A ridícula ideia de nunca mais te ver

A ridícula ideia de nunca mais te ver Rosa Montero

Resenhas - A ridícula ideia de nunca mais te ver

Isabelly.Godoy 16/05/2024

Uma surpresa
Esse livro não foi o que eu estava imaginando, não sei nem ao certo como descreve-lo, se é uma autobiografia, uma biografia de Marie Curie ou apenas um livro de reflexões.

Sendo cientista, Marie Curie com certeza é uma grande inspiração, então foi bastante interessante conhecer um pouco mais sobre a vida- pessoal e profissional- de uma das pesquisadoras mais importantes da humanidade.

Gostaria porém, de ter lido mais sobre a história da própria autora. Talvez Montero tenha se empolgado tanto com a história de Madame Curie que esse tenha se tornado o ponto focal do livro, apesar de ele não se encaixar exatamente como uma biografia da cientista. Deixei o livro curiosa para conhecer mais Rosa Montero.

Ainda assim, o livro tem reflexões interessantes, não necessariamente sobre a morte, mas muito mais sobre a vida e o amor. Talvez seja preciso ter um pouco de interesse pela vida de Marie Curie para que a leitura seja mais engajante.

Fernando.Hasil 13/05/2024

O luto de Marie Curie
Livro em que a escritora faz um paralelo do seu luto com o de Marie Curie, ambas situando como viviam e reagiram a perda de seus maridos. Mistura de autobiografia com uma análise da vida e obra da 2x vencedora de um Nobel (Física e Química)

Isabelle.Jaguszewski 07/05/2024

é absurda a precisão com a qual Rosa descreve o luto. as palavras encontraram meus sentimentos que não conseguiam ser resumidos e agora existem, porque foram definidos. é de uma sensibilidade tão crua que a autora fala sobre os Curie, principalmente *ela*, Marie, que eu me peguei imaginando e sorrindo com as vivências da vida da minha anti-heroína preferida. é lindo ver a humanidade de quem admiramos. e Rosa acerta muito em mostrar o lado real da Curie, não apenas a santa que queremos ver -e conseguimos, na maior parte do tempo.

o apêndice com o diário de Mme Curie é um momento à parte. me questiono como essa mulher não tem um nobel de literatura, sendo que contorna como poucos conseguiriam o que significa o luto. não ter escrito mais após o primeiro ano, ao contrário do que Montero acredita, é a forma que Marie encontrou de sobreviver à morte trágica e precoce da pessoa que mais amou em vida. não dar vazão a esse sentimento tornou mais fácil ignorar que estava ali. nisso, e no intenso amor pela ciência, eu e Mme Curie nos encontramos.

Fernanda.Burkert 06/05/2024

Gostei muito!
Virei fã da Rosa Montero. Ela conseguiu explorar temas muito delicados de uma forma natural e sensível. Além disso, a ideia é, justamente, aprender a lidar com o luto e todos os tabus ligados a ele.

Bia 01/05/2024

Não leio sinopses
Quando comecei, não fazia ideia do que se tratava, apenas me inseri no contexto da madame curie e tentei absorver esse relato sobre o luto.

Dilso 21/04/2024

Marie Cure
Impossível não se impressionar com as lutas, tanto da cientista com dois Nobéis, Marie Cure; quanto da escritora Rosa Montero. Todos deveriam ler este livro, pois ele inspira, envolve, nos afronta e, acima de tudo, nos faz sonhar. Meninas, sobretudo, este livro é seu.

srjoaomarcelo 16/04/2024

Mescla perfeita
Gostei muito do livro ser uma mistura da história da vida de Marie Curie e das reflexões da autora para lidar com o luto pela morte do marido (mesmo ela negando isso praticamente o livro todo). Muito legal, a linguagem é super acessível e a leitura é super fluida. Recomendo!

Mari 07/04/2024

Não sou fã
Este é p segundo livro de Rosa Montero que leio. Confirmou minha antipatia pela autora. Não gosto de sua perspectiva liberal nem de sua contradição em colocar-se como algo que não é nem realiza.
Ultwaviolenc 24/04/2024minha estante
Perspectiva liberal ??

Mari 24/04/2024minha estante
É. Ela enxerga o mundo a partir de uma ótima individual e individualista, ignorando as estruturas e igualando projetos e ações muito diferentes.

Mari 24/04/2024minha estante
Ótica *

Taísy 04/04/2024

Esperava bem mais, mas é uma leitura válida
Comprei o livro com expectativa muito por causa do título e da sinopse.

Esperava que ela falasse mais de forma filosófica e trazendo mais sobre a Marie Curie.

Mas percebi que foi mais devaneios da autora mesmo. É uma boa leitura, mas pra mim não entregou tanto quanto prometeu.

Debora411 31/03/2024

Não perca seu tempo.
Cara, que livro horroroso. Se você assim como eu, decidiu ler esse livro por que fala da Marie Curie, ainda que com a temática do luto, sinceramente, leia apenas o diário e uma biografia. O que você vai encontrar aqui parece com algo de uma escritora de romances ruins (tipo 50 tons de cinza) tentando fazer ?algo diferente?. Se você pensar na época em que ela estava inserida e as prováveis convicções e mentalidade da Marie, isso aqui beira a falta de respeito.

Em alguns momentos a autora tenta lançar um olhar feminista sobre os fatos, o que poderia ser interessante, mas não convence muito e não ajuda a causa. A escrita é de um nível primário, não existe uma linha de raciocínio sendo seguida e eu não vou nem comentar sobre as hashtags.

Sinceramente, nosso tempo é finito e existe uma infinidade de bons livros no mundo. Este não é um deles.

Bianca 25/03/2024

"Que corajosa é forte devia ser para dizer e fazer algo assim estando tão só, sem modelos de referência, quase sem outras mulheres, abrindo brechas na dura crosta de preconceitos como um pequeno navio quebra-gelo".

Agora eu sei um pouco mais sobre Marie Curie e também sobre a morte.

Cris 15/03/2024

15.03.2024
Gostei muito de conhecer um pouco sobre a vida de Marie Curie, essa mulher guerreira que pelo menos teve sua luz ao sol um pouco mais brilhosa do que a mulher de Einstein. Ser mulher já era difícil naquela época, ainda mais, inteligente e fora da definição esperada pela sociedade. Me marcou a passagem da brincadeira de pular corda que se cantava a musica: o que será que vai ser? Casada, viúva, professora ou freira? Valeu a leitura.
CPF1964 16/03/2024minha estante
Gostei do comentário, Cris. Este livro está na minha lista.

Haylla.Lorrana 10/03/2024

Cai de paraquedas
Cai de paraquedas em uma biografia de Marie Curie, mas eu amei. Amei a forma como foi escrita e interpretada pela Rosa Montero. Foi uma ferramenta para superar o luto e entender ele e você tem muitas reflexões sobre. Depois dessa leitura vejo a Marie Curie diferente e melhor do que eu via (Que já era bom). Uma cientista expecional e excepcionalmente humana.

Yee 09/03/2024

Surpreendente
Antes de ler eu só peguei esse livro porque eu vi um vídeo na tumb e não sabia sobre o que era,é basicamente sobre luto,sobre Pablo e sobre os Curie,a Marie Curie exatamente.

Carla.Cristine 07/03/2024

Uma leitura emocionante! Em que a gente ri e chora, por vezes na mesma página. Madame Curie e sua fascinante vida!