As intermitências da morte José Saramago

Resenhas - As Intermitências da Morte

Juliana2496 12/12/2023

Leitura difícil
Já esperava que ler saramago era difícil, mas é muito confuso, nossa. A história é boa, mas acho que se eu tivesse lido antes seria mais impressionante, hoje em dia esse conceito é tão explorado que não me trouxe novidades, e por ser dificl não me trouxe tanta reflexões. Enfim, saramago não é pra mim, preciso de parágrafos e diálogos claros.

Marcelo Dakí 12/12/2023

Uma história de amor (com a morte)
Neste romance, Saramago trabalha de maneira muito divertida (mesmo com sua escrita sóbria) as diversas instituições sociais que são atravessadas pela morte, desde o Estado até a Igreja. Apesar da frieza na narrativa, a morte enquanto figura encarnada encanta a experiência de leitura de modo que o final do livro deixa saudade da personagem.
Alinealin 26/12/2023minha estante
Imagina o status social "em um relacionamento sério com a ..." kkkk

myhtuck 11/12/2023

As intermitências da morte
Leitura cansativa, arrastada. História legal, diferente, mas o modo como Saramago escreve é desanimador, ao meu ver.

Nota: 3/5

Filipe 10/12/2023

Das profundezas da mente de Saramago surgiu este livro divertido mas profundo, que constrói um cenário fictício mas que ao mesmo tempo é extremamente plausível.

Enquanto a primeira parte do livro retrata o caos, a balbúrdia e desespero geral de forma até acelerada, a segunda parte é mais intimista e psicológica, focando no perfil da figura conhecida como morte de uma maneira mais calma.

iarasiper 06/12/2023

A escrita ?
Ok, saramago, eu sei que é seu estilo mas QUE ÓDIO ver uma vírgula e logo em seguida uma letra maiúscula

Lai ( : 05/12/2023

Reflexões para além do morrer ou não morrer...
Ler Saramago é um desafio de concentração pra mim, o estilo de escrita me pede uma atenção a mais pra entrar na história, mas depois que isso acontece é uma experiência incrível.
De cara, eu já achei esse mote genial, mas o desenrolar da história leva pra tantos lugares e abre tantas reflexões que vão tão além do morrer ou não morrer. Amei os questionamentos sociais acerca da morte, que faz parte tão essencialmente das nossas vidas, mas que, por algum motivo, é um tabu para muitos.
Finalizo essa leitura encantada com a humanização desse nosso destino e encantada, também, em como se deu essa humanização.

Brina 04/12/2023

Saramago, não promete nada e entrega tudo hahahaha
E pensar q tudo q fazemos é pq sabemos que um dia iremos morrer. Que graça teria a vida se ela não tivesse mais fim!? Para uns seria um super poder, e para muitos outros seriam o total desespero. A vida finita desenvolve religiões, filosofia, o gosto pela vida e ate a vontade de morrer. Sim, saber q esta vivo é sempre pensar na morte. Essas e outras são as reflexões tomadas por essa obra de arte ?
Leiam vale a pena

Sabrina Tamelini 03/12/2023

As intermitências da morte
O que dizer de um livro de Saramago? Livro com poucas páginas, mas não por isso fácil de ler. No começo a leitura não fluiu, aliás, foi uma leitura de persistência? rsrs
Para mim, ler um livro desse gênio, é sempre enriquecer e desafiador. O estilo de escrita dele, faz o livro ser denso, e ao terminar a leitura, trás uma sensação de dever cumprido.

vitAria1235 03/12/2023

"A morte afagou as cordas do violoncelo, passou suavemente as pontas dos dedos pelas teclas do piano, mas só ela podia ter distinguido o som dos instrumentos, um longo e grave queixume primeiro, um breve gorjeio de pássaro depois, ambos inaudíveis para ouvidos humanos, mas claros e precisos para quem desde há tanto tempo tinha aprendido a interpretar o o sentido dos suspiros."

que baita história! foi meu primeiro contato com Saramago, e demorei a me acostumar com a sua escrita, que é extremamente densa nesse livro. confesso que não cliquei muito com a primeira parte, e depois das 100 páginas já estava achando tudo bem arrastado, mas é seguro dizer que a segunda roubou meu coração. a partir dela a leitura fluiu muito mais para mim, e foi super poética. e o final então? sem palavras, apenas apaixonante.

um livro sobre a morte que te faz pensar sobre a vida, quem diria?

Tati.Tatiana 01/12/2023

Ele acolheu a morte como uma amiga
Que livro sensacional!
Na primeira parte do livro vemos a morte parar de trabalhar e as consequências disso para o inss, para os hospitais, para as famílias e o impacto disso nas religiões
E na segunda parte vemos a morte tendo um desafio, uma pessoa q não morre.
E que metáfora linda

Até demorei para entender o final e quando a ficha caiu me emocionei
Genial

Silvia Schiefler 01/12/2023

Um fábula sobre a morte...
As Intermitências da Morte, de Saramago... Uma fábula sobre os caprichos da figura macabra e ossuda que segura os fios da vida de cada um.  A morte interrompe suas funções habituais e liberta as pessoas de morrer. Enquanto se instala o caos, previsível para uma situação inusitada como esta, vamos nos deleitando com a escrita poética e bem humorada do gigante Saramago... Que a mim lembra muita o estilo irretocável do nosso clássico Machado de Assis. E assim termino mais uma viagem narrada pelo talentoso Nobel de Literatura de 1998. Amei! Recomendo... #leituras2023 #38/2023

Raquel Marina 01/12/2023

O que aconteceria se a morte parece de matar? Ou se ela se personificasse e andasse entre nós? Essas são algumas das questões que a leitura levanta, numa narrativa que humaniza a morte. Entre a alegoria e o realismo mágico, Intermitências da morte traz um tom de melancolia, mas sem ser triste. A escrita de Saramago é o que faz a leitura ser tão envolvente. As construções de imagem, palavras e modos de narrar são únicas e mostram que não é a toa que ele ganhou um Nobel.

Gabriela Gonçalves 25/11/2023

Gosto muito de ler Saramago e gosto muito da escrita dele (por mais que no começo seja um pouco complicada). Ensaio sobre a cegueira é um dos meus livros favoritos e, por causa disso, eu estava bem animada para ler esse daqui. Além do mais, a sinopse me prendeu: como assim a morte resolve parar de matar? Toda a construção da narrativa é muito boa, Saramago consegue dissecar como seria se as pessoas parassem de morrer. No primeiro momento, alegria. Depois, um grande vazio e banalidade sobre o tema. Eu gostei muito disso! É uma história que te faz refletir e o narrador está sempre sendo irônico e crítico sobre a vida, as pessoas e a morte. Por mais que não seja um livro grande, um pouco pela metade me senti muito enfadada com tudo. Não foi uma leitura tão prazerosa assim, apesar de ter gostado muito da história em si. O final eu achei poético, mas ao mesmo tempo me deixou reflexiva. A vida vem da morte ou a morte vem da vida? Quero dar uma outra chance para essa leitura depois, reler em algum outro momento e ver quais serão meus sentimentos. Mas vale a pena!