detalhes descritos fazem a gente querer ir morar nesse planeta tão harmonioso.

Gustavo.Cesar 09/11/2020

Malacandra
Vamos lá foi um início e meio, que não me prenderam, pq a história não me despertou curiosidade e emoção, e o personagem principal, tem uma inocência de uma criança, deixando se levar a acontecimento, para que nada impeça a narração da história, e isso achei um ponto muito negativo do livro, deu vontade de abandonar bem aqui, tudo isso me deixou desinteressado, porém é um livro do C.S. Lewis, então achei devido honrar o talento dele e confiar, para ler todo o livro; e bem é no final que algo ganha alguma cor, pois o único ponto forte é os diálogos entre os personagens e o início de uma cultura de outro planeta, é essa parte que dou algumas estrelas, pq foi bem legal e filosófico as conversas e debates, porém o plote é bem simples, não há um gran finale ou um clímax. Sinceramente não sei se quero ler os outros, tenho curiosidade pra saber o que desenrolou em 2 livros, pra ver se encontro algo épico, mas tenho tantos livros pra ler, que talvez essa trilogia pra mim fique no esquecimento.

Matthaeus Filipe 05/11/2020

Livro ótimo. Super indico para todas as pessoas. Amo o Lewis e seus escritos.