Minha irmã, a serial killer

Minha irmã, a serial killer Oyinkan Braithwaite

Resenhas - Minha irmã, a serial killer

Amanda 28/01/2022

Se você descobrisse que sua irmã é uma serial killer, o que você faria? | @paginasclassicas
dando início à minha meta de ler um livro de autor africano por mês, escolhi ler Minha irmã, a serial killer, da nigeriana Oyinkan Braithwaite.

mas, ao contrário do que a maioria diz, não vi nada de divertido nessa leitura - muito pelo contrário, passei foi raiva lendo esse livro...

mas a raiva não é do livro em si, até porque a autora faz um ótimo trabalho e nos entrega uma narrativa fluida e intrigante.

em 180 páginas ela consegue criar uma trama complexa e, mesmo não oferecendo descrições extensas sobre seus personagens, consegue nos fazer compreender a personalidade de cada um através de apenas algumas falas ou ações.

o que desperta raiva é a ignorância (e leve cegueira) de todos que habitam essa história. encantados por um rosto bonito e por bons modos, todos se recusam a enxergar a verdade sobre Ayoola. e a única que enxerga, sua irmã Korede, é incapaz de fazer mal a uma irmã que ama tanto.

a dependência emocional de alguns e o egoísmo de outros criam um contraste especial para a situação minha-irmã-é-uma-serial-killer-mas-também-é-a-pessoa-que-mais-amo-no-mundo.

colocar Korede como narradora é um jeito de nos mostrar o conflito de emoções que acontece dentro da irmã mais velha, e nos trazer um importante questionamento: até que ponto nos sacrificamos pelas pessoas que amamos? até onde vai a lealdade da família?

essa é uma leitura bem rápida e ótima para quem quer conhecer a literatura nigeriana. gostei muito do estilo da autora e pretendo procurar outras obras dela!

site: instagram.com/paginasclassicas

mari 16/03/2021

Gostei, mas esperava algo diferente
Esperava um livro com mais foco nas investigações criminais, ver as irmãs achando um jeito de se livrarem dos crimes, porém esse não é o foco do livro.
Achei os personagens muito superficiais e não curti muito o final.
Mas a premissa da história é muito boa, ficava apreensiva com as possibilidades de assassinato. Também gostei dos flashbacks e do uso de elementos culturais nigerianos durante a história.

Ana 31/10/2020

O livro é curtinho, tem bom ritmo, história poderia ser mais aprofundada, mas no geral eu gostei. Li como recomendação de Halloween.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 16/06/2023

Como um livro com plots tão previsíveis pode ser tão bom?
Como um livro com plots tão previsíveis pode ser tão bom? Eis meu questionamento sobre essa leitura. Apesar de conhecer pessoas que tinham amado essa leitura, a maioria das que vi estavam criticando bastante, então comecei esse livro com um pé na frente e outro atrás, sem muita expectativa. E isso foi ótimo.

Como não esperava muito, fiquei chocada com a rapidez que li, como os capítulos fluíram muito bem e eu não conseguia largar essa leitura. Indico muito esse livro, mas já deixo avisado para os fãs de suspense: não espere nada surpreendente, porque não é, porém continua sendo muitooo bom!

Mips 06/05/2023

Livro muitoo envolvente
Livro extremamente envolve, demorei cerca de um dia para ler, porque você não consegue parar, a narrativa é muito cativante. Amei ler o livro de uma nigeriana, um novo ambiente, e me abriu os olhos para diversificar mais os autores que leio. E o livro tem uma questão moral que fica, se sua irmã fosse uma serial killer você denunciaria? Amei muito.

duda j 31/08/2020

Questionamento
Simplesmente muito bom, os capítulos são curtinhos então a história flui rapidamente.

Não sei o porquê do livro ter pouco reconhecimento e uma nota consideravelmente baixa aqui no Skoob.

Além de nos fazer refletir sobre o que faríamos para proteger uma pessoa que nos importamos, a história mostra mais sobre a cultura da Nigéria, o que é uma nova cultura para mim.

Andressa 02/07/2021

Para espantar as ressacas literárias e afins
O livro da nigeriana Oyinkan Braithwaite conta a história de duas irmãs de temperamentos muito distintos, Korede e Ayoola. Enquanto Ayoola é paparicada por todos que a conhecem, é a filha favorita, a mais bonita e carismática, Korede é a irmã mais velha e introspectiva que, apesar de alguns ressentimentos pela irmã caçula, sempre se coloca em último plano para protegê-la, custe o que custar. Os três últimos namorados de Ayoola foram mortos e a cumplicidade das duas irmãs faz elas estarem envolvidas nessa situação macabra, desempenhando papeis bastante incomuns.

Fiz a leitura em ebook em menos de 12 horas. A história tem a carga certa de suspense, personagens instigantes e já começa com o pé na porta, além de ter uma leitura super fluida e objetiva. Minha irmã, a serial killer também não é um thriller que se perde em uma infinidade de mistérios e viradas de mesa, a autora conduz o leitor com calma, mas nunca nos deixa livres das desconfianças e teorias por causa da relação inusitada das duas irmãs.

Tive muita raiva de uma delas no começo (não vou dizer qual para não estragar a experiência de leitura de ninguém), porém com o decorrer das páginas, me revoltei com todos os personagens porque parecia que ninguém enxergava a realidade da trama e, infelizmente, a única pessoa com essa clareza fazia questão de se omitir. No final, eu entendi a sua postura, de alguma forma, o leitor tem essa sensação de partilhar do sentimento de impotência e abraçar o desfecho da história de Ayoola e Korede como ele é.

Amei o livro por me trazer de volta a lembrança o porquê ler pra mim é tão importante. Passar horas grudada num livro, virando as páginas — ou apertando o lado direito da tela do Kindle como foi o caso — , com um verdadeiro interesse de ver que guinada a história iria ter foi reconfortante. Terminei o livro querendo mais, confesso.

Minhas únicas ressalvas são para algumas palavras em nigeriano inseridas ao longo da narrativa. Senti falta de uma tradução no dicionário do Kindle ou uma explicação em alguma nota de rodapé. Dá uma quebrada no ritmo, mas não posso dizer que atrapalha muito. Depois de entender que era assim mesmo, passei a seguir e ignorar as palavras em itálico do dialeto. Não sei se a leitura no livro físico vai apresentar o mesmo problema, espero que não.

Recomendo a leitura para todos que curtem um bom thriller, viciante, curtinho, pra finalizar num dia e se apaixonar! Ah, e ele fica ainda melhor se você não souber quase nada sobre, sério! E pra quem também está meio “brigada” com os livros, à procura de um livro top pra espantar ou esquecer essa fase por algumas horas, Minha irmã, a serial killer é a pedida perfeita.

jaquesant0s 23/04/2021

É uma leitura muito ágil e chega a ser divertida em alguns pontos. É basicamente sobre até onde as pessoas vão pra proteger quem elas amam. Apesar de tudo isso, eu achei o final muito decepcionante e isso pesou para que eu abaixasse a nota.

Maia 19/03/2021

Pontapé para outras culturas.
O FINALIZADO DA VEZ É DE AUTORIA NIGERIANIA E CONTA A HISTÓRIA DE DUAS IRMAS - AYOOLA E KOREDE - SENDO NARRADO NA ÍNTEGRA NO PONTO DE VISTO DA ÚLTIMA.
A PROBLEMÁTICA ENVOLVE UM SIMPLES FATO: A IRMÃ DA PROTAGONISTA É UMA SERIAL KILLER.
UM DRAMA FAMILIAR BEM FLUIDO - APESAR DE NÃO TÃO INOVADOR - CUJA LEITURA É BEM RÁPIDA R REPLETA DE REFERÊNCIAS A CULTURA NIGERIANA. ACHO BEM NECESSÁRIO SAIR DO EIXO ESTADUNIDENSE E LER LIVROS QUE NÃO SE PASSAM EM CENÁRIOS TÍPICOS COMO NOVA YORK.
O LIVRO É BEM CURTO NA VERDADE, E TEM UMA DIVISÃO DE CAPÍTULOS BEM GRANDE, TORNANDO-OS CURTOS E MUITO FÁCEIS DE LER :)
NÃO É UMA LEITURA UAU REVOLUCIONÁRIA, MAS É UM LIVRO LEGAL PRA SAIR DA RESSACA LITERÁRIA, SE PERMITIR CONHECER NOVAS CULTURAIS... TEM UMAS REVIRAVOLTAS BOAS, ALGUMAS REVELAÇÕES LEGAIS, ENFIM, BEM OK MESMO.

thestarlesea 01/01/2021

minha irmã, a serial killer.
para ser bem sincera, "minha irmã, a serial killer" não me agradou muito. os personagens me irritaram, assim como as relações abusivas... provavelmente meu humor não estava combinando com a história kkkk ? 29.09.2020 ~ 01.10.2020