Além do Planeta Silencioso

Além do Planeta Silencioso C. S. Lewis

Resenhas -

Rafa 04/11/2020

Dr. Ransom, um professor da Universidade de Cambridge, é sequestrado por dois cientistas e levado numa espaçonave ao planeta vermelho de Malacandra (Marte). Seus sequestradores planejam saquear os tesouros do planeta e oferecer a vida de Ransom em sacrifício às criaturas que lá vivem!

Essa foi minha primeira experiência literária com C.S. Lewis e posso dizer que ela foi muito boa! O livro tem uma história bem interessante e bem construída. Apesar de muitas passagens descritivas, elas se tornam necessárias pois estamos conhecendo um lugar jamais explorado e os olhos do Dr. Ransom acabam se tornando os nossos olhos também! Mas essas descrições são bem fluidas e o livro não fica maçante.

As relações do Dr. Ransom com os malacandrianos também são um ponto muito positivo, ajudando a trama a ficar mais empolgante!

Minhas únicas ressalvas são que o livro perde um pouco do fôlego no final, com a história ficando um pouco mais travada, e o autor nos apresenta a língua do povo de Malacandra, então poderia ter um glossário com os significados dos termos dessa língua. Fiquei perdido algumas vezes quando não me lembrava o que determinado termo significava.

Mesmo assim, Além do Planeta Silencioso é uma boa pedida pra quem gosta do gênero fantasia!!

Abê 22/10/2020

Nossa, tudo pra mim
Esse livro é muuuuito bom! Um pouco "difícil" por conta do vocabulário e do que é abordado mas incrível.

Lisa Mifarreg 16/10/2020

Gostei muito de como o Lewis coloca os elementos da fé cristã em seus livros de ficção. Esse livro me fez pensar como seria viver em um mundo sem pecado e ao mesmo tempo, como o homem é corrompido.

Italo.Medeiros 06/10/2020

Lewis é sempre surpreendente!
"Além do planeta silencioso" é um audacioso convite para uma jornada intimista com a figura de J.R.R. Tolkien - Dr. Ransom -, pelo olhar de seu amigo e brilhante escritor C. S. Lewis.

As características fundamentais da escrita de Lewis se fazem presente, como o seu divagar em matérias aleatórias, a exposição específica e minimalista dos mais diversos detalhes, permitindo uma ambientação toda especial e clara, assim como a abordagem elementar de questões divinas e humanamente transcendentes.

Ver o Tolkien, pelos olhos de Lewis, é simplesmente belo e magnífico. Nos faz ansiar, pessoalmente falando, por esse nível de amizade intelectual.

A leitura é gostosa e agradável. O autor, de maestria ímpar e avassaladora, notadamente reconhecida por variado público, dispensa apresentações, tampouco, recomendações. Ele o faz a si mesmo, através de sua vida e obra. Um investimento de tempo, certamente.

Gabriel.Garcia 14/09/2020

Me surpreendeu
Logo de início eu estranhei algumas coisas como a física de quando os personagens estavam no espaço e a Terra ser prateada na história mas logo relevei pois na época que esse livro foi escrito nem na lua o homem tinha ido ainda e o intuito do Lewis ao escrever esse livro não era esse e sim fazer uma crítica, quando pesquisei sobre a história desse livro (algo que faço antes de comprar qualquer livro) vi que Lewis fazia uma crítica sobre o evolucionismo e de início fiquei curioso como seria abordado pois eu mesmo acho que a evolução existe e no entanto o livro aborda de outra maneira, ele crítica na verdade e evolução tecnológica da humanidade e é uma crítica tão bem construída e tão atual mesmo com o ano que o livro foi escrito que recomendo a leitura. Obs: eu achei a escrita desse livro mais simples e intuitiva que Nárnia.

Alessandra.Goncalv 29/08/2020

prepara a imaginação!
o livro é bom. muito bem escrito. o difícil nele é conseguir fazer a mente desenvolver tantos detalhes de Malacandra. acredito que se eu tivesse lido ele com 15 anos eu teria dado 5 estrelas.

Raquel 03/08/2020

Além da rasa compreensão.
Sempre imaginei inconcebível a ideia de sermos o centro do universo, principalmente por crer na plenitude da Bíblia e, consequentemente, no fato de que não existem palavras para descreverem dignamente a grandeza de Deus. O fato é que conclui a leitura desse livro com a certeza de que não estou equivocada. O cosmo vai além da nossa capacidade imaginativa, e C.S Lewis foi capaz de alcançar o que a maioria de nós, meros leitores, não podemos por conta própria.

Aline Zuim 21/07/2020

Lewis e sua escrita incrivel
Ler Lewis precisa ser lido em concentração total. Esse livro foi minha introdução à escrita desse autor. Nao me surpreendi pois já esperava alto nível. Tudo se encaixa, tudo é planejado perfeitamente. As cenas descritivas nós trazem para dentro do livro, para o planeta descrito. E que lindo! No final do livro coloquei uma música erudita instrumental que amplificou ainda mais as sensações. Incrível. Continuarei a Trilogia Cósmica e já adquiri o segundo volume: Perelandra, para ler com amigos. Quem vem?

Camila 07/07/2020

Muito bom conhecer um pouco mais do lado ficcional de C.S. Lewis através dessa história. Foi interessante conhecer Malacandra através dos olhos de Ransom e espero em breve ter contato com outras das suas aventuras.

@claudinha_csilva 30/06/2020

Uma viagem
Lewis nesse livro nos transporta a Malacandra. Lugar com criaturas racionais, que conseguem conviver em harmonia umas com as outras e sabem exatamente seu lugar nesse universo.
Amei várias citações poéticas no livro, principalmente essa:
"E como poderíamos aguentar a vida e deixar o tempo passar se estivéssemos sempre querendo que um dia ou um ano voltasse, se não soubéssemos que cada dia em uma vida preenche a vida inteira com expectativas e lembranças, e que estas são aquele dia??
Enfim, a leitura às vezes foi um pouco cansativa, porque é bem detalhada, mas nos faz viajar para um mundo totalmente diferente e harmonioso junto com Ramson.

Beatriz 12/06/2020

"Além do planeta silencioso", é o primeiro livro da Trilogia cósmica criada por C.S.Lewis, a saga é resultado de uma aposta que o autor fez com o seu grande amigo J.R.R. Tolkien. Lewis ficou com o tema viagem no espaço, e Tolkien com viagem no tempo.  Elwin Ransom, personagem principal, é professor e filólogo - assim como Tolkien - ele é sequestrado pelo Dr. Weston, um físico megalomaníaco e seu cúmplice, e é levado em uma espaçonave ao planeta vermelho de Malacandra. Mas, quando chegam ao destino, Ransom escapa e se depara com outras formas de vida, enquanto pouco a pouco descobre que tem um papel central em uma trama cósmica.

_

O enredo do livro é incrível! Lewis é meu escritor preferido e a cada livro que leio dele, me apaixono ainda mais por sua escrita.

hialee 01/06/2020minha estante
Resenha maravilhosa. Já estou colocando esse livro na minha lista. Já adoro as crônicas de Nárnia dele.

juliafinamore 17/05/2020

excelente
o que mais me encanta em lewis é a sua capacidade de inserir sua cosmovisão em cada pedacinho de sua arte. esse livro foi resultado de uma aposta com tolkien e sou grata a essa amizade que deixou uma carga muito positiva para a literatura inglesa. lewis foi além do que eu esperava nesse livro, peguei ele um dia pra ler e li um ou dois capítulos, ontem eu peguei nele de novo e devorei o livro inteiro! incrível a forma que ele usou o tolkien como inspiração do personagem principal, usando a descoberta de uma língua como a relação do personagem com o universo. e eu nem preciso falar que ele fugiu do clichê quando falamos do planeta explorado, criando seres totalmente alheios a nossa imaginação (o que me lembrou um pouco nárnia). também acrescento minha percepção ao tom apologético do livro, enfim... muitos tesouros nessa ficção! mal posso esperar para ler os outros dois livros. nada como ler cs lewis e lembrar porque ele marcou tanto a literatura fantástica!!!

Ses 08/05/2020

Malacandra
eu amo esse livro, eu nunca tinha ficado tão investido em um universo, eu aprendi as palavras e os nomes, eu me grudei com o livro e a aventura, eu amei

@estantedamolina 03/05/2020

Malacandra
Em triologia cósmica, C. S. Lewis descreve jornadas inéditas pelo espaço sideral.
No primeiro livro, Malacandra, é descrito a viagem de Ranson à Marte, como nos chamamos. Lá ele conhece criaturas nativas, seu ritmo de vida, seus costumes, afazeres e a língua Antiga falada no sistema solar.