A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões Louise O'Neill

Resenhas - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

livi.garcia 05/03/2024

Esperava muito mais
A capa é linda, mas não comprei pela capa já que foi presente. Eu esperava uma história da pequena sereia mais sombria, mas acabei recebendo uma grande mistura de não sei o que, o livro promete tudo e não entrega nada.
Fiquei com muito nojo dos caras desse livro, o Olive não passa de um mimado, morri de pena da garota, mas ela não tinha muita opção, era isso ou se casar com um velho mais nojento ainda, a pobre coitada era só mal informada.

EhiDuda 02/03/2024

Gente, que livro necessário!! É surreal a maneira que nos conectamos com a história, com a personagem. Por alguns momentos nesse livro eu precisei parar para poder respirar, tomar uns segundos e voltar pra leitura, pois tudo o que é dito nesse livro é amargo, mas também é verdade..

Temos a história de Gaia, a mais nova das filhas do Rei dos Mares, que assim como suas irmãs, cresceu para concordar, sorrir e aceitar tudo que lhe é dito pelos homens da corte. Gaia cresce sem a mãe, que segue sendo um mistério para ela e uma história não finalizada.

Sua vida muda quando ela teoricamente se apaixona por Oliver, um garoto humano, e decide ir para a superfície encontrá-lo. Porém nem tudo é o que parece, sua vontade ir para a terra vai muito além de um garoto, engloba seus sonhos, sua saudade, curiosidade, e acima de tudo o medo do seu destino raso na corte.Diferente das histórias que conhecemos, a autora dá voz tanto para as irmãs mais velhas de Gaia quanto para Bruxa do Mar. Indico muito o livro, adorei!????

Carol|@livroqueabre 25/02/2024

Não é tão ruim quanto dizem
Esse não é um livro infantil. É um reconto da história da pequena sereia, é sombrio, cruel e com muitas críticas sociais. Isso não é ruim, mas faltou profundidade no assunto.
Complicado falar desse livro porque ele tem muita resenha negativa, eu não achei tão ruim assim. É uma mistura do conto original da pequena sereia com questões da nossa atualidade como machismo, misoginia, ab**so e outros.
Gaia é a caçula das irmãs e prometida a um tritão com o dobro da sua idade. Ela é encantada pelo mundo humano e segue em busca de respostas sobre o que aconteceu com a mãe, que desapareceu no seu aniversário de 1 ano.
O início é beem lento e ele só começa a ficar frenético do meio pro final.
Eu achei que a protagonista é muito iludida e deixa as coisas acontecerem enquanto ela só fica observando, senti falta de atitudes da parte dela, de força e determinação. Ela é assim mas só dentro da própria cabeça, nos próprios pensamentos, na realidade ela age diferente.
Poderia ter desenvolvido mais a personagem já que ela tinha todo o potencial pra ter uma evolução excelente, mas a autora deixou somente pro final.
Recomendo a leitura porque o livro te prende e vc fica ansioso para saber o que vai acontecer, não sei porque tanta gente não gosta dele mas eu achei bom. Não é uma das minhas melhores leituras mas não me arrependo de ter lido. Se tivesse uma continuação eu com certeza leria pra saber mais sobre a vida da Gaia.

Ana Jorge 24/02/2024

Esperava mais da história
Finalmente desencalhei esse livro, já tinha ele na estante a um bom tempo e já comecei a ler uma vez, mas abandonei. Porém, dessa vez eu fui determinada a ler ele completamente e não foi tão ruim quanto imaginava. O livro só me prendeu depois da metade, quando finalmente Gaia vai para a terra. até gostei de ver ela finalmente se conhecendo e se descobrindo, porém, isso tudo é muito devagar, além de deixar apenas para os últimos capítulos as grandes revelações, tornando o final mais corrido.

marianaeunice 20/02/2024

O que esse livro tem de bonito ele tem de ruim.

A ideia da autora é reconstruir o conto da Pequena Sereia de maneira feminista e revolucionária, só que na verdade o plot é uma bomba e as personagens femininas tentam ser poderosas, mas só causam vergonha alheia mesmo.

A autora tenta demonstrar feminismo na fala e atitudes de algumas mulheres, como a Ceto, mas no lugar de achar aquilo incrível eu estava sentindo uma dor física gigantesca. Pra mim foi tudo meio bosta e a leitura foi extremamente maçante, levei quase um mês pra terminar porque toda vez que abria o livro eu já revirava os olhos e me cansava de ler tanta baboseira.

Pra mim não teve nada de revolucionário. Foi só muito machismo e personagens sem personalidade tentando ser poderosas quando na verdade não faziam nada pra mudar a situação em que vivam. Em nenhum momento a Gaia realmente se interessou em saber mais da mãe dela como dizia que queria saber, subiu pro mundo dos humanos somente por causa do macho sem sal.

Livro péssimo. Não recomendo nem pra inimigo.

LariJ 13/02/2024

Enfadonho
Acho que a própria autora se superestimou e não deu conta da história que queria contar. O livro basicamente mostra dois mundos machistas, tanto do povo do mar quanto dos seres humanos. E só. Apontar o machismo não torna um livro feminista como alega a autora. O que as personagens fazem para mudar aquela realidade? Nada. As histórias que o livro pretende desenvolver apenas são desenroladas nos últimos capítulos, nas últimas páginas. Tudo corrido. Ela vai para o mundo dos humanos somente atrás de homem mesmo, apesar de falar que é pra descobrir a verdade sobre a mãe ela não move uma palha nesse sentido. O final deixa muito a desejar, uma briga que não ficou claro o final (o tritão morreu mesmo?), as irmãs que se lasquem e é isso. Livro que promete muito e não entrega nada. Além de uma escrita chata e que se perde na linearidade diversas vezes. Não recomendo.

Thiago 12/02/2024

Fraco??
Acho que o livro teve alguns desvios em MUITAS PARTES o que me incomodou mto. Acho se a autora caminhasse a história de um jeito mais " sombria " teria sido melhor. Mas ok

Isadora.Almeida 10/02/2024

Esperava: um livro feminista
Recebeu: frases de efeito pronta.

Achei a história bem fraquinha, a personagem principal é uma chata, imatura e pensa que sabe de tudo (o que é esperado de adolescente). O desfecho foi feito nas últimas três páginas e mesmo assim ainda tinha muita coisa pra ser explorada. Pelo menos o livro é bonito.

Bônus: homens sempre serão homens. Tanto na terra, quanto no mar.

Sbll.leitora 04/02/2024

Ler esse livro foi uma tortura. A melhor personagem foi a Bruxa e fica melhorzinho só no final.
Chato demais.

Luli.Spalenza 01/02/2024

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões
Ao contrário do conto clássico, está versão da tão conhecida história da pequena sereia ganha uma profundidade diferente, se sustentando, agora, na dolorosa realidade das consequências. Apesar de macabro, o livro se mostra incrível, e cumpre a sua proposta de reescrever o que todos conhecem através de lentes da realidade.

Rayane 01/02/2024

Rusalkas são as melhores!
O desenvolvimento da história demora muito. A forma como as sereias/mulheres são tratadas e o pensamento que elas possuem sobre si próprias e sobre os homens dá muito nervoso. Acho que enrolou bastante na parte do Oliver (que era um babaca) e não tinha necessidade. Amei as rusalkas e a Ceto, mas elas quase não foram exploradas. Além disso, a personagem fica o livro inteiro querendo respostas e só descobre TODA A VERDADE no PENÚLTIMO CAPÍTULO. Quando o livro começou a ficar muito bom e eu pensei "EITA AGORA O BICHO VAI PEGAR", acabou a história ? Vi muita gente falando que não gostou do final mas eu gostei pq amo vilões. Achei que demorou muito pra Gaia amadurecer os pensamentos dela e tudo aconteceu de repente (nos dois últimos capítulos do livro kkkrying).

Karen713 19/01/2024

A pequena sereia
Eu adorei a narrativa, o desenvolver da história. As metáforas totalmente de acordo com nossa realidade como mulher, uma ótima expressão feminista menos no final

Luisa.leituras 18/01/2024

Reconto
Eu amei as nuances desse reconto e as críticas sócias foram certeiras, achei alguns momentos lentos mas amei o livro