As intermitências da morte

As intermitências da morte José Saramago

Resenhas - As Intermitências da Morte

Aline Parreira 14/11/2023

Já pensou se um dia não houvesse mais morte? Seria bom?

Esse é o enredo do livro.

Em um país sem nome, a morte, cansada de ser odiada por todos, decide não mais "trabalhar".

Os habitantes quando percebem que ninguém mais morre, entram em estado de euforia.

Porém, quando as consequências surgem, percebem que não é tão simples.

Questionando a existência da morte na vida das pessoas, criticando a política e religião com sacarmo e uma pitada de humor, esse é "Intermitências da Morte".

Se a narrativa peculiar do autor a princípio possa assustar e dificultar um pouco a leitura de quem ainda não leu Saramago, logo nos adaptamos, e ficamos envolvidos com a história.

E é lógico que é uma leitura que vale muito à pena! Não dá para passar por esse mundo sem ler Saramago. Então, antes que a morte venha visitá-lo, leia e delicie-se!

Isabella1264 12/11/2023

Para de pensar
Adoro as reflexões que Saramago nós obriga a ter. Dos livros que li dele achei o mais denso. No início a história não me prendeu mas depois ficou mais fácil

Isa 11/11/2023

"de deus e da morte não se têm contado senão histórias."
A escrita do autor é complicada pra quem nunca leu nada do Saramago, não tem parágrafo e parece ser confuso.
A história por outro lado é completamente viciante, filosófica, divertida e adorável (¿),a morte como protagonista é algo simplesmente genial, foi incrível acompanhá-la, a parte final foi tão linda? emocionante? fantástica?
Enfim, não há palavras pra descrever o que senti lendo essa obra, favoritada!

Dani Paulino 10/11/2023

As intermitências da morte
O livro é muito interessante, tanto o tema, que não costuma ser comum, mas o enredo tbm. Saramago consegue ser extremamente criativo, fazendo com que essa história nos prenda do início ao fim. A escrita do autor é um desafio inicialmente, mas assim que nos acostumamos, é mais uma forma de nos prender ao enredo.

anarontani 09/11/2023

Gosteiii muito do meu primeiro saramago!!!

a morte como principal personagem é genial!
o sarcasmo do autor é sensacional tb ?
tem hora q ele filosofa demais?! tem!
mas a segunda parte faz tudo valer a pena.
eu como uma romântica enrustida q sou, amei o final!

Ig: pedro_couts. Médium:pedro-Parke 08/11/2023

Coisas simples são as que mais fazem falta.
Este é o meu segundo contato com obras do famosíssimo autor português, José Saramago. Já havia lido antes, "Ensaio sobre a cegueira". E adorei, fantástica obra.

Nesta obra conseguimos ver como as coisas mais simples são as que mais fazem falta. E isso fica comprovado quando vemos a morte, retratada em forma de personagem, tirar um período sabático, não matando mais ninguém. De primeiro momento isso se torna uma alegria, afinal, a maioria das pessoas não quer morrer, tem medo da própria morte, porém, conforme o tempo passa, aquilo que poderia vir a ser motivo de felicidade, se torna um caos. E é aí que nós percebemos o quão a morte está ligada a nós, intrínseca com nossas vidas.

Umas das liçoes, das várias que Saramago nos faz parar para pensar, está em como muita das vezes nós seres humanos negamos a morte, tão natural quando viver, mas, acreditamos ou depositamos nossas esperanças e fé em coisas, sentimentos que não necessariamente temos alguma comprovação. É com a morte também que se conquista a vida, pois na obra, percebemos o quão ela é importante fator para nós vivermos, pois sem ela, sonhos, objetivos ou qualquer outro tipo propósito se torna artificial, sem nexo e ou sentido.

Recomendo a leitura, embora, já adiante, que para quem começou a ler o autor recentemente, assim como eu, possa ter dificuldades com a forma de escrita do português, mas, que após um tempo, se torna tranquila. Me segurei para não soltar spoilers, mas, recomendo a leitura, e claro, releitura, com certeza é um livro que voltarei a ler para me aprofundar ainda mais.

Testa de ferro 05/11/2023

A vida tem dessas, dá com uma mão e tira com a outra
"No dia seguinte, ninguém morreu."

Acho que todos pensariam que poderiam acontecer maravilhas com a imortalidade, porém, Saramago nos mostrou que não seria bem esse mar de flores como imaginamos.

Aqui ele mostra os efeitos da imortalidade temporária concedida pela morte e, mais tarde a visão da mesma com tal feito.

Foi bem impressionante e me limito a dizer mais para não estragar tua experiência.

Um comentário último, do jeito que José Saramago escreve esse livro lhe envolve e até parece que é uma fofoca sendo contada, só que com linguagem bem rebuscada. Com certeza irei atrás de outras obras do autor!

Claudia.Mayara 05/11/2023

No dia seguinte ninguém morreu?
Um livro que nos faz pensar, quais seriam as consequências de um lugar onde todos vivem para sempre.
Vemos as consequências para a ausência de mortes, questões financeiras, religiosas, politicas e filosóficas.
Inicialmente uma leitura difícil por conta da escrita do Saramago, mas com muitas reflexões.

Fabíola 02/11/2023

Tentei ler o ensaio sobre a cegueira e a leitura nao fluiu, mas essa obra fluiu bem e o final deixou o meu coração quentinho ?? Tem partes que são chatinhas, mas compensa bastante e a escrita do Saramago é bem diferente, então causa estranheza.
Indico bastante como uma obra introdutória.

Camila 01/11/2023

A morte como personagem principal
Um livro excepcional em que o autor dá leveza a um tema dos mais complexos já discutidos: a morte. Com um pouco de humor e ironia a maneira que o autor escreve nos obriga a finalmente concordar que a morte é mais que necessária. Com um final inesperado, surpreendente e circular fica o questionamento se estamos no fim ou no início. E particularmente cada um pode tirar uma mensagem final. Pra mim foi que não há morte enquanto houver amor.

Tammi.Mello 30/10/2023

É isso. ?
Quais seriam as consequências de um lugar onde todos vivem para sempre?
Com uma abordagem inicialmente um pouco complexa pra mim, a escrita do autor demora um pouco a engrenar. Porém, a generalidade da história e todos os acontecimentos ao longo do caminho, vão te prendendo pouco a pouco.
Saramago explora com astúcia, trazendo ironia aos locais que consequentemente vivem da morte e que não estão preparados para mudar seus cotidianos. A igreja passa a não ter mais sentido, sem vida após a morte, os hospitais ficam cheios de pessoas com doenças que seriam terminais se essas pessoas pudessem morrer, sem é claro falar das pessoas que sofrem acidentes graves, mas não morrem ficando mais pro lado de lá do que de cá da vida.
O ápice da história e quando a própria morte protagoniza nos trazendo várias reflexões. Enfim, vale a leitura, porém não é uma leitura muito dinâmica e por vezes, tive que reler pra entender.
Já que o autor escreve de forma contínua. Ou seja, não é dividido em capítulos.

pâm 30/10/2023

Um livro curto, mas cheio de camadas, tanto a refletir? E se a morte parasse de matar? E se a morte fosse humanizada? Eu amei essa história, foi a melhor primeira leitura de Saramago que eu podia ter feito.

Willi Vieira 27/10/2023

LC com o Literature-se
Esse foi meu primeiro Saramago, e eu amei muito, foi uma leitura bem diferente, principalmente por conta da escrita, no início a sensação que eu tinha era que eu não sabia ler kkkkk, mas depois eu peguei o jeito, ri muito em alguns momentos, o final pra mim foi o melhor ??

fev 26/10/2023

A sensação é que o livro possui duas histórias. A parte que mais gosto, já em um segundo momento, é a personalização da morte. O livro começou muito bem e Saramago respondia meus questionamentos ao longo da leitura. No entanto, os desdobramentos e as digressões em relação ao desenvolvimento do mundo distópico não me encantavam mais. Gosto da premissa, mas a narrativa não me agradou tanto, exceto o que seria a segunda história em me senti mais envolvido. Ainda assim é uma leitura boa e interessante. Recomendo.
ekatherinah 26/10/2023minha estante
senti o mesmo, o livro ter duas histórias (um colega que participou da LC desse livro comentou que sentiu três partes/histórias haha'). A que eu mais gostei foi a que envolve a ausência da morte, o impacto social, político, religioso etc. Eu até gostei da personificação da morte, mas o final me desagradou. E, sim, pra mim também as digressões foram chatas e cansativas depois de um tempo (aquela coisa da borboleta zzzZzZz). Foi minha primeira experiência com Saramago e gostei bastante. Espero logo pegar outros livros dele :)

fev 26/10/2023minha estante
Eu gosto muito do Saramago. Eu já havia lido outros três livros dele e gostado bastante. Desse achei o início interessante e essas partes de como a morte afeta o mundo concreto é bem interessante, mas a parte da divagação é meio qualquer coisa. Outra coisa ruim é que não achei a história linear. Eram sempre episódios, né? Enfim, recomendo os outros livros dele. Eu li poucos, mas quero completar e ler todos.

Cid Espínola 06/11/2023minha estante
Tenho a mesma interpretação de que são 2 em 1. Todavia pra mim foi o contrário, gostei mais da tese da primeira história e depois acho que o livro degringolou.