The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

skuser02844 05/01/2024

O homem é o lobo do homem
Suzanne Collins conseguiu novamente! Ela criou uma obra de arte densa e genial, que ?alugou um triplex na minha cabeça?. Essa história explora a natureza humana, e podemos notar influência de pensamentos dos filósofos iluministas, principalmente Hobbes e sua filosofia ?o homem é o lobo do homem?. ?Caos, controle e contrato social?. Essas palavras estão indo e voltando em minha mente. Esse livro me botou para pensar nas tendências inatas ao ser humano, e como a materialidade o influencia. E ninguém melhor para nos mostrar um conflito interno entre as nuances de nossa essência natural que Coriolanus Snow. Não me aprofundarei nisso, lendo você entenderá?

Esse livro me pareceu uma leitura densa, daquelas que eu não recomendaria acontecer de uma vez só, se preparem para passar alguns dias lendo essa maravilha e se aprofundando nessa história complicada. Se você não viu o filme, vai se surpreender muito! E se viu, vai ser muito interessante conhecer detalhes e até personagens que não foram inclusos ou não tiveram destaque na adaptação.

Espero que Suzanne Collins lance mais livros nessa saga, ela entrega tudo!

iswbel 03/01/2024

The show's not over until the mockingjay sings
Lucy gray você sempre será famosa

coriolanus é um dos personagens mais controladores, malucos e inseguros que eu já tive a oportunidade de ler. o pior: eu literalmente lendo os pensamentos dele.

a primeira parte desse livro é extremamente maçante, sem sal e cansativa, entendo que é uma introdução da vida do snow e do que os jogos eram naquela época, mas meu amor quis largar o livro.

lucy gray e coriolanus snow são opostos. opostos de uma mesma ideia. ela é "o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe" girl e ele é "o homem é essencialmente mau" boy, e isso reflete muito mais em quem eles são.

amo pensar que a lucy gray está livre, voando juntos com seus mockingjays e que o snow não pode alcança-la.

um livro muito bom, mas foi uma leitura cansativa e não tão prazerosa quando eu queria que fosse.

Caique 01/01/2024

Desde o início da leitura, sabia que seria uma jornada intensa. É incrível como a autora mergulha em todos os detalhes possíveis dessa história e desse universo para nos proporcionar uma experiência rica. Nunca imaginei estar dentro da mente do Snow jovem e ver a diferença de quem ele se tornou, e também as semelhanças. Além das referências e informações novas sobre coisas da própria saga "atual" dos Jogos Vorazes. É uma leitura essencial para qualquer fã, ou até mesmo pra quem quer conhecer a saga, porque é realmente sensacional e de tirar o fôlego. Mas acho que demorou um pouco pra chegar nesse ponto de tirar o fôlego, e engatar de verdade (talvez porque a escrita da autora é bem densa e as vezes difícil e rebuscada), mas vale a pena o esforço.

Madu 31/12/2023

Did I almost fall asleep in the middle of the book? yes. Was the story enjoyable? in some parts, yes. Did I still like the story? Also yes.

jordanaverissimo 30/12/2023minha estante
P.S. cara achei chatinha essa cantoria toda no livro honestamente

yaspqr 30/12/2023minha estante
É difícil ler cantoria no livro porque a maioria das pessoas não sabe se lê cantando ou pula KKKK

Camila 30/12/2023minha estante
Eu só fiquei em uma coisa:que foto de perfil fofaaaaaaaaa

jordanaverissimo 05/01/2024minha estante
ADENDO: vi o filme achei meio fraca a adaptação gnt... as mudanças no final acho que não refletem tanto as ações do Snow e sei lá, as mudanças de cena são tão rápidas, os filmes da trilogia são muito mais tensos, constroem muito mais suspense

mai 30/12/2023

O coriolanus é tão genuinamente RUIM que tem uns pensamentos dele que chegam a ser engraçados kkkkkkkkkk

Sofia 29/12/2023minha estante
O snow é um típico homem contemporâneo

thay307 29/12/2023

Jogos vorazes sempre mt bom, achei que ia odiar ler sobre o snow mas foi mt interessante, só acho que dava pra ser mais curto.

Gabriela 29/12/2023

Snow lands on top
Já começo dizendo que essa história não é melhor que Jogos Vorazes - e nem por isso não é uma história muito boa.

Adorei ver o quão horrível o Snow é desde jovem. Totalmente psicopatinha. Ele vai piorando um pouco no decorrer do livro, mas só em questão de atitudes. Os pensamentos ruins ele já tinha desde a página 2. Com o passar do tempo ele vai adquirindo coragem pra executar o que é "necessário" fazer - dentro do julgamento dele - e justificar toda e qualquer atitude maluca que ele tem.

Lucy Gray não é nada demais, não achei ela tão esperta como muitos dizem. Ela teve uma estratégia e conseguiu jogar por causa do Snow. Sem ele, ela teria morrido no primeiro dia. A cantoria dela no livro é até suportável, desnecessária, mas suportável. Já no filme ficou péssimo... Vergonha alheia toda vez que ela começava a cantar do nada.

No geral, foi um livro bem simples, adolescente, fácil de ler, divertido, sem grandes plots ou segredos, mas interessante pra quem ama Jogos Vorazes.

Spoiler: Sejanus, coitado hahah o único lúcido da história. Só tem um sentimento que dá pra ter por ele, e é pena, o tempo todo. Uma vida infeliz e uma morte infeliz.

Nika 28/12/2023

Mais do que um prequel
Não há um consenso sobre esse livro. Há pessoas que amam a história e pessoas que odeiam o fato de ela simplesmente existir. Estou feliz de, após ter assistido ao filme e, finalmente, ter terminado o livro, ter finalizado essa aventura com tanta alegria.

Foi maravilhoso voltar a ler Suzanne Collins e todas as suas discussões filosóficas e políticas imbuídas em suas narrativas. Ainda mais com um desafio tão grande proposto para esse livro: contar a história do terrível Snow.

Achei incrível a maneira com que ela desenvolveu esse personagem e deu tanta atenção para Lucy Gray, Sejanus e Dra Gaul. Não esperava entrar em
uma discussão sobre perspectivas contratualistas na narrativa, e isso foi uma grata surpresa. Saio dessa história compreendendo a crueldade e a bondade humana de forma diferente, principalmente tendo como plano de fundo algo tão cruel e inaceitável: os Jogos Vorazes.

Marcela 27/12/2023

Me envolveu mas deixou a desejar
O livro é uma obra centrada num ponto de vista específico, de Coriolanus Snow, e a presença dos monólogos internos do protagonista prova isso, apesar da narrativa em 3a pessoa.
Isso faz com que diversos aspectos negativos da personagem possam passar despercebidos a um leitor desatento, uma vez que quando Snow tenta provar a si mesmo (se convencer, na verdade) de que as coisas (geralmente, horríveis) que ele faz estão certas, ele pode acabar convencendo ou, ao menos, alienando o leitor, que está imerso nessa realidade que o protagonista construiu.
É um livro sobre manipulação, sobre egoísmo e sobre autoritarismo, frequentemente disfarçados em relações de amizade, interesse romântico e controle social em defesa de um bem comum (Panem).
As primeiras 400 páginas me pegaram muito, principalmente a construção inicial do orgulho de Snow - refletida na questão financeira e comportamental - e a esperteza social dele.
Seu ponto de vista alienado por uma espécie de razão instrumental parece coexistir com uma perspectiva muito - por assim dizer - infantil de mundo - a qual pode ser só a minha interpretação da mesquinhez que ele frequentemente apresenta. Confesso que ainda não desvendei esse pedaço, mas me impactou pela identificação de algumas dessas perspectivas em pessoas que conheço e gosto.

Mini spoiler:

Achei que o plot final (para os que leram, o da cabana) acabou apressado e um tanto contraditório. Não sei se a intenção seria revelar ainda mais a aparente sociopatia do protagonista ou, talvez, demonstrar a sua falsidade, mas não foi essa questão que me incomodou.
O problema foi, pra mim, a falta de desenvolvimento da reação da Lucy Gray. Tudo bem, haviam sim rastros que poderiam indicar o "sentido dos pensamentos" de Coriolanus, mas foram abstratos e meras referências/comentários. Assim, sem o acesso de Lucy ao fluxo de pensamento do Snow, me pareceu muito forçado que a personagem chegasse às conclusões que chegou tão rápido. Na minha opinião, essa progressão deixou o leitor um tanto desorientado, perguntando-se se havia pulado alguma parte (pelo menos eu fiquei kkkk)
A obra acabou demonstrando várias passagens que, muito provavelmente, moldaram o Snow nessa transição do colégio à vida adulta e, sem dúvida, deram-lhe uma confirmação do ponto de vista autoritário, pessimista e bélico que o presidente herda da Dra Gaul. Não engoli o papinho final da família Snow se aproximando dos Plinth, me pareceu uma solução fácil e rápida da autora, mas gera reflexões sobre o quão longe a manipulação pode chegar

No geral:
Curti muito o livro, li em 3 dias (inclusive no Natal kkk) e é a primeira obra em dois meses que leio por prazer, não para o vestibular. A pressa citada - entre outras pequenas coisas - foi o que me fez tirar uma estrela, mas é totalmente uma leitura que vale a pena, pois envolve o leitor entre as manipulações e luta por sobrevivência, além de fazer uma crítica a um sistema autoritário, bem como ao ponto de vista que o mantém.

Tatiana.Stefani 27/12/2023

O começo da tirania
Nesta obra, exploramos a narrativa do Presidente Snow, de Hunger Games, desvendando os eventos que o conduziram à tirania e à violência nos distritos. Como entusiasta da série, iniciei a leitura muito animada. Contudo, após 300 páginas, concluí que meu tempo de férias é excessivamente valioso para ser investido em um livro que, apesar de apresentar uma história interessante, é claramente voltado para ser um filme e aproveitar o sucesso da série, sendo repleto de conexões forçadas e falta de sutileza. Em uma rara observação, afirmo:

O filme é melhor que o livro.

Gabriel.Tarsitano 26/12/2023

Extremamente viciante a leitura. Explorar o passado do Snow e sua ascensão ao poder, revelando camadas profundas de sua personalidade, vemos o quão autoritário, manipulador e brutal ele é desde jovem. Uma narrativa que mergulha nos questionamentos dele entre moralidade e poder.

paolla.torrilhas 25/12/2023

Podia ter 300 pags
Achei legal, a ideia é bacana. gostei do desenvolvimento e principalmente do jeito como funcionava
entretanto, se estende e se perde em detalhes inuteis
nao é ruim mas podia ser MUITO melhor
suzanne é boa mas nesse ficou cansativo dms
vou ver o filme agr