The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

Jhonys 25/12/2023

Releitura
Esse livro foi uma grata surpresa para mim quando o li pela primeira vez. alguns anos se passaram e me surpreendi por ainda amar tanto essa história e entender o porquê dele ter sido escrito. te amo saga jogos vorazes!

Letícia Lemos 24/12/2023

Incrível!
Eu não esperava nada menos que uma escrita impecável e rica de detalhes vindo dessa autora maravilhosa. O livro é tão gostoso de ler... Vai nos cativando e ficamos tentando desvendar o que vai acontecer em seguida o tempo todo. Li super rápido, porque não conseguia largar.

Julia 23/12/2023

O surto, confusão e terror que é acompanhar os pensamentos de Snow
Para ler esse livro você precisa ter uma coisa muito certa e fixa na sua mente: você vai ver o mundo pelos olhos do Snow, portanto, prestem atenção no que ele conta para vocês, porque isso que vai demonstrar o que ele pensa, o que ele vê e no que ele repara, não necessariamente no que as coisas são de fato. Portanto prestem atenção no que ele não diz.

Para mim essa história mostra uma evolução perfeita e toda a complexidade desse personagem que é: sim ele é fofo mas apenas se o que ele quer está garantido. Snow era um querido com sua netinha em Jogos Vorazes, quem lembra? Mas isso não o exime das responsabilidades das atitudes e decisões cruéis e genocidas dele. Tenham isso em mente, esse não é um personagem preto no branco, e a evolução mostrada aqui vai ser sutil e justamente baseada nisso: quais linhas ele está disposto a cruzar para ter o que ele quer. No começo vão ser banalidades, e depois isso vai crescendo, mas reparem que essa disposição sempre esteve lá.

Esse livro vai nos alertar sobre os perigos do pensamento lógico quando se vive numa sociedade sem escrúpulos e nojenta, como a de Panem, e como a nossa. Não precisamos pensar muito para chegar em exemplos de pessoas que só prosperaram na vida porque estavam dispostas a fazer coisas erradas. Mas por pior a situação que a gente esteja, nós seguimos esse caminho? A maioria não. Mas cá está Snow…

Aqui também vemos relações complexas, o que acontece quando os sentimentos estão mergulhados num mar de narcisismo e egoísmo? Até que ponto eles são válidos? No final, acho que isso fica no ar, pois afinal, só sabemos o que o Snow pensa, e o quanto isso é valido depois de ver tudo que ele já pensou? Quando uma pessoa está disposta a fazer qualquer coisa, o quanto isso não contamina seu julgamento sobre as outras pessoas?

Acho muito interessante o contraponto criado por Sejanus, Lucy Gray e Snow.

Enquanto Snow está focado no controle e acredita nas regras que guiam essa sociedade, temos o Sejanus, que pra mim é um idealista burro coitado, faz o que quer sem pensar nas consequências que é ser quem é vivendo onde vive. E Lucy Gray que quer viver sobre suas próprias regras e é esperta o suficiente para driblar o que lhe é imposto. Como ela fala: own it.

Simplesmente genial, até hoje reflito sobre esse livro e penso em novas questões e relações com nosso mundo. Não esperem Jogos Vorazes, a graça desse livro está em entender a mente doentia desse cara, e isso me prendeu demais, não conseguia largar o livro porque não conseguia entender onde que isso ia chegar. Toda vez que me pegava concordando com o Snow eu me assustava, e toda vez ficava admirada com a capacidade narrativa da Suzane. Sinto que poderia passar horas escrevendo, discutindo e refletindo sobre as questões antropológicas desse livro. No fim, saber como eram os jogos no começo e tudo que mudou a partir dessa edição foi só um plus. Revi os filmes com um novo olhar depois dessa leitura, que inclusive já quero reler.

Ps: fiquei assustada ao saber que tem pessoas que acham ele romântico????????????????

jotave 23/12/2023

Muuuito bom mas com falhas
Gente o livro é construído de uma forma ótima, tipo assim que contextualização boa, ele se constrói muito bem até a metade dos jogos e aí desanda, poucas coisas interessantes começam a acontecer, mas quando acontecem valem a pena a espera. Mas as vezes parece que a autora tinha uma ideia absurda de boa mas ela se perdia ou enrolava demais pra chegar nessa ideia absurda de boa, e com isso as vezes fazia perder o interesse, tipo o final que ficou meio perdido. Mas assim leitura ótima, demorei mas gostei muito, a parte da arena foi incrível, os ideais em conflito na mente do Snow foram bons demais e muito bem escritos. Minha maior crítica fica mesmo a parte 3 do livro que é enrolada e muitas vezes me questionei se era realmente necessária, mas no fim valeu relativamente a pena. (Acho que faltou um final pra Clemensia coitada, e pouco se falou da Tigris no epílogo também)

L 16/12/2023

Foi uma leitura eletrizante, gostei muito!

Apesar de ser um livro grande e te conter muito diálogo interno do Snow, apreciei imenso conhecer mais sobre a Capital e como os jogos se tornaram naquilo que conhecemos na 74ª edição com a Katniss no primeiro livro.

Nesta prequela, conhecemos os eventos principais que tornaram o Snow num ditador. Quem teve influencia nele e que momentos o puxaram para além da linha e o desumanizaram aos poucos. Gostei muito de conhecer a Lucy, ela nasceu para o espetáculo e espetáculo ela entregou. Adorei as músicas durante o livro, principalmente porque encontrei covers delas no youtube (link no final) pela Maiah Wynne - totalmente recomendo ler em conjunto.

Existem vários momentos em que vemos com a Capital não vê os distritos como pessoas, onde tratam os tributos como animais (literalmente). Na sua preocupação de tornar os jogos num espetáculo, distraindo os cidadãos da Capital e mostrar aos distritos a força e o poder do governo.

Gostava de ter um pouco mais desenvolvimento nos últimos capítulos, porque apesar de termos visto passagens do Snow onde ele nos demonstrava quem se estava a tornar, pareceu um pouco apressado e repentino.

Link para a música "Nothing You Can Take": https://www.youtube.com/watch?v=7iIS6BTgLgM&ab_channel=MaiahWynne
giulia¡ 22/12/2023minha estante
O inglês eh bom??? Ou eh muito avançado???

L 22/12/2023minha estante
Em comparação à trilogia original é um pouco mais difícil, mas acho acessível. Também me ajudou ouvir o audiobook (ainda está disponível no youtube, basta procurar)

giulia¡ 22/12/2023minha estante
mas pra quem está indo para o avançado é compreensível?

Aline.Dias 16/12/2023

Genial
Acho que a melhor escolha que eu poderia ter feito foi ler esse livro, porque o filme recentemente lançado passou uma visão muito romantizada do Snow, já que a gente não conseguia ler os pensamentos dele (além do Tom Blyth ser simplesmente lindo kkkk).

Na verdade, o Snow é uma pessoa absurdamente egocêntrica e incapaz de sentimentos verdadeiros, como amor e amizade. Não me levem a mal, eu AMEI o personagem dele e amei como todo o livro foi construído, achei genial, mas é inegável que ele é um sociopata.

?SPOILERS A PARTIR DAQUI?

Nas duas primeiras partes do livro, somos levados a acreditar que o Coryo estava, de fato, se apaixonando pela Lucy Gray. Foi somente quando ele virou pacificador que eu percebi: ele mal pensava nela enquanto passava a semana na base, nenhuma decisão que ele tomava era pensando nela ou neles dois. Tudo que ele fazia era com um único propósito: o seu próprio interesse.

Foi aí que eu entendi que, na verdade, ele não estava apaixonado pela Lucy. Ele estava encantado por ela, porque, enquanto ele era mentor, ela estava convenientemente alinhada com os objetivos dele de poder e sucesso.

Quando as coisas mudaram e eles estavam no distrito 12, o Coryo não pensou duas vezes ao optar pelo sucesso dele em detrimento da Lucy. Ele literalmente preferiu deixar ela sozinha pra morrer do que abrir mão dos objetivos pessoais dele.

É justamente essa a genialidade do livro: o personagem dele é extremamente consistente, do começo até o fim. Ele começa o livro querendo ser presidente e alcançar riqueza e poder, e termina do mesmo jeito. Por mais que ele tenha sofrido alguns desvios no caminho, a essência dele permaneceu a mesma.

Por que, então, ele quis matar a Lucy? Ficou claro pra mim que ela, na verdade, se tornou uma ponta solta pra ele. Um obstáculo no caminho rumo à grandeza. Por isso ele diz que o amor tornou ele vulnerável: ela era a única que poderia incriminar ele pela morte da Mayfair e ele passou o resto da vida com medo de que ela de fato fizesse isso.

A aflição dele não é exatamente por amar ela ou por ter perdido ela, mas sim porque, ao não saber se ela morreu ou não, ele não está no controle. Ela tem uma informação que pode acabar com a vida dele e não tem nada que ele possa fazer sobre isso.

Não tem nada que Coriolanus valorize mais do que o poder e, pra ele, o poder vem do controle. Ele nunca conseguiu controlar a Lucy Gray, ela era uma força da natureza, imprevisível e livre demais pra ser controlada. Justamente por isso ele odiava tanto os mockingjays (esqueci o nome em português, mas são os pássaros que cantam), já que eles não podiam ser controlados.

A autora é simplesmente brilhante em todas as metáforas que ela faz. Sério, esse livro é recheado de sutilezas que são simplesmente geniais. Quando o snow volta da floresta após se separar da Lucy, o pó da mãe dele foi destruído e só restou a bússola do pai. Isso representa que ele deixou de lado a doçura e humanidade da mãe, assumindo, de vez, a crueldade e a frieza do pai.

No entanto, ele volta atrás. No epílogo, ao visitar o reitor, ele pega de volta a capa do pó compacto da mãe. Isso porque, na verdade, o Snow vive uma eterna dualidade: ele sempre se questiona se seus atos são cruéis (tais como matar o Sejanus), mas ele sempre acaba se convencendo de que fez a escolha correta.

Essa dualidade acompanha ele até o último momento de sua vida, tanto que a Katniss julgou que a Coin era o maior inimigo, e não o Snow.

A Suzanne dá muita importância a símbolos e metáforas/analogias, o que com certeza é um ponto bem comum em livros distópicos. No entanto, é preciso dar o crédito da autora, porque ela se utiliza desse instrumento de maneira inteligentíssima. De verdade, o livro é uma obra prima, do começo ao fim.

Off: muito feliz que superei meu crush no Snow, meu amor Finnick agradece ??
giulia¡ 22/12/2023minha estante
Amg, o inglês dele eh mt difícil??? Pq eu estou entrando no C1 agora, e comprei esse inglês, portanto queria saber

Aline.Dias 06/01/2024minha estante
naoo!! da pra ler tranquilo ??

giulia¡ 06/01/2024minha estante
muuito obrigada!! tô ainda meio insegura pra ler

giulia¡ 06/01/2024minha estante
eh tranquilo nível quem acabou de concluir o B2 consegue entender?

Aline.Dias 06/01/2024minha estante
entaoo, como eu não sei meu nível e nem o que a pessoa aprende no B2, não sei te dizer exatamente :( desculpa!

eu falei que é tranquilo porque não é uma escrita rebuscada, como por exemplo você ler um clássico em inglês, que vai ter palavras e escrita diferentes (ex: nos livros de época, eles não falavam a idade tipo ?twenty-two?, mas sim ?two and twenty?) e esse tipo de coisa faz com que você precise pesquisar mais pra ler.

nesse livro do snow a linguagem é mais atual e mais simples mesmo, então acho que é um bom livro pra começar lendo em inglês ?? arrisca, tem que se jogar mesmo, daqui a pouco você vai ler só em inglês, ce vai ver!!

Aline.Dias 06/01/2024minha estante
o primeiro livro em inglês é chato. você vai ter que parar, pesquisar, anotar o significado das palavras, enfim?mas precisamos começar de algum lugar ne? eu começaria sim com esse livro

giulia¡ 07/01/2024minha estante
muito obrigada, amg!! vou ler simm!! espero que consiga ;)

allie 07/12/2023

The ballad of songbirds and snakes
Primeiramente vai toma 🤬 #$%!& todo mundo falando que o livro é chato sei la o que 500 paginas n sei das quanta sendo que esse é o proposito do livro e pedindo um livro do finnick ??? do haymitch ??? sendo que isso so forcaria a suzanne collins a escrever uma fanfic enorme por puro fan service e so pra ela lucrar e depois pra universal lucrar ?? com o que?? o cara do outer banks de finnick odair? aaaaaa pelo amor de deus

enfim!!!!

otimo livro queria me matar lendo o tempo inteiro to brincandooo, eu achei ele bem cativante, claro que tem umas partes que sao chatas e burocraticas pq quem que curte ficar o tempo inteiro lendo paragrafos do monologo interno do snow falando sobre a mesma merda (eu), mas enfim, na maioria do tempo foi incrivelmente cativante e eu gostei muito de algo que a suzanne collins sempre faz nos livros dela: personagens bem construidos e acima de tudo relacoes entre eles muito bem feitas. a escrita é as vezes cansativa mas isso nao é culpa da autora e sim do snow KKKKKKKKKKKKKKK que so pensa a mesma caraia toda hora.

pela minha interpretacao do livro a historia de vilao do coriolanus é a seguinte, varias pessoas ?manipulam? ele e fazem ele mudar de pensamento constantemente, ate que nos 45 do segundo tempo ele se compromete com uma ideologia so que infelizmente nao foi a boa. mas ha sim indicios disso o livro todo, o final so é realmente surpreendente para o proprio snow.

sobre o romance, desde o inicio eu ja sentia uma coisa muito esquisita ali como se nao houvesse realmente um romance, talvez seja ate a autora que escreveu ele ?diferente? pq o publico todo ja sabia que nao ia dar certo, tanto o snow quanto a lucy nao se amavam de verdade, ele amava como ela era uma novela e ela confiava mais do que amava ele. o final foi so um ultimato da confrontacao e demonstracao final dos seus sentimentos verdadeiros: duas pessoas de mundos opostos tentando se matar.

eu adorei o livro, achei so que faltou uma explicacao final do por que o snow odeia tanto a tigris futuramente, sendo que ela é um amor. ademais muita filhadaputagem o que fizeram com o sejanus ??? TRISTEZA, enfim, tomara que a lucy gray tenha vivido para ver o snow ser assassinado e o fim dos jogos vorazes. tomara mesmo.

Angie Poggi 07/12/2023

É o Snow
Esse livro mostra como é Coriolanus Snow, como ele pensa, sempre se colocando em primeiro lugar e vendo os outros apenas como ferramentas para seus objetivos. O ritmo é lento, como outros livros de The Hunger Games ao meu ver. Mas acredito que foi uma boa e sólida história de origem de vilão.

Agora a análise completa:

O ritmo é lento, mas acredito que fez sentido, a autora foi criando o cenário pouco a pouco, mesmo que algumas partes tenham sido meio arrastadas.

A escrita em si, tirando o uso de reticências(que achei desnecessário e é um pet peeve meu que não gosto), gostei bastante. Acredito que mostrou como o Snow vê outras pessoas como ferramentas para seus objetivos e como ele as trata quando passam a se tornar ameaças, mesmo quando ele pensa que as ama.

Eu vi umas reviews falando que o livro tentou "humanizar ele" ou que ele não era "compelling de acompanhar" e discordo. Primeiro que humanizar um personagem não significa justificar as suas ações, no livro dá pra entender o que ele passou e como isso afeta as ações dele na trilogia original, mas sempre mostrando como ele era narcisista. Agora, o arco em si dele não é algo óbvio ou que vai do 0 ao 80, ele sempre foi narcisista, mas teve a oportunidade disso ser encorajado por outras pessoas e situações.

Vi gente também reclamando do romance e assim, eu não chamaria de romance kkkkk Sim ele se apaixona, mas desde o início ele vê Lucy Gray como seu item pessoal, acredito que o "romance" estava mais aí para mostrar como ele tratava pessoas que dizia que amava em si. Outras pessoas reclamaram que Lucy Gray é muito Manic Pixie Girl e discordo, nos olhos do Snow sim ela é, mas para quem está lendo dá pra ver que ela é muito mais disso. Também reclamaram que não faz sentido ela se apaixonar por ele e também discordo kkkkk para quem está lendo, podemos ver os motivos das supostas ações bondosas do Snow para com Lucy, sempre apenas para beneficiar ele, mas para ela, se o livro seguisse o seu ponto de vista, apenas iria parecer que ele é um rebelde da capital que não gosta dos Jogos Vorazes e quer ajudá-la.

O final em si eu gostei, claro que queria ter visto mais de Lucy Gray, mas como estamos acompanhando a ele, achei um bom final, bem fechadinho.

Além de que amei ver as origens do The Hunger Games, como a guerra afetou tanto a Capital quanto os Distritos e as origens de coisas importantes na trilogia original, como The Hanging Tree ballad. Mas, não foi um livro que me emocionou muitooo, então acho que 4? está bom, é um livro bom, solid, sabe?

Juschmr 05/12/2023

Não sei se li errado mas só consegui sentir raiva do snow do inicio ao fim ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

Madu_o 01/12/2023

Gostei mt mas não superou as expectativas
Li todos os livros de Jogos Vorazes esse ano e por mais que em alguns livros eu tenha achado que ja tinha passado da fase de ler eles, tiveram outros que eu consegui gostar muito, como esse por exemplo. Gostei msm do livro, por mais que eu não simpatizase com o Coriolanus eu fiquei muito interessada com o que ele tinha pra dizer, mt provavelmente por conta disso as minhas partes favoritas do livro são a primeira e a terceira (vi muita gente falando que era entediante mas por mim podia ter durado até mais kkkkkk). Os jogos achei chatíssimos, não me importei com nada que tava acontecendo, mas assim, em nenhum dos livros os jogos foram a melhor parte pra mim msm ent eu ja devia imaginar que não ia gostar desse também kkkkkk

De qualquer forma, também gostei muitoo da Lucy Gray, mas pra mim não tem jeito o, Snow roubou muito a cena em todo livro. Eu ria em muitos momentos com os comentarios dele se achando melhor que todo mundo.

Tambem não posso deixar de comentar do Sejanus, nossa que insuportavel, ele é o novo Peeta e eu odiei ele da mesma maneira tambem 😍😍

carlineeeee 01/12/2023

Snow você eh um pateta e a lucy gray eh uma princesa perfeita sabe muito DEVIA DAR AULAS DE COMO HUMILHAR MACHOOOOO e alugar um triplex na cabeça deles amoooooo

Ana 30/11/2023

Bom, mas um pouco arrastado
Eu amo o universo de Jogos Vorazes, acho uma das melhores franquias de distopia, por ser extremamente inteligente, interessante e um universo bem construído.

Eu estava bem animada p esse livro, queria muito entender o passado do Snow e o q fez ele ser a pessoa q vemos nos jogos c a Katniss.

O livro é bom, mas eu achei um pouco entediante e arrastado, principalmente na parte 3. Muitas narrativas que poderiam ter sido cortadas, tinha vezes que nada acontecia e era desinteressante. Mas num geral foi legal ver a história e perceber que na verdade nao tem nenhum arco vil do snow, ele sempre foi assim.