Eu, travesti

Resenhas - Eu, travesti

Fernando 18/01/2022

Luísa e sua humanidade
Leitura importantíssima.
Nesse livro, Luísa e Nana nos deixam ver um pouco como é a realidade das travestis brasileiras, longe do glamour e muito marginalizada.
Luísa yem muita história pra contar e parece que o livro surfa em algumas delas, deixando quem lê com vontade de saber muito mais.
Luísa é humana, não uma fada sensata que nunca erra. O que choca e é dolorido é ver como toda a estrutura onde ela se insere não a aceita e a repele (família, religião, mercado de trabalho, sociedade em geral). A própria vida na prostituição não é nada fácil, entre a cafetinagem, os abusos, o pouco caso do poder público. Seja no Brasil, seja na Europa.
É de admirar que Luísa mantenha tanta leveza em seu dia a dia (sigam ela no YouTube). Achei o livro fantástico e necessário.

Michael 09/01/2022

Você tem culpa
Esse livro foi um tapa na minha cara em relação a minha vida privilegiada e sobre a história LGBTQIAP+ em nosso país e no mundo, principalmente das travestis.

A história é contada de uma forma muito objetiva e crua, falando sobre prostituição, estupro, pedofilia, assassinato, tráfico de pessoas, cafetinagem, drogas, enfim, é um livro sobre a marginalização das vidas das travestis. Como elas sempre foram invisibilizadas e mortas sem nenhuma investigação séria à respeito.

Acho que é um livro necessário para todo mundo. Não deveria ser um livro nichado. Por favor, leia.

Ali 09/01/2022

um choque de realidade
Não há palavras pra descrever o sentimento que eu tive lendo esse livro. O mais próximo que dá pra chegar é dizendo que foi um banho de água fria. Humaniza a travestilidade de uma forma agressiva, escrachada, mas ao mesmo tempo poética. N sei mais nem o que dizer. Apenas que foi perfeito.

Obs: tem muita descrição de violência (de todos os tipos) e algumas vezes é bem explícita e angustiante. Então, se isso te der algum gatilho, não leia!! ;)

Rafael Delboni 02/01/2022

Essencial
Esse livro me fez abrir a cabeça para várias coisas e enxergar muitos dos meus privilégios. Queria poder abraçar e dizer o quão essencial a Luísa foi na minha vida depois dessa obra.
The guy on the train 02/01/2022minha estante
Esse livro é taaaaao perfeito de tantas formas diferentes q eu nem sei explicar

Alander 15/12/2021

Emocionante
Não sei se li ou se chorei, o importante é que emoções eu vivi. Cenas fortes de uma vida marcada por dores e fortes emoções.

rodolfo 11/12/2021

simplesmente incrível.
esse livro é gigante, atemporal e extremamente pertinente. trata de assuntos ainda pouco falados com uma maestria muito grande. a escritora, Nana Queiroz, fez um trabalho incrível com a escrita dela. são temas extremamente complexos e de uma profundidade imensa, e ela conseguiu lidar com eles de uma forma que não tornasse a leitura pesada. esse livro tem que ser propagado, mais pessoas precisam lê-lo. mudou minha percepção e abriu minha menta pra diversas coisas que nunca tinha sequer parado pra pensar que existiam. tudo de bom

tali 02/12/2021

uma biografia necessária!
iniciei o livro sem associar a biografada ao seu famoso bordão, mas logo entendi de quem se tratava. esta é uma biografia sensível, dura e cruel. finalizo ela impressionada com a coragem e a garra da Luísa Marilac, lendo o livro percebi o quão forte ela é, mesmo sendo agredida, estuprada, roubada, traficada, presa e abandona por aqueles a quem ela confiava, ela se mantinha de pé e pronta para outros desafios, de fato, um ser humano de muita garra e coragem.

Hillana 29/11/2021

Resiliênte
Se fosse para definir esse livro com uma unica palavra séria Resiliência!
Eu conheci Luisa no YouTube por acaso. Eu nunca tinha visto uma pessoal de tanta luz e alegre, sabe todos dizem que a fulado é uma pessoa boa de luz mais ela é, realmente é. É de muita força que de querer viver a vida, onde as pessoas zombam de você, riem nas suas costas e fazem piada de quem você é.É uma pena que pessoas como Luisa sejam impedidas de viver suas proprias vidas de ser negado até um trabalho . Esse livro abriu meu olhos, eu como ser humano tenho o dever de respeitar as diferenças do próximo. Esse livro é bem especial é história de vida de uma pessoas que morre e renasce várias vezes. Vale a pena ler mais vale muito!

Felibalex 19/11/2021

Uma leitura para a vida
Esses relatos da vida de Luísa chegam dilacerando e arrancando tudo aquilo que a gente achava que sabia sobre a vida de uma travesti. A leitura é tão intensa e marcante que deveria ser compartilhada como um relato de sobrevivência e fazer parte da cabeceira de todas e todos que se dizem aliados da causa lgbtqia+ (principalmente dos t, a sigla mais invisível). Recomendo. É perfeito.

Cami 13/11/2021

História pesada, porém necessária
É um livro ótimo em questão de escrita, porém se você é sensível a violência é melhor ter cuidado, ainda mais se tratando de uma travesti brasileira, pois infelizmente o Brasil é um dos lugares que mais mata travestis, então cuidado, mas vale a pena pra nós que nem sonhamos como é estar na pele dessas mulheres muito mas muito fortes!

Rosangela Max 08/10/2021

A importância do Lugar de Fala.
Desde que assisti uma entrevista da autora , fiquei interessada nesta leitura.
A escrita é uma mistura de escrachado com pudico e, em alguns momentos, até poético. Tudo para descrever a vida difícil e desafortunada da Luísa.
Passar por tudo o que ela passou e ainda manter o bom humor e a dignidade não é para qualquer um.
As travestis são marginalizadas e vítimas de tantas situações degradantes e este livro mostra muito bem isso.
Recomendo demais a leitura!
Barbara602 19/01/2024minha estante
Eu amo este livro, ja o li 3 vezes. É muito envolvente e emocionante. ??

Indira 28/09/2021

Eu que me vi em muitos momentos replicando o bordão da Luísa fiquei muito agradecida de poder ler esse livro e descobrir sua história de vida. Sabe eu penso nela como uma pessoa que eu gostaria de conhecer, sentar ao lado e bater um papo acompanhado de um cafezinho.
É muito chocante ler tudo que ela e tantas outras travestis passam pelo mundo sabemos que não é fácil viver dessa maneira que por mais que nos dias de hoje às coisas estejam mais suaves digamos assim o preconceito nunca deixará de existir. Que as Luísas por aí sejam fortes e que todos possam ler seu livro.

Andrea Lacombe 23/08/2021

Esse livro é um verdadeiro tapa na cara necessário. Fiquei encantada com a capacidade de Luisa de dar a volta por cima. Uma, duas, três... vinte vezes. Encontrei uma obra extremamente envolvente, cativante. Muito bem escrita. A gente se revolta, ri, chora e sofre junto da Luisa. Uma verdadeira mistura de emoções. Lindo livro. Necessário.

Paula 10/08/2021

Terminei a leitura desse livro (que ganhei por esses dias em um sorteio) com um sentimento enorme de vergonha. Vergonha por nunca ter parado pra olhar, perceber como seria a vida de uma travesti.
A expectativa de vida de uma travesti é de aproximadamente 35 anos ( morte por violência, doenças, suicídio). Uma vida cercada de preconceito, violência, de noções de afeto muitas vezes distorcido, de injustiça. Travestis são marginalizados.

O livro de Luiza traz um pouco da presença desse mundo.

Caesar 08/08/2021

Leitura necessária. Um verdadeiro tapa na cara da sociedade heteronormativa que há anos contribui, de alguma forma, com a exclusão social de travestis e transgêneros. Luiza Marilac disseca suas memórias e ao mesmo tempo revela a dura vida de travestis no mundo da prostituição, somada a todas as modalidades de exploração e a total negligência do poder público contra uma população em situação de extrema vulnerabilidade.