Além do Planeta Silencioso

Além do Planeta Silencioso C. S. Lewis

Resenhas -

vanessaxclementino 10/12/2023

Malacandra
"Ele, e toda a sua raça, pareciam pequeninos e efêmeros diante de tal cenário de plenitude imensurável."
(p. 203)

@estantedamolina 03/05/2020

Malacandra
Em triologia cósmica, C. S. Lewis descreve jornadas inéditas pelo espaço sideral.
No primeiro livro, Malacandra, é descrito a viagem de Ranson à Marte, como nos chamamos. Lá ele conhece criaturas nativas, seu ritmo de vida, seus costumes, afazeres e a língua Antiga falada no sistema solar.

Julia4015 26/11/2023

Surpreendente e agradável
A leitura foi leve do começo ao fim, uma narrativa agradável e rápida. Não vi as páginas passando, mas reconheço que é um livro bem introdutório e passou a ser mais interessante a partir do meio. O final me surpreendeu muito positivamente. Eu não esperava o desfecho e ele conseguiu me animar muito pra ler o segundo livro.

Ransom é o nosso personagem principal, ele está em uma pequena viagem, nas férias de seu trabalho. Mas logo ele se vê invadindo uma propriedade para tentar ajudar um homem a pedido de sua mãe, uma mulher que ele encontra em seu caminho também. Ao entrar nessa propriedade se depara com mais dois homens e por causa deles se vê obrigado a embarcar em uma aventura que ele nem sabia ser possível. E então ele vai descobrir como é ir além do planeta silêncio.

Essa história me pareceu como uma linha reta, algumas pequenas curvas em momentos com mais ação ou emoção, mas em seu todo é uma narrativa confortável, como um abraço, e ela me ganhou por isso. Ao longo do livro eu pude me deparar com paisagens incríveis que proporcionaram interações encantadoras e divertidas entre os personagens, muitos deles eram estranhos mas muito interessantes e bem construídos.
Eu estou à espera de mais aprofundamento nos próximos livros, principalmente depois do encerramento deste.
Me sentindo abraçada por esse livro e o vendo como uma história, por agora, leve para visitar em meio aos momentos muito cheios e apressados, como essa época de fim de ano que estou agora, eu digo que é uma ótima escolha para quem leu pouca ou nenhuma ficção científica (como eu) e não quer começar por um livro cheio de palavras difíceis e nomes que você pode não conseguir decorar, já que o livro mostra tudo de forma simples e natural, aplicando o que ele trás de forma útil na narrativa.

ATHOS 20/04/2024

Além do Planeta Silencioso: Uma Jornada Através da Ficção Científica e da Reflexão Filosófica

**Uma Aventura Cativante em um Mundo Desconhecido**

"Além do Planeta Silencioso", o primeiro volume da Trilogia Cósmica de C.S. Lewis, nos transporta para uma aventura espacial emocionante e intrigante. O protagonista, Elwin Ransom, um filólogo cético e arrogante, se vê sequestrado e levado a bordo de uma espaçonave em direção a um planeta desconhecido, Malacandra, conhecido por ele como Marte.

Ao chegar em Malacandra, Ransom se depara com um mundo completamente diferente do que imaginava. A flora e fauna são exóticas, a atmosfera é densa e a gravidade é mais forte. Ele logo é capturado por habitantes nativos, criaturas humanoides conhecidas como hross, que o levam para sua cidade subterrânea.

**Um Encontro com a Fé e a Espiritualidade**

Em cativeiro, Ransom conhece Hyoi, um cientista hross que o guia por Malacandra e o apresenta à cultura e à religião do planeta. Através de suas conversas e experiências, Ransom começa a questionar suas próprias crenças e a reconsiderar sua visão de mundo materialista.

**Uma Reflexão Sobre o Bem e o Mal, a Ciência e a Religião**

Ao longo da história, Lewis explora temas complexos como o bem e o mal, a fé e a ciência, o livre arbítrio e o determinismo. Através da jornada de Ransom, ele nos convida a refletir sobre a natureza da realidade, o significado da vida e o papel da humanidade no universo.

**Uma Obra Rica em Detalhes e Aventuras**

"Além do Planeta Silencioso" é um livro rico em detalhes e descrições vívidas, que transportam o leitor para um mundo completamente novo e fascinante. A história é repleta de ação e aventura, com momentos de suspense e tensão que prendem a atenção do leitor do início ao fim.

**Uma Leitura Recomendada para Fãs de Ficção Científica e Reflexão Filosófica**

Se você é fã de ficção científica que busca uma história envolvente e que provoque reflexões filosóficas, "Além do Planeta Silencioso" é um livro imperdível. A obra de C.S. Lewis nos convida a questionar nossas crenças e a explorar diferentes perspectivas sobre o universo e o nosso lugar nele.

**Pontos Positivos:**

* História envolvente e cheia de ação;
* Personagens complexos e bem desenvolvidos;
* Mundo rico em detalhes e descrições vívidas;
* Temas relevantes e que provocam reflexão;
* Escrita clara e concisa.

**Pontos Negativos:**

* Algumas partes do livro podem ser um pouco lentas;
* O final pode ser um pouco abrupto para alguns leitores.

**Conclusão:**

"Além do Planeta Silencioso" é um clássico da ficção científica que continua a encantar leitores de todas as idades. Uma obra rica em detalhes, aventuras e reflexões filosóficas que nos convida a explorar novos mundos e questionar nossas próprias crenças. Altamente recomendado para fãs do gênero e para aqueles que buscam uma leitura instigante e enriquecedora.

Larissa.Herbsthofe 09/03/2023

Intrigante, resolvi ler por se indicado pelo próprio Tolkien em um relato em A queda de Númenor.
Nesse primeiro livro muitas coisas enigmáticas e por explicar...mas foi bom.
Vamos ver nas continuações.

Victor Gabriel 29/12/2022

É impressionante como Lewis escreveu suas histórias. Cheias de detalhes que enriquecem demais.

Não é diferente neste livro.

Bom demais ler este tipo de história escrita por C. S. Lewis.

rebecaferrazq 02/09/2021

4 estrelas
Dei quatro estrelas por não pensar em defeito algum para apontar, talvez daqui uns dias eu me pegue insatisfeita com algum detalhe.
É um livro sem grandes emoções, embora tenha sim seus momentos de uma sensibilidade especial.
Gostei muito da apresentação de Malacandra e de seus moradores, e é isso.

Carolina Del Puppo 31/07/2021

Ainda não sei o que pensar
Olha, o livro foi uma "loucura" muito boa, uma leitura fluída, porém é fácil se perder também, acompanhar o raciocínio do livro pode não ser tarefa fácil. Tenho muito o que pensar ainda.

GuScarabelot 28/06/2021

Um Lugar Silencioso
C. S. Lewis nos faz embarcar em uma viagem a um outro planeta e conhecer novas criaturas e culturas.

Achei muito interessante o conceito de ver o homem como um alienígena e perceber que nossos pensamentos e culturas se sobrepõe aos dos nativos. Tentamos mudá-los para que eles se tornem mais parecidos conosco e muitos casos, não damos a chance de conhecer e aproveitar o que eles tem a nós ensinar.

Quero muito ler a continuação.

duck 28/06/2021

literalmente uma viagem
além de ser curtinho, a temática e o desenrolar da história é muito interessante. bom começo pra essa trilogia.

gabriel.smithy.7 14/02/2021

O espaço na verdade deveria se chamar CÉUS. Que livro!!
C.S Lewis ao lado do Tolkien é meu autor favorito, amo Nárnia, estou me apaixonando pelo seus livros teologicos e ja tinha um tempo que eu queria ler a trilogia cósmica e hoje terminei o primeiro livro. Que leitura gostosa! Eu amo a escrita do Lewis e desde o inicio ja amei o personagem Ransom e fiquei intrigado cm suas aventuras. Certamente, Lewis me mostrou uma historia de sci fi totalmente diferente de tudo que ja li ou assisti no gênero, uma historia q fala sobre espiritualidade e sociedade e toca em temas humanos como o respeito ao seu semelhante, o respeito a vida e em si mesmo como individuo e como o ser humano nao respeita nada disso. Confesso que demorei um tico mais de tempo do que deveria para ler, tive problemas médicos durante a leitura, e se tenho alguma crítica talvez seja pelo ritmo um tico arrastado no meio do livro mas nada demais, em pouco tempo entramos de novo na historia com esse grande trabalho de Lewis. E o que falar sobre o final? Aquilo explodiu a minha mente e estou totalmente pronto para continuar as aventuras de Ransom em Perelandra! Livro incrivel! E ainda sinto que vimos apenas a ponta do ice berg nesse!

Abê 22/10/2020

Nossa, tudo pra mim
Esse livro é muuuuito bom! Um pouco "difícil" por conta do vocabulário e do que é abordado mas incrível.

Aline Zuim 21/07/2020

Lewis e sua escrita incrivel
Ler Lewis precisa ser lido em concentração total. Esse livro foi minha introdução à escrita desse autor. Nao me surpreendi pois já esperava alto nível. Tudo se encaixa, tudo é planejado perfeitamente. As cenas descritivas nós trazem para dentro do livro, para o planeta descrito. E que lindo! No final do livro coloquei uma música erudita instrumental que amplificou ainda mais as sensações. Incrível. Continuarei a Trilogia Cósmica e já adquiri o segundo volume: Perelandra, para ler com amigos. Quem vem?