Cazuza

Cazuza Viriato Correa

Resenhas - Cazuza

1 | 2 | 3 | 4

Cabral 20/03/2024

O livro relata de forma fluída a experiência estudantil do Cazuza, sendo dividido em três partes: Vila, Povoado e Capital.
Traz temas importantes a tona, como valorização dos pretos, escravizados e humanidade que alterou o Brasil nos permitindo viver.
Um dos meus personagens favoritos é o professor da Capital, que tem uma visão além do seu tempo e passa isso para seus alunos.
A cena que mais me emocionou, foi das mães se abraçando após perceberem a injustiça da escola ao dar a medalha para o mais rico na competição.
Gostaria de saber se foi baseado em fatos reais, não achei no Google. Mas acho difícil ser, pela época que foi estreado (é muito moral). Fora que para o idoso ter deixado seu manuscrito na casa de Viriato, ele teria que ter vivido isso um tempo atrás.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 23/02/2024

Cazuza é um dos livros preferidos da minha infância! Tinha um exemplar na minha casa que eu nem sei de onde veio e lembro de tê-lo pego pra ler e li inúmeras vezes? revisitá-lo foi uma grata recordação. Vi que ainda sabia várias coisas sobre aquilo decoradas.
Também é um relato documental importante das formas de ensinar antigas, pra quem trabalha com educação é um prato cheio. Recomendo!

Bricya.Fernanda 14/02/2024

Cazuza ??
? Cazuza é um livro que me traz memórias afetivas, li a primeira vez aos 10/11 anos e reli novamente aos 25 anos, um livro com uma linguagem diferente, conta a história e memórias do pequeno Cazuza que além de engraçado e divertida de ler, é carregada de significados e ensinamentos, apesar de sua pouca idade, nos ensina muito! É um livro que realmente amo!

VictAria109 14/01/2024

CAZUZA, não é o cantor!
Eu amei ler, Cazuza. Li ele para uma prova de vestibular e achei que seria chato por conta da capa que passar um de uma leitura ruim, me enganei? a leitura desse livro é leve e muito boa. É a memória da infância do menino, Cazuza.

Shayanne.Melo 08/01/2024

Um clássico da literatura infantojuvenil, Cazuza é um relato detalhado da forma de ensino rigorosa do século anterior.
Amei o livro, recomendo!

Luke_the_hero 08/11/2023

Não, isso não é uma biografia do cantor
Ao receber esse livro, de primeira pensei que tivesse alguma relação com o cantor Cazuza (e todos que me viram com esse livro em mãos perguntaram se era alguma biografia), mas logo descobri que não. Esse livro é de 1938 e recebe esse nome porque em algum lugar no Brasil (já tentei descobrir onde, mas não achei, desconfio que pela região do Maranhão por causa da localidade do livro) cazuza seria sinônimo de menino, talvez esse até tenha sido o motivo pelo qual o cantor receba o apelido. O fato é que Cazuza reúne diversos acontecimentos da infância de um rapaz cujo nome é desconhecido de tal forma que cada uma delas consegue passar uma lição de maneira divertida.

O livro é dividido em três partes, sendo respectivamente uma no povoado, outro na vila e outro na capital. Em cada um dos três ele apresenta personagens diferentes e acontecimentos diferentes, porém o foco principal é o convívio de Cazuza com a escola, onde no primeiro capítulo ele sofre uma desilusão e livro narra a forma retrograda que algumas escolas adotavam para educar os alunos (com as bordoadas em réguas nas mãos dos estudantes), no segundo ele tem contato com uma professora dócil e no último ele vai para a escola interna. Ambas as partes conseguem passar ótimas mensagens e de certa forma esse livro me lembrou um pouco "Meu pé de laranja lima" que é um dos meus livros favoritos.

Minha única ressalva é em relação à parte três, que me dá uma sensação de que Viriato ainda tinha muitas lições para dar e decidiu discorrê-las em textos maçantes ditos por um professor que tem ideias um tanto quanto ultrapassadas (principalmente em relação aos nativos do Brasil e à colonização). No mais, eu recomendo essa leitura, principalmente para o público infanto-juvenil.

Brant 13/07/2023

Um livro incrível
Confesso que fiquei com preconceito quando vi que esse livro tinha sido a escolha um grupo de leitura que participo, porém ele me ganhou já na introdução. É uma obra com histórias singelas e ao mesmo tempo profundas que trazem a leveza da infância e ao mesmo tempo os diversos desafios da vida pelo olhar de uma criança. Recomendadíssimo, era pra ser indicado nas escolas.

Bela 14/06/2023

Completamente incrível ?
Livro: Cazuza

Autor Nacional: Viriato Corrêa

Páginas: 192

Gênero: Infanto-juvenil

?Cazuza? é uma narração de memórias do personagem principal.  Ele sempre manteve sua identidade cultural, falando sobre sua terra, o Nordeste, do seu povo e da simplicidade do sertão. Vemos também temáticas relacionadas ao amor e ao fascínio pelos estudos, o valor da educação. Ao longo da narrativa conhecemos cada vez mais o garotinho maranhense chamado Cazuza, contando suas experiências, seu amadurecimento, suas lutas, suas conquistas, muito da sua trajetória.

A obra se passa em três grandes momentos:

Parte I Povoado Pirapemas: Relatos de sua infância, no povoado Pirapemas à margem do rio Itapecuru. Apresenta a relação de Cazuza com a família, seu crescimento e início da vida escolar. Exposição do rigor da escola do povoado com o professor rígido, uso da palmatória, assim causando medo nos alunos. Cazuza tinha uma visão romântica do ambiente, mas ao conhece-lo percebe que é um pesadelo, assim quebrando todas suas expectativas.

Parte II Vila do Coroatá: Mostra métodos educativos menos rígidos, ambiente escolar mais agradável. Lugar para o qual Cazuza se mudou e passou a viver uma nova fase de sua vida.

Parte III A capital (São Luís): Cazuza mudou-se novamente para estudar fora, dessa vez na capital. Foi estudar em um internado, mas ficava aos cuidados da sua tia. Primeiramente ficou maravilhado com toda aquela civilização e lugar, depois foi sentindo uma enorme falta da sua família no interior, ao passar do tempo foi se adaptando.

O livro tem uma escrita maravilhosa e fluida, uma história que além de interessante trata de temas importantes e que devem ser discutidos, refletidos e observados. Expondo as memórias do menino Cazuza e sua trajetória estudantil no interior do Maranhão. Foi uma experiência avassaladora, me emocionei bastante e foi incrível ler um livro que se passa no estado onde se vive, sempre bom ler um livro escrito por alguém daqui e contando a história de alguém daqui (MA). Recomendo demais, uma leitura rápida e inesquecível.

O Garrancho 12/04/2023

Joia da nossa literatura pouco lembrada pelo canône
“Cazuza”, de Viriato Corrêa, veio a público pela primeira vez em 1938, num período em que grandes escritores brasileiros publicavam suas obras-primas – fase conhecida como Romance de 30, conforme nos ensina a historiografia.

Ainda que o cânone não se tenha rendido a essa verdadeira joia da nossa literatura infantojuvenil, há 85 anos incontáveis leitores têm-se emocionado com “Cazuza”, uma narrativa nostálgica que resiste ao passar do tempo.

Talvez, o tom moralizante com o qual o autor frequentemente encerra cada capítulo seja responsável por alguma poeira acumulada aqui e ali na história, fazendo críticos mais arrojados torcerem o seu sensível nariz. De toda maneira, o que o imortal da Academia Brasileira de Letras nos deixou como legado, por meio de seu mais famoso livro, é o registro, embora ficcional, de um Brasil profundo e de uma época em que a infância era vivida em sua plenitude, distante temporalmente dos avanços tecnológicos que tanto empobrecem o ser criança dos nossos dias, limitando as maravilhas tão únicas do “despontar da existência”, como bem adjetivou o poeta Casimiro de Abreu.

Cazuza é um garoto cheio de vida e ávido por aprender, mas seu encanto pela escola logo termina quando suas expectativas são frustradas pela realidade – seu primeiro professor, o velho João Ricardo, é severo e se vale da palmatória ante qualquer suposto deslize ou desatenção.

Tais abomináveis sessões de tortura põem nosso protagonista em sofrimento, prática nada pedagógica que é fortemente criticada pela mãe do menino. Indignada e em lágrimas, ela é peremptória: “– Mas não há necessidade de arrebentar as mãos das crianças”.

A cor local e a linguagem são com certeza pontos altos na leitura.

O interior do Maranhão e a capital, São Luís, são pintados com as tintas do neorrealismo, a despeito de um certo ufanismo, característica comum ao romantismo e também às primeiras décadas do século XX, sobretudo na era Vargas, que se voltou à promoção do nacionalismo.

Além dos costumes locais, Viriato Corrêa retrata, como fizeram muitos escritores naquela década, cenas de racismo explícito, chaga da escravidão que o literato denuncia quando demonstra a preferência dos professores por um menino branco e rico em detrimento de um menino negro, filho de uma lavadeira.

E não para por aí – Corrêa dedica um capítulo inteiro a Luiz Gama, exaltando sua biografia como herói abolicionista.

Você pode estar se questionando, nessa altura da resenha, se vale a pena se dar uma chance e ler “Cazuza”. Sem qualquer exagero, há passagens narrativas que me fizeram chorar. Se você já leu, está lembrado do que faz o protagonista quando seu amigo, o Antonico, revela não ter dinheiro para pagar a entrada no circo? Então, você sabe do que eu estou falando.

Por fim, agradeço imensamente ao querido amigo e colega booktuber Carlos Nunes, do canal Livros e E-books, por ter-me regalado com esse primor. Minha gratidão!

site: https://www.youtube.com/@OGarrancho

Ray 04/04/2023

Esse é o Cazuza
Acho que a pessoa que não gosta deste livro o aproveitou mal, pois a escrita é maravilhosa e ele trata de vários assuntos importantes. Conta a história do Cazuza e vários personagens que vão passando pela sua vida, conhecemos a história e também, a perspectiva de vida de cada um. É um livro bem leve e legal de ler

Jorge 17/02/2023

Esse livro...
... esse livro foi ganhado. Diga-se de passagem que que foi o melhor presente.
A história faz reviver outras épocas, outros ambientes. Muito bom...

Lorenna 08/01/2023

Tive que ler esse livro pra fazer um vestibular. Comecei me sentindo obrigada, achei que seria chato e não me prenderia, mas caramba! Esse livro é perfeito. Amei demais!

Elis 27/12/2022

Uema 2022
Um livro memorialista que retrata a história de Cazuza em sua infância passando por situações completamente inusitadas. Algumas partes contém lições que podemos levar para toda a vida. Livro muito engrandecedor.

cams 17/12/2022

livro que o vestibular da uema me fez ler
Cazuza, é um choque de realidade, baseado nas memórias do autor e seu período escolar no interior do Maranhão. Momentos felizes, tristes, costumes locais, injustiças e as eternas mazelas sociais.

1 | 2 | 3 | 4