Cazuza Viriato Correa

Resenhas - Cazuza

1 | 2 | 3 | 4

Abigail 07/12/2022

Cazuza
É um livro memorialista, pois relata a história de um homem com suas lembranças da infância e há muitos relatos de passagens de diferentes momentos da sua vida.
Apesar de ter uma capa ilustrativa que dá a ideia de ser voltado ao público infanto-juvenil, é um livro que trata de diversas questões observadas na época do autor. Assim, vemos várias críticas tecidas ao sistema socioeducativo no nosso país.
Alguns trechos me chamaram atenção mais que outros, apesar de às vezes a minha leitura parecer devagar por outras ocupações que eu ainda estava tentando conciliar. A forma que os negros foram representados em diversos momentos, em especial, foi algo que mexeu muito comigo. Me trouxe muitas reflexões profundas sobre a nossa história e sobre a própria vida no geral. Eu gostei muito da experiência. Se sobrar tempo ano que vem, repito a leitura!??

ludmila139 22/11/2022

Um livro de linguagem simples que aborda retalhos da infância do protagonista Cazuza nas situações mais inusitadas. grande obra que a cada capítulo impacta com uma reflexão gigantesca de profunda, embora superficialmente aparente ser simplório. Cazuza é isso, essa mistura de algo complexo no mais ordinário.
A fantástica narrativa de Viriatro ilustra bem os percalços da boa educação, laços de amizades e cordialidades, do cotidiano de um jovem que almejava descobrir o seu redor pela ótica do coração curioso. É realmente um livro atemporal que exala ternos aprendizados!

mari 18/10/2022

Ele cresceu
esperava nada e ganhei muito, que experiência avassaladora, a leitura é demorada mas é um livro muito fofo e é interessante ver como era a educação no início do século passado. E como a personagem principal, Cazuza, se desenvolve intelectualmente, emocionalmente é emocionante, Viriato faz com que Cazuza seja algum primo nosso ou até mesmo nós mesmos deslumbrados com as cidades, as vezes cansado dos estudos e muitas das vezes esperançosos, e acompanhamos ele em etapas importantes da vida, a sua primeira escola, quando sua família muda para ele ter um local de estudo melhor e quando ele vai para a capital, que muitas pessoas até hoje realizam isso, para terem melhores oportunidades. Só não dei 5 estrelas pq eu demorei muito pra engatar a leitura, mas decerto que é uma das leituras que eu mais gostei desse ano.

Vicnuel 15/10/2022

Esperança
Ultimamente, eu tenho passado por uma onda de péssimo em relação a tudo, especificamente em relação ao futuro do meu país e ao meu próprio, no entanto ao ler os discursos do professor favorito de Cazuza, a sensação de se ter esperança - não de fato tê-la - me veio a tona e não contive minhas lágrimas.

Raquel534 09/10/2022

Não faz parte do tipo de livro q eu escolheria para ler pq quero mas me surpreendeu, por querer saber mais da vida do personagem principal q é uma criança. Apesar das dificuldades da vida de Cazuza ele consegue apreciar os momentos com sua família e amigos, trazendo uma leveza para o livro.

Isabelly389 24/09/2022

Cazuza?
?O livro se passa no interior do Maranhão no final do século XIX e início do século XX. Esta é a história de um menino da pré-escola à pré-adolescência, e sua visão de mundo na época: jogos, festas de aldeia, folclore da região, vaquejada, o único meio de transporte é uma gaiola, um barco a vapor com chaminé que chega a aldeia O som do apito, a comoção causada, e assim por diante.
Ele se mudou daquela vila para uma cidade maior e conheceu pessoas mais interessantes como um ex-soldado na Guerra do Paraguai, uma professora e seu interesse por garotas. Eventualmente, ele se mudou para São Luis e se maravilhou com a cidade civilizada e organizada, as pessoas bem vestidas. No internato, conheceu vários colegas e disse que a escola era de boa qualidade para os padrões da época. E o professor que o impressionou, Mestre João Câncio.

Beca 21/09/2022

Cazuza
O livro fala da infância de Cazuza principalmente na escola e as aventuras do seu interior do Maranhão e com sua família,brincadeiras,etc e que durante um período se muda pra capital São Luís, pra estudar em um internato e lá eles vivem muitas aventuras lá

Agua.morna 18/09/2022

incrível
Apesar de não ser o estilo de livro que costumo ler, gostei bastante. Primeiramente, é uma história bastante leve e divertida, ele expõe a pobreza, desigualdade e racismo com bastante sutileza, com a perspectiva de uma criança. Segundo, os personagens e a parte psicológica são bem construídos, um livro bem sensível. Ademais, a história por trás do livro é bem melancólica, o Viriato deixa claro que não conheceu bem o verdadeiro autor dessa autobiografia, então é bem triste até. Mas recomendo, crônicas bastante juvenis e com um teor moral incrível para um livro tão infantil. Cazuza realmente tem meu respeito!

josue.santt 27/08/2022

Contos de criança
Achei o livro bem legalzinho são vários contos em que você sente diversas sensações.
Acho que valeu apena

Clara.Ataide 26/08/2022

não esperava!
Confesso que apenas li por conta do vestibular , mas ao decorrer do livro acabei achando gostosinho a leitura e acabei desejando no final a autobiografia completa da vida dele, apenas a infância não foi suficiente pra mim. Muito interessante o fato de retratar a minha cidade e estada no período e abordar temáticas atuai sobre a educação etc. No meio pro final achei meio arrastado, mas como clássico não esperava menos, leitura super fácil e envolvente.

Jarpinr 08/08/2022

Eu lembro muito bem de cada pedacinho da leitura.
Ele era tão bom que ficou marcado como O Primeiro Livro Bom Do Colégio.
Ele tem uma leitura simples e é tão bonitinho. A essência da infância simples e feliz é muito boa, lembro me que também abordam temas relativamente sérios da época mas que eram escritos de uma forma muito boa e leve

Alline 19/03/2022

Quase um estudo sobre as escolas de antigamente
É riquíssimo ver a evolução da escola desde seus primórdios no país.
A história de Cazuza é sua vida lá no início do século XX, suas vivências de menino do interior, suas experiências escolares nos trazem um frescor da infância e é impossível não fazer um paralelo com o que vivenciais hoje. Há um quê de saudosismo, mas também é difícil encarar uma sociedade altamente preconceituosa e intolerante.
Há quem diga que as escolas de hoje não são como as de antigamente e felizmente não o são: hoje temos uma escola para todos e não apenas para alguns poucos que se encaixam em determinado padrão. O que mudou, de certo, é a parceria e o respeito da sociedade em relação à instituição escolar, e se às crianças ela não for apresentada como um lugar no qual elas têm a possibilidade de viver coisas maravilhosas, dificilmente veremos mudanças.
Elren 27/06/2022minha estante
Como que faz pra ler ??

Alline 11/07/2022minha estante
Oi, Elren! Eu li a versão física.

Dayane 09/03/2022

Cazuza
Eu gostei bastante desse livro, Cazuza conta sua história de quando era menino, de seu início na escola, de suas brincadeirinhas, de seus amiguinhos, da sua saída de casa para completar seus estudos primários, entre outras histórias que acontecem ao decorrer do livro e é muito legal acompanhar tudo isso, me faz sentir como se eu mesma estivesse lá vivendo tudo isso;

Ana.luisa.campos 26/02/2022

Eu me lembro que sempre pegava esse livro na biblitoca e que nunca tive uma edição física dele na verdade.

1 | 2 | 3 | 4