Cazuza

Cazuza Viriato Correa

Resenhas - Cazuza

1 | 2 | 3 | 4

Cei 04/12/2021

Um livro de fácil e prazerosa leitura, do meu conterrâneo, Viriato Corrêia, que de uma maneira brilhante coloca o dedo na ferida aberta que é a educação brasileira. Escancara uma dura realidade existente nas escolas dos interiores, que infelizmente é ainda mais dura nos estados nordestinos, como no Maranhão.
Contudo, ao mesmo tempo mantém uma escrita leve, narrando fatos comuns do cotidiano, de uma maneira que ti prende e ensina muitas coisas, eu realmente aprendi com as experiências do Cazuza. Você passa a viver na mesma época, ou a viver na pele do outro (eu particularmente amo quando um livro me proporciona isso), fiquei encantada pela São Luís de 1938, me faz pensar em como lugares não marcados por história.
Viriato também diáloga com as nossas raízes, nossa cultura e nosso povo, ele merecia mais reconhecimento, enfim... Leiam, todos devem, todos que puderem, principalmente, quem segue ou vai seguir pela área da educação.

Daniel.Malaquias 03/11/2021

Um clássico que nunca sai de cena
Cazuza é um livro clássico, livro da minha infância, que tem gostinho de memórias e saudades. Lembro que no colégio onde estudei, se utilizava muito esse livro, seja através de ditados, redação e até mesmo na alfabetização dos pequenos. Faz muito tempo que não o via, muito menos o lia. Acalentei meu coração ao alugar este livro novamente e relê-lo após vários anos. Cazuza vale cadê página, cada palavra impressa, cada lição aprendida e apreendida em cada capítulo.

Bella 14/05/2021

Todo mundo deveria ler este livro.
Assim como "O Pequeno Príncipe", esse livro é necessário ser lido, pelo menos em 3 fases da sua vida: infantil, adolescência e fase adulta.
A linguagem do livro é de fácil entendimento, e o conteúdo traz ensinamentos para a vida (um exemplo é o capítulo: Oque é pátria?).
Apesar de ser um livro que você provavelmente vai encontrar na biblioteca da sua escola e pareça que é um livro apenas para criança, este livro é bom em todos os ângulos.
Personagens, histórias, ensinamentos, TUDO é ótimo.
Recomendo a leitura.

Gesiel Torres 31/03/2021

O melhor livro!
Cazuza, obra do escritor Manuel Viriato Correia, traz para nós, leitores, um pouco da história de sua infância. Viriato Correia começa a escrever os seus primeiros contos e poesias aos 16 anos. Eu ainda não li todas as suas obras, porém, em cazuza, posso ter a certeza que as demais obras são maravilhosas como essa. Viriato aborda em cazuza toda a sua trajetória na escola e na vila em que morava, até se mudar para a capital; São Luís - MA. Na capital, Viriato começa a cursar o primário e o secundário, no qual tem novas experiências estudantis e conhece novos amigos. Com o livro, pude perceber o quão diferente era a educação nos tempos remotos; A didática dos professores, o quanto os alunos eram esforçados para sempre tirar notas boas, e o quanto os professores eram rigorosos para garantir o aprendizado da meninada.

Leem e desfrutem de cada lição que o livro traz para a nossa realidade.
06/04/2021minha estante
Livro magnífico! Nos remete aos tempo de novo avós e bisavós. Lindíssimo!Melhor livro que jaz li.

Gato Preto 02/11/2020

Meu primeiro amor!
Cazuza foi o primeiro livro que li em minha vida, foi a obra responsável por me ensinar a viajar através do espaço/tempo pelos olhos de um garoto no final do século XIX que vivendo no Maranhão realiza seu grande desejo de ir a escola. Apesar de simplista a estória é uma viagem deliciosa por um Brasil cheio de personagens, paisagens e costumes que parecem ficção.

Daniel.Oliveira 01/10/2019

Bem infantil,mas a história ficou muito simples e não ganhou repercussão por conta disso acho.
História bem simples,e de acordo com o autor no próprio livro,história real.Senti algumas partes semelhantes com "As aventuras de Tom Sawyer"do americano Mark Twain,ou seja,quis seguir os modelos estrangeiros,e acabou na mesmice.

A menina que ama ler 31/12/2017

Como uma história tão simples deixa marcas tao profundas?

Dany 16/12/2016

Conhecimento de mundo apresentado de forma lúdica
É um livro inesquecível pelo simples fato de nos remeter a nossa infância.
As histórias de um menino chamado Cazuza.

Momentos da Fogui 16/10/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/07/cazuza-viriato-correa.html

z..... 30/06/2016

Opa! Que reencontro legal! Esse livro marcou também minha vida estudantil nos anos 80. Li a primeira vez no intervalo das aulas, quando aproveitava o horário para visitar a biblioteca ou sala de leituras. Escolha acertada, pois o livro trazia coisas que eu me identificava, gostava e, sobretudo, embalavam minha imaginação. Coisas do tipo: folclore, histórias bucólicas, aventuras de infância, superações e percepções de vida que realmente me inspiraram. Foi o que aconteceu com os capítulos "Que é Pátria" e "Que é o Brasil". Sem nenhuma média, digo que a mensagem ali expressa ficou incutida em minha visão de mundo. Não lembrava direito do livro, apenas em aspectos gerais, mas esses capítulos foram inesquecíveis e inspiradores. O texto é pueril, pode-se dizer patriota, com fundo moral e até ingênuo (para outros mais radicais e metidos a realistas, de mensagem ideologicamente manipulada para a garotada), mas fiquei com a explicação do professor no texto dimensionando a grandeza, riqueza e representatividade do país na ação valorosa de seu povo: a cultura, as boas disposições, história de lutas, realizações e objetivos benéficos. Guardei isso comigo. Engraçado que em outras passagens ele até contesta a letra do hino nacional, dizendo que existem lugares mais belos e locais de muita dificuldades no país, mas seu povo é capaz de fazer a diferença, claro, quando em um mesmo propósito em todas as esferas (palmas!).

O livro em si, num olhar atual, é defasado e talvez pouco atrativo para as gerações atuais. Ressalte-se que as histórias são ambientadas nos anos 30 e esse contexto era outro. Como falei, o livro tem princípios morais, de ideologia patriota e com uma ingenuidade que parece desconexa com nossa atualidade nomofóbica (que tem também outros valores e conquistas). Fico com a impressão que tudo caminha para uma cultura mais universal, só ver o que faz sucesso internacionalmente em cantos inimagináveis. Algo da cultura de raízes já não parece ter tanta atração, a não ser redefinido com as seduções modernas. Acho que esse paralelo, fruto de minha releitura, foi o que me levou a dar quatro estrelas. Impulso do homem moderno, reconhecendo arcaísmos, para não dizer que é uma leitura super legal e nossos atuais tenros leitores se decepcionarem. Mas no íntimo mesmo, pelo que me despertou e marcou, essa obra sempre terá as cinco estrelas em meu coração. Esse "Cazuza" realmente trouxe brilho inspirador a minha vida.

Lorena Braga 01/01/2016

Amo
Esse livro foi minha infância. Eu gostava mto dele. Recomendo pra faixa etária de 10 anos

Fogui 23/07/2015

Cazuza - Viriato Corrêa
Cazuza
Viriato Corrêa
Editora Nacional
1992

Cazuza é um garotinho do interior do Maranhão, que relata suas aventuras de menino. Narrando sua vida em família, entre parentes e amigos. Seu maior desejo é entrar na escola, mas quando isso acontece, ele se decepciona com rigor escolar, com o uso da palmatória e dos castigos.

Já no fim da vida escolar, num colégio interno, onde há uma variedade de aprendizados além das letras, Cazuza consegue perceber a dedicação e a importância dos professores ou mestres.

Ao lermos Cazuza podemos verificar as diferenças das épocas escolares. Hoje temos tecnologia e muitas distrações, muitos alunos não tem o mínimo interesse em estudar. E os professores são completamente desvalorizados...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/07/cazuza-viriato-correa.html

Camillor 07/07/2013

Infância
Cazuza é a infância em forma de livro. É muito interessante ver como viviam as crianças de antigamente. Um livro muito agradável e que merece ser relido... Inesquecível.

Heron 14/04/2013

Esse livro conta sobre um menino que se chamava Cazuza, que morava numa cidadezinha no interior do maranhão. O personagem Cazuza conta sobre sua vida que começa num lugarejo, onde sua família morava. Ele fala sobre sua família, seus amigos, suas brincadeiras e sua vontade de ir para a escola. Essa vontade se realiza, mas não era nada como ele sonhava, pois a escola que ele imaginava era bonita, colorida, florida e com bons professores. Porém a escola que ele viu era com as paredes nuas, cor de barro, sem coisa alguma que lhe alegrasse a vista. Além disso, o professor era muito mau e batia nas crianças com uma palmatória. Passado algum tempo ele se muda para uma vila, onde a escola era diferente, era grande, colorida, cheia de cartazes e mapas nas paredes e as professoras eram legais. Gostei muito do livro porque conta estórias de crinças e o passado delas, com aventuras, as dificuldades que elas passavam na escola, as brincadeiras daquela época e as coisas que aconteciam onde moravam.

Serivaldo 11/04/2013

Aventuras e ensinamentos
Cazuza – Viriatto Corrêa
Livro de leitura agradável, no qual o personagem Cazuza narra suas aventuras de menino. Destaca-se o período de estudante primário, vivendo primeiramente em um povoado no interior do Maranhão, depois numa vila e finalmente na capital do Estado. O personagem narra sua vida em família, parentes e amigos. Seu grande sonho de entrar na escola, suas aventuras com os colegas, as brincadeiras e apuros da infância.
O foco principal da narrativa é a vida escolar, destacando-se o rigor da escola no início do século XX, com uso da palmatória e dos castigos. A dedicação de professoras em outro momento e o colégio interno como local de aprendizado diversificado.
Ao longo do texto verifica-se uma literatura de formação do indivíduo, como ensinamentos sobre família, amizade, comportamento, obediência, respeito, higiene, saúde. Além disso, o livro aborda aspectos de uma educação moral e cívica, destacando-se temas como abolição, guerra, pátria, nação, o desenvolvimento do Brasil.
Ao lermos suas várias pequenas histórias, vemo-nos em outra época escolar, muito diferente da atual, longe de tecnologias e distrações, mas com grandes lições que nunca deverão deixar de existir, principalmente na educação de crianças e jovens.

1 | 2 | 3 | 4