As intermitências da morte

As intermitências da morte José Saramago

Resenhas - As Intermitências da Morte

Thaís 26/12/2023

O começo e o meio do livro são fantásticos. Como sempre o Saramago nos fazendo refletir profundamente sobre assuntos que discutimos apenas de forma superficial no nosso dia a dia. No meio do livro, eu, cujo maior medo da vida é a morte dos meus entes queridos, já estava muito certa de q viver pra sempre talvez seja muito pior do q morrer. Ok, dona morte, vc ganhou essa.
Mas não gostei muito do final, da obsessão da morte pelo músico, etc. Se fosse um conto, seria fantástico. Mas achei q não combinou com o resto da história.

Christine.Jara 26/12/2023

Que nota è esta????
É um livro MUITO bom, me fez rir, refletir, imaginar muito... " já pensou???..." Final maravilhoso... não entendi a nota baixa no aplicativo. Leiam.

Anna.Marciano 25/12/2023

Leitura lenta mas boa
A escrita é difícil e o livro pode ser dividido em duas partes: a primeira tendo a sociedade como protagonista e a segunda tendo a morte como protagonista.
A temática morte é sensível e a abordagem do autor é bem inovadora, principalmente por conseguir retratar de uma maneira bem fiel a forma como a humanidade se relaciona e como reage a situações inusitadas.
É um livro com várias críticas explícitas e implicitas.
Acredito que seja o estilo de livro que gera uma interpretação diferente a cada momento da sua vida em que é lido, o tipo de livro que vale a pena guardar na estante para reler de tantos em tantos anos.

Caio738 21/12/2023

Mistura do interessante com o banal
A premissa do livro é bem intrigante, mas boa parte das discussões e ideias foram mais do mesmo. Penso especificamente nas descrições das reações do governo e de setores econômicos e Igreja, em que o cinismo de Saramago produz diversos clichês sobre os ?poderosos? e o egoísmo (simplistamente retratado) de todos.
Os pontos altos foram as cenas que mostram mais intimidade e sentimentos no trato com a morte. A humanização da própria morte, com boas alegorias, também valeu a pena. Ainda assim, não achei que manteve o padrão das outras grandes obras do escritor português.
Luan488 19/02/2024minha estante
amo suas resenhas caio738 por favor sempre alimente os skoobers com suas críticas pertinentes!!! sempre aprendemos mt com vc

Alan (@coracaodeleitor) 20/12/2023

Eu já li algumas obras de José Saramago mas devo dizer que essa de longe se tornou a minha favorita do autor até o momento.

Aqui na história temos um lugar onde a morte parou de trabalhar. As pessoas simplesmente não morrem mais. E no primeiro momento as pessoas daquela sociedade comemoram e acham isso incrível.

Mas ao longo do livro lidamos com os problemas práticos de não se morrer. Então crises começam a acontecer, hospitais super lotados, crise no comércio funerário, pessoas em estado terminal sem poderem morrer. Então o caos começa a se instalar naquela sociedade.

Então uma família que tem um idoso vivendo seus últimos momentos e um bebê com uma séria doença, ouvem falar que tudo só está acontecendo ali onde eles moram e que se atravessarem a fronteira pode ser que seus parentes tenham o merecido descanso eterno.

Eles atravessam, e de fato o bebê o velho morrem mas ao voltar, os vizinhos dão falta dos dois. O que criará uma nova ramificação na história.

E posso dizer que isso é só a ponta do iceberg porque a história se aprofunda muito mais.

Acho que o autor conseguiu falar sobre um tópico que é um tanto pesado porém de uma forma leve e em certos momentos até divertida.

Toda crítica social que ele coloca aqui me fez achar o livro ainda mais genial e cativante.

Um aviso importante para quem nunca leu nada do autor, é que ele tem uma escrita completamente diferente, com parágrafos longos e sem pontuação, então você demora um tempo pra entender a escrita dele. Mas depois você acostuma.

Enfim, uma das minhas melhores leituras desse ano é apesar de ser um livro de pouco mais de 200 páginas ele super me conquistou.

Rafa 14/12/2023

Uma leitura um pouco complexa, tanto pela língua portuguesa incomum quanto pelo próprio estilo do autor; requer uma grande atenção para facilmente não se perder... Não obstante, genial, de fato! Pôr a morte como uma personagem, de 'carne e osso', por assim dizer, muito inusual. O tom sempre irônico em todos os diálogos e narrações, muito inteligente. E o desfecho, surpreendente e original. Obra maravilhosa!

de.ler.eu.gosto 13/12/2023

Sensacional.
Iniciei essa leitura sem muitas referências além das quais já sabemos todos, Saramago é Sensacional e ponto.

As intermitências da Morte é um livro sem respiro sem pausas, não só na escrita mas em sua linha de raciocínio, vc se adequa de uma forma que é plenamente capaz de ver cada feição de cada personagem.

" E no outro dia ninguém morreu", contada na primeira metade, compartilhamos a primórdio as beneces para alguns de não morrer no entanto para a igreja, filósofos e o estado as demandas de uma superpopulação que não morre, rimos, pensamos questionamos até que na segunda metade sim a ela a própria morte manifesta-se levantando ainda mais nossos questionamentos diante de suas próprias questões, tomando atitudes inusitadas

Difícil é divagar sobre essa obra em um resumo sem dar espoiler.

Mas mas afirmo com todas as letras, que está obra eh simplesmente Sensacional, e todos deveriam ler.

Saramago eh Saramago , inquestionável isso !!!!
Yasmin V. 13/12/2023minha estante

⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Juliana2496 12/12/2023

Leitura difícil
Já esperava que ler saramago era difícil, mas é muito confuso, nossa. A história é boa, mas acho que se eu tivesse lido antes seria mais impressionante, hoje em dia esse conceito é tão explorado que não me trouxe novidades, e por ser dificl não me trouxe tanta reflexões. Enfim, saramago não é pra mim, preciso de parágrafos e diálogos claros.

Marcelo Dakí 12/12/2023

Uma história de amor (com a morte)
Neste romance, Saramago trabalha de maneira muito divertida (mesmo com sua escrita sóbria) as diversas instituições sociais que são atravessadas pela morte, desde o Estado até a Igreja. Apesar da frieza na narrativa, a morte enquanto figura encarnada encanta a experiência de leitura de modo que o final do livro deixa saudade da personagem.
Alinealin 26/12/2023minha estante
Imagina o status social "em um relacionamento sério com a ..." kkkk

myhtuck 11/12/2023

As intermitências da morte
Leitura cansativa, arrastada. História legal, diferente, mas o modo como Saramago escreve é desanimador, ao meu ver.

Nota: 3/5

Filipe 10/12/2023

Das profundezas da mente de Saramago surgiu este livro divertido mas profundo, que constrói um cenário fictício mas que ao mesmo tempo é extremamente plausível.

Enquanto a primeira parte do livro retrata o caos, a balbúrdia e desespero geral de forma até acelerada, a segunda parte é mais intimista e psicológica, focando no perfil da figura conhecida como morte de uma maneira mais calma.

iarasiper 06/12/2023

A escrita ?
Ok, saramago, eu sei que é seu estilo mas QUE ÓDIO ver uma vírgula e logo em seguida uma letra maiúscula

Lai ( : 05/12/2023

Reflexões para além do morrer ou não morrer...
Ler Saramago é um desafio de concentração pra mim, o estilo de escrita me pede uma atenção a mais pra entrar na história, mas depois que isso acontece é uma experiência incrível.
De cara, eu já achei esse mote genial, mas o desenrolar da história leva pra tantos lugares e abre tantas reflexões que vão tão além do morrer ou não morrer. Amei os questionamentos sociais acerca da morte, que faz parte tão essencialmente das nossas vidas, mas que, por algum motivo, é um tabu para muitos.
Finalizo essa leitura encantada com a humanização desse nosso destino e encantada, também, em como se deu essa humanização.